Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 17:01:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto caixa acústica  (Lida 18709 vezes)
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« : 04 de Outubro de 2019, as 15:16:09 »

Olá senhores. Estou com o projeto de montar uma caixa acústica para o amplificador hi-fi que vem sendo discutido aqui no fórum. Pesquisei diversos modelos prontos mas os que tinham melhor qualidade tinham o valor acima do que pretendo gastar. Analisando o preço dos componentes separadamente, resolvi que compensa mais montar a caixa – apesar do trabalho – do que comprar uma pronta. Pesquisando sobre o assunto, não encontrei muita informação com relação a qualidade de componentes nem marcas que fornecem bons falantes para o projeto, e os que encontrei não tem no Brasil. As revistas com projetos da Novik e Selenium postadas pelo Alexandre me deram um norte de como funciona o projeto de uma caixa acústica, porém não se encontra mais os componentes sugeridos. Resta então pedir o auxílio dos senhores. Toda sugestão será bem vinda, desde o tipo da madeira a se usar até os alto falantes. O objetivo é compartilhar experiências para que o projeto fique no mínimo aceitável. Pretendo pedir para fazerem a caixa, ficando por minha conta apenas a parte eletrônica. Grato a quem puder ajudar.
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #1 : 04 de Outubro de 2019, as 15:48:14 »

Ola amigo, procure no mercado livre por "tweeter etm" e "mid range etm".
Dizem ser uma empresa que comprou parte do maquinario da novik. Eles tem alguns woofer também.
Não sei se é hifi, mas é o mais próximo de um vintage, e tu pode usar os projetos da novik, selenium e até gradiente.
Use bons divisores de frequencia, minimo 12db/oit, os bons divisores MUDAM a caixa, além de protejerem os mids e tweeters
« Última modificação: 04 de Outubro de 2019, as 15:49:49 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 04 de Outubro de 2019, as 18:41:15 »

Analisando o preço dos componentes separadamente, resolvi que compensa mais montar a caixa – apesar do trabalho – do que comprar uma pronta.

Eu não entendi, se você não sabe quais componentes vai usar e pede sugestão para eles, como que chegou a um preço ?  E quanto foi esse valor ?  Quanto achou de preço para as caixas acústicas prontas ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #3 : 04 de Outubro de 2019, as 20:31:35 »

Encontrei em média 1000 reais para caixa de duas vias com midbass e tweeter. O negócio é que não sei se os componentes são bons. O objetivo aqui é ouvir sugestões de quem já montou uma para saber quais componentes utilizar.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #4 : 04 de Outubro de 2019, as 20:51:19 »

Se você nunca mexeu com madeira, montar uma caixa é algo complicado, ainda mais para hi-fi que exige medidas exatas.
Acho que é muito mais jogo comprar caixa(s) pronta(s) ou então mandar fazer por encomenda.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 04 de Outubro de 2019, as 21:16:37 »

http://bsaaudio.com.br/produtos/ceiling-in-wall/alto-falante-ceiling-in-wall-rt5/

Talvez a BSA (da Bravox) tenha algo pra aproveitar e embutir numa caixa.  Não tenho ideia da faixa de preço.

Pra comprar caixa acústica pronta tem de fazer test drive. Ou em loja ou na casa de alguém  ou em feira-exposição. Não dá pra comprar pela internet no escuro sem nunca ter ouvido.  E de preferência o test drive com música que você vai ouvir ou conhece.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2019, as 21:21:03 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #6 : 05 de Outubro de 2019, as 16:29:45 »

Normalmente, no site dos fabricantes de falantes, já tem projetos calculados para cada modelo. Isso é interessate pois cada falante tem um projeto próprio para ser utilizado.  Esse negócio de fazer uma caixa pra JBL e colocar falante Dalvox nelas, nunca dá certo.

 Batendo Cabeça
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #7 : 05 de Outubro de 2019, as 21:02:47 »

O a.sim tinha postado uns links com projetos de caixa, acho que no tópico do HI-FI mesmo.

-----
Tinha mesmo (projetos de caixas acústicas utilizando alto-falantes Selenium e Novik): http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=11214.msg189117#msg189117
« Última modificação: 05 de Outubro de 2019, as 21:04:26 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #8 : 05 de Outubro de 2019, as 23:40:24 »

Nesse site, tem muita informação http://audiokit.com.br/.
E o Renato participa, ou participava, de alguns fóruns.
Também ele vende algumas partes de projetos dele, como cross overs ou madeira já cortada para alguns projetos dele.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #9 : 06 de Outubro de 2019, as 11:57:18 »

Se você nunca mexeu com madeira, montar uma caixa é algo complicado, ainda mais para hi-fi que exige medidas exatas.
Acho que é muito mais jogo comprar caixa(s) pronta(s) ou então mandar fazer por encomenda.

Eu lamento quebrar mais um paradigma, mas as medidas de uma caixa acústica não precisam ser assim tão exatas. Basta usar um programa muito bom e free da internet ( WinISD ) e fazer alguns testes. Conclui-se que, sim, existe um volume ótimo para cada resposta que se procura obter ( volumes sempre imensos quando o alto-falante é de suspensão mole e rendimento alto ), mas que diversas respostas também satisfatórias podem ser obtidas utilizando-se volumes significativamente menores do que o ótimo.

Há, sim, a necessidade de se cortar o duto das bass-reflex com alguma exatidão no comprimento, mas isso pode ser feito na finalização da caixa acústica e a dimensão do duto pode ser ajustada por tentativas, usando-se um gerador de áudio e voltímetro, até que a ressonância ocorra na frequência estipulada no projeto.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2019, as 12:04:22 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #10 : 07 de Outubro de 2019, as 08:39:22 »

No site citado pelo amigo Gfassuncao, encontrei o projeto da caixa acústica que é vendido à parte por um preço acessível. Agora falta o divisor de frequências, que pretendo fazer, e os falantes.
« Última modificação: 07 de Outubro de 2019, as 08:42:02 por tcholopi » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 07 de Outubro de 2019, as 09:46:55 »

Se você descobrir as frequências de corte para os filtros, aqui tem uma tabela para montar os divisores de frequência:



Agora eu vi que um dos fabricantes (NAR Audio) de falantes com cone de kevlar amarelo, já vende o kit de falantes+crossover  (no ML na faixa dos 700 reais).

https://www.naraudio.com.br/copia-600-cs-2-1
« Última modificação: 07 de Outubro de 2019, as 10:12:33 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #12 : 07 de Outubro de 2019, as 10:50:45 »

Oi Xformer. Estava lendo alguns artigos na internet e encontrei essa calculadora de divisor de frequência. Segue o link para quem tiver interesse: https://www.diyaudioandvideo.com/Calculator/SpeakerCrossover/. Estou analisando se vale a pena construir o divisor de frequência ou comprar o kit. No caso de eu mesmo montar, teria alguma consideração a fazer quanto à ordem do circuito (1ª, 2ª ou 3ª ordem)? Uma dúvida que estou tendo é sobre a impedância dos falantes. Nesse projeto, o Tweeter tem 4 Ohms e o Midbass também. Imagino que a ligação dos dois seja feita em paralelo. Então o transformador de saída do amplificador deve ser projetado para 2 Ohms? Grato
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #13 : 07 de Outubro de 2019, as 12:20:51 »

Se você for montar o crossover, eu acho que a melhor relação de benefício (atenuação) e complexidade de construção é o de segunda ordem (capacitor e indutor) embora tenha o problema de inversão de fase na frequência de corte.

O tweeter e o midbass ou woofer de 4 ohms não resultarão em uma impedância de 2 ohms, porque tem que levar em conta as impedâncias inerentes  dos componentes do crossover. Cada falante só vai funcionar na faixa de frequências que os filtros do crossover deixarem passar para cada um deles. Ou seja, embora o tweeter tenha 4 ohms, como tem o capacitor em série com ele, o capacitor vai bloquear as baixas frequências (graves) com uma impedância muito alta (ao mesmo tempo, se houver o indutor em paralelo com o tweeter, os graves são desviados e não passam pelo tweeter, o que o queimaria). O mesmo caso vai acontecer com o woofer em relação aos sinais agudos, o indutor em série vai bloquear os sinais de alta frequência acima da frequência de corte. Então os componentes do crossover são calculados para resultar em uma impedância média desejada ao longo da faixa de frequências.  

Mais informação:
https://sound-au.com/lr-passive.htm
« Última modificação: 07 de Outubro de 2019, as 12:40:04 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #14 : 07 de Outubro de 2019, as 20:10:55 »

Então para um circuito com um Tweeter de 4 ohms e um Midbass de 4 ohms, utilizando o crossover, o transformador de saída do amplificador deve ser dimensionado para 4 ohms?
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal