Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 10:58:43


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Trocar falante de um Digitech DG15R  (Lida 19155 vezes)
brviking
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 14

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 1



« : 08 de Junho de 2019, as 18:18:16 »

Boa tarde!
É minha primeira postagem aqui no HandMades, portanto me desculpem se a pergunta é óbvia.
Eu vou começar uma série de modificações em uma caixinha Digitech DG15R aqui para ver se ela tem alguma salvação... Hoje o som "clean" dela é fanho, horroso. E o "crush" dela é meio exagerado para meu gosto (mais blues).

A primeira modificação que pensei em implementar é trocar aquele falante 8" com um símbolo de "asas" na parte traseira (que, segundo a Digitech é um JBL - mas não tem nenhum sinal disto).

Alguém já fez uma troca deste tipo por aqui? Alguma recomendação (com custo razoável, é claro)?

Obrgiado!
Registrado

-------------------------
Soli Deo Gloria
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #1 : 08 de Junho de 2019, as 19:00:35 »

Primeiramente, bem vindo!

Bom, acredito que trocando o falante você não terá o resultado que espera. Vai melhorar, mas a melhora pode não ser tão significativa assim. Claramente você não gosta do som desse amp, e boa parte do som dele vem do pré, então uma troca de falantes pode não ser vantajosa e até dinheiro gasto a toa. Pode ser mais vantajoso retirar parte do circuito dele e fazer um pré que atenda suas necessidades.

Tem algum falante aí para testar? Pode ser um ruim mesmo, só para um teste rápido.

E como é a sua habilidade e experiência com eletrônica?
Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #2 : 09 de Junho de 2019, as 10:05:00 »

A Digitech é uma empresa do grupo Harman, que comprou a Selenium. A Selenium virou JBL. Aprobabilidade do alto falante ser da JBL (Selenium) é 100%. A Selenium era a dona da fábrica dos amplificadores Maverick, e a Digitech deu continuidade a alguns projetos dela.
« Última modificação: 09 de Junho de 2019, as 10:07:56 por Gfassuncao » Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #3 : 09 de Junho de 2019, as 19:02:25 »

A Digitech é uma empresa do grupo Harman, que comprou a Selenium. A Selenium virou JBL. Aprobabilidade do alto falante ser da JBL (Selenium) é 100%. A Selenium era a dona da fábrica dos amplificadores Maverick, e a Digitech deu continuidade a alguns projetos dela.
Só complementando a arvore genealógica ai acima.
a Maverick era a antiga Warm music também. e provavelmente essas "asas" no alto falante devem ser identicas aquelas que estampavam o painel dos antigos Dark Angel da Warm music.
Registrado
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #4 : 09 de Junho de 2019, as 20:33:27 »

Eu tenho o irmão maior dele o DG3012 e não apresenta estes problemas.
Deve até ter o mesmo pré, mas não sei ao certo.
O que destaco é que limpo o meu é bem "aberto" e até cristalino (à lá Fender).
O canal Drive é bastante funcional, vai de um crunch à um distortion com timbres muito bons. Na época que o comprei, havia comentários que era um dos poucos amplificadores com uma distorção decente. De fato ela é muito funcional. Porém uso muito pouco devido à grande quantidade de pedais que tenho.
Enfim, com as características que ele citou, esse amplificador não deve estar com problemas?
Registrado
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« Responder #5 : 12 de Junho de 2019, as 11:48:25 »

Eu também tenho o DG3012, e gosto muito dele.. Tem bons timbres para usar com e sem pedais. Por várias vezes eu utilizo o amplificador sozinho (sem pedais) quando estou com preguiça de levar a parafernalha toda..
Citar
Emachado
você consegue umas fotos da placa do amplificador? Talvez o pessoal consiga te ajudar um pouco mais olhando a placa e te ajudar em alguma coisa (até analisando para ver se é problema do pré mesmo e/ou se seria "só" o falante).
Registrado
brviking
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 14

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 1



« Responder #6 : 12 de Junho de 2019, as 20:22:20 »

Primeiramente, bem vindo!

Bom, acredito que trocando o falante você não terá o resultado que espera. Vai melhorar, mas a melhora pode não ser tão significativa assim. Claramente você não gosta do som desse amp, e boa parte do som dele vem do pré, então uma troca de falantes pode não ser vantajosa e até dinheiro gasto a toa. Pode ser mais vantajoso retirar parte do circuito dele e fazer um pré que atenda suas necessidades.

Tem algum falante aí para testar? Pode ser um ruim mesmo, só para um teste rápido.

E como é a sua habilidade e experiência com eletrônica?

Boa noite!
Eu peguei umas caixinhas de um mini system CCE que tinha aqui atirado num canto... Coloquei elas em série (não sei se elas são 4 ou 8 ohms, não queria queimar o amp), e fiz um teste.
Melhorou consideravelmente o som (talvez até por serem 2 falantes agora)... Mas ainda tem algo nele que não tá legal. Parece que ressalta muito os médios, mas com um som de brinquedo eletrônico xing-ling...
Acho que você tem toda a razão, o problema dele é no pré.
Eu cheguei a fazer Técnico de Eletrônica, no Parobé, a uns 40 anos atrás, mas não cheguei a me formar, acabei fazendo administração  Batendo Cabeça
Mas tenho algum conhecimento, em especial de eletrônica digital.

Valeu pelas dicas!

Edson

-----
Eu tenho o irmão maior dele o DG3012 e não apresenta estes problemas.
Deve até ter o mesmo pré, mas não sei ao certo.
O que destaco é que limpo o meu é bem "aberto" e até cristalino (à lá Fender).
O canal Drive é bastante funcional, vai de um crunch à um distortion com timbres muito bons. Na época que o comprei, havia comentários que era um dos poucos amplificadores com uma distorção decente. De fato ela é muito funcional. Porém uso muito pouco devido à grande quantidade de pedais que tenho.
Enfim, com as características que ele citou, esse amplificador não deve estar com problemas?

Mesmo o limpo dele parece que está "fanho", o som embola bastante... O canal Drive, abaixo do 2 não tem som (efetivamente, parece que tem uma chave "liga-desliga" da posição 2 para baixo).

Eu vou usar principalmente o canal limpo, pois uso com uma pedaleira Zoom G1Xon (mas antecipo que todos os testes estou fazendo sem a pedaleira, para tirar variáveis da minha análise).

Pode até ser que o amplificador tenha alguma gambiarra dentro dele - eu comprei usado (veio quase de presente) com uma guitarra Sx que comprei ano passado. A guitarra tá muito boa, super bem regulada por um luthier profissional aqui da região, pessoa de confiança (pelo menos pra mim, sempre regulou minhas guitarras e violões sem nenhum problema).

O mesmo som "fanho-metálico" acontece se eu ligar um violão com pré ativo nele (não testei com pré passivo).

Obrigado pelos comentários!

Edson

-----
Eu também tenho o DG3012, e gosto muito dele.. Tem bons timbres para usar com e sem pedais. Por várias vezes eu utilizo o amplificador sozinho (sem pedais) quando estou com preguiça de levar a parafernalha toda..
Citar
Emachado
você consegue umas fotos da placa do amplificador? Talvez o pessoal consiga te ajudar um pouco mais olhando a placa e te ajudar em alguma coisa (até analisando para ver se é problema do pré mesmo e/ou se seria "só" o falante).

É a tarefa para este final de semana: desmontar todo o bixo, e olhar se tem algum componente com cara de "queimado", capacitor inchado, resistor "torrado", cerâmicos quebrados ou rachados.

Também quero ver qual o opamp dele para ver se uma substituição melhora... Fiz um teste destes com um meteoro da minha filha, e o som melhorou bastante - como não sei se é a mesma pinagem, vou ter que desmontar tudo para poder analisar a viabilidade). Vi em um site americano o pessoal fazendo a troca por um LM 4558 (acho que é este, vou confirmar depois) e o som ficou com mais "punch".

Vou analisar também a situação do reverb de mola dele.

Assim que conseguir as fotos, posto por aqui.

Valeu, obrigado a todos pelas dicas até o momento!

Edson


« Última modificação: 12 de Junho de 2019, as 20:33:56 por brviking » Registrado

-------------------------
Soli Deo Gloria
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #7 : 12 de Junho de 2019, as 21:08:51 »

Ah, como você tem um conhecimento bacana e ele veio quase de graça, pode ser uma opção interessante fazer um novo amplificador.

Mas antes de qualquer coisa, vamos ver o que dá para melhorar nele.

Aguardemos as fotos. E os opamps geralmente são 4558, TL072 ou algum equivalente pino a pino.
Registrado
stash
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 240

Obrigado
-Dado: 117
-Recebido: 50


« Responder #8 : 13 de Junho de 2019, as 10:09:18 »

Citar
Vou analisar também a situação do reverb de mola dele.

Quando comprei o meu, o reverb não atuava.. troquei 2 capacitores eletrolíticos, além de trocar um CI que estava queimado, e ele voltou a atuar.
Registrado
Emachado
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 22



« Responder #9 : 13 de Junho de 2019, as 21:11:48 »

Agora lembrei, o meu deu problema no reverb também. Foi falhando aos poucos (cortando o som).
O CI TL072 estava queimado e um RESISTOR.

Troquei e queimou novamente. Acabei danificando o tanque e por isso o desliguei. Não costumava usá-lo.
Assim o amplificador voltou a funcionar e está assim até hoje.
« Última modificação: 13 de Junho de 2019, as 21:14:58 por Emachado » Registrado
brviking
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 14

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 1



« Responder #10 : 16 de Junho de 2019, as 14:38:11 »

Aguardemos as fotos. E os opamps geralmente são 4558, TL072 ou algum equivalente pino a pino.

Aí estão as fotos, no OneDrive coloquei todas as fotos a medida que fui desmontando.
Depois tem uns "closes" que bati usando uma lupa.

Duas coisas que observei:
a) durante a desmontagem, alguns potenciômetros estavam sem arruela. Isto é normal em marcas importadas da china, mas em um produto montado em solo brasileiro, por uma empresa do Grupo Harman, eu suspeitei que este cubinho já tinha sido mexido.
b) tem um monte de cola quente nos conectores. Prá quê esta porcaria?

Enfim, depois de desmontado, minha suspeita (a) se confirmou: alguns Pots já haviam sido trocados (dá pra perceber a diferença na qualidade da solda industrial e a solda feita a mão.

Em segundo lugar, o chip é um 4558D que claramente já foi re-soldado. Não tem como saber qual é o chip original.
O chip do reverb é um nc5532p.

Tem fotos de todo o processo de desmontagem:

A senha para acesso a pasta compartilhada é: HandMadeDigitech

https://1drv.ms/u/s!AvoMULw2SEKWk3fw0uf6cB4_sUYG?e=ElMU5k


Se alguém tiver dificuldade em acessar, me avise!!!
Registrado

-------------------------
Soli Deo Gloria
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #11 : 16 de Junho de 2019, as 14:49:37 »

Pode usar qualquer opamp duplo como o TL072 ou o 4558. Claro que alguns terão som ligeiramente melhor que outros, mas todos funcionarão.

Quanto a cola, é meio que uma medida de segurança para os conectores não se soltarem acidentalmente. Mesmo sendo difícil em alguns casos desconectá-los quando você quer fazer isso Cheesy.
Registrado
brviking
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 14

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 1



« Responder #12 : 16 de Junho de 2019, as 14:55:53 »

Pensando no falante, eu posso separar a parte superior da inferior da caixa, trocar a parte frontal e colocar um falante de 12 nela... Daí vou ter um cabeçote + caixa 12"...
Registrado

-------------------------
Soli Deo Gloria
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #13 : 17 de Junho de 2019, as 14:21:09 »

Fiz isso com um Staner Kute 15 antigo certa vez, achei que o resultado foi satisfatório, pois o custo não foi muito alto.

Eu mesmo fiz um gabinete 1x12" e liguei o Kute 15 nele, ficou muito bom, mas não fez milagres, minha ideia era fazer um head com ele ou embutir ele no gabinete, mas acabei abandonando o projeto.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
brviking
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 14

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 1



« Responder #14 : 18 de Junho de 2019, as 00:04:49 »

Qual a primeira modificação que me sugerem?
Estou pensando em seguir uma sequência (e ir gravando o resultado de cada uma, com som clean e distortion):

1) Embutir o circuito amplificador em uma caixa de madeira separada com uma conexão P10 para ligar caixas externas
2) Trocar a tampa fronta da caixa e colocar um falante de 10" ou 12" dentro dela, com um P10 para conectar ao cabeçote
3) Colocar um falante melhor: qual seria? Selenium? Bravox? JBL? Algum modelo específico? Quais especificações eu devo ficar atento?
4) Tirar o CI 4558 e colocar um soquete 8 pinos para poder trocar diferentes modelos
5) ... desligar o pré e colocar um pré valvulado (não sei nem por onde começar)
6) ... remover todo o circuito transistorizado e colocar um valvulado no lugar

Acho que no fim, este tópico vai ter que migrar para uma área mais adequada do fórum... Já que estou mexendo neste bixo, vou desconstruir e transformar ele em algo realmente útil...

Todas as sugestões são bem vindas!!!
Registrado

-------------------------
Soli Deo Gloria
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal