Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 08:03:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ajuda com Amplificador CROW 100w híbrido  (Lida 20786 vezes)
jefsx
Visitante
« Responder #60 : 25 de Março de 2019, as 18:52:44 »

Vamos lá:pelo visto ninguém assistiu o vídeo que explico tudo de forma detalhada!....

Acho que a melhor forma de resolver isso, era nos ajudar a encontrar o problema e não ficar ainda insistindo em dizer que o amplificador está "normal" ( fazendo lives em redes sociais com outro amplificador funcionando bem)
E também esqueceu de citar que, o primeiro amplificador foi devolvido porque chegou aqui amassado e sem funcionar correto? Sendo assim você resolveu o problema, você trocou. Mas o segundo que você enviou chegou com esse pequeno defeito, apenas isso.
Mas acho que você postando o esquema creio que já ajudou muito aos amigos aqui para ajudar a gente de alguma forma.
obrigado!


Já aos amigos que tiverem alguma dúvida e achar que estou sendo muito burro e ignorante, é só me chamar no 16 988087158 que faço vídeos  de demonstração, pois o Leandro falando dessa forma que " tem pessoas dispostas a comprar o amplificador", dar a entender que somos totalmente leigos no assunto. Acima de tudo, somos músicos né? e se fosse para meu amigo comprar o amplificador pra vender, ele não teria comprado correto?

Enfim obrigado pela colaboração de todos
« Última modificação: 25 de Março de 2019, as 19:03:21 por jefsx » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #61 : 25 de Março de 2019, as 19:06:24 »

Primeiro, eu não acho bom publicar o número de celular aqui no fórum, de forma aberta.  Nem endereço email.  Vocês não tem ideia do número de robôs que ficam vasculhando os tópicos e mensagens a procura de dados.

Segundo, vamos seguir o que o Haroldo escreveu, nos concentrar na solução do problema. Então é importante sabermos o que vai acontecer ao retirar o resistor de 22k da placa do amplificador de potência (e depois trocá-lo por um de valor maior).  Se resolver, encerramos o assunto.  Então Jefferson, seja ágil e rápido e não fique perdendo tempo (e o nosso) com falação.

Terceiro, daqui pra frente, só quero ver mensagens relacionadas à solução do problema no circuito.  Qualquer comentário não relevante ou fora do assunto técnico, será apagado.  Quem não ajuda, não precisa ficar postando coisa lateral e não relacionada à solução do amplificador em tela.

Aqui tem muita falação e pouca ação no sentido de ajuda efetiva.  Se eu fosse apagar tudo que é postagem inútil e estéril, o tópico diminuiria pela metade.  Informação rápida, verídica e confiável foi o que faltou aqui. Já podia ter sido resolvido.
« Última modificação: 25 de Março de 2019, as 19:14:39 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #62 : 25 de Março de 2019, as 19:09:13 »

Vamos nos concentrar em resolver o problema, quando a solução for encontrada, a gente aprende com a situação.
As críticas quanto a montagem não cabem agora. Até porque não está ruim, na minha opinião.

Corretíssimo !
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
jefsx
Visitante
« Responder #63 : 25 de Março de 2019, as 23:36:41 »

Xformer fiz o teste com um resistor de 100k, realmente deu mais volume.
Agora começa sair um som mais "ambiente" nos 80% do volume, o master eu estou deixando no "talo" e também notei um aumento de ruído.
Testei na entrada "high", na entrada "low"  o som continuar relativamente baixo. Acredito que se realmente eu colocar de 1M o Som vai aumentar muito, porém o ruído vai ser enorme.

Não sei se é normal mas me parece que o equalizador não está funcionando corretamente... Será que essa válvula pode estar com algum tipo de defeito? Eu posso pegar minha 12ax7 de outro pre amplificador e colocar nesse para testar? Não sei qual válvula tem nesse pré, só sei que a alimentação está sendo nos pinos 4,5 + 9.

 Leandro dkv, eu acho que pode ter algum pequeno erro na montagem desse pré para estar ocasionando toda essa dor de cabeça. Queria a foto desse esquema detalhado, assim eu consigo comparar cada componente ou fio soldado para ver se não houve alguma solda errada que passou desapercebido.
Vou testar a outra vávula aqui e jájá dou um retorno pra vocês
« Última modificação: 25 de Março de 2019, as 23:42:06 por jefsx » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #64 : 26 de Março de 2019, as 00:13:36 »

Eu acho que se você colocar um resistor de 1M ou 470k e usar um fio blindado na entrada, o ruído será bem aceitável. Note que a alimentação dos filamentos passa justamente por cima da entrada do power. Como a sensibilidade do power aumentou, as ligações não blindadas dos pots podem começar a fazer diferença.

Não acredito em "outros" defeitos. Acho que achamos o motivo da falta de "tesão" do amplificador.

Uma sugestão que dou ao fabricante, na linha de melhorar o seu produto:

Acho que a melhor solução para este caso era a inclusão de um estágio de "buffer" na saída do pré, antes do power. Como uma válvula a mais seria muito mais caro, e um circuito de pré com operacional careceria de mais cuidados - tem que ter uma alimentação melhor, proteção contra surtos de tensão do pré e etc, sugiro a leitura deste artigo da Geofex:

      http://www.geofex.com/Article_Folders/mosfet_folly/mosfetfolly.htm



Nele, mostra há como usar um mosfet (IRF820) substituindo uma válvula, na posição de "seguidor de catôdo". Ele pode ser ligado em alta tensão e proverá uma baixa impedância na saída do pré. Segundo consta, tem um bom som. São poucos componentes: um resistor, um capacitor e um MOSFET (não se preocupe em usar dissipador). Bom, barato e fácil de incorporar na placa com ilhoses.

O seguidor de catôdo é usado no último estágio do pré JCM, para, justamente, ajudar na recuperação da impedância de saída do pré.
« Última modificação: 26 de Março de 2019, as 08:09:37 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
jefsx
Visitante
« Responder #65 : 26 de Março de 2019, as 00:31:05 »

coloquei o resistor original de volta na placa e coloquei minha válvula 12ax7, teve mais ganho de volume até que considerável, porém o ruído é muito irritante mesmo. Realmente tem algum detalhe nessa placa do pré.
Creio que se fosse algum de vocês, resolveriam bem rápido esse problema.   Cry
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #66 : 26 de Março de 2019, as 08:16:11 »

coloquei o resistor original de volta na placa e coloquei minha válvula 12ax7, teve mais ganho de volume até que considerável, porém o ruído é muito irritante mesmo. Realmente tem algum detalhe nessa placa do pré.
Creio que se fosse algum de vocês, resolveriam bem rápido esse problema.   Cry

Jefsx, A troca da válvula, pode alterar marginalmente o efeito. Umas tem parâmetros diferentes das outras.

Quanto ao "novo" problema, ele só apareceu agora? Já existia com o resistor de 22k? Tente rotear o cabo de alimentação dos filamentos. Mas note, alguns amplificadores tem ruídos consideráveis, as vezes a gente se perde procurando cabelo em ovo, quando a gente toca com a banda, eles costumam desaparecer. Tem a questão da alimentação elétrica da sua casa também.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #67 : 26 de Março de 2019, as 08:22:52 »

Pela foto que ele enviou, o layout é esse daqui (até o potenciômetro "Master" que foi modificado para 100k anotado na foto):



Do site:
http://rh-tech.org/public/18-Watt/

Agora, antes de mexer no circuito do pré, você não teve a curiosidade de injetar o mesmo sinal que você injetou na entrada do amplificador de potência, na entrada do pré amplificador ?   Faça esse teste e veja se sai som alto.   Se estiver ok,  você testou sua guitarra (e cabo) em outro amplificador ?  Os captadores estão bons ?

Voltando ao pré (se o teste anterior confirmar que tem problema no pré), veja qual é a válvula que veio (é uma 12AX7 ou ECC83 mesmo ?).  Uma coisa que pode ter estragado, são os capacitores de catodo das válvulas (os dois indicados abaixo).  Se eles estiverem ruins podem diminuir o ganho em cada estágio de amplificação valvulada.  O estrago pode ter sido causado por excesso de calor na soldagem (tem muita solda) ou já ser defeito de fábrica do componente. Veja se algum está estufado ou algo estranho.  Pra testá-los vai ter de removê-los e usar um testador adequado.



Obs.  Me parece que o layout é um pouco diferente do que está implementado na placa real.  De novo temos informação não confiável.
« Última modificação: 26 de Março de 2019, as 08:36:42 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #68 : 26 de Março de 2019, as 10:04:02 »

jefsx

Faça todos os testes que estamos pedindo e venha com os resultados! Se não fica difícil te ajudar..
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #69 : 26 de Março de 2019, as 10:55:10 »

Depois que mandaram o "esquema", dá pra simular o que acontece (o sinal de cima na tela do osciloscópio é o sinal de entrada, o sinal embaixo é o na entrada do amplificador de potência):

Com resistor de 22k:


Com resistor de 100k:


Com resistor de 1Mohms:


Todos cenários com os controles de volume e master no máximo.  Com o resistor de 22k, quase que não há atuação dos controles de volume e master já que boa parte do que se é amplificado é perdido (atenuado) pela baixa impedância.
Lógico que com 1Mohms vai captar mais ruído por causa da alta impedância, por isso, tem de seguir o que o Haroldo escreveu: usar cabos blindados nos caminhos do sinal, senão o fio simples vira "antena" pra um monte de ruído.
« Última modificação: 26 de Março de 2019, as 10:56:50 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
jefsx
Visitante
« Responder #70 : 26 de Março de 2019, as 13:21:22 »

Hgamal então já testamos sim outros cabos, 3 guitarras diferentes. os captadores estão bons. Já sobre o problema do ruído talvez antes não era perceptível porque não tínhamos volume o suficiente para escutar, mas assim realmente é estranho. De qualquer forma vou trocar os cabos e aviso vocês aqui ok

Xformer esses dois capacitores não estão estufados, mas já que você citou eu posso troca-los, toda tentativa é válida né... até tenho um Hm2090  mas não sei se o teste de capacitor dele é eficaz.
Não posso afirmar 100%, mas acho que a válvula que veio foi a 12at..
O esquema que vc postou realmente é semelhante, esse aí usa 4 válvulas né? boa.

Bossman farei os testes!

obrigado a todos
« Última modificação: 26 de Março de 2019, as 13:25:45 por jefsx » Registrado
bicinh
Visitante
« Responder #71 : 05 de Dezembro de 2019, as 12:07:28 »

Qual foi o desfecho?
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #72 : 05 de Dezembro de 2019, as 16:14:36 »

Desfecho? Bom, o criador do tópico não fez os testes solicitados, ou fez e não postou os resultados. Além disso, ele não entra no fórum desde março, pouco depois de quando fez a última postagem.
Registrado
Páginas:  1 ... 3 4 [5]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal