Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 20:14:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problema com o ‘pop’ na 3pdt do pedal somente quando conecta o p10 no input  (Lida 4117 vezes)
omarmhamdan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 17

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 0


« : 07 de Novembro de 2019, as 00:39:18 »

Olá pessoal!

Montei um reverb para um amigo (esquemático e layout anexos), e estou com o famoso pop no switch do pedal. Porém, esse pop só aparece quando eu coloco o P10 no input do pedal e conecto guitarra, somente nesse caso. Se eu deixo somente o p10 no output ligado direto no amplificador, e o input do pedal sem cabo, não dá o pop. Importante ressaltar que mesmo sem energia alimentando o pedal, se eu deixo o p10 sem conectar no input do pedal, não dá o pop, porém se eu conecto o input, o pop aparece. Eu fiz algumas coisas que eu tenho conhecimento para poder acabar, ou pelo menos diminuir esse pop ao acionar o efeito, tais como, testar resistor pull down de 1m e 4.7m no input ou output da placa e input e output do pedal, troquei o CI, testei o pedal sem o led, troquei a chave 3pdt por uma novinha sem uso, troquei os 2 jacks, testei o pedal com fonte 9v e com bateria, bem como substituí os p10, para ter certeza de que não era um problema neles. Sinceramente, não sei mais o que pode ser isso.






Se alguem puder ajudar, ficarei muito agradecido!

Valeu!
« Última modificação: 24 de Julho de 2020, as 02:06:26 por omarmhamdan » Registrado
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #1 : 07 de Novembro de 2019, as 15:08:07 »

Já tentou interligar o PGND com o GND geral? Apenas faça um jumper da trilha marrom (pino 2 do 7805) para a trilha verde (GND) logo abaixo.

[edit]

Mais uma coisa!!! Eu colocaria um 7805 dos grandes (TO220) no lugar do 78L05.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2019, as 15:19:39 por jplavareda » Registrado

Belo Horizonte - MG
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #2 : 07 de Novembro de 2019, as 16:08:38 »

Diversos comentários no Effects Layouts mencionem a substituição do 78L05 por um 7805, porém o comentário que verificou o layout como funcional menciona que o 78L05, embora aqueça, dá conta do circuito.

Entretanto, nesse comentário em específico não há menção da ligação ou não do pino 2 ao terra. Um bom tanto de comentários dizem para ligar, enquanto o esquema original liga o terra do regulador ao terra digital do belton (pino 2). Pode ser erro no esquema. Para isso, teria que procurar nos tópicos no DIYSB e ver se há algum comentário a respeito. Mais fácil ligar o pino 2 ao terra e ver se faz diferença.

Minha opinião? Acredito que não irá resolver. Não vejo relação alguma entre a conexão (ou não) do terra analógico ao terra digital e a parte do chaveamento, que é responsável pelo pop. Mas posso estar errado, e é simples criar propositalmente uma ponte de solda ligando os dois terras para testar e removê-la caso não surja diferença.
Registrado
omarmhamdan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 17

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 0


« Responder #3 : 07 de Novembro de 2019, as 19:46:51 »

Muito obrigado pelas sugestões, interliguei o PGND ao GND e substituí o 78L05 pelo 7805 e o problema continuou da mesma forma, ou seja, só dá o pop ao conectar o P10 no input. De fato o 78L05 esquenta muito, porém até o momento deu conta. Ah, aproveitei também e já substituí os fios internos por um calibre maior para ver se tinha algo a ver, mas continuou o pop   Batendo Cabeça.
Vou continuar procurando pelo motivo desse pop, caso alguém tenha outra sugestão ficarei grato!  Legal!
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #4 : 07 de Novembro de 2019, as 22:04:50 »

Não tem um esquema das ligações dos jacks nem do bypass. Talvez haja um erro nas ligações que você fez e não percebeu. Isso é bem comum

Faça uma revisão de sua montagem, e se não encontrar nada, tire fotos e poste no tópico. Sempre é mais simples do que parece.

 Smiley
Registrado
omarmhamdan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 17

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 0


« Responder #5 : 11 de Novembro de 2019, as 17:24:32 »

Então, conferi as ligações do pedal e como a princípio não encontrei nenhum erro, resolvi refazer a PCB do pedal e soldar tudo de novo. O pop reduziu uns 50% comparado com o que estava antes, porém ainda dá uma atrapalhada. Vou enviar fotos do circuito e da montagem dos fios na caixa (fios vermelhos são input/output, fios pretos são GND e azul é +9v. Eu testei minuciosamente cada trilha para garantir que não havia contato aonde não deveria e está tudo certinho. Ouvi também falar que esses capacitores mylar verdinhos não são bons, e que seria interessante realizar a troca por aqueles capacitores quadradinhos de filme. Acham que essa substituição reduziria o pop?
O esquema de ligação da 3pdt é o que anexei abaixo.
Aquele resistor R3 de 2.2m do esquemático é um pull down, ou estou enganado?

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Caso alguém tenha mais alguma sugestão para reduzir esse pop, ficarei agradecido!

Muito obrigado pessoal!
« Última modificação: 11 de Novembro de 2019, as 17:26:06 por omarmhamdan » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #6 : 12 de Novembro de 2019, as 09:01:36 »

Ouvi também falar que esses capacitores mylar verdinhos não são bons, e que seria interessante realizar a troca por aqueles capacitores quadradinhos de filme.

De onde tirou esta informação ? Roll Eyes
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
omarmhamdan
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 17

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 0


« Responder #7 : 13 de Novembro de 2019, as 09:14:39 »

Citar
De onde tirou esta informação ? Roll Eyes

Vi em um post no DIYSB. Caso eu encontre novamente mando aqui  Legal!

Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #8 : 13 de Novembro de 2019, as 11:27:04 »

Existem "vertentes" de pensamento que dizem que tal tipo de capacitor é bom, outras "vertentes" dizem que o mesmo capacitor é ruim, e outras dizem que não há diferença em algumas aplicações. Já li isso sobre os mylar, os cerâmicos, os de óleo, os caros tipo mallory, sprague, sozo... Alguns tipos são mais precisos que outros, em algumas situações é possível perceber diferença no osciloscópio entre os tipos, e algumas aplicações específicas exigem tipos de capacitores específicos.

Sinceramente? Eu acredito que, para os meus ouvidos e nos lugares que eu geralmente toco (que envolvem acústica ruim, de vez em quando amplificador não microfonado e por isso em alto volume), a diferença audível entre eles é inexistente. Em estúdio, pode ser que a coisa seja diferente, mas no bar, com equipamento ruim e barulho de pessoas conversando, ninguém nota. Somando isso a outros fatores como o fato de eu fazer pedais nas 1590A, onde o espaço ocupado pelos componentes pode ser escasso, e também ao fato de eu só fazer circuitos para meu uso pessoal, eu uso meu capacitor favorito devido ao tamanho e preço: o cerâmico. Já li gente dizendo que é um dos piores tipos, se não o pior, e que apresenta um nível de ruído maior que os outros. Se é verdade ou não, não sei, sei que eu não ouço diferença e que tem me atendido muito bem.

Minha opinião: nossa audição é limitada, e a faixa de frequências diminui com fatores como idade e exposição a barulhos. A faixa da guitarra é menor ainda, e usamos sons longe da alta fidelidade, geralmente distorcidos. A ambiência influencia. O falante influencia. Os captadores influenciam. O técnico da mesa de som, que microfonou o amplificador e equalizou o som da maneira que ele achou melhor, influencia. Levando tudo isso em consideração, eu duvido muito que alguém consiga diferenciar tipos de capacitores só pelo ouvido. Em osciloscópio, pode diferenciar. Em estúdio, com condições ideais, talvez possa diferenciar no ouvido. Agora, numa apresentação ao vivo, onde por melhor que as condições sejam elas ainda são longe das ideais, não dá para diferenciar.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2019, as 11:37:30 por marcao_cfh » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal