Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 14:35:45


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Atenuadores deterioram o valvulado?  (Lida 8531 vezes)
V.O.A.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 14



« : 01 de Agosto de 2019, as 23:03:11 »

Aqui no forum vi alguns membros dizendo que atenuadores forçam o valvulado, que se pudesse evitar, melhor. Qual seria a teoria por trás disso?
Registrado

____________________________
V.O.A. - Vinícius Ossanes Aquino
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 01 de Agosto de 2019, as 23:08:54 »

Aqui no forum vi alguns membros dizendo que atenuadores forçam o valvulado, que se pudesse evitar, melhor. Qual seria a teoria por trás disso?

Coloque o link do tópico onde você leu isso.
 Smiley
Registrado
V.O.A.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 14



« Responder #2 : 02 de Agosto de 2019, as 00:24:14 »

Posso ter interpretado mal, mas aí está:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=10378.0

Tcholopi
Conselho de amigo.. monte outro de menor potência. Não é legal ficar desperdiçando potencia em forma de calor assim e estressando os componentes a troco de nada.
Ou seja, se for apelar para atenuação, não vai ser pouca. E concordo que isso não faz muito bem para o amplificador.
Registrado

____________________________
V.O.A. - Vinícius Ossanes Aquino
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #3 : 02 de Agosto de 2019, as 00:32:13 »

Posso ter interpretado mal, mas aí está:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=10378.0

Tcholopi
Conselho de amigo.. monte outro de menor potência. Não é legal ficar desperdiçando potencia em forma de calor assim e estressando os componentes a troco de nada.

A única desvantagem que eu enxergo é o custo de energia elétrica, pois na prática não vai estragar o amplificador, apenas vai "desperdiçar" parte da energia por efeito Joule.
Registrado
V.O.A.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 14



« Responder #4 : 02 de Agosto de 2019, as 00:52:28 »

Também penso dessa forma...mas como o falante é uma carga dinâmica (que varia a impedância de acordo com a frequência) e não tenho experiência com valvulados, não sei se é tão simples assim.
Registrado

____________________________
V.O.A. - Vinícius Ossanes Aquino
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #5 : 02 de Agosto de 2019, as 07:50:59 »

Parece que naquela discussão não houve uma afirmação clara que haveria algum dano ao amplificador valvulado quando ligado à um atenuador.
Realmente, quando bem calculado, o atenuador não  vai causar nenhum dano ao equipamento.

Em termos práticos, além da diminuição da potência haverá uma pequena diferença no som que você escuta no falante, devido a introdução dos componentes do atenuador. Isso sim é  provado.
Para todos os efeitos o atenuador não  estraga o valvulado.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #6 : 02 de Agosto de 2019, as 11:51:15 »

O que eu li a respeito é que um atenuador em si não força o amplificador. A potência fornecida pelas válvulas/transformador será a mesma, entretanto o atenuador dissipará muita energia na forma de calor (lembrando que a dissipação de energia na forma de calor já não é pequena em qualquer valvulado). Isso resultará em um amplificador de (por exemplo) 100W fornecendo apenas 10W ao falante mas ainda consumindo 100W da rede elétrica. Há também uma alteração no timbre.

O que já li que pode danificar é o uso de variac ou outros modos para diminuir/aumentar a tensão geral de trabalho do amplificador. Além de mexer na alta tensão (que pode acabar ficando acima da tensão de trabalho das válvulas), esse método também altera a tensão fornecida aos filamentos.
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #7 : 02 de Agosto de 2019, as 12:10:00 »

...Isso resultará em um amplificador de (por exemplo) 100W fornecendo apenas 10W ao falante mas ainda consumindo 100W da rede elétrica. Há também uma alteração no timbre.

A eficiência de um amplificador valvulado é baixa (talvez 40%, depende da classe de operação e do projeto), jamais ele vai consumir 100W da rede elétrica e fornecer os 100W de som, se a eficiência for 40%, ele vai lhe fornecer por exemplo 40W, e se usar um atenuador no final para baixar para 5W, você estará consumindo 100W da rede elétrica para gerar apenas 5W de som (5% de eficiência)? Isso é um tremendo desperdício de energia em forma de calor, é por isso que a maioria manda comprar outro amplificador de menor potência
« Última modificação: 02 de Agosto de 2019, as 12:16:18 por emanuelneto » Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #8 : 02 de Agosto de 2019, as 12:17:52 »

Um amplificador com uma 12AT7 no estágio de potência não seria interessante nesse caso?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #9 : 02 de Agosto de 2019, as 12:46:04 »

Talvez sim, talvez não. Deve-se levar em consideração as diferenças de timbres entre válvulas diferentes, a diferença de timbres entre os arranjos single ended e push pull e também a usabilidade do amplificador. Um amplificador de 100W, embora desperdice muita energia quando usado com atenuador, pode ser usado em shows de médio/grande porte. Já um de 5W economiza energia quando usado para baixas potências, mas precisa ser microfonado para shows de porte maior. E, se o baterista tiver mão pesada, o de 5W não dá conta de ser usado como retorno para o guitarrista.

Mas, caso o amplificador seja voltado somente para estudos/gravações, é mais interessante sim procurar outras válvulas de menor potência.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #10 : 02 de Agosto de 2019, as 12:56:12 »

Um amplificador com uma 12AT7 no estágio de potência não seria interessante nesse caso?

Com 12at7 não é  comum, mas com 12au7 tem uns ótimos ! Roll Eyes


 Cheesy
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #11 : 02 de Agosto de 2019, as 12:58:23 »

Concordo com tudo o que você disse. Para quem já possui um valvulado maior, é interessante construir um menor, para uso em casa mesmo, para estudar, sem desperdiçar energia. Até mesmo porque no caso de usar um atenuador, o timbre também será diferente.
Tenho um 5E3 (que fiz com o kit do Eduardo que comprei há uns anos atrás) que é muito bom, mas alto para tocar em casa à noite. Já estou pensando em fazer algo com umas válvulas que tenho aqui, mas com baixa potência, justamente para estudar.

-----
Com 12at7 não é  comum, mas com 12au7 tem uns ótimos ! Roll Eyes


 Cheesy

Falei 12at7 porque, pesquisando um tempo atrás encontrei um esquema que usava uma 12at7. Cheguei a testar, usando dois transformadores invertidos para a alimentação, e um transformador de linha modificado para a saída, isso em um falante de 5" que reaproveite de um micro system. Não ficou uma maravilha (dadas as circunstâncias) mas funcionou. Ainda devo ter esse esquema em meu computador, posso postar aqui quando chegar em casa.

-----
Me sobrou um tempinho, fiz uma busca rápida e encontrei esse outro ampzinho aqui:
 

Com críticas pra lá de variadas (uns chamam de "máquina de peidos", outros dizem que em um falante externo soa fantástico), ele usa uma 12ax7 no pré, e uma 12at7 no power. Achei também o esquema (presente neste link https://www.tdpri.com/threads/inside-the-fender-greta-thread-ii.898914/):



Como tenho alguns componentes, vou tentar achar o transformador de saída, e tentar construir um protótipo, pelo menos do power, e usar um pré que eu já tenha em mãos.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2019, as 13:34:41 por darkislanio » Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #12 : 02 de Agosto de 2019, as 13:41:29 »

Tem uma coisa chata nas válvulas, elas realmente acabam. Já vi entrevistas de "roadies" famosos dizendo que trocam de válvulas de potência a cada 300 horas de uso. Os poucos manuais de amplificadores que tocam no assunto, estimam a vida útil por volta das 500 horas. Traduzindo, válvulas de potência e velas tem suas similaridades.

Na questão sobre atenuadores deteriorar válvulas, acredito que a maioria deles a carga é muito mais resistiva quando comparada as cargas de alto-falantes (que acredito ser mais indutiva). Resta saber qual das duas configurações afetam mais a potência dissipada nas válvulas (que irão influenciar na vida útil das válvulas). Lembre que a potência dissipada na válvula não é a mesma coisa que a potencia dissipada na carga. Acho que a carga mais resistiva possa fazer com que a a potência dissipada na válvula seja maior, devido a pouca defasagem entre corrente e tensão. Mas acho mais prudente fazer algumas simulações e calcular.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
V.O.A.
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 145

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 14



« Responder #13 : 02 de Agosto de 2019, as 17:14:48 »

Citar
Já vi entrevistas de "roadies" famosos dizendo que trocam de válvulas de potência a cada 300 horas de uso. Os poucos manuais de amplificadores que tocam no assunto, estimam a vida útil por volta das 500 horas.
Interessante! Quer dizer que, numa média de 400 horas de duração, tocando duas horas por dia, as válvulas deveriam ser trocadas em apenas 200 dias   Embarrassed
Esticando aos 500, 250 dias. Coitada da minha conta bancária! _
Registrado

____________________________
V.O.A. - Vinícius Ossanes Aquino
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #14 : 02 de Agosto de 2019, as 21:37:44 »

Eu uso um atenuador de potência que eu mesmo construí em 2010 formado por 3 resistores de 100W, sendo um fixo e dois com taps. No ano passado, substituí um dos resistores com taps por um potenciômetro de fio de 100W, mas, o som não alterou muita coisa, entre o limiar do que presta e do que começa a deteriorar o som da guitarra.
É óbvio que a carcaça do atenuador esquenta, mas, longe de queimar a mão.
E, passados 9 anos de uso, as 6L6 de saída continuam íntegras e com som normal.
Dizem que as válvulas de pré podem durar até 10.000 horas, mas, acho isso exagerado.

O fato é que tirando o atenuador Ultimate que pega uma amostra do som e faz uma re-amplificação solid state, ou seja, já não é o som original do valvulado, os outros utilizam resistores de fio, bobinas e até alto falantes sem cone, como os Weber, mas, o fato é que todos eles apenas reduzem o nível de volume a um nível aceitável para o amplificador valvulado soar bem.
Isso porque nenhum valvulado soa bem com o knob de volume abaixo do 3 e o atenuador de potência torna isso possível, sem um volume de som exagerado.

E quanto ao chamado "bed room level" é uma balela, porque pra ficar tocável em baixo volume num quarto, o som do amplificador e, consequentemente, da guitarra fica bem deteriorado.
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal