Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 17:45:34


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fender Frontman 212R power distorcendo  (Lida 13444 vezes)
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« : 21 de Novembro de 2019, as 16:36:48 »

Olá amigos,

Estou com um Fender Frontman distorcendo na etapa de power, o preamplificador e fonte estão bons na minha analise no osciloscópio. Resolvi medir um a um dos transistores da etapa de potência e me deparei com o transistor Q16 aparentemente em fuga (deixei o link de um video que fiz medindo ele), ao analisar no esquema eu percebi diferenças na escrita, no esquema consta como 2N4001 já o componente que estava na placa é o 2N4401, isto esta certo?? Preciso de um substituto fácil de achar no mercado, agradeço se alguém poder indicar ...
https://www.instagram.com/p/B5I55LbhVL4/?igshid=ytl2o74s3z7p

Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #1 : 21 de Novembro de 2019, as 17:49:01 »

O esquema realmente indica como sendo o 2N4001, que possui encapsulamento metálico. Procurei por fotos da placa e achei esse vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=SgWVzLLF7NU). Em 4:23, ele mostra a etapa de saída, e não é visível nem um transistor com encapsulamento metálico. Então é um 2N4401, que é um NPN de uso geral. Um 2N5088/5089 ou BC547/548/549 resolve.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #2 : 22 de Novembro de 2019, as 08:34:01 »

emanuelneto, existem vários tópicos falando sobre este problema, que é recorrente neste amplificador.  Inclusive eu já reportei num tópico como resolvi.

Veja o tópico que me refiro: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5721.0

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #3 : 22 de Novembro de 2019, as 08:42:14 »

emanuelneto, existem vários tópicos falando sobre este problema, que é recorrente neste amplificador.  Inclusive eu já reportei num tópico como resolvi.

Veja o tópico que me refiro: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5721.0

Boa sorte,
Alfredo

Olá Alfredo, eu já peguei vários frontman com defeito nos pares 2sa1013 e 2sc2383, tanto que foram os primeiros componentes que eu retirei da placa, mas no caso deste amplificador eles estavam bons e sem nenhuma fuga, a única fuga encontrada foi transistor 2N4401 conforme o vídeo que eu postei

-----
A troca do 2N4401 com micro fuga por outro não resolveu problema, o preamplificador está ok, todos os transistores da saída foram testados..

https://youtu.be/dje_IYh0shU
« Última modificação: 22 de Novembro de 2019, as 12:01:10 por emanuelneto » Registrado
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #4 : 22 de Novembro de 2019, as 23:22:50 »

Boa noite!

Pelo mostrado no vídeo, o amplificador parece apresentar problema de transientes no semi-ciclo positivo da senóide. Verifique novamente ou troque o transistor excitador NPN, pois mesmo que um transistor esteja aparentemente bom nos testes, pode apresentar esse problema. Caso o problema persista, tente colocar um capacitor cerâmico de uns 100pF entre Base e Coletor do excitador e veja se o problema some.

Verifique também os capacitores de filtaragem da fonte com um medidor de ESR. Às vezes, os capacitores podem estar bons no teste com capacímetro, mas podem estar com ESR elevado.

Avise se deu certo!

[EDIT 1]

Fui estudar um pouco sobre transientes e acho que posso estar usando o termo errado. Li que transiente é um surto de tensão SEM REPETITIVIDADE EM FREQUÊNCIA, o que claramente não é o caso. Mas as dicas acima continuam valendo!

Se os colegas mais experientes puderem nos exclarecer o que pode ser aquela distorção na onde, seria ótimo.

[EDIT 2]

Procurando um pouco mais, ví que varistores e termistores podem ser usados em circuitos para reduzir a ocorrência de surtos de tensão: "Uma forma encontrada para a limitação da corrente de surto consiste na utilização, em série com o circuito elétrico, de dispositivos cuja resistência ôhmica, de alguma forma possa variar. A utilização de resistores variáveis com a temperatura foi uma forma encontrada e os componentes do tipo NTC (do inglês coeficiente negativo de temperatura) mostraram-se adequados" (Newton C. Braga).

Por via das dúvidas, troque o NTC!

Abraço!
« Última modificação: 23 de Novembro de 2019, as 01:02:54 por jplavareda » Registrado

Belo Horizonte - MG
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #5 : 23 de Novembro de 2019, as 10:28:43 »

Resolvi medir um a um dos transistores da etapa de potência e me deparei com o transistor Q16 aparentemente em fuga (deixei o link de um video que fiz medindo ele)

A fuga mostrada deve ter sido medida na escala x100k, não ? O AS-100D aplica cerca de 25 V nessa escala, então, nessas circunstâncias é possível medir alguma coisa como Iceo ( veja que a deflexão da agulha é mínima ). Invertendo a posição das ponteiras ( vermelha no coletor ) a fuga deve ser bem maior, devido à ruptura zener da junção B-E. O problema não é nele.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #6 : 23 de Novembro de 2019, as 15:22:09 »

Verifique também os capacitores de filtaragem da fonte com um medidor de ESR. Às vezes, os capacitores podem estar bons no teste com capacímetro, mas podem estar com ESR elevado.

Eu fiz testes nos Eletrolíticos da fonte com o medidor de ESR Xing Ling Mega328, deu ESR baixa, mas na dúvida optei por desativar o circuito da fonte levantando alguns componentes dela e usei minha fonte de bancada com +35V e -35V, o problema persiste.

OBS: eu também desativei o preamplificador, estou apenas trabalhando com a etapa de saída

Pelo mostrado no vídeo, o amplificador parece apresentar problema de transientes no semi-ciclo positivo da senóide. Verifique novamente ou troque o transistor excitador NPN, pois mesmo que um transistor esteja aparentemente bom nos testes, pode apresentar esse problema. Caso o problema persista, tente colocar um capacitor cerâmico de uns 100pF entre Base e Coletor do excitador e veja se o problema some.

Você se refere a isso?


A fuga mostrada deve ter sido medida na escala x100k, não ? O AS-100D aplica cerca de 25 V nessa escala, então, nessas circunstâncias é possível medir alguma coisa como Iceo ( veja que a deflexão da agulha é mínima ). Invertendo a posição das ponteiras ( vermelha no coletor ) a fuga deve ser bem maior, devido à ruptura zener da junção B-E. O problema não é nele.

Exatamente, usei a escala X100k do AS-100D
« Última modificação: 23 de Novembro de 2019, as 15:34:23 por emanuelneto » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #7 : 23 de Novembro de 2019, as 15:44:09 »

Olá.

Retire Q16 do circuito, e repita o teste da forma de onda.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #8 : 23 de Novembro de 2019, as 16:10:39 »

Olá.

Retire Q16 do circuito, e repita o teste da forma de onda.

Repetir o teste sem ele na placa e fiz um vídeo tentando explicar o que eu fiz até o momento nesse amplificador....

Obrigado pelo apoio amigos

https://www.youtube.com/watch?v=rfI5B8RjMRU

EDIT: o primeiro vídeo eu injetei 440Hz, no segundo vídeo estou trabalhando com 1kHz
« Última modificação: 23 de Novembro de 2019, as 16:15:24 por emanuelneto » Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #9 : 23 de Novembro de 2019, as 17:21:51 »

Emanuel, a primeira coisa que eu teria verificado, junto com os transistors seriam os diodos, todos eles, incluindo os zenners. Troca a ponta do ferro, e testa esses diodos.
Eu não tenho o esquema desse amp aqui, mas já troquei muito diodo ruim em etapas de potência de amplificadores de guitarra, receivers e etc...
Eu não consegui ver no video, tens alguma tensão DC na saida? Eu não conheço esse circuito, mas vale a pena ver o par diferencial na entrada também
« Última modificação: 23 de Novembro de 2019, as 17:23:52 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #10 : 23 de Novembro de 2019, as 17:31:46 »

A distorção mostrada antes desapareceu. Verifique os componentes em torno de Q16.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #11 : 23 de Novembro de 2019, as 18:15:22 »

Emanuel, a primeira coisa que eu teria verificado, junto com os transistors seriam os diodos, todos eles, incluindo os zenners. Troca a ponta do ferro, e testa esses diodos.
Eu não tenho o esquema desse amp aqui, mas já troquei muito diodo ruim em etapas de potência de amplificadores de guitarra, receivers e etc...
Eu não consegui ver no video, tens alguma tensão DC na saida? Eu não conheço esse circuito, mas vale a pena ver o par diferencial na entrada também

Eu nunca verifiquei os diodos de um fender frontman 212R porque quase sempre o defeito está nos transistores 2sa1013 e 2sc2383, e é muito comum entrar na minha oficina com defeito neles, ou alto falante danificado, como não apresentaram fuga, passei a medir o resto dos transistores até que encontrei uma suposta fuga no transistor 2N4401, foi neste momento que eu parei a medição e abrir o tópico aqui, é claro que vou efetuar testes neles e outros componentes assim que possível, mas eu só retorno a trabalhar segunda feira e vou aproveitar e trocar as pontas de prova do ferro para não estressar as ilhas da placa (até tenho vários outros ferros de solda, mas são potências maiores que 30W)
« Última modificação: 23 de Novembro de 2019, as 18:46:40 por emanuelneto » Registrado
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #12 : 23 de Novembro de 2019, as 23:06:30 »


Você se refere a isso?


Sim!
« Última modificação: 24 de Novembro de 2019, as 22:07:11 por jplavareda » Registrado

Belo Horizonte - MG
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #13 : 26 de Novembro de 2019, as 16:52:21 »

Não tive muito tempo para mexer no Fender, mas conseguir medir todos os diodos da saída e constatei:
-D34 e D36 (1N5231B) marcam no esquema como zener 5V1 mas no meu teste de bancada deu como diodos zeners de 3V3;
-D30 e D31 (BAT85) deram fuga no hioki na escala de x100k.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal