Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 20:16:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Diário de montagem Fender 5E3  (Lida 6054 vezes)
FernandoCWB
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 43

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 11



« : 15 de Março de 2020, as 11:38:48 »

Olá pessoal! Primeiramente, gostaria de agradecer pelo aceite de minha inscrição!
Durante muito tempo fui leitor do fórum, porem, sem participar ativamente devido principalmente à falta de tempo (estudos e trabalho). Montei vários pedais, amplificadores e dispositivos aqui disponíveis e senti que chegou a hora de compartilhar conhecimento, e claro, contar com o apoio em minha próxima montagem!

Neste projeto, decidi seguir à risca o projeto mecânico e eletrônico do 5E3, mudando apenas o que encarece o projeto sem ter função crucial, substituindo por itens similares que cumpram a função e tenham aparência parecida.
Ex.: Revestimento Tweed, tecido ortofônico, alguns componentes como os Capacitores axiais, entre outros..

Modelei em 3D o gabinete, o chassis e a placa de ilhóses à fim de cortar no Laser e dobrar em CNC. Se alguém tiver interesse nos arquivos, estarei disponibilizando posteriormente.

Sem mais delongas, seguem algumas fotos do que já possuo:

Alto-Falante:


Válvulas (5y3 + 6v6GT + 6P6(será que dá para apenas testar com esta?) + 12ax7 + 12at7):


Transformadores:
[url=https://postimg.cc/gn1Y0S9P]


Revestimento em Lona (Substituindo o Tweed que custa uma fortuna):


Tecido ortofônico (Não é o original, mas é fácil de achar e parecido, combinou muito bem com a lona):


Em alguns dias devo receber o chassis cortado e dobrado, e o gabinete cortado pronto para colagem.
Próximo passo é trabalha na placa que farei em fibra de vidro com ilhóses.

Ai vem minha pergunta.
Utilizando capacitores radiais, terei uma diferença muito grande no som? É realmente tão importante assim?
Devo seguir o padrão de montagem apenas rearranjando os ilhóses para distancias menores, afim de acomodar melhor os terminais menores do radial.

Desculpem o texto longo!
Obrigado e até breve!

Obs.: Obrigado pela ajuda A.Sim!

« Última modificação: 15 de Março de 2020, as 12:05:49 por FernandoCWB » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Online Online

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #1 : 15 de Março de 2020, as 11:48:41 »

Olá.

Carrega no Postimages https://postimages.org/ ( convém fazer uma conta a fim de poder editar as imagens depois ), copia o link " Hotlink para fóruns " e cola no texto da mensagem.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 15 de Março de 2020, as 14:55:30 »

Citar
Ai vem minha pergunta.
Utilizando capacitores radiais, terei uma diferença muito grande no som? É realmente tão importante assim?
Devo seguir o padrão de montagem apenas rearranjando os ilhóses para distancias menores, afim de acomodar melhor os terminais menores do radial.

Não, não haverá diferença só porque é axial ou radial.
Não é importante, para a segunda pergunta.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Online Online

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #3 : 15 de Março de 2020, as 16:08:16 »

Magrinho esse transformador de saída...dá para ver através da janela !

O que faz um certo sentido: o fabricante tentou deixar a janela "aberta"...
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #4 : 15 de Março de 2020, as 20:57:03 »

Modelei em 3D o gabinete, o chassis e a placa de ilhóses à fim de cortar no Laser e dobrar em CNC. Se alguém tiver interesse nos arquivos, estarei disponibilizando posteriormente.

Eu tenho bastante interesse. Na verdade eu gostaria de saber fazer esses projetos em 3D no PC (chassis) e onde posso pedir cotação

Utilizando capacitores radiais, terei uma diferença muito grande no som? É realmente tão importante assim?

Não há diferença alguma no som entre axial e radial, inclusive já foi respondido acima, mas eu prefiro projetar minhas placas para o uso de capacitores radiais por serem baratos e fáceis de achar no mercado
Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #5 : 16 de Março de 2020, as 14:57:10 »

Vai ficar massa, to com um projeto de montar o 5f1, mas falta tempo e parte das peças que comprei não chegam nunca. Quero ver como fica essa lona no amp finalizado,  porque uma das minhas restrições é justamente o tecido tweed.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #6 : 18 de Março de 2020, as 20:20:10 »

É melhor testar com válvulas de saida iguais
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
FernandoCWB
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 43

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 11



« Responder #7 : 26 de Março de 2020, as 16:51:29 »

Boa tarde Senhores!

Depois de um tempo, corona, home office entre outras coisas, consegui avançar um pouco!
O corte e dobra do Chassis foi finalizado hoje, creio que até terça estarei com ele em mãos!

Segue placa com ilhoses que acabei de finalizar! Utilizei como base o layout Mojotone, apenas modifiquei algumas ilhas por conta dos capacitores!



Eu tenho bastante interesse. Na verdade eu gostaria de saber fazer esses projetos em 3D no PC (chassis) e onde posso pedir cotação

Assim que testar tudo vou disponibilizar aqui!

É melhor testar com válvulas de saida iguais

Obrigado pela ajuda Bossman, vou providenciar outra 6V6GT!
A 6N6 eu vou reservar para o Champ que farei logo após este!

Em breve posto a montagem dos componentes!
Se cuidem!

Registrado
FernandoCWB
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 43

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 11



« Responder #8 : 04 de Abril de 2020, as 11:57:38 »

Bom dia Senhores!

Esta semana consegui progredir:

Seguindo as recomendações do bossmann comprei outra 6V6GT! A 6P6S vou deixar guardado pro Champ que vou montar após este!

Finalizei a montagem da placa (se houver algo estranho, fiquem a vontade para apontar!):
keyboard test online

Ontem chegou o chassis que mandei cortar no laser e dobrar na CNC:


Como podem ver o galvanizado apresenta "manchas". Agora vou polir a face para retirar as manchas e apresentar brilho!
Amanhã posto os resultados!
Aqui novamente, se alguém tiver alguma observação, fique à vontade!

Tenham um bom fim de semana!
 
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 04 de Abril de 2020, as 12:28:32 »

Se você usar muita solda nos ilhóses, vai precisar de um ferro de solda mais potente (50 ou 60W) pra esquentar todos os terminais dos componentes e o próprio ilhós, e derreter a solda adequadamente. Senão fica meio empelotado e corre o risco de ficar alguma solda fria.  Pode soldar apenas com um pouco, o suficiente para grudar o terminal ao ilhós. Assim o ferro de menor potência (20 ou 30W) precisa transferir calor pra menos material.



Agora é meio tarde, mas antes de começar a soldar, use Bombril, lixa fina ou escovinha de aço para limpar e deixar os ilhóses de latão mais limpos e brilhantes, para ajudar a pegar a solda.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #10 : 04 de Abril de 2020, as 13:06:45 »

Primeiramente, bem vindo!

Em segundo lugar, está ficando bem legal e organizado, espero que tenha sucesso na montagem.

Gostaria de aproveitar e fazer duas perguntas:
1-qual foi o custo do chassis?
2-como você fez as inscrições nele?

Quanto às manchas, um chassis polido certamente é bem bonito, mas achei que também ficou legal com as manchas. Fica diferente.
Registrado
JB.Santos
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21



« Responder #11 : 04 de Abril de 2020, as 21:22:00 »

Olá

A posição do capacitor de bypass do catodo não está invertida ?
Naquele primeiro do lado esquerdo o fio preto indica o terra, certo ?
Registrado
FernandoCWB
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 43

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 11



« Responder #12 : 05 de Abril de 2020, as 11:45:04 »

Bom dia Senhores!

Como prometido, segue imagem da parte frontal polida (o polimento foi manual, se tivesse uma politriz teria ficado perfeito):


Se você usar muita solda nos ilhóses, vai precisar de um ferro de solda mais potente (50 ou 60W) pra esquentar todos os terminais dos componentes e o próprio ilhós, e derreter a solda adequadamente. Senão fica meio empelotado e corre o risco de ficar alguma solda fria.  Pode soldar apenas com um pouco, o suficiente para grudar o terminal ao ilhós. Assim o ferro de menor potência (20 ou 30W) precisa transferir calor pra menos material.


xformer. obrigado pela dica, mas creio que você foi "enganado" pela qualidade da imagem! Usei o ferro de 50W e obtive ótima adesão ao latão! Mesmo assim segui seu conselho e verifiquei cada ponto. Tudo certo!

Primeiramente, bem vindo!

Gostaria de aproveitar e fazer duas perguntas:
1-qual foi o custo do chassis?
2-como você fez as inscrições nele?


marcao, obrigado pelo incentivo!
Vamos lá:
1 - Ficou R$150,00 com envio. Em quantidade maior o custo seria bem reduzido.
2 - Eu fiz como extrusão diretamente no Inventor quando modelei o chassis, assim eu poso pedir para o CNC laser cortar ou gravar, neste caso, gravar!
Se tiver mais duvidas a respeito (inclusive sobre o inventor) pode solicitar que eu explico melhor.


A posição do capacitor de bypass do catodo não está invertida ?
Naquele primeiro do lado esquerdo o fio preto indica o terra, certo ?

JB.Santos, muito obrigado!! Esta de fato invertido! Me poupou um tempo procurando o erro hahaha

Tenham um bom domingo!


 
Registrado
HAL9000
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #13 : 08 de Abril de 2020, as 18:12:42 »

Boa noite, é impressão minha ou você fez a abertura no chassi para acomodar o transformador de força próximo as válvulas de pré? Não teria sido melhor no lado oposto, próximo a retificadora, chaves e porta fusíveis?
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #14 : 09 de Abril de 2020, as 00:32:19 »

Bom notado. A válvula retificadora, chaves e porta fusível estão de um lado, o transformador de força do outro. Vão ter fios com tensão e corrente alternadas passeando pelo chassis. Não é o indicado, mas pode não dar problemas. Tem que testar pra ver.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal