Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 08:29:55


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador com válvula Compactron  (Lida 28874 vezes)
ZAS
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 328

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39


Um ao outro ajudou.


« Responder #45 : 10 de Julho de 2019, as 20:01:12 »

Acho que as informações para fazer as bobinas estão aqui, A.Sim:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado

Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #46 : 10 de Julho de 2019, as 20:04:33 »

Estão aqui Alexandre:


Este é a página 5 da digitalização.

As outras páginas:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Você tem intenção de montar o receptor de rádio ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #47 : 10 de Julho de 2019, as 20:15:08 »

Montar um receptor de onda curta ? Capaz, isso é viciante, e eu não tenho mais tempo para ficar corujando as faixas de amadores. Há uns 40 anos eu montei um receptor com um FET ( o MPF102 ) e lembro de ter passado várias semanas escutando rádio até tarde da noite. E aula no outro dia !

Há alguns anos eu mostrei como acrescentar uma faixa de onda curta ao rádio AM que os alunos montavam na disciplina de Com II. Pois dois deles resolveram fazer o acréscimo. Dito e feito; vararam noites ouvindo as estações; ficaram com olheiras das noites mal-dormidas.

Onda curta vicia, cuidado !
« Última modificação: 10 de Julho de 2019, as 20:21:49 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #48 : 10 de Julho de 2019, as 20:34:15 »

Já pensei em me aventurar em receptores. Ainda bem que não fiz isso ainda, e vi o seu conselho. Já tenho vícios demais Cheesy
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #49 : 10 de Julho de 2019, as 21:06:03 »

Duas coisas que não se dá para uma criança, em hipótese alguma :

a) um Engenheiro Eletrônico ( ele pode se tornar o próprio );

b) um rádio de ondas curtas ( ele pode se tornar um radioamador ).

Eu consegui me salvar do segundo, mas o primeiro me pegou.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #50 : 10 de Julho de 2019, as 21:34:01 »

Eu quero montar um receptor de galena só pra ver como é. Mas eu não acho mais cristal de galena pro detetor e nem o fone de cristal.   O diabo que quando eu era criança eu tinha galena (e mais um monte de pedras, minérios e cristais  -  queria ser geólogo). O tempo passa e as coleções se vão.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #51 : 10 de Julho de 2019, as 21:40:56 »

Eu quero montar um receptor de galena só pra ver como é. Mas eu não acho mais cristal de galena pro detetor e nem o fone de cristal.   O diabo que quando eu era criança eu tinha galena (e mais um monte de pedras, minérios e cristais  -  queria ser geólogo). O tempo passa e as coleções se vão.

Utilize um diodo. O cristal de galena serve para fazer o papel de um retificador primitivo.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

P.S. Mas se faz questão mesmo do diodo de contato de ponta, abra um transistor TO3, e vá testando com uma agulha.

 Legal!  
« Última modificação: 10 de Julho de 2019, as 21:55:19 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #52 : 11 de Julho de 2019, as 09:47:41 »

A graça do negócio é justamente usar a agulha e procurar um ponto no cristal que faça funcionar a recepção. Com o diodo direto, não tem graça.  Com o chip do transistor aberto, seria como um diodo Schottky (ao invés de dois semicondutores P e N, o Schottky tem um semicondutor e um metal condutor na estrutura).
 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #53 : 12 de Julho de 2019, as 11:51:10 »

Tentando ficar quietinho esperando a vontade de montar o onda curta passar.

Enquanto isso, duas 6M11 ficam me olhando, em cima da mesa, perguntando quando eu vou começar a montagem do receptor...
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #54 : 12 de Julho de 2019, as 13:45:47 »

1) melhor dividir este tópico em dois, um sobre o amplificador e outro sobre o receptor.

2) xformer, essas revistas que você arrumou são muito legais, devia ter uma versão online com todas.

3) esses amplificadores com válvulas "obscuras" dão a maior coceira de fazer.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #55 : 12 de Julho de 2019, as 13:56:58 »

2) xformer, essas revistas que você arrumou são muito legais, devia ter uma versão online com todas.

https://www.americanradiohistory.com/Popular-Electronics-Guide.htm
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #56 : 12 de Julho de 2019, as 14:34:59 »

1) melhor dividir este tópico em dois, um sobre o amplificador e outro sobre o receptor.

Concordo

E sobre o transformador de saída para um clone do "Percolator" ? Batemos o martelo em qual impedância de primário ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
ZAS
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 328

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39


Um ao outro ajudou.


« Responder #57 : 12 de Julho de 2019, as 17:20:25 »

...devia ter uma versão online com todas.

Em janeiro de 1972, a revista Electronics World foi combinada com a Popular Electronics. Vintage Popular Electronics Magazine Articles, 571 artigos publicados em 13 de novembro de 2018.
Registrado

Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #58 : 12 de Julho de 2019, as 17:45:24 »

E sobre o transformador de saída para um clone do "Percolator" ? Batemos o martelo em qual impedância de primário ?

O Matec calculou e fez simulação com 6k de impedância. Acho ser este o valor mais adequado (o Squirrel Monkey usa 3.5k e o receptor usa 10k,  então 6k é mais ou menos no meio).
Mas em casos assim, onde ainda tem uma certa dúvida, eu faço o transformador de saída com tomadas que permitam escolher impedâncias diferentes, para experimentar o melhor valor.

Sobre separar o tópico, este tópico já foi separado de outro. Acho que o assunto do receptor é apenas para enriquecer e informar mais sobre a compactron 6AF11. Não acho que precisa separar de novo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #59 : 12 de Julho de 2019, as 23:04:05 »

O Matec calculou e fez simulação com 6k de impedância. Acho ser este o valor mais adequado (o Squirrel Monkey usa 3.5k e o receptor usa 10k,  então 6k é mais ou menos no meio).
Mas em casos assim, onde ainda tem uma certa dúvida, eu faço o transformador de saída com tomadas que permitam escolher impedâncias diferentes, para experimentar o melhor valor.

Alexandre

Conseguiria viabilizar um transformador deste jeito ? Com 6k e 10k ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal