Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 11:26:04


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador com válvula Compactron  (Lida 28877 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #15 : 05 de Julho de 2019, as 20:47:55 »

13k Huh? Caramba, se for isso mesmo das duas uma... ou vai dar um transformador grande pra potência do amplificador (2w em tese) ou terá de ser usado um fio muitíssimo fino

Nem um nem outro, o cálculo é o mesmo que é feito para os outros. O importante é o cuidado com os materiais e com a montagem.

 Roqueiro
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #16 : 05 de Julho de 2019, as 20:51:05 »

Eu fiz experiência com transformador com primário de 10k (mas UL) e dá pra fazer pequeno. A corrente não é alta, então o fio pode ser fino (acho que usei fio 35 = 50mA).

Apesar de no manual não ter uma foto boa da placa, no fórum de suporte, tem estas fotos aqui:






Já é possível descobrir muitos resistores e capacitores ligados nos pinos da válvula.   Smiley

Só precisa tomar cuidado que quem mandou, foi porque o amplificador não funcionou, talvez por componente no lugar errado.  Cheesy   
« Última modificação: 05 de Julho de 2019, as 20:57:39 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #17 : 05 de Julho de 2019, as 20:55:57 »

Assim fica muito fácil. Cool

 Mas já não precisa mais, mais tarde eu posto o esquema.

 Cheesy
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #18 : 05 de Julho de 2019, as 21:06:32 »

Caramba, essa válvula 6AF11 tem 12 pinos. Onde arrumar soquete pra isso??
Nem no ebay se encontra.
Já quanto a essa "super válvula" 6AF11, existem muitas ofertas no ebay e por preço bem razoável.

E, por essas últimas fotos postadas pelo Xformer, acho que já dá pra se traçar o esquema.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #19 : 05 de Julho de 2019, as 21:11:54 »

Caramba, essa válvula 6AF11 tem 12 pinos. Onde arrumar soquete pra isso??
Nem no ebay se encontra.

Eu comprei na Altana. Lá tem.  E fiz plaquinhas pra usar com elas e bornes:


Desenhado a mão com régua e gabarito de furos.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #20 : 05 de Julho de 2019, as 21:19:21 »

Não tem umas plaquinhas dessas sobrando ai não xformerGrin
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #21 : 05 de Julho de 2019, as 21:21:13 »

Então, agora só falta o Matec traçar o esquema, o A.Sim disponibilizar os transformadores, o Dapia fabricar a placa de montagem e estaremos todos felizes com o novo brinquedo valvulado vintage.
Se tudo der certo, eu serei um dos que embarcarão nessa.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #22 : 05 de Julho de 2019, as 21:24:10 »

Ainda vai faltar o layout e parece que vai ser chato de acertar porque essa é uma válvula fácil de oscilar. Mas não vai ser esse o motivo da desistência
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #23 : 05 de Julho de 2019, as 21:34:47 »

Eu não creio que vá oscilar, porque eu não sei, mas, se essa válvula pode ser utilizada (duas) pra se fazer um push-pull então em single, talvez ela não oscile.
Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #24 : 06 de Julho de 2019, as 06:23:50 »

Acho que se você tentar tirar muito ganho dos triodos oscila.
E não é só uma questão de arranjar os componentes, o problema é o espaço dentro da própria válvula.
Acho que uma vez que a configuração de ganho ideal seja alcançada as oscilações podem ser evitadas.

Em PP é possível organizar a sequencia dos triodos de forma a reduzir o feedback dentro da válvula ou?. Agora não tenho certeza se o feedback era entre triodos ou o triodo de maior MU e o pentodo...

O que dificulta o projeto são os soquetes e o preço dessas válvulas no Brasil. Acho que essa tecnologia não estava totalmente estabelecida no Brasil quando essas válvulas foram substituídas. Não é como em outros países onde você encontra montanhas a preços acessíveis.

Será que existe uma equivalente da união soviética? Seria uma versão baixo custo, alta corrente nos filamentos.

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #25 : 06 de Julho de 2019, as 09:22:13 »

Acho que se você tentar tirar muito ganho dos triodos oscila.
E não é só uma questão de arranjar os componentes, o problema é o espaço dentro da própria válvula.
Acho que uma vez que a configuração de ganho ideal seja alcançada as oscilações podem ser evitadas.

Pelo o que eu li no fórum de suporte, tem uma malha de realimentação negativa como no Fender Champ (nesse o resistor de feedback é 22k vindo do secundário do transformador de saída e ligado ao catodo do segundo triodo, que tem um resistor de 1500 ohms). Só que no fórum, o suporte disse que o resistor de realimentação é de 1500 ohms, ou seja o ganho dos dois últimos estágios é 1, bem menos do que o Fender. Assim o ganho de tensão do sinal vai depender só do primeiro estágio de triodo.

-----
Não tem umas plaquinhas dessas sobrando ai não xformerGrin

Conforme a foto, eu fiz duas, mas uma eu dei para o kem.  Mas é fácil de fazer, com plaquinha de 5x5cm.  Se quiser eu passo o pdf com o layout.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #26 : 06 de Julho de 2019, as 12:57:51 »

Olá :

Eu fiz um cálculo simplificado e cheguei à 13k, mas estou longe para tirar a prova com as curvas da válvula.
Estranho que naquele esquema do Squirrel Monkey o transformador marcava 3,5k de impedância primária.
Isso é  mais que forçado.

Sim, normal, o projeto não foi feito por engenheiros, mas por " músicos e entusiastas de áudio ". Queriam o quê ? Usaram o que tinham à mão, à la Leo Fender. O AX-84 também foi feito dessa forma.

Relativo às oscilações, não há blindagem entre os dispositivos ativos ( triodos e pentodo ) dentro da válvula. Como as tensões de placa envolvidas são grandes, há sempre o risco de acoplamento cruzado. É necessário verificar cuidadosamente a fase dos sinais das placas em relação ao dispositivo adjacente. Havendo oscilação, sempre se tem o recurso de neutralizar os estágios para eliminá-la.
« Última modificação: 06 de Julho de 2019, as 12:59:39 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #27 : 06 de Julho de 2019, as 13:13:37 »



Pelo o que eu li no fórum de suporte, tem uma malha de realimentação negativa como no Fender Champ (nesse o resistor de feedback é 22k vindo do secundário do transformador de saída e ligado ao catodo do segundo triodo, que tem um resistor de 1500 ohms). Só que no fórum, o suporte disse que o resistor de realimentação é de 1500 ohms, ou seja o ganho dos dois últimos estágios é 1, bem menos do que o Fender. Assim o ganho de tensão do sinal vai depender só do primeiro estágio de Triodo.

Pelo que vi, esse estágio de realimentação está ali só pra fazer figuração. O capacitor C5 desacopla totalmente o cátodo desse Triodo.

Coisas.... Roll Eyes
« Última modificação: 06 de Julho de 2019, as 13:20:19 por Matec » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #28 : 06 de Julho de 2019, as 13:24:43 »

Olá.

Um detalhe o qual me dei por conta só agora, é que o pentodo da 6AF11 não admite operação ultra-linear. Mas daria para se usar realimentação pelo catodo, estilo McIntosh.

Eu vou ver se tenho uma 6AF11 no depósito...

E a 6AF11 tem as blindagens internas, sim. Elas só não estão marcadas no diagrama interno.
« Última modificação: 06 de Julho de 2019, as 14:02:28 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #29 : 06 de Julho de 2019, as 18:34:31 »

Tudo que parece simples, em eletrônica, provavelmente não  está muito correto. Meu cálculo da impedância primária, pelo método simplista, estava bem longe do resultado que utiliza as curvas da válvula.  Nesse caso, o resultado ficou em 6k, para as tensões  de 171v da fonte. Logo mais, posto o esquema que foi conseguido por engenharia reversa.

  Wink
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal