Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 09:19:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problemas na construção de um Hi Octane  (Lida 8089 vezes)
RafaS
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 161

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 20



« Responder #15 : 09 de Maio de 2019, as 15:07:34 »

Até a perda de volume quando chaveia o terceiro triodo eu até consigo imaginar razões pra isso.
Mas quando ao chavear o terceiro triodo, o primeiro controle de ganho passa a operar ao contrário... essas duas coisas juntas dão um nó na minha cabeça porque perde completamente o nexo.

Diga uma coisa, se você eliminar a chave ritmo/solo, e montar ele sem essa opção, como no projeto original, esse problema se manifesta mesmo assim?
Registrado

"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #16 : 09 de Maio de 2019, as 15:52:06 »

Diga uma coisa, se você eliminar a chave ritmo/solo, e montar ele sem essa opção, como no projeto original, esse problema se manifesta mesmo assim?

Sim, ele já estava assim, sabia que tinha algo errado devido ao baixo volume, mas não tinha muita certeza, pois esta é minha primeira experiência com valvulados. Depois que instalei a chave é que ouvi funcionando corretamente. Então deduzi que o problema é o 3º estágio ou a interação entre as etapas anterior/posterior. Hoje vou olhar com calma, fazer as medições, cutucar com o palito e amanhã, ou hoje à noite mesmo, posto os resultados.
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #17 : 09 de Maio de 2019, as 16:07:54 »

Bloking distortion também pode causar baixo volume. Seria como um noise gate cortando tudo. Ao reduzir o ganho você reduz a distorção e menos do sinal é bloqueado, dando a impressão de que o volume foi aumentado, quando na verdade foi reduzido. Isso também afeta o controle de tom. Faz sentido? Acho que checando as tensões e o sinal com uma ponta de prova iria esclarecer isso.
Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #18 : 09 de Maio de 2019, as 16:23:52 »

Isso faz sentido mesmo Thomas_h. Inclusive, eu já vi que está um pouco alto, mas não cheguei a anotar qual o valor em cada ponto. Plotei um projeto novo e vou me debruçar sobre ele.

-----
Olá galera!
Descobri parte do problema. O chaveamento, apesar de fazer o "tic" não fazia a conexão. Eu fiz a alimentação do relé a partir da alimentação dos filamentos com um duplicador de tensão, Medi a tensão nos terminais do relé e du 12,4V para um relé de 12V. Então, acredito que é falta de corrente. Vou precisar repensar o sistema de chaveamento.
Então refiz as ligações como no projeto original e o amplificador funcionou quase como o esperado, então acredito que a parte de ligações do circuito esteja correta.
O quase ficou por conta de duas coisas:

1 - O amplificador funcionou normalmente em volumes e ganhos baixos. Utilizando um osciloscópio de celular para "ouvir" os sons emitidos pelo alto falante, fiz os seguintes testes a partir dos potenciômetros zerados:
- Aumentei todo o volume e o ganho 1 e fui aumentando o ganho 2 até o máximo, funcionou, apenas ficou com um ruído na casa dos 120hz. Aumentei os graves, ok, Aumente o médio, um ruído de 4kHz altíssimo a partir de 3; aumentei o agudo e o ruído passou para a casa dos 8kHz;
- Repeti, apenas aumentado o ganho 2 e depois o 1, resultados similares;
- Aumentei os 2 ganhos no máximo e foi aumentando o volume, resultados similares a partir do 3.
Coloquei imagens na galeira se alguém quiser checar.

2- Aqui a coisa pega. As voltagens estão bastante altas. Segue as medições realizadas:
Etapa de Power


Pré e fonte:


Outras informações:
Teste com o palitinho patendo - Ok, nenhum tipo de barulho por mau contato.
Troca das válvulas - achei desnecessário após os testes realizados.
Abraço a todos!
« Última modificação: 10 de Maio de 2019, as 11:58:38 por rodlburigo » Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #19 : 10 de Maio de 2019, as 14:35:11 »


2- Aqui a coisa pega. As voltagens estão bastante altas. Segue as medições realizadas:


Porque você utilizou um transformador tão fora do que é pedido? No esquema diz 214-ct-214v, você utilizou um de 300-ct-300v.
 Sobre o chaveamento: utilize um relé de 6v.
Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #20 : 10 de Maio de 2019, as 16:09:36 »

Matec, eu pedi ao fabricante o transformador para o projeto Hi Octane AX84 e foi este o fornecido. Na época da compra, (set/2017) não tinha conhecimento suficiente para analisar as especificações.

Quanto ao relé, vou trocar por um 6V. Usei de 12V pois não consegui encontrar por aqui esses mini relés. Os de 6V que tenho acesso sem ter que pagar frete são um trambolho.

-----
Analisando o histórico de emails agora, inicialmente foi pedido orçamento o transformador de força 270FX e 20 W 60 Hz SE para utilizar as válvulas KT88.

Posteriormente, foi decidido por seguir o projeto original e o pedido foi fechado com o transformador de força TF 75.A e o TS 15/2k5/4/8/16 para a saída.

Agora analisando, descobri que os transformadores enviados foram o 270FX (inadequado ao projeto) e o transformador de saída TS 15/2k5/4/8/16, correto para o caso.

Nem percebi que houve esta troca. Inclusive, o transformador fornecido tem valor bem superior ao encomendado.

Vou ter que estudar o que fazer agora.

Obrigado!

« Última modificação: 10 de Maio de 2019, as 16:29:22 por rodlburigo » Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #21 : 10 de Maio de 2019, as 16:50:04 »

Resistores em série antes da retificação ajudam a diminuir a tensão.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #22 : 10 de Maio de 2019, as 17:44:16 »

Tem algo que não fecha...na foto " Etapa de power " a fonte não combina com o circuito do amplificador.

Qual foi o projeto montado, afinal ?
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #23 : 10 de Maio de 2019, as 21:33:18 »

rodlburigo, você nem precisa estudar o que fazer, porque está claro que precisa entrar em contato com o fabricante e trocar esse transformador de força inadequado para o projeto por um que forneça 214V-Ct-214V.

Quanto ao relé de 12V só troque após o teste com o novo transformador de força, caso dê algo errado.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #24 : 11 de Maio de 2019, as 09:19:03 »

Resistores em série antes da retificação ajudam a diminuir a tensão.

E transformar todo esse excesso em calor... funciona mas, no meu ponto de vista é como queimar dinheiro (ainda que seja bem pouco). Eu voto por enrolar esse transformador de acordo com o projeto.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #25 : 11 de Maio de 2019, as 16:15:53 »

Algumas pontes antigas de retificação reduziam o v+ em 30v, mas eram bem largas e normalmente vem rebitadas no chassi. Quando substituí uma delas num amplificador de toca discos tive esse problema e adicionar os resistores como uma  solução mais barata.
Usar uma válvula retificadora pode reduzir a alta tensão em até 60v. Se o transformador tem a corrente necessária, tem algumas retificadoras que funcionam com 6.3v.

A melhor solução sempre é usar o transformador mais adequado.
Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #26 : 13 de Maio de 2019, as 12:07:48 »

Senhores, estou em contato com o fabricante para ver a melhor solução para o caso. Assim que estiver definido, retorno os resultados aqui. Por enquanto, obrigado à todos.
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #27 : 13 de Maio de 2019, as 16:13:01 »

Tem algo que não fecha...na foto " Etapa de power " a fonte não combina com o circuito do amplificador.

Qual foi o projeto montado, afinal ?
É verdade... são 2 circuitos distintos.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #28 : 15 de Maio de 2019, as 09:46:17 »

Bom dia Handmades!

Em contato com o Alexandre da Schatz, que foi muito atencioso, foi verificado que o transformador estava com as especificações conforme o meu pedido.

O que aconteceu é que eu utilizei para este projeto a etapa de pré do Hi Octane e a etapa de Power do P1 e pedi o transformador com as tensões necessárias para alimentar a válvula EL34.
Por minha falta de conhecimento, não me atentei para ajustar as tensões para ficarem adequadas à etapa de pré.
Mas o Alexandre me orientou e vou fazer as alterações ainda esta semana.

Agradeço a todos que ajudaram, principalmente ao Alexandre que desvendou o ocorrido e me orientou na correção do projeto.
Assim que tiver os resultados retorno aqui.

-----
Prezados, ontem à noite fiz a alteração no circuito conforme a orientação do A.Sim.
As voltagens obtidas ficaram muito próximas do projeto utilizado, ou seja, pré do Hi Octane e power do P1 Extreme:
B1 - 365V
B2 - 254V
B3 - 240V

Como estava tarde, não pude fazer o teste com a guitarra, mas subi os 3 potenciômetros (ganho 1, ganho 2, volume) ao máximo e o apito desapareceu completamente, apenas um pouco de Hummm.
Acredito que foi devidamente solucionado, faltando apenas rever o foot switch.
Agora é fazer os testes com guitarra plugada para possíveis pequenos ajustes.
Agradeço novamente a ajuda de todos!!
« Última modificação: 16 de Maio de 2019, as 08:43:26 por rodlburigo » Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #29 : 21 de Maio de 2019, as 14:20:31 »

Só para finalizar o assunto, hoje fiz o teste com a Guitarra e o amplificador ficou perfeito! 
Fiz o teste com todos os potenciômetros no máximo e surgiu apenas humm em um nível bem aceitável. Considero pronta a parte elétrica. Agora vou finalizar o gabinete e quando estiver pronto, posto aqui.
Agradeço a todos que me ajudaram a solucionar o problema.
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal