Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 11:59:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 14   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificadores Palmer : Esquemas para Manutenção  (Lida 120393 vezes)
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #60 : 17 de Agosto de 2019, as 14:18:47 »

Vou ver se termino hoje mais tarde com este layout.

Pedi capacitores .022uf 630V, o vendedor entregou .22uf.
Desanima ter de ir ao centro da cidade comprar 5 capacitores. Toma na Cabeça
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #61 : 18 de Agosto de 2019, as 16:13:37 »

Usei uns mallory que tinha para fazer upgrade no meu plexi:



Falta conferir tudo mais duas vezes e ligar o amplificador, que da primeira vez dá um frio na barriga bravo.



Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #62 : 18 de Agosto de 2019, as 18:51:20 »

Está ficando bom sim.

Gostei da sua solução  de utilizar aquele ilhós vago ali na PCB, para fazer a ligação da grade da inversora.
 Em outra ocasião seria bom trocar a fiação, colocando cabinhos novos, de cores específicas. Para organizar de vez esse novelo.

 Legal!
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #63 : 18 de Agosto de 2019, as 19:22:40 »

Confesso que a solução foi melhor na minha cabeça que na prática.
Minha ideia era refazer tudo, mas depois decidi fazer uma pequena reforma pois o provável é que eu faça um clone ptp de um Ampeg SVT com 4 válvulas 6550. Ganhei de uma amigo, o Fernando da Cestari amps, um chassi e transformadores mercury magnet para fazer o Ampeg SVT, como já tinha comprado o Palmer, não abandonei o projeto, só simplifiquei.
Vamos ver o som dele, quem sabe fique muito bom.

Estou com aquele frio na barriga para ligar o amplificador, medo de fritar alguma coisa.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #64 : 18 de Agosto de 2019, as 19:31:08 »

Para testar utilize lampada em série com a tomada AC.  Uma lâmpada ou arranjo de lâmpadas, que somem 200w. Aí pode ligar à  vontade.

P.S. Mostre direito como você fez as ligações do primeiro par de capacitores da fonte.


P.S.2 Agora já tive a certeza que se você ligar o amplificador do jeito que está, a lâmpada em série vá ficar acesa direto!

PARE TUDO!


 Undecided
« Última modificação: 19 de Agosto de 2019, as 14:09:45 por Matec » Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #65 : 19 de Agosto de 2019, as 07:21:22 »

Tudo parado. Vou conferir e enviar fotos. Huh?






Qualquer outra foto necessária só avisar.

-----


-----


« Última modificação: 19 de Agosto de 2019, as 11:04:16 por Paulorpcf » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #66 : 19 de Agosto de 2019, as 14:04:15 »

Parece que foi um alarme falso, pois eu não conseguia visualizar. Mesmo assim vou perguntar para não  ter dúvidas;
O CT do secundário de alta tensão  está preso à uma ponte de terminais?
As primeiras fotos que vi faziam parecer que aquilo estaria tudo aterrado, o que estaria bem errado.
Com a ponte, isolando esse ponto do chassis, tudo bem.
 Legal!
Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #67 : 25 de Agosto de 2019, as 17:57:52 »

Liguei o amplificador sem válvulas com a lâmpada 65W (só consegui ela) em série quase apagada,
312 V + 312V no transformador, ponte 612V no positivo da ponte retificadora.
Posso deixar soldado um resistor de uns 100k ou mais aterrando os capacitores? Meu plexi está assim para garantir a drenagem dos capacitores.

Coloquei as válvulas e elas não acenderam e a lampada ficou forte...... pelo visto tenho algum curto.
Conferindo a tensão nos aquecedores das válvulas deu 0. Sad
Parecendo que o transformador de power não está mandando os 6,3V dos filamentos.
Medi -78V no bias.

O transformador de power é o willkason 6108, de saída é o willkason 4737, alguém tem os dados deles? Não achei na internet.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2019, as 18:16:41 por Paulorpcf » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #68 : 25 de Agosto de 2019, as 18:44:31 »

Com uma lâmpada de 65w em série não  dá  pra ter grande eficiência em qualquer medição.

Você testou a tensão dos filamentos sem as válvulas?
Em todo caso, revise essa fiação dos filamentos. Entre todas, é  a que menos teria chance de falha no transformador.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #69 : 25 de Agosto de 2019, as 18:55:53 »

O transformador de power é o willkason 6108, de saída é o willkason 4737, alguém tem os dados deles? Não achei na internet.

O 6108 não tem no catálogo, o 4737 tem:




Se fizer citação desta mensagem, retire a imagem da citação.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #70 : 25 de Agosto de 2019, as 19:15:56 »

Medi novamente a tensão nos aquecedores das válvulas e agora deu 2,7V + 2,7V.
Fiz a medição sem as válvulas.
Não achei nenhum curto ainda, mas com as válvulas a lampada ficou forte denunciando algum curto.
Não deu cheiro de queimado, não fritou nada.

Vou dar uma conferida e fazer a medição sem a lampada.

-----
Agora sem lampada em série:
Aquecedores 3,0+3,0V
HT 344V+344V
Bias 87V

Instalei um resistor de sangria 260K 3 W (bleed resistor) nos capacitores da fonte ht , para evitar que eu pife em caso de descuido.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2019, as 20:25:49 por Paulorpcf » Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #71 : 28 de Agosto de 2019, as 21:09:11 »

Conferi tudo novamente e liguei o amplificador com apenas duas válvulas de potência, nada de fumaça, fogo ou explosão!!!!
Válvulas todas acesas Legal!
O que de ruim aconteceu?
Um zumbido no falante....  Roll Eyes
Mas era de se esperar.
Vou trocar os potenciômetros e o capacitor de 50+50uf, o problema é achá-los em BH pois aqui raramente temos a disposição marcas boas de componentes.

-----
Troquei um potenciômetro de volume e o de agudos, a zoeira sumiu 98%, o potenciômetro de médios está barulhento e causando estalos.
Amanhã tentarei comprar um potenciômetro de 25K linear e substituí-lo.
Funcionou e deu som, mas com falante de guitarra liguei no volume 0,2.
Tenho de trocar todos os Jacks pois estão oxidados e certamente vão causar problemas, vou colocar uma saída speakon.

-----
Mais uma questão que vai precisar de ajustes.

Quando ligo o amplificador parece haver um pulso de energia e depois estabiliza.
O aquecimento das válvulas fica forte e logo após caem e fica normal. O que pode estar acontecendo?
« Última modificação: 28 de Agosto de 2019, as 22:52:07 por Paulorpcf » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #72 : 29 de Agosto de 2019, as 07:50:54 »

Citar
Conferi tudo novamente e liguei o amplificador com apenas duas válvulas de potência, nada de fumaça, fogo ou explosão!!!!
Válvulas todas acesas Legal!
O que de ruim aconteceu?
Um zumbido no falante....  Roll Eyes
Mas era de se esperar.
Vou trocar os potenciômetros e o capacitor de 50+50uf, o problema é achá-los em BH pois aqui raramente temos a disposição marcas boas de componentes.

Se todos os componentes estiverem bons, é o que se pode esperar.

Esses ruídos, tem que pesquisar, pode não ser nada, mas pode ser oscilação (preocupante).

2 capacitores de 47uF não são difíceis de achar.

Citar
Mais uma questão que vai precisar de ajustes.

Quando ligo o amplificador parece haver um pulso de energia e depois estabiliza.
O aquecimento das válvulas fica forte e logo após caem e fica normal. O que pode estar acontecendo?

Nada errado nisso. Capacitores carregando consomem bastante corrente. Filamentos frios também. Isso é inevitável.

Na hora que você for regular o Bias, você pode medir as correntes das válvulas através dos resistores de 47ohms dos catodos. Para 6550 trabalhando em 70% com esse valor de HT que você mediu (688v), A corrente de placa seria de 42mA. A corrente de cátodo, um pouco maior, seria de 46mA sobre os resistores de 47ohms. O que dá um valor de 2,18v sobre cada resistor. Feito esse juste, tudo "deve" funcionar direito. (É claro que com as válvulas, o HT deve cair, então é refazer o cálculo para manter os 70% de dissipação.)

 Legal!

Registrado
Paulorpcf
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 148

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 8


« Responder #73 : 30 de Agosto de 2019, as 22:50:42 »

Faxina faz mal pra amplificador valvulado.
Até ontem o amplificador funcionava mas estava barulhento.
Hoje cheguei em casa as 18 e descobri que a faxineira havia usado meu amplificador como gaveta para um ponte de coisa que estava encima na caixa de som. Fios, alicate, cabo.....
Nada demais.
Tirei tudo e liguei o bicho e parecia ter um trator dentro dele!!!!
Como era a primeira vez que ligava o dito com as 4 válvulas de power, resolvi usar um par de válvulas 6550 novas.
Deu um pipoco na chave te standby!!!!!
Tomara que não tenha queimado nada.
O Fim de semana vai ser de conferência de ligação, ver se não caiu nada abaixo das placas.....
Vou trocar os soquetes das válvulas mas em BH acho que não acharei nada que presta.
Será que no Brasil acho?Huh??
Os que comprei anteriormente na multicomercial parecem bem frágeis, uma chapinha fininha....
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #74 : 31 de Agosto de 2019, as 00:14:46 »

Citar
Como era a primeira vez que ligava o dito com as 4 válvulas de power, resolvi usar um par de válvulas 6550 novas.
Como assim?? você colocou duas 6550 novas junto com duas 6L6 velhas?? ficou maluco??
Esse pipoco na chave standby pode ter sido um dos enrolamentos do primário do transformador de saída (que já é velho) indo pro túmulo.
E você ligou sem a lâmpada série? Se sim então estava pedindo pra ter problemas!!
Registrado
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 14   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal