Marshall MG100 (isso, de novo) com problemas na saída

Started by marcao_cfh, 26 de April de 2019, as 00:10:28

Previous topic - Next topic

GrAmorin

Hand MasterMind
De fato os valores do resistor e capacitor nao é o recomendado.
A maioria do fabricantes de amplificadores da area musical nao seguem a receita do datasheet.
Alguns alteram o valor deste resistor e capacitor para um valor que fique equivalente (aumenta o valor de um e baixa o valor do outro deixando operar na mesma frequencia que seria com o valor indicado).
Outros fabricantes ou alguns modelos, os fabricantes alteram o valor para uma faixa especifica.
Esses caras sao complicados de vez enquando...

A.Sim

Handmaker
Quote from: GrAmorin on 28 de April de 2019, as 17:38:58
A maioria do fabricantes de amplificadores da area musical nao seguem a receita do datasheet.
Alguns alteram o valor deste resistor e capacitor para um valor que fique equivalente (aumenta o valor de um e baixa o valor do outro deixando operar na mesma frequencia que seria com o valor indicado).

Isso não funciona assim. Sugiro substituir os componentes existentes pelos valores recomendados e verificar o resultado.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

marcao_cfh

Handmaker
Quote from: Matec on 26 de April de 2019, as 20:51:38
Podem ter queimado mais componentes em volta do TDA. Veja se um resistor de 5 watts (talvez 0.47ohms) não está danificado.
Fazendo uma inspeção visual, aparenta tudo estar normal. O resistor é de 0.1R, o removi da placa e medi, está dando 0.2R. Ainda bem, pois não tenho ideia de onde encontrar resistor nesse valor para comprar, nas lojas locais não tem.

Quote from: GrAmorin on 28 de April de 2019, as 03:22:30
Quote from: A.Sim on 27 de April de 2019, as 20:44:05
... eu aposto que o amplificador não tem a célula Boucherot ( por economia, claro ) ...

Ate tem, neste modelo os valores sao 10R 100nF.
E ate comum essa resistencia de 10R "abrir", principalmente quando tem muito ripple.
Mas a célula não deveria ser ligada entre os terminais do falante? No esquema, esses dois componentes estão entre um dos terminais e o terra. Esquema: https://electrotechnician.blogspot.com/2016/08/marshall-guitar-amplifier-mg100dfx.html. Está na primeira página, R14 e C48.

Sobre o tda, devo trocá-lo?

A.Sim

Handmaker
Sim, R14 / C48. Estão ligados de maneira correta. Verifique se têm os valores recomendados 3,9 ohms / 1 uF. O amplificador deve estar oscilando e aquecendo gradualmente, por isso o consumo aumenta com o tempo conforme mostra a lâmpada série. Troque o TDA somente após fazer o teste com a nova célula Boucherot.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

marcao_cfh

Handmaker
Mas a lâmpada acende rapidamente. Não demora 5 segundos. E quanto ao hum?

De qualquer forma, vou comprar o resistor (não possuo estoque de resistores além dos de 1/4W) e outro tda, para aproveitar a viagem à loja. Sei que o amigo vai queimar novamente :D

A.Sim

Handmaker
Pois é, Panzé. Se a lâmpada acende assim tão rápido, então o TDA deve estar queimado mesmo.
Transformadores Schatz

edyguitar

Colaborador
Uma dica, quando queima o TDA geralmente tem DC negativo na saida. meça continuidade entre a saida (pino14) e a parte metalica do TDA (pino8) e entre o pino 15 com  o 14 também. quase sempre eles entram em curto.

marcao_cfh

Handmaker
Não há continuidade entre os pinos 14 e 8, nem com os pinos 14 e 15 (15 e 8 são conectados juntos).

Mas notei que há continuidade entre as entradas inversora (pino 3) e a não inversora (pino 2). Levando em consideração que a entrada inversora está conectada ao terra, ou o pino 2 está conectado ao terra através de uma ponte de solda ou o tda está com as entradas em curto. Verificarei isso amanhã, mas ainda não compreendo como isso pode estar relacionado ao hum e lâmpada acendendo com carga ligada no tda.

GrAmorin

Hand MasterMind
Voce ja mediu a tensão?
Caso nao, retire o TDA, e meça a tensao sem usar a lampada.

marcao_cfh

Handmaker
Está em 43V, na linha positiva e negativa.

Fiz uma busca por possíveis pontes de solda na placa, e não achei nenhuma. O tda está com as entradas em curto, então acredito que ele já era. Vou comprar outro essa semana.

GrAmorin

Hand MasterMind
Tem um capacitor que liga as entradas, veja se nao é ele que esta em curto. C6 22p.

marcao_cfh

Handmaker
Quote from: GrAmorin on 06 de May de 2019, as 02:56:51
Tem um capacitor que liga as entradas, veja se nao é ele que esta em curto. C6 22p.
Matou a charada! O capacitor realmente estava em curto. E eu já tinha comprado um tda... Bom, vai ficar de reserva :D.

Capacitor trocado, célula Boucherot com os valores adequados, amplificador nas mãos do dono e todo mundo feliz ;D

A.Sim

Handmaker
Quote from: marcao_cfh on 10 de May de 2019, as 18:20:24
Matou a charada! O capacitor realmente estava em curto. E eu já tinha comprado um tda... Bom, vai ficar de reserva :D.

22p em curto ? Não é usual. Defeito bem complicado de achar.
Transformadores Schatz

Ramsay

Colaborador
Estou suspenso por reincidência em internetês.
Quote22p em curto ? Não é usual. Defeito bem complicado de achar.
Realmente eu também nunca vi isso!! capacitor de cerâmica em curto e de valor tão baixo, difícil de acreditar.
Marcão, tira uma foto desse capacitor com um multímetro na escala de ohms e posta aqui para vermos essa raridade.

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: marcao_cfh on 10 de May de 2019, as 18:20:24

Capacitor trocado, célula Boucherot com os valores adequados, amplificador nas mãos do dono e todo mundo feliz ;D

Em tempos de chineses falsificando até resistores nunca é demais pra nós que gostamos da técnica de montagem "thru hole" salvarmos algumas dessas peças originais.

Bem... o que realmente importa é que mais uma vez foi consertado com a ajuda dos amigos aqui do site e o dono está feliz !

-----

Quote from: Ramsay on 10 de May de 2019, as 21:44:19
Realmente eu também nunca vi isso!! capacitor de cerâmica em curto e de valor tão baixo, difícil de acreditar.
Marcão, tira uma foto desse capacitor com um multímetro na escala de ohms e posta aqui para vermos essa raridade.

Eu gostaria de ver também, se não for pedir muito. É raro ver  esse tipo de defeito.
Marcão se tiver capacímetro será ainda melhor
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof