Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 11:01:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto caixa acústica  (Lida 18705 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #15 : 07 de Outubro de 2019, as 21:00:38 »

Então para um circuito com um Tweeter de 4 ohms e um Midbass de 4 ohms, utilizando o crossover, o transformador de saída do amplificador deve ser dimensionado para 4 ohms?

Nesse caso sim, desde que bem calculado. Na verdade, o crossover vai inserir uma pequena perda de potência e talvez aumentar um pouco a impedância do conjunto.

Uma forma de enxergar o que acontece é imaginar que os filtros funcionam como um tipo de chave automática selecionando qual dos falantes vai funcionar para cada frequência, de forma que o amplificador só veja um dos falantes ligado (portanto sempre com a impedância certa) conforme a frequência. Mas essa chave perfeita não existe e mesmo com o crossover, os dois falantes estarão ativos ao mesmo tempo porque os sinais musicais são complexos e compostos por diversas frequências ao mesmo tempo, mas com as faixas de frequências separadas e enviadas a cada um dos falantes (na maior parte, exceto uma faixa na transição do corte, que vai para ambos, mas atenuados e que somados devem retornar o nível original).
« Última modificação: 07 de Outubro de 2019, as 21:06:18 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #16 : 08 de Outubro de 2019, as 07:19:50 »

Eu li o artigo que você sugeriu, mas com sua explicação ficou mais fácil entender. Muito obrigado. Uma ultima dúvida: quanto maior a sensibilidade de um alto falante, mais sensível ele será, e consequentemente maior a qualidade do som? Ou isso não tem nada a ver com a qualidade do som, apenas com a potência que será entregue pelo alto falante? Levando em consideração o projeto do amplificador de cerca de 5w, quais parâmetros seriam cruciais?
« Última modificação: 08 de Outubro de 2019, as 10:07:53 por tcholopi » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #17 : 08 de Outubro de 2019, as 09:51:28 »

A sensibilidade do alto-falante não tem a ver com a qualidade do som, mas com a sua intensidade (pressão sonora).  Quando se usa amplificadores de pouca potência, é interessante usar caixas ou falantes mais sensíveis, já que eles terão maior eficiência em transformar potência elétrica em pressão sonora.

Um falante com sensibilidade de 90dB/W/m significa que ele vai gerar uma pressão sonora de 90dBspl a uma distância de 1 m sendo alimentado com 1 W de potência fornecida pelo amplificador.  Cada vez que você dobra a distância, a pressão sonora cai 6dBspl.  Cada vez que você dobra a potência, a pressão sonora aumenta em 3dBspl.

A pressão sonora medida em dBspl (spl = sound pressure level) é aquela medida com os decibelímetros e usada para determinar o nível dos ruídos ou sons.  O dBspl (decibel spl) é referenciado a uma pressão sonora de 20uPa (micro pascal) que é igual a 0 dBspl.  Um falante de 90dB/W/m a 1 m de distância alimentado com 1W pode gerar uma pressão sonora de 90dBspl = 0,632Pa.

A sensibilidade também depende da frequência e a resposta do falante é plotada com ela:
« Última modificação: 08 de Outubro de 2019, as 09:59:19 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Gilmar
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 156

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19


« Responder #18 : 13 de Outubro de 2019, as 17:36:26 »

Da uma olhada no canal do Josue no youtube, eu compro falantes dele e ele explica muita coisa sobre caixas para sistemas hifi.
É bem empírico sem entrar demais em teoria.
canal
https://www.youtube.com/user/josueassumpcao

loja
https://www.souzacustons.com.br/
Registrado
tcholopi
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 174

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 14



« Responder #19 : 15 de Outubro de 2019, as 07:59:31 »

Vou conferir. Obrigado. Legal!
Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #20 : 24 de Outubro de 2019, as 15:01:30 »

Não acompanhei seu projeto de amplificador e não sei qual a potência e tamanho do alto-falante que pretende usar. As caixas que tive e tenho foram caixas que eu mesmo fiz, utilizando como base projetos da Novik, acredito ser um caderno de projetos de caixas dos anos 90. Fiz uma de 3 vias com alto-falante de 15" e um retorno de 2 vias com alto falante de 12", na época coloquei componentes nacionais e nunca me agradou, recentemente resolvi fazer uns testes e melhorou muito a qualidade de som, coloquei tudo da JBL (Selenium) e ficou muito bom.

Também montei caixas de PA e retornos de palco, mas utilizando cascos já prontos que comprei pelo ML, que é uma boa opção também. Para meus projetos eu uso sempre os alto-falantes, tweeters e drivers de entrada da JBL/Selenium e casam perfeitamente, em relação ao divisor de frequências eu coloco somente o capacitor no driver e no tweeter.

Uma atenção que se deve ver é em relação a faixa de frequência de cada componente, teve caixa que fiz de 2 vias que ficou com pouco agudo etc.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal