Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 13:23:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O que costuma queimar ao colocar uma fonte de tensão e corrente maior na placa?  (Lida 6288 vezes)
GabrielCosta
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 32

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 1


« : 24 de Janeiro de 2019, as 13:26:50 »

O quadro é o seguinte, tenho uma pedaleira Zoom G7.1ut, ela aceita 15v 1.5A (Escrito no Manual) de alimentação, a fonte original fornecia 17v 1.5A (Testado com Multímetro) e tudo certo, depois de um tempo a fonte deu problema, porque um amigo colocou ela numa tomada 220 sem mudar o chaveamento e adeus transformador. Depois disso comprei um transformador de 15v 2A (foi impossível achar 1.5A, cacei e não achei, só homemade e era mais caro e demorava mais pra chegar), joguei na placa achando que tava tranquilo, umas duas semanas depois, minha placa queima, o som não sai mais só um zunido e quando eu aumento o Potenciômetro do Master Volume, próximo dos 80% escuto um TUM, mas nada muda. Fico encafifado, porque tudo estava funcionando, fui checar a tensão de saída da fonte e estava marcando 19v (Testado com Multímetro), aí presumi que possa ter sido esse o problema.
Depois do quadro todo, tenho caçado qual componente está queimado, mas como sou bem entusiasta/amador em eletrônica queria uma ajuda sobre o que pode ter queimado, ou componentes prováveis, com esse tipo de caso de excesso de corrente, para eu já olhar diretamente nesses pontos.
Obrigado Galera!
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2019, as 16:52:11 por GabrielCosta » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #1 : 24 de Janeiro de 2019, as 13:50:00 »

Esse é um problema recorrente com fontes chaveadas de baixa qualidade. Ao dar defeito, ela joga mais tensão na saída do que o indicado.

Sem um circuito do seu equipamento é bem difícil dizer o que queimou.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #2 : 24 de Janeiro de 2019, as 14:15:44 »

Respondendo à questão do título do tópico:"O que costuma queimar ao colocar uma fonte de tensão e corrente maior na placa?"
Na questão da corrente elétrica, nada queima por conta disso.

Explicando melhor: Quem consome a corrente é o aparelho. A fonte tem capacidade de fornecer maior corrente, porém o aparelho só vai consumir o que está especificado.

Você poderia ligar uma fonte de 15v por 100 ampéres e o pedal funcionaria igual.

Já quando se aumenta a tensão de alimentação, a corrente também acaba por aumentar. Aí tudo pode acontecer. Cry

O que deve ter acontecido é que quando a fonte foi ligada em 220v, foram danificados vários componentes, que agora estão terminando por se deteriorar. É complicado achar que uma ação desastrada como esta, não cause muito mais do que aparenta.

 Smiley
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2019, as 15:57:43 por Matec » Registrado
GabrielCosta
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 32

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 1


« Responder #3 : 24 de Janeiro de 2019, as 16:53:29 »

Esse é um problema recorrente com fontes chaveadas de baixa qualidade. Ao dar defeito, ela joga mais tensão na saída do que o indicado.

Sem um circuito do seu equipamento é bem difícil dizer o que queimou.

Vou ver se acho o esquema da pedaleira, mas de qualquer forma depois mando fotos detalhadas da placa.

-----
O que deve ter acontecido é que quando a fonte foi ligada em 220v, foram danificados vários componentes, que agora estão terminando por se deteriorar. É complicado achar que uma ação desastrada como esta, não cause muito mais do que aparenta.

Então, quanto à fonte, isso aconteceu com a pedaleira de um amigo meu, que é parecida com a minha, a minha não chegou a entrar em contato com essa troca de tensão, mas como a fonte queimou tive que trocar o transformador, aí quando troquei o transformador tive o problema descrito com a minha pedaleira. E aí queria saber se existe uma probabilidade maior de algum componente específico de queimar, dentro dessas condições.
De qualquer forma depois mando fotos da placa.
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2019, as 16:56:47 por GabrielCosta » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #4 : 24 de Janeiro de 2019, as 21:57:27 »

Esse é um problema recorrente com fontes chaveadas de baixa qualidade. Ao dar defeito, ela joga mais tensão na saída do que o indicado.
Detalhe importante que o colega esqueceu de passar: a fonte da Zoom G7 é 15V 1,5A AC. Ou seja, simplesmente um transformador, com a retificação feita dentro da pedaleira.

O que deve ter acontecido é que quando a fonte foi ligada em 220v, foram danificados vários componentes, que agora estão terminando por se deteriorar. É complicado achar que uma ação desastrada como esta, não cause muito mais do que aparenta.
Um amigo tem uma G7, e a fonte 127V fora ligada tantas vezes no 220V (pelos roadies desatentos da dupla que ele toca) que ele já perdeu a conta. A solução encontrada por ele foi comprar uma fonte 220V sem opção de 127V. Não sei se é sorte do amigo ou azar do Gabriel, mas a G7 nunca foi danificada por isso, apenas o transformador. Coincidentemente, é o mesmo amigo daquele Marshall MG100 que me deu trabalho (também por ter sido ligado em 220V) e já postei a respeito aqui algumas vezes Cheesy.
Registrado
GabrielCosta
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 32

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 1


« Responder #5 : 25 de Janeiro de 2019, as 07:06:57 »

Vou ver se acho o esquema da pedaleira, mas de qualquer forma depois mando fotos detalhadas da placa.

Foto da Placa nº1 - Processador e entrada de energia





Foto da Placa nº2 - Inputs e reguladores

 







Segue o link do Manual de Serviço também, ele fala de um modelo mais acima do meu, a Zoom G9.2tt, mas as placas são praticamente as mesmas, até as numerações batem, e esse manual também cita o meu modelo.

 
https://www.synthxl.com/wp-content/uploads/2017/12/Zoom-g9_2tt-Service-Manual.pdf

 

Estava procurando em alguns outros lugares e sugeriram que poderia ser o regulador de tensão, é possível?

-----


Atualização: Acabei de testar o Diodo Retificador 1N4003 (Nº D409 proximo ao Reguldor de Tensão IC400 - Canto Inferior Direito), ele não apitou nem mostrou nenhum valor no Multímetro, isso significa que ele pode estar aberto? Se sim qual as configurações dele para comprar outro?
Isso pode ser a causa do problema?
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2019, as 09:03:32 por GabrielCosta » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #6 : 25 de Janeiro de 2019, as 13:01:34 »

Só  peça 1N4003. Se não tiver peça o 1N4007, que sempre tem.

Sim, pode haver problemas se esse componente estiver danificado.
 Smiley
Registrado
GabrielCosta
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 32

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 1


« Responder #7 : 25 de Janeiro de 2019, as 13:13:44 »

Só  peça 1N4003. Se não tiver peça o 1N4007, que sempre tem.

Sim, pode haver problemas se esse componente estiver danificado.
 Smiley

RAPAAAZ!! Era o danado mesmo, troquei pelo 1N4007 e está funcionando como se nada tivesse acontecido!! E ele passou despercebido na minha primeira prova de Diodos.
Só uma dúvida bem bruta mesmo, tecnicamente qual a diferença do 1N4003 pro 1N4007, porque eu achei só o 4007 e coloquei na fé, só pelo teste, mas o que muda?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #8 : 25 de Janeiro de 2019, as 13:49:12 »

O 1N4007 suporta mais tensão que o 1N4003. Só isso.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
GabrielCosta
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 32

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 1


« Responder #9 : 25 de Janeiro de 2019, as 13:57:37 »

O 1N4007 suporta mais tensão que o 1N4003. Só isso.

Obrigadooo!! Então é isso galera, acho que esse tópico pode ser marcado como encerrado ou eu deixo aberto para novas discussões sobre Peças queimadas?
Registrado
guga2017
Visitante
« Responder #10 : 26 de Janeiro de 2019, as 11:38:59 »

Recentemente eu peguei uma fonte dessas chaveadas que fornecem 3,5,9,12,15 e 18v. Pus no cabeamento de 12v e ao medir minha surpresa, 22V DC!!!!

Moral da história o microfone sem fio que estava ligado nessa base foi pro saco. _

Só compartilhando.. deixa o tópico aberto amigo para futuras pesquisas se puder.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal