Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 31 de Março de 2020, as 03:34:08

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Edifier S530D - Não funcionando.  (Lida 241 vezes)
EduardoFeitosa
Iniciante
*

« : 23 de Março de 2020, as 15:01:10 »

Boa tarde meus caros amigos, desejo que todos estejam muito bem!!

Vamos lá..

Tenho esse amplificador (Edifier S530D) de som há nove anos. Agora ele não liga mais, fica somente no stand by.

Como tenho conhecimento em eletrônica superficial, resolvi abrir e verificar as placas para ver se era algo visível.

Deparei com alguns resistores queimados, como na foto.

https://ibb.co/hLZ5sF9

https://ibb.co/tcW9Sqb

Os troquei e troquei um capacitor que estava com aparência suspeita.

Pois bem, testei e continuou igual (stand by).

Olhando a placa, vi que esses três componentes branco retangular está com aspecto que pode demonstrar mal funcionamento.

https://ibb.co/Lp9nm7s

https://ibb.co/kBjjbX9

https://ibb.co/5hpR6Mw

Descobri que são resistores de pontência, tirei da placa, limpei, testei a resistência e bate com o grafado nos invólucros.

Depois troquei os CI reguladores de tensão, tanto negativa quanto positivo, pois ao testar acabei queimando o negativo (hihi).

Devolvi tudo na placa, devolvi a placa na caixa do sub e testei, como se eu tivesse feito nada.

Agora estou neste ponto.

Não sei mais onde procurar defeito.

OBS.: ele tem um controle wired, com cabo serial de 9 pinos, troquei o cabo também, poderia ser algum fio rompido, mas deu em nada.

Desde já, grato!

Abraço!!

Edit.: corrigir links de fotos.
« Última modificação: 23 de Março de 2020, as 15:09:43 por EduardoFeitosa » Registrado
Matec
Administrator
Hand MasterMind

« Responder #1 : 23 de Março de 2020, as 17:46:00 »

Tente pelo menos arrumar o esquema desse sistema. Não adianta sair trocando componentes á torto e direito, sem saber em que está mexendo.
Iniciante
*

« Responder #2 : 24 de Março de 2020, as 09:34:57 »

Tente pelo menos arrumar o esquema desse sistema. Não adianta sair trocando componentes á torto e direito, sem saber em que está mexendo.

Bom dia Matec, já procurei no manual, liguei e mandei e-mail, a resposta que obtive é que está marca não disponibiliza seus esquemas, mesmo para um profissional da área de manutenção.

Na minha região não achei autorizadas. Na assistência técnica que levei, falaram que não faziam esse tipo de manutenção (?), foi a resposta que obtive.

Tentei levar nessa assistência antes de começar mexer e o rapaz da assistência não chegou a abrir para rejeitar o serviço.

Enfim, é isso, lembrei que antes de entrar e standy by ad eternum, aconteceu algumas vezes de ficar assim e depois de tirar da tomada e colocar novamente voltou ao normal.

Levo essa manutenção como aprendizado também. Ainda que eu acabar prejudicando o sistem, de alguma forma será um ganho.

Outra possibilidade que pensei é aproveitar os TDAs, falantes, madeiramento e transformadores, para fazer um projeto handmade.

Valeu!!

Handmaker

« Responder #3 : 24 de Março de 2020, as 09:51:23 »

Primeiramente, bem vindo, Eduardo.

Para os resistores terem se partido daquela maneira, algo aconteceu. Suspeito de um curto, que causou sobreaquecimento deles. O curto provavelmente ainda está lá, impedindo a fonte de acionar e deixando o amplificador em standby.

Mesmo sem o esquema, pode ser que seja possível o reparo. Mas, pra isso, precisamos do máximo de informações possível. Comece por boas fotos da placa, mostrando ela como um todo.
Freqüente
**

« Responder #4 : 24 de Março de 2020, as 10:41:47 »

Por fotos é impossível para mim afirmar algo, mas me parece ser um amplificador Class AB, logo é possível o reparo, porém trabalhoso por não ter esquema elétrico... por favor forneça o máximo de detalhes, fotos e fotos, informe qual a topologia de saída do mesmo

Administrator
DIY Freak

« Responder #5 : 24 de Março de 2020, as 12:52:39 »

Você vai ter de desmontar e tirar fotos  (muitas) com todos os detalhes possíveis da placa e ligações pra quem sabe conseguir consertar. Ahhh uma lâmpada em série ajuda pra não sair queimando mais coisas por ai...
Ding-Ling things, low-cost, low protection. Verbis defectis musica incipit
emanuelneto
Freqüente
**

« Responder #6 : 24 de Março de 2020, as 13:42:44 »

Ahhh uma lâmpada em série ajuda pra não sair queimando mais coisas por ai...

Essa é a dica mais importante de todas e vai evitar dores de cabeça
Administrator
DIY Freak

e^(i x pi)+1=0

« Responder #7 : 24 de Março de 2020, as 15:36:41 »

Outra possibilidade que pensei é aproveitar os TDAs, falantes, madeiramento e transformadores, para fazer um projeto handmade.

Se você sabe que o amplificador usa circuitos integrados TDA, basta desmontar e conseguir ler o código deles (ex. TDA7294) e baixar a datasheet dele. Quase 99% dos circuitos seguem o circuito de aplicação-exemplo que vem na datasheet. E você vai conseguir descobrir como é o circuito ligado ao pino de stand-by e ter uma ideia melhor do defeito.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
EduardoFeitosa
Iniciante
*

« Responder #8 : 25 de Março de 2020, as 14:03:49 »

Boa tarde galera!!

Agradeço a todas respostas.

Tentei seguir as recomendações e estou postando fotos que acho que estão detalhando bem o sistema.

São três placas: principal (com saída direto para subwoofer), entrada (digital, analógica e óptica), saída conjugada com controle com fio ( 2x ilhas).

Tentei tirar o mínimo de foto possível, demonstrando o máximo possível do sistema, não para poupar esforços, mas para não exigir demais dos colegas que se dispuserem a analisá-las.

Já providenciei uma tomada com uma lâmpada incandescente para realizar os testes.

OBS.: tentei postar usando o PostImage, porém está em manutenção pela manhã toda, então estou postando pelo IBB e disponibilizando link no google-drive. Quando o PostImage voltar, posto por lá (Vi recomendações recentes para usar esta plataforma).

Link do google-drive: https://drive.google.com/drive/folders/12DnkPHdv3qQoHcDJg7n_YGfuut9aqPsm?usp=sharing

Hotlink para fórum, do site PostImage:

Mais uma vez agradeço à disposição e boa vontade!!

Edit.: Estou seguindo o datasheet dos TDAs, recomendação do xformer qualquer dúvida posto aqui. Obrigado.

Abraço.
« Última modificação: Ontem às 09:44:38 por EduardoFeitosa » Registrado
marcao_cfh
Handmaker

« Responder #9 : Ontem às 13:30:03 »

Veja que nas fotos 11 (a que fala das trilhas sem continuidade) e 13 há um terminal com solda bem ruim, parece até que não está soldado. Fica no meio de um plano, provavelmente de terra. A foto 13 mostra melhor.

Meça a continuidade entre os pinos 14 e 8 e também entre os pinos 14 e 15 de todos os TDA. Se der continuidade, provavelmente estão queimados. Ao fazer a troca deles, é recomendado trocar também um transistor e zener que vão ligados ao pino 9 (standby) do TDA. Mas antes de pensar em troca, faça o teste da continuidade.

Após providenciar a lâmpada em série, meça a tensão DC entre o terra (pode ser o pino 1 do TDA) e os pinos 7 ou 13 (ambos devem estar ligados ao V+) e também entre o terra e os pinos 8 ou 15 (ambos ligados ao V-). Isso verificará se a fonte está funcionando ou se está com algum curto. Faça a medição mesmo se a lâmpada acender, pois a lâmpada acesa pode ser sinal de curto em outro lugar (como em um TDA, por exemplo).
« Última modificação: Ontem às 13:38:06 por marcao_cfh » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: