Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 01:05:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Marshall MG100 (isso, de novo) com problemas na saída  (Lida 7331 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« : 26 de Abril de 2019, as 00:10:28 »

O amigo dono do MG100 me ligou essa semana. A equipe de trabalho da banda jura não ter ligado o amplificador em tensão errada (de novo), só sabemos que o TDA7293 já era (e de novo...). Aparentemente, nada mais danificado. Capacitores trocamos todos os eletrolíticos na última revisão.

Na dúvida, além do TDA7293, troquei também o transistor e zener do standby. Esquema parcial: https://1.bp.blogspot.com/-YxCvHt-gEeY/V6qu6OV4iLI/AAAAAAABYag/c5OexS5dcwYpGWZo7foOyDtfjWCjNk3AgCLcB/s1600/fig-1.jpg

Liguei o amplificador sem falantes e sem guitarra, mas acoplado a uma lâmpada serie. Lâmpada apagada, cooler do dissipador funcionando. Leds também. Então desliguei, liguei uma caixa e liguei novamente na lâmpada série. Dessa vez, com falante conectado, a coisa começa silenciosa, mas rapidamente surge um hum alto e a lâmpada acende, indicando curto.

Alguma sugestão?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #1 : 26 de Abril de 2019, as 11:45:53 »

O amigo dono do MG100 me ligou essa semana. A equipe de trabalho da banda jura não ter ligado o amplificador em tensão errada

Você acredita em papai Noel também ?  Cheesy Verifica os capacitores da fonte de novo
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 26 de Abril de 2019, as 12:05:09 »

Deixa a fonte com primário só em 220V, sem opção para 127V.  Assim não vão conseguir ligar em tensão errada nunca mais (mas terão que carregar junto com eles um autotransformador 220-127V).   Grin
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #3 : 26 de Abril de 2019, as 14:33:39 »

não vão conseguir ligar em tensão errada nunca mais (mas terão que carregar junto com eles um autotransformador 220-127V).   Grin
Isso até alguém ter a brilhante ideia de deixar o autotransformador ligado direto, e esquecer que voltou para uma rede de 220V...
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #4 : 26 de Abril de 2019, as 15:38:07 »

Quando a saida entra em curto, os diodos ou ponte retificadora da fonte sofre um "baqui", eu costumo trocar os diodos (ou ponte).
Se nao ligaram em rede errada, deram curto na saida ou ligaram mais falantes do que deveria.
Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 26 de Abril de 2019, as 16:55:59 »

não vão conseguir ligar em tensão errada nunca mais (mas terão que carregar junto com eles um autotransformador 220-127V).   Grin
Isso até alguém ter a brilhante ideia de deixar o autotransformador ligado direto, e esquecer que voltou para uma rede de 220V...

Verdade. Sempre tem um gênio pra chutar o balde.   Cheesy
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #6 : 26 de Abril de 2019, as 17:07:48 »



Liguei o amplificador sem falantes e sem guitarra,

Alguma sugestão?

Acho até que já foi discutido isso por aqui no forum, mas nunca ligue qualquer power TDA da série 729x sem nenhuma carga na saida. geralmente isso leva a queima instantânea da saída do TDA se for ligado direto sem a lampada em série, e se usar a lampada em série, demora um pouco mais, mas também queima.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #7 : 26 de Abril de 2019, as 20:31:21 »

Você acredita em papai Noel também ?  Cheesy Verifica os capacitores da fonte de novo
Pois é, nem eu nem o amigo acreditamos  Cheesy. Capacitores da fonte estão visualmente bons, nenhum estufado.

Deixa a fonte com primário só em 220V, sem opção para 127V.  Assim não vão conseguir ligar em tensão errada nunca mais (mas terão que carregar junto com eles um autotransformador 220-127V).   Grin
Essa era uma das ideias do amigo. Ele fez isso com a fonte da pedaleira, só usa uma 220V. Não seria problema usar somente em 220V, sem autotransformador. O problema é que esse amplificador possui transformador com primário somente para 127V, exigindo um transformador novo.

Quando a saida entra em curto, os diodos ou ponte retificadora da fonte sofre um "baqui", eu costumo trocar os diodos (ou ponte).
Se nao ligaram em rede errada, deram curto na saida ou ligaram mais falantes do que deveria.
É um amplificador tipo combo, então não houve problema na ligação do falante. Deve ter sido tensão errada mesmo. Acredito que a ponte esteja ok, já que a lâmpada em série só acende quando há falante conectado, o que indica ser mais provável um problema na etapa de saída.

Acho até que já foi discutido isso por aqui no forum, mas nunca ligue qualquer power TDA da série 729x sem nenhuma carga na saida. geralmente isso leva a queima instantânea da saída do TDA se for ligado direto sem a lampada em série, e se usar a lampada em série, demora um pouco mais, mas também queima.
Não sabia dessa. O amigo ligou tantas vezes sem carga e sem lâmpada em série  Cheesy. Liguei com lâmpada em série, mas acredito não ter queimado o tda, pois foi um teste bem rápido. Ao ligar com carga, o hum já aparece e a lâmpada acende, então desliguei imediatamente. E refiz o teste sem carga e a lâmpada não acendeu, se o tda tivesse queimado ela acenderia.

Relato do amigo: na passagem de som, o amplificador estava apagado. Ele questionou a equipe de palco, falaram que ligaram na tensão certa (mas já perdemos a conta de quantas vezes ligaram em tensão errada). Ele abriu o amplificador, o fusível havia queimado. Então ele substituiu o fusível, ligou, e o tda fumaceou. Troquei o tda e o transistor e zener responsáveis pela parte de standby, geralmente isso resolvia o problema, mas agora está com a situação de lâmpada apagada sem falante conectado e lâmpada acesa mais hum com o falante conectado.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #8 : 26 de Abril de 2019, as 20:51:38 »

Podem ter queimado mais componentes em volta do TDA. Veja se um resistor de 5 watts (talvez 0.47ohms) não está danificado.

 Undecided

[/quote]


Acho até que já foi discutido isso por aqui no forum, mas nunca ligue qualquer power TDA da série 729x sem nenhuma carga na saida. geralmente isso leva a queima instantânea da saída do TDA se for ligado direto sem a lampada em série, e se usar a lampada em série, demora um pouco mais, mas também queima.


Se isso ocorre constantemente, é de se pensar que o projeto desses TDAs é  muito ruim.
« Última modificação: 26 de Abril de 2019, as 20:59:16 por Matec » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #9 : 26 de Abril de 2019, as 22:24:15 »

Acho até que já foi discutido isso por aqui no forum, mas nunca ligue qualquer power TDA da série 729x sem nenhuma carga na saida. geralmente isso leva a queima instantânea da saída do TDA se for ligado direto sem a lampada em série, e se usar a lampada em série, demora um pouco mais, mas também queima.

Não sabia dessa do TDA.. Tem alguma nota no datasheet sobre isso edyguitar ? Não estou duvidando de você mas, uma particularidade dessa deveria ser logo descrita na primeira página do datasheet.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #10 : 26 de Abril de 2019, as 22:37:03 »

Citar
Acho até que já foi discutido isso por aqui no forum, mas nunca ligue qualquer power TDA da série 729x sem nenhuma carga na saida.

Acho estranha essa afirmação, uma vez que quaisquer powers solid state, ao contrário de powers valvulados, normalmente não precisam de carga na saída para se manter estáveis.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #11 : 27 de Abril de 2019, as 13:10:16 »

Sobre ligar o TDA sem carga na saida e queimar...
Acontecia muito com alguns STKs.

Nos datasheets nao mencionava nada, mas os fabricantes dos aparelhos que usavam estes CIs diziam que acontecia porque o componente nao tinha onde dissipar a corrente, por isso a queima "instantanea".
Registrado

A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #12 : 27 de Abril de 2019, as 20:44:05 »

A resposta para o problema pode estar no datasheet do TDA7293 :

"Note: If in the application the speakers are connected via long wires, it is a good rule
to add, between the output and GND, a Boucherot cell in order to avoid dangerous
spurious oscillations if the speakers terminal are shorted.
The suggested Boucherot resistor is 3.9Ω/2W and the capacitor is 1μF."

Apesar de que nem os longos fios de ligação, nem o curto-circuito nos terminais do alto-falante estejam acontecendo, eu aposto que o amplificador não tem a célula Boucherot ( por economia, claro ) e, por isso, sob alguma circunstância, ele entra em oscilação e queima. Sugiro experimentar a colocação da célula na saída do TDA, se ela não existir.

Em virtude dos recentes e desagradáveis acontecimentos com minhas postagens ( proibição do uso de interjeições; remoção de mensagens ) informo que eu estou avaliando se devo seguir contribuindo para o fórum.

« Última modificação: 27 de Abril de 2019, as 20:46:06 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #13 : 28 de Abril de 2019, as 03:22:30 »

... eu aposto que o amplificador não tem a célula Boucherot ( por economia, claro ) ...

Ate tem, neste modelo os valores sao 10R 100nF.
E ate comum essa resistencia de 10R "abrir", principalmente quando tem muito ripple.

Em virtude dos recentes e desagradáveis acontecimentos com minhas postagens ( proibição do uso de interjeições; remoção de mensagens ) informo que eu estou avaliando se devo seguir contribuindo para o fórum.

Isso é complicado, e realmente chato.
Eu mesmo me afastei por motivos similares, nos ultimos meses que tenho feito uma visita ou outra.
Registrado

A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #14 : 28 de Abril de 2019, as 10:29:56 »

Pois então, 10 ohms e 100 nF não são os valores recomendados. Minha experiência ( e a de outros ) recomenda " seguir a receita do bolo ".

Se a célula já está instalada, então, é moleza colocar os valores corretos.
« Última modificação: 28 de Abril de 2019, as 10:33:58 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal