Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Março de 2024, as 08:28:22


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 17   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto Amplificador Hi-fi  (Lida 45167 vezes)
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« : 21 de Maio de 2019, as 08:37:45 »

Olá gente.
Há algum tempo venho me aventurado no mundo dos valvulados e gostaria de montar um amplificador hi-fi para apreciar as músicas em melhor qualidade, porém nunca montei um hi-fi, só amplificador de guitarra e pedais mesmo. Percebi que o conceito é diferente... Em um caso se deseja distorção e em outro não. Gostaria de pedir dicas e sugestões de projetos para essa nova aventura, de alguém que já tenha montado um Hi-fi. Desde já agradeço.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 21 de Maio de 2019, as 09:22:56 »

Para sugestão de projetos você precisa informar pelo menos  algumas especificações aproximadas do que deseja (potência, válvulas de saída que quer usar, sem ou com pré), que eu procuro no meu banco de esquemas e projetos.

Agora sobre o conceito de um hi-fi ser diferente de um amplificador para instrumento, basicamente é o seguinte:
- Normalmente em hi-fi utiliza as válvulas de saída (pentodo ou tetrodo) em modo triodo (menos potência e menos distorção) ou em ultra-linear, ao  invés do modo pentodo (mais potência e mais distorção). O modo ultra-linear (UL) é um meio termo entre o modo triodo e o pentodo, usando um transformador de saída com um tap intermediário para ligar na grade de screen do pentodo.  Se usar válvulas triodo (só com grade de controle), obviamente só vai poder usar em modo triodo.
- A resposta em frequência do conjunto precisa ser maior e mais plana. Isso depende muito do transformador de saída, que geralmente é maior para uma mesma potência de um não hi-fi. A resposta para ser considerado hi-fi é de 20Hz a 20kHz, mas no meu entender, não precisa ser tão ampla, já que para música, dificilmente vai haver sons chegando a 20Hz ou acima de 15kHz, Acredito que de 40Hz a 16kHz seja suficiente (mesmo porque, dificilmente você vai ter caixas acústicas respondendo em frequências tão baixas).  Veja que agora vai ligada ao amplificador, uma caixa acústica (provavelmente com mais de um falante, a menos que seja um full-range) e não um alto-falante único ou vários iguais do tipo woofer como nos amplificadores de instrumento.
- Se houver etapas pré amplificadoras, estas precisam ser bem polarizadas e centradas nas regiões lineares, para que não ocorra distorção por corte ou saturação (como ocorre muitas vezes nos amplificadores de instrumentos).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #2 : 24 de Maio de 2019, as 09:41:16 »

Vamos lá... Pelas minhas experiências com amplificadores de guitarra, acredito que em torno de 12w esteja bom. Uma dúvida é se nos hi-fi acontece como nos amplificadores de guitarra, que ao aumentar o volume a distorção também aumenta. Quanto às válvulas, tenho aqui duas el84 e duas ecl82. Não sei como elas se comportam em um hi-fi. Não vi muitos projetos utilizando elas, então considerei comprar válvulas novas. Como disse acima, não faço ideia de qual válvula seria boa para o projeto. Quanto a etapa do pré, acredito que seja necessário para a potência desejada, mas também não sei como isso influencia no som.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #3 : 24 de Maio de 2019, as 10:07:00 »

Vamos lá... Pelas minhas experiências com amplificadores de guitarra, acredito que em torno de 12w esteja bom. Uma dúvida é se nos hi-fi acontece como nos amplificadores de guitarra, que ao aumentar o volume a distorção também aumenta. Quanto às válvulas, tenho aqui duas el84 e duas ecl82. Não sei como elas se comportam em um hi-fi. Não vi muitos projetos utilizando elas, então considerei comprar válvulas novas. Como disse acima, não faço ideia de qual válvula seria boa para o projeto. Quanto a etapa do pré, acredito que seja necessário para a potência desejada, mas também não sei como isso influencia no som.

Comece por aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=viDrxjfplcc

Aliás todo o conteúdo sobre amplificação desse canal é muitíssimo bom ! Consuma os outros videos da série também

E depois procure sobre "ponto quiescente"

Sobre a EL84 ser utilizada ou não em Hi Fi:

https://www.hificollective.co.uk/kits/ank/l1-el84-amplifier.html

https://www.diyaudio.com/forums/tubes-valves/131829-el84-max-power-hifi-amp.html
« Última modificação: 24 de Maio de 2019, as 10:15:35 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #4 : 24 de Maio de 2019, as 11:11:02 »

Quanto às válvulas, tenho aqui duas el84 e duas ecl82. Não sei como elas se comportam em um hi-fi. Não vi muitos projetos utilizando elas, então considerei comprar válvulas novas

EL84 dá cerca de 5 W reais em SE; ECL82, cerca de 3,5 W. Em SE, recomendo a EL84; o custo por Watt é menor e 3,5 W é muito pouco para se obter graves consistentes abaixo de 60 Hz.

O ideal seriam duas EL84 em PP, ultra-linear, com nossos transformadores TS 18.40.A ou TS 18.40.B .
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #5 : 24 de Maio de 2019, as 11:47:29 »

Se não me engano a el84 em modo triodo dá em torno de 3,5 w também. A distorção em PP não ficaria maior comparada com o modo triodo? Ou é irrelevante essa diferença? Pelo que percebi, o tipo de válvula modifica algumas características do som. A el84 é adequada para um hi-fi?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 24 de Maio de 2019, as 12:32:04 »

Se você procurar na internet, vai encontrar vários amplificadores hi-fi utilizando a EL84. Por exemplo o Manley Stingray (tem 8 EL84):
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Uma sugestão de projeto com a EL84 em push-pull e modo ultra-linear:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Já que você deseja 12W, tem de usar mesmo as EL84 em PP.

Mas eu começaria montando algo mais simples com as ECL82, já que você já as tem. Com as duas é possível montar um amplificador estéreo classe A single ended.  Veja um kit que uma empresa japonesa comercializava (um amigo meu trouxe um do Japão):

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 24 de Maio de 2019, as 14:48:28 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #7 : 24 de Maio de 2019, as 15:45:20 »

Pentodos em HiFi devem ser sempre operados em ultra-linear, quer em PP ou SE, senão os graves ficam retumbantes, ocos e desagradáveis devido à ressonância do alto-falante ser refletida como carga ao pentodo. É horrível, nem tente.

O custo e a complexidade de montar um PP com 2 x EL84 compensa sobejamente a economia feita com o estéreo de duas ECL82. O colega vai gostar do som do HiFi valvulado e, depois, vai ficar se lamentando por não ter montado um amplificador de maior potência, gastando só um pouco mais.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #8 : 24 de Maio de 2019, as 22:59:56 »

Só me situando aqui... A sugestão seria montar um PP com duas ecc83 e duas el84 (que por sinal eu já tenho). Tenho um transformador de saída da schatz TS18.60A. ele serviria? E esse projeto seria mono?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #9 : 24 de Maio de 2019, as 23:12:37 »

Só me situando aqui... A sugestão seria montar um PP com duas ecc83 e duas el84 (que por sinal eu já tenho). Tenho um transformador de saída da schatz TS18.60A. ele serviria? E esse projeto seria mono?

Sobre se vai ser mono.. você (ou seu bolso) decidirão ! Caso queira estéreo é "só" dobrar a quantidade de válvulas ( e transformadores e placas e etc)
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #10 : 25 de Maio de 2019, as 11:31:02 »

A ideia seria montar um estéreo com dois pares de EL84 e dois transformadores HiFi como os sugeridos. Mas se o colega já tem um 18.60.A, pode fazer uma experiência montando um canal mono e observando os resultados. O 18.60.A não é ultra-linear, mas, ainda assim, os resultados serão bons por conta da realimentação negativa.

Depois, pode-se partir para uma versão estéreo com transformadores melhores.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #11 : 25 de Maio de 2019, as 15:17:16 »

Certo. E quanto aos falantes? Teriam alguma sugestão para me dar? Usar os de guitarra prejudica muito a qualidade do som? Quais as opções?
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #12 : 25 de Maio de 2019, as 17:10:11 »

Olá.

Caixas de som HiFi com ótimo rendimento. Essa é a parte mais difícil do projeto, pois os alto-falantes modernos são de baixo rendimento.

Aliás, apesar de eu ter construído uma porção de amplificadores valvulados estéreo e um super-amplificador + duas supercaixas de som para o meu próprio uso ( o S-2200 ), hoje eu não usaria mais esse conceito. Ao invés disso, eu faria um amplificador com um canal para os graves, excitando uma caixa única tipo labirinto, e dois canais de menor potência para os médios e agudos, com as respectivas caixas de menor tamanho. Que tal abraçar a ideia ? Tens as válvulas necessárias para implementar o projeto...
« Última modificação: 25 de Maio de 2019, as 17:17:01 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #13 : 25 de Maio de 2019, as 18:54:13 »

Oi Alexandre. Não entendi direito sua ideia. A proposta seria utilizar três caixas com três alto falantes? Tem como explicar de forma mais detalhada como seria isso? E quanto aos alto falantes, tem alguns para recomendar? Pesquisando por alto falante com alto rendimento encontro muitas opções que não sei se são adequadas ao projeto. Obrigado
« Última modificação: 01 de Junho de 2019, as 12:46:29 por tcholopi » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #14 : 25 de Maio de 2019, as 19:57:51 »

Olá.

Uma caixa de grave ( com o woofer recebendo o sinal L + R filtrado por um passa-baixas ) mais duas de médio/agudo com falante de médios e tweeter.

A questão do rendimento é mais severa no woofer, pois os falantes modernos são muito duros e têm rendimento próximo a zero. São ótimos para transformador em calor mais de 99% da potência dos amplificadores modernos ultra-potentes e gerar graves com caixas bastante reduzidas. Entretanto, com a potência limitada de duas EL84, não sairá grave nenhum...

Não tenho alto-falante para recomendar porque raramente trato com esse tipo de componente. Os que usei nas supercaixas do S-2200 foram dois falantes de 8" CCE com 1,2 % de rendimento e ressonância em 40 Hz. Quem diria, dois falantes pé-de-chinelo...

« Última modificação: 25 de Maio de 2019, as 20:03:48 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  [1] 2 3 ... 17   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal