Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Março de 2024, as 03:26:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: valvulado "de iniciante" para ouvir música?  (Lida 2088 vezes)
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« : 27 de Maio de 2019, as 10:12:49 »

Observando o tópico do colega tcholopi, me ressurgiu a vontade de pesquisar sobre um projeto que venho pensando em iniciar a algum tempo: um valvulado para ouvir música. É um projeto futuro, ainda tenho alguns projetos para finalizar antes. Mas é sempre uma boa ideia se organizar antecipadamente e ir reunindo informações.

A princípio, quero iniciar com um amplificador pequeno. Não tenho necessidade por enquanto de um amplificador potente. Ouço música principalmente no computador. Pensei em algo em torno de 3W a 5W. Também não tenho necessidade de um som muito hi-fi, não ouço áudio de altíssima qualidade (flac, por exemplo). A ideia de ter amplificadores independentes para woofer e falante de médios/agudos talvez seja interessante, mas primeiro o básico, ou seja, encontrar um amplificador que tenha bom som, testar um canal e, caso o resultado seja satisfatório, dobrá-lo e pensar na possibilidade de adicionar o amplificador para woofer.

Pensei em usar a EL84 ou a ECL82 em single ended, ou talvez a PCL84 em push pull.

O que acham dessas opções? Algum projeto para indicar?
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #1 : 27 de Maio de 2019, as 11:03:17 »

Olá.

Usando-se o computador como fonte de sinal, torna-se desnecessário implementar os controles de tom e até o de balanço. Isso simplifica bastante o projeto; recomendo uma ECL82 por canal e transformadores de razoável resposta de graves, pois como a potência é baixa, o preço não fica caro.

A propósito : alguém alguma vez utilizou o controle de balanço ? ? ?
« Última modificação: 27 de Maio de 2019, as 11:05:01 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #2 : 27 de Maio de 2019, as 16:17:28 »

Ótima sugestão!

Sobre o controle de balanço, se for o controle de balanço entre os canais esquerdo e direito, eu já utilizei algumas vezes para ouvir músicas onde cada canal possui uma faixa de guitarra diferente, e eu queria aprender o que cada guitarra estava fazendo para entender melhor o arranjo da música. Mas só isso. E claro que depende da mixagem também.

Interessante que diversas músicas antigas eram gravadas com guitarra e voz em um canal, e bateria e baixo em outro. Removendo o canal certo, dava para criar uma versão "acústica" e quase acapella das músicas Cheesy.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 27 de Maio de 2019, as 17:46:41 »

Interessante que diversas músicas antigas eram gravadas com guitarra e voz em um canal, e bateria e baixo em outro.

Muitas músicas dos Beatles são assim. 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #4 : 27 de Maio de 2019, as 19:01:26 »

Muitas músicas dos Beatles são assim. 
Foi a primeira banda que me veio à mente. Hendrix tem coisa assim também, lembro que Angel é mixada desse jeito.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #5 : 28 de Maio de 2019, as 20:00:21 »

Às vezes não tem como colocar as caixas com distâncias equilibradas em relação ao local de audição, então o balanço até que fica útil. Mas se montar dois canais com controles de volume independentes, controle de balanço deixa de ter utilidade.

Porém, ouvir Space Oddity sem controle de balanço chega a ser um crime.
« Última modificação: 28 de Maio de 2019, as 20:03:23 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.034 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal