Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Março de 2024, as 02:34:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 17   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto Amplificador Hi-fi  (Lida 45158 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #30 : 02 de Junho de 2019, as 20:23:32 »

A dificuldade maior é achar uma caixa ou gabinete (metálico ou de madeira) bonito para colocar as peças e componentes do amplificador valvulado. Diferentemente de um amplificador de guitarra que pode ser um chassi embutido num gabinete de madeira, geralmente o amplificador hi-fi fica com as válvulas à mostra e vai ficar num móvel.
Se você conhecer alguma oficina que mexa com chapas metálicas (aço ou alumínio) e que consiga fazer um gabinete bonito, será muito bom.  A parte do circuito eletrônico, você precisa pensar também na parte mecânica da coisa (e talvez até desenhar como vai ser o amplificador). A coisa pode ter ainda duas opções: montar dois amplificadores mono (1 canal cada um, chamado de monobloco) ou colocar os dois canais em um gabinete só (estéreo).

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #31 : 04 de Junho de 2019, as 17:44:45 »

Aqueles capacitores axiais "amarelinhos", realmente fazem diferença no circuito, comparados com os capacitores eletrolíticos normais?
Registrado
Questão
Usuário suspenso
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 118

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« Responder #32 : 04 de Junho de 2019, as 18:56:40 »

  Só fazem diferença pra layout, roteamento, aparência e tal. O efeito no som é comparável à cor dos cabos. Haha tá, influencia mais que a tinta, mas é longe de ser mensurável.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #33 : 05 de Junho de 2019, as 10:26:28 »

Aqueles capacitores axiais "amarelinhos", realmente fazem diferença no circuito, comparados com os capacitores eletrolíticos normais?

Não sei! Mas, que fica mais bonito, ahhh isso fica !  Grin
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #34 : 07 de Junho de 2019, as 20:38:46 »

Alguém sabe dizer se esse par de caixas se adequa ao projeto do nosso amigo tcholopi ? O fabricante eu sei que fabrica caixas acústicas ótimas mas, não sei opinar sobre essas em questão:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1232839378-par-de-caixas-de-som-monitores-fostex-_JM
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #35 : 07 de Junho de 2019, as 21:37:29 »

Aparentemente se adequa.
Mas, para que projeto??
O fato é que o tcholopi ainda não definiu o que ele efetivamente pretende montar.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #36 : 08 de Junho de 2019, as 13:00:28 »

Alguém sabe dizer se esse par de caixas se adequa ao projeto do nosso amigo tcholopi ? O fabricante eu sei que fabrica caixas acústicas ótimas mas, não sei opinar sobre essas em questão:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1232839378-par-de-caixas-de-som-monitores-fostex-_JM

No anúncio não tem as especificações importantes (resposta em frequência, sensibilidade, etc). E não tem o modelo das caixas.  As dimensões estão estranhas (pelas fotos a altura deve ser muito mais do que o informado de 45cm).

Assim fica difícil emitir uma opinião mesmo que superficial.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #37 : 08 de Junho de 2019, as 20:44:27 »

Do baú do prof. Simionovski : projetos de caixas acústicas utilizando alto-falantes Selenium e Novik.

https://pt.scribd.com/document/412788703/Selenium

https://pt.scribd.com/document/412789629/Novik-red

Bom proveito a todos !
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #38 : 10 de Junho de 2019, as 07:24:17 »

O projeto seria o sugerido pelo xformer. Amplificador PP ultra linear utilizando a válvula EL84. Estou comprando os componentes. Em breve posto aqui os resultados.
Registrado
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #39 : 29 de Setembro de 2019, as 17:34:50 »

Ressucitando o tópico... Estou com duas 6V6 sobrando aqui. Gostaria de utilizá-las nesse projeto hi-fi. Minha dúvida é se compensa mais usar cada uma em SE e ter um estéreo ou um mono com as duas válvulas em PP para obter uma potência maior. Amplificadores em SE geram maior quantidade de segunda harmônica comparados a um PP. Essa diferença faz com que seja recomendado para Hi-fi utilizar as válvulas em SE? E por último, um Hi-fi de 5w, seria suficiente para se ouvir música em casa?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #40 : 29 de Setembro de 2019, as 18:31:14 »

O que você fez com as EL84 que disse ter em uma mensagem anterior ?
A não ser que você queira ouvir transmissão AM (jogo de futebol e Hora do Brasil), quase tudo tem pelo menos dois canais de áudio, então não faz sentido construir um só amplificador mono com as duas 6V6 em PP.  E se fizer outro com as EL84 para usar os dois canais, pode ser que fiquem dois amplificadores diferentes. Se for ouvir música em estéreo, e pra ouvir em casa mesmo em volume suficiente para não estourar os ouvidos e encher o saco dos vizinhos, então monte um amplificador estéreo com as 6V6 em SE (classe A). Assim, pelo menos terá dois canais com igual performance.
Sobre os SE terem mais segundo harmônicos (porque nos PP os 2°s são cancelados), isso só vai acontecer nos SE se houver um nível de sinal muito alto. Mas um hi-fi não é pra trabalhar com distorção como amplificador de guitarra (que pode saturar ou cortar), então a distorção tem de ser mínima. Se o sinal ficar excursionando por uma região mais linear e restrita da curva de transferência (isso é, um sinal de pouca amplitude), haverá pouca distorção. A medida que o sinal aumenta ele começa a excursionar na curva (não linearidade) e começa a gerar as distorções.
« Última modificação: 29 de Setembro de 2019, as 20:32:56 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #41 : 30 de Setembro de 2019, as 09:21:12 »

Oi Xformer. Ainda tenho aqui as duas EL84, porém também tenho duas 6V6. Pelo datasheet a 6V6 tem uma distorção menor comparada a EL84, por isso a ideia de usá-la. Quanto a EL84, pensei em usar no projeto do VOX AC4C1 postado aqui no fórum. Então nos circuitos Hi-fi não há diferença sonora entre SE e PP?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #42 : 30 de Setembro de 2019, as 09:51:09 »

Sobre o nível de distorção da EL84 e 6V6, nas datasheets delas, ambas tem alto nível de distorção (por volta de 10%) quando medido em potência máxima. Mas não informam o nível de distorção em potência baixa (1W), então não tenho como avaliar.

Sobre a diferença sonora entre SE  e  PP, como eu escrevi antes, em PP não haverá distorção do segundo harmônico, mas pode ter de crossover (harmônicos ímpares) se não devidamente polarizado. Mas para hi-fi, que deve ter THD (distorção harmônica total) pelo menos abaixo de 1%, se vai ter um distorção de um tipo ou de outro, o valor vai ser mínimo e não perceptível para a maioria das pessoas.

Um bom texto sobre o assunto feito pela Sonic Frontiers (fabricante dos EUA de hi-fi valvulados):
http://ken-gilbert.com/images/pdf/taste_of_tubes.pdf  
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #43 : 30 de Setembro de 2019, as 10:09:13 »

Mas no caso de se obter por volta de 5w em SE, a distorção fica perto dos 10% informado no datasheet. Já em PP, essa distorção diminui. Como em Hi-fi quanto menos distorção melhor, não seria o caso de utilizar a configuração PP para ter menos distorção? Ou não faz diferença na prática?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #44 : 30 de Setembro de 2019, as 10:28:52 »

Sim, com essas válvulas pouco potentes e com distorção alta em SE, é melhor fazer em PP.  Talvez elas em SE na casa do 1W  tenham distorção aceitável, mas para potência maior não tem jeito.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 17   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal