Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 11:29:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Atenuadores deterioram o valvulado?  (Lida 8546 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #15 : 01 de Setembro de 2019, as 07:19:16 »

Um amplificador com uma 12AT7 no estágio de potência não seria interessante nesse caso?

Sim é !
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #16 : 03 de Setembro de 2019, as 20:51:48 »

Eu uso um atenuador de potência que eu mesmo construí em 2010 formado por 3 resistores de 100W, sendo um fixo e dois com taps. No ano passado, substituí um dos resistores com taps por um potenciômetro de fio de 100W, mas, o som não alterou muita coisa, entre o limiar do que presta e do que começa a deteriorar o som da guitarra.
É óbvio que a carcaça do atenuador esquenta, mas, longe de queimar a mão.
E, passados 9 anos de uso, as 6L6 de saída continuam íntegras e com som normal.
Dizem que as válvulas de pré podem durar até 10.000 horas, mas, acho isso exagerado.

O fato é que tirando o atenuador Ultimate que pega uma amostra do som e faz uma re-amplificação solid state, ou seja, já não é o som original do valvulado, os outros utilizam resistores de fio, bobinas e até alto falantes sem cone, como os Weber, mas, o fato é que todos eles apenas reduzem o nível de volume a um nível aceitável para o amplificador valvulado soar bem.
Isso porque nenhum valvulado soa bem com o knob de volume abaixo do 3 e o atenuador de potência torna isso possível, sem um volume de som exagerado.

E quanto ao chamado "bed room level" é uma balela, porque pra ficar tocável em baixo volume num quarto, o som do amplificador e, consequentemente, da guitarra fica bem deteriorado.


Você notou diferença utilizando o atenuador? Estou pensando em montar um para mim. Pelo que pesquisei, a função dele é permitir que as válvulas de potência saturem mais, reduzindo o nível de som que chega aos falantes, mas vendo alguns exemplos no YouTube não percebi muita diferença.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #17 : 04 de Setembro de 2019, as 16:15:25 »

Citar
Você notou diferença utilizando o atenuador? Estou pensando em montar um para mim. Pelo que pesquisei, a função dele é permitir que as válvulas de potência saturem mais, reduzindo o nível de som que chega aos falantes, mas vendo alguns exemplos no YouTube não percebi muita diferença.
Uma diferença bem relevante. Sem o atenuador, o som do valvulado, em baixo volume, fica ruim, com pouca definição, mesmo no canal clean.
Por isso, eu não dispenso o uso.
Registrado
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #18 : 04 de Setembro de 2019, as 18:58:15 »

Eu percebi isso mesmo. Tanto que fiz diversas modificações no pré do JCM 800 até conseguir um som mais legal em volume baixo. Mas ainda assim ele fica melhor com o master mais alto. Pesquisando na internet me deparei com o preço assustador dos atenuadores. Estou cogitando agora fazer essa modificação. Se a diferença no som for proporcional ao preço dos atenuadores, sem dúvida ficará melhor. Você teria algum esquema para sugerir?
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #19 : 06 de Setembro de 2019, as 21:10:40 »

Eu construí o meu baseado no esquema abaixo, mas, com várias modificações:
Registrado
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #20 : 11 de Setembro de 2019, as 11:54:14 »

E esses valores de resistores? Onde é possível adquirir sem ter que fazer associações?
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #21 : 12 de Setembro de 2019, as 22:03:49 »

Citar
E esses valores de resistores? Onde é possível adquirir sem ter que fazer associações?
Tem que fazer ou por encomenda aqui no Brasil (resistores fixos e ajustáveis de 100W para um valvulado de 100W ou de 50W para um valvulado de 50W) os quais saem bem caros.

Atualmente, se encontrar nos valores, você pode comprar os resistores de fio com dissipador no ML, que saem bem mais baratos, tipo metade do preço dos resistores de fio sob encomenda, ou então comprar no Aliexpress (se encontrar nos valores) que saem mais baratos ainda que no ML.

Na época em que montei o meu (2010) eu mandei fazer sob encomenda e paguei R$90,00 no resistor fixo e R$100,00 nos ajustáveis. O potenciômetro de fio eu não encomendei porque custava na época cerca de R$350,00 e, por isso, no lugar dele eu utilizei um terceiro resistor de fio ajustável de 150 ohms e 100W.

Quanto a chave seletora, como não encontrei por aqui uma que aguentasse toda a dissipação, no lugar dela eu usei múltiplos jacks P10 ligados nos taps do terceiro resistor de fio que fazia a função da chave.

Até que, este ano eu encontrei e comprei um potenciômetro de fio de 100 ohms e 100W no Aliexpress (R$100,00) e o coloquei no lugar do terceiro resistor ajustável de fio, o que me permitiu desativar vários jacks P10 que não eram mais necessários.
Com isso, o atenuador que já era bom, ficou ainda melhor, porque agora eu posso variar linearmente o potenciômetro de fio até o ponto em que o som com a atenuação ainda fica audível sem degradação na qualidade.

« Última modificação: 14 de Setembro de 2019, as 16:51:52 por Ramsay » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #22 : 13 de Setembro de 2019, as 08:10:09 »

Pode  comprar e fazer com resistores de fio ajustável:

https://www.opoen.com.br/home/produto/codigo:27472/resistor-20r-aj100-fio-100w-ajustavel-10

R$28,60



Em diversos valores de resistência.  Existe um anel ajustável preso por parafuso, que pode ser movido ao longo da resistência de fio. Com o multímetro se acha o ponto da resistência desejada e se aperta o parafuso para fixar o anel que tem um dos terminais.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #23 : 13 de Setembro de 2019, as 08:34:38 »

De fato, essa é uma excelente opção para se usar nos atenuadores. Ficar utilizando associação de resistores, além de sair mais caro, utiliza mais espaço no circuito. Em um resistor variável de 20R, a variação é possivel para valores abaixo de 20R?
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #24 : 13 de Setembro de 2019, as 09:33:24 »

De fato, essa é uma excelente opção para se usar nos atenuadores. Ficar utilizando associação de resistores, além de sair mais caro, utiliza mais espaço no circuito. Em um resistor variável de 20R, a variação é possivel para valores abaixo de 20R?
Certamente. 20R é o valor de ponta a ponta, comprimento menor terá resistência menor.

É uma ideia até interessante, padronizar saídas atenuadas em amplificadores, assim um único amp resolve para praticar e para tocar em apresentações.

-----
A propósito, testei a secção de potência do ampzinho fender greta (com as duas metades da 12at7 em paralelo, usando um pre transistorizado mesmo, na minha caixa que tem o Celestion Seventy 80 até soou razoavelmente alto, não o suficiente para incomodar vizinhos, mas o suficiente para praticar.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2019, as 09:37:31 por darkislanio » Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #25 : 13 de Setembro de 2019, as 09:38:44 »

Em um resistor variável de 20R, a variação é possivel para valores abaixo de 20R?

Você quis dizer "ajustável" ao invés de "variável".  Um resistor de fio variável é chamado de reostato e funciona como se fosse um potenciômetro de potência, com um cursor giratório (ou mesmo linear) ao longo do fio de nicromo e são realmente caros (quem tem mais idade vai lembrar do autorama, cujo controle de velocidade nada mais era do que um reostato).  Já o resistor de fio ajustável você acerta o valor desejado e fixa o anel com parafuso.
Nesses resistores ajustáveis da foto há uma "janela" expondo o fio de nicromo, desde o começo até o fim, logo é possível sim se obter qualquer valor intermediário entre 0 e o valor máximo dele.
No esquema do atenuador postado pelo Ramsay, há um resistor ajustável com várias tomadas (o R2 de 25 ohms). No caso, haveria duas formas de fazer. Uma seria comprar vários resistores ajustáveis, fixar o valor entre cada tomada e ligá-los em série. A outra alternativa seria ter só um resistor de 25 ohms (um de 100W vai ser comprido mesmo) e pegar os anéis com parafuso (são como abraçadeiras) de outros resistores e colocar todos no de 25 ohms.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #26 : 13 de Setembro de 2019, as 10:52:38 »

Aí é provável que seja necessário um resistor ajustável de valor um pouco maior, visto que a braçadeira acaba tocando em mais de uma "espira" ao mesmo tempo, reduzindo a resistência total .
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #27 : 13 de Setembro de 2019, as 11:37:05 »

Na verdade há uma protuberância no anel, que é o único ponto de contato com o fio de nicromo. Veja na foto de um resistor (220 ohms 75W) que tenho aqui com o ponto de contato indicado pela seta vermelha.



Um detalhe: se o valor da resistência total do resistor ajustável for alto, o fio fica mais fino e delicado e pode se romper facilmente. Por isso ele ser apenas ajustável e não muito variável. Achou o ponto para fixar o anel e apertado o parafuso, não se mexe mais, porque a protuberância amassa o fio e pode abrir o fio se ficar fazendo muita mudança.  Nos resistores de valor mais baixo, a bitola do fio é mais grossa e mais resistente.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
RenanT
Visitante
« Responder #28 : 13 de Setembro de 2019, as 21:22:57 »

A respeito da vida útil das válvulas de saída...

Um fator determinante pra vida útil da válvula é o quão "forte" ela trabalha. No caso de grandes bandas em turnê, se o setup é feito à moda antiga, é esperado que o amplificador trabalhe sempre no limite, logo, a válvula dura menos. Hoje muitas vezes se opta por microfonar o amplificador, e isso pode ajudar a aumentar a vida útil das válvulas.

Outro ponto importante é que o fato de uma válvula pode estar "gasta" no ponto de vista de uma banda em turnê, onde a equipe técnica deve tentar manter tudo funcionando conforme planejado e a válvula está fora das especificações, mas é importante frisar que muitas vezes ela está longe de dar um timbre ruim, e mais longe ainda de não funcionar. As vezes o amplificador só não está mais dando o timbre esperado com as regulagens que os caras fazem sempre, daí ao invés de mudar as regulagens (que pode acabar tendo que mudar mais coisas no setup), às vezes é mais negócio substituir o componente. Pense que uma válvula pra nós custa vários reais, para eles são alguns dólares.

Isto está longe da realidade de nós, meros mortais tocadores de guitarra. Se o timbre não agradou, mexe nos knobs até ficar bom, se não fica bom nunca, aí sim pressupõe-se que pode haver alguma coisa com problema, e às vezes nem é a válvula.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #29 : 14 de Setembro de 2019, as 12:19:58 »

...Se o timbre não agradou, mexe nos knobs até ficar bom, se não fica bom nunca, aí sim pressupõe-se que pode haver alguma coisa com problema, e às vezes nem é a válvula.

Afirmo que muita das vezes é aquela pecinha que fica entre a guitarra e a correia !  Cheesy  Toma na Cabeça
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.075 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal