Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 04:25:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mini fuzz do Bertola zunindo  (Lida 18747 vezes)
Idê
Visitante
« : 09 de Março de 2019, as 13:10:36 »

Olá, estou me aventurando na primeira construção de pedal, resolvi fazer com a plaquinha já furada e descobri que essa decisão me botou numa furada Cry após soldar todos os componentes me dei conta de que teria que estanhar as trilhas e essa foi a parte mais difícil, mesmo não sabendo se podia fazer isso, utilizei alguns fios para facilitar. Bom, agradeço de coração se alguém puder olhar o Frankenstein e me dizer onde o problema possa estar. Utilizei um multímetro em X1k para testar se tinha corrente e em todas as trilhas obtive corrente.
Obrigado desde já.



« Última modificação: 09 de Março de 2019, as 13:19:15 por Idê » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 09 de Março de 2019, as 18:45:45 »

Vai ter uma hora que não  vamos mais permitir que se postem dúvidas sobre o Mini Fuzz do Bertola aqui no fórum...  Batendo Cabeça

Brincadeira  Grin

Idê

Sinto dizer, mas creio que você vai ter que desmontar o circuito e começar de novo.  Nem é  pelos jumpers,  ou pela aparência geral. Mas porque parece que você errou na colocação do transistor e na ligação dos terminais da bateria entre outras coisas.
Isso acontece quando as pessoas não sabem espelhar o circuito, e confundem o desenho do lado cobreado com o do lado dos componentes.

Pode refazer o circuito nessa plaquinha mesmo, só que com mais cuidado. Lembre-se que o desenho que aparece no tutorial é do lado dos componentes. Ou seja quando você  olha a plaquinha pronta com os componentes na parte de cima.

 Smiley
Registrado
Idê
Visitante
« Responder #2 : 09 de Março de 2019, as 21:27:11 »

Refiz tudo mais bonitinho e só reusei os jacks femeas p10 e o conector da bateria mas agora o som da guitarra nem sai... Olha, tinha trocado os resistores mas já arrumei. O transistor é com a parte reta pra fora, não está correto ali? Os pólos da bateria segui as cores do esquema. Agora creio que os componentes estão corretos. Alguma alma caridosa pode me apontar o que devo modificar? bateria e os jacks devem estar errados, fiquei com dúvidas só olhando o esquema   Embarrassed
Obrigado pela resposta! Smiley

Segue fotos do novo Frankenstein:

é
« Última modificação: 09 de Março de 2019, as 21:40:29 por Idê » Registrado
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #3 : 09 de Março de 2019, as 22:10:39 »

tem erro nas ligações dos jacks... Olhe que de um lado ele encosta no plug quando ele está inserido e o outro fica desconectado (é a chave). As ligações dos fios devem ser feitas sempre do mesmo lado do jack.

Daniel.
« Última modificação: 09 de Março de 2019, as 22:22:44 por xformer » Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
Idê
Visitante
« Responder #4 : 10 de Março de 2019, as 09:54:11 »

Teste 1: Troquei o transistor de lado e nada
Teste 2: com o transistor trocado, alternei as conexões da bateria... Nada
Teste 3: voltei o circuito para a forma que está na foto da montagem na placa e refiz as soldas que julguei estarem opacas... Nada. Auando ligo ele tenho que aumentar bastante o volume do amp e tocando na ponta do p10 que entra no in faz um barulho, porém é igual se eu tocar na ponta ou no corpo do plug... Acho que eletrônica não é pra mim  Ui

-----
Opa Daniel, vou tentar isso agora
« Última modificação: 10 de Março de 2019, as 10:00:12 por Idê » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #5 : 10 de Março de 2019, as 10:01:51 »

O transístor estava na posição correta.
Você  verificou as ligações dos jacks, como o daniellp havia comentado?

 Smiley
Registrado
Idê
Visitante
« Responder #6 : 10 de Março de 2019, as 10:28:17 »

Acabei de fazer isso, agora estão todos do mesmo lado, já não penso mais em desistir  Azn. Mas ainda não funciona, agora o sinal passa com um ruído HUUUM porém fiquei contente em perceber que o potenciometro funciona, ao abrir vem o ruído e ao fechar o ruído some. O problema maior é que meu multímetro parou de funcionar Batendo Cabeça. E agora onde será o problema? Parece que esse pedal nunca vai sair hahahahah

Agora está assim:


« Última modificação: 10 de Março de 2019, as 10:42:35 por Idê » Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #7 : 10 de Março de 2019, as 11:13:41 »

Tenta um audio probe:
https://www.diystompboxes.com/pedals/debug.html

Assim, você vai saber onde o sinal está desaparecendo no seu circuito.
Registrado
Idê
Visitante
« Responder #8 : 10 de Março de 2019, as 12:00:33 »

Vou tentar quando chegar em casa, pego um cabo de guitarra, corto e ligo o terra dele no ground do meu circuito, a outra parte do cabo vai em uma das pernas de um capacitor não polarizado de 1uf , a outra perninha eu vou seguindo o caminho a partir da alimentação do meu circuito, é isso? Ae eu vou saber se tem cotrente até ali se o amp fizer barulho?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 10 de Março de 2019, as 12:33:36 »

Sei que você é iniciante e não tem conhecimento básico, então alguns conselhos e avisos:

Primeiro, antes de tudo: arrume seu multímetro (pode ser só a bateria fraca). Sem ele, não tem como testar ou medir os componentes e o circuito. No momento você está no escuro total.  O multímetro é o básico do básico do básico pra tentar arrumar circuito eletrônico.

Segundo: se não tiver um sugador de solda, compre um. Ele ajuda a retirar os componentes soldados.  Tirar um componente soldado sem o sugador é meio passo para estragá-lo por excesso de calor aplicado pelo ferro de solda.  Quase ninguém fala do sugador, mas ele é de suma importância na bancada de qualquer montador hobbista.

Terceiro: compre um alicate de corte.  Apare os terminais dos componentes depois que você soldá-los na placa. Deixá-los compridos é chance de ter um curto-circuito onde não é desejável.

Quarto: aprenda a soldar os componentes.  Não fazer soldas frias é um bom começo para se ter um circuito funcionando.  Treine antes soldando fio com fio, aprendendo o tempo da soldagem, limpe os terminais dos componentes antes de soldá-los (com uma lixa fina ou bombril para ficarem brilhantes).

Quinto: use régua para desenhar os traços no circuito impresso. Deixe ela de cabeça pra baixo, pra que ela não borre o desenho.

Sexto: aprenda a usar o multímetro. Você não mede ou verifica se há "corrente" usando o multímetro na escala de x1k, fazendo assim você mede a resistência ou continuidade da trilha (fazendo passar uma corrente elétrica fornecida pela pilha do multímetro). E para medir a continuidade das suas ligações e trilhas é melhor usar a escala de x1 (e tem de dar zero ou perto de zero).  Corrente se mede nas escalas de uA, mA e A (ampéres).   Isso pra iniciante é grego (e na verdade é grego: micro, elétron, mega , o símbolo do ohm=ômega e outros termos são gregos), por isso precisa estudar antes (na internet tem muita explicação). Sem isso, nem adianta ter o multímetro.  Ter ferramenta ou instrumento, é inútil se não souber usá-los.  Se tiver dúvida, aqui também esclarecemos.

Sétimo: ao comprar componentes (se forem baratos), sempre compre mais do que o necessário, pois nunca se sabe quando eles podem se estragar na montagem e no teste de funcionamento e se não tiver outro pra substituir ou comparar o funcionamento, vai perder tempo e dinheiro pra comprar de novo.

Por fim: evite usar "amp" e "ae" e outros termos indevidos aqui no fórum. Tenha atenção nos erros de digitação. Gente desatenta ao escrever também é desatenta ao montar coisas.  Capricho ou desleixo se vê em tudo que fazemos.

Enfim, mesmo pra montar um pedal com circuito simples como esse mini fuzz, é necessário ter um conhecimento prévio e dominar algumas técnicas antes de por a mão na massa.  Quem vai fritar um ovo, por mais simples que seja, precisa saber quebrar o ovo, senão o ovo frito vai ficar uma porcaria.  Quem quer pendurar um quadro, precisa saber segurar e usar direito o martelo e o prego, senão o quadro vai cair.
« Última modificação: 10 de Março de 2019, as 20:16:38 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Idê
Visitante
« Responder #10 : 10 de Março de 2019, as 22:27:43 »

1-O multímetro tenho que comprar outro, o meu é analógico e quebrou o seletor.
2-Sugador de solda OK
3-Alicate de corte OK
4-Realmente, acho que não sei soldar, a placa fica quente e quando soldo sai um resíduo amarelado.
5-concordo com você, desenhei à mão livre e ficou meio esdrúxulo
6-Não encontrei na internet um manual fácil de multímetro, achei aquele que o biglouis postou um pouco complicado, será que tem algum mais prático?
7-Sempre compro a mais os componentes mais baratos  Smiley
8-Obrigado por todas as dicas, prestarei mais atenção aos erros ortográficos.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #11 : 11 de Março de 2019, as 02:02:36 »

Cara, eu uso os componentes mais baratos que posso encontrar. Isso não é problema. Sempre funcionou pra mim.

Na minha opinião, a primeira "ferramenta" que você precisa é um audio probe. Isso vem antes de um multímetro, mas isso na minha opinião, não quer dizer que seja verdade absoluta. E não importa o valor do capacitor, use o que tiver sobrando, simples assim. Improvise com o que tiver em mãos. Assim, você descobre onde o sinal chega e onde não chega.
Registrado
Idê
Visitante
« Responder #12 : 11 de Março de 2019, as 08:50:05 »

Fiz o probe, pluguei ele em uma caixinha mini que tenho aqui, a ponta do terra descasquei e deixei encostando na placa onde está corroída, botei a bateria no fuzz, abri todo o potenciômetro e com a ponta do capacitor(101) fui seguindo da entrada 9v em diante, quando eu toco o dedo na ponta do capacitor faz um barulho alto, já no circuito o barulho é menor mas acontece no circuito todo, quando boto a ponta do capacitor no plástico ou madeira não sai som nenhum.

Fiz outro teste, nao sei se adianta, botei os pés descalços no chão, pluguei o p10 do out do fuzz no input do amplificador e fui tocando com o dedo nas soldas Cheesy, dá um barulhão, porém ao chegar na trilha que vai o ground nenhuma solda dá barulho, a perna do R1, que está ligada na outra trilha apresenta barulho, as duas pernas do q1 dão barulho, porém a que vai nessa trilha não apresenta o barulho...  Não sei o que essa informação pode contribuir.

Não acredito que seja isso, mas os capacitores eletrolíticos de 0,47uf e 0,22uf não achei na eletrônica, por isso estou usando dois de 2,2uf 50v, será que é por isso que não está funcionando o fuzz?

« Última modificação: 11 de Março de 2019, as 09:19:47 por Idê » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #13 : 11 de Março de 2019, as 09:25:57 »

Não acredito que seja isso, mas os capacitores eletrolíticos de 0,47uf e 0,22uf não achei na eletrônica, por isso estou usando dois de 2,2uf 50v, será que é por isso que não está funcionando o fuzz?

Eu não sei onde vai esse capacitor mas, a diferença de valores é absurda ! Pode ser ele o causador do problema sim, depois leia o tópico sobre a "seguir a receita de bolo"
« Última modificação: 11 de Março de 2019, as 12:41:53 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #14 : 11 de Março de 2019, as 10:39:56 »

6-Não encontrei na internet um manual fácil de multímetro, achei aquele que o biglouis postou um pouco complicado, será que tem algum mais prático?

Pesquisando por "como usar multímetro" no Google achei este bem simples (mas com desenhos de cada modo de uso e para analógicos e digitais):

http://www2.contilnet.com.br/~Curso_Tecnico/Instrutor%20Rodrigo/Montagem%20e%20Manuten%E7%E3o/M%F3dulo%201/Mult%EDmetro%20Anal%F3gico%2001.pdf

Além de vários outros sites e vídeos no youtube (só não vá assistir o da Ana Maria Braga ensinando a usar o multímetro    Cheesy ).
« Última modificação: 11 de Março de 2019, as 10:44:59 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.06 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal