Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 02:20:46


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ruídos na montagem de um Clone 5F6A  (Lida 4772 vezes)
HAL9000
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« : 06 de Abril de 2020, as 18:12:57 »

Electric Effects

Estava pesquisando sobre o funcionamento da chave pêntodo/triodo e acabei caindo nesse tópico. Por coincidência, no decorrer do mesmo, você relatou alguns problemas muito parecidos com alguns que venho tendo, relacionado a ruídos. O ruido grave que você mencionou era tipo o "hum" de fonte? Ele foi resolvido somente com a troca das válvulas de pré ou também estava relacionado a questão do NFB? Você também relatou que estava com barulho de pot raspando ao usar o controle de presença, tinha relação com a questão do nfb também, ou era pot defeituoso mesmo?

Aproveitando a deixa, esses problemas relacionados a oscilações altas e baixas provocado por nfb, em alguma maneira, pode ser parecido com ripple de fonte? Pergunto isso pois estou com esse ruido em meu ampli e o técnico simplesmente não consegue descobrir a causa dele.

Desde já agradeço a atenção de todos.
Registrado
JB.Santos
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21



« Responder #1 : 07 de Abril de 2020, as 12:58:33 »

Electric Effects

Estava pesquisando sobre o funcionamento da chave pêntodo/triodo e acabei caindo nesse tópico. Por coincidência, no decorrer do mesmo, você relatou alguns problemas muito parecidos com alguns que venho tendo, relacionado a ruídos. O ruido grave que você mencionou era tipo o "hum" de fonte? Ele foi resolvido somente com a troca das válvulas de pré ou também estava relacionado a questão do NFB? Você também relatou que estava com barulho de pot raspando ao usar o controle de presença, tinha relação com a questão do nfb também, ou era pot defeituoso mesmo?

Aproveitando a deixa, esses problemas relacionados a oscilações altas e baixas provocado por nfb, em alguma maneira, pode ser parecido com ripple de fonte? Pergunto isso pois estou com esse ruido em meu ampli e o técnico simplesmente não consegue descobrir a causa dele.

Desde já agradeço a atenção de todos.

Pode ser várias coisas desde válvulas, capacitores, fios sobrepostos, soldas, etc...
Estou montando um e tinha um hum muito alto, mesmo com todos os controles zerados o barulho vinha após o carregamento dos capacitores. Mexi em tudo e não resolvia o problema, aí, fiz mais um estágio de filtragem com um choke e... puff! o hum sumiu e agora está um silêncio total.
Á solução saíu um pouco cara mais funcionou.

Qual o seu amplificador ? O hum aparece mesmo com todos controles zerados ? Quando mexe nos controles altera alguma coisa ?
Registrado
HAL9000
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #2 : 07 de Abril de 2020, as 13:05:08 »

Pode ser várias coisas desde válvulas, capacitores, fios sobrepostos, soldas, etc...
Estou montando um e tinha um hum muito alto, mesmo com todos os controles zerados o barulho vinha após o carregamento dos capacitores. Mexi em tudo e não resolvia o problema, aí, fiz mais um estágio de filtragem com um choke e... puff! o hum sumiu e agora está um silêncio total.
Á solução saíu um pouco cara mais funcionou.

Qual o seu amplificador ? O hum aparece mesmo com todos controles zerados ? Quando mexe nos controles altera alguma coisa ?

É um bassman 5f6a, a fonte já possui estagio de filtro com choke, e sim, o ruido permanece com todos os controles zerados e sem cabo plugado também.
« Última modificação: 07 de Abril de 2020, as 17:11:27 por HAL9000 » Registrado
JB.Santos
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21



« Responder #3 : 07 de Abril de 2020, as 13:26:11 »

Com a guitarra plugada e com volume dela zerado, continua ?
Pergunto porque os jacks são NF (normalmente fechados) se por algum motivo os contatos estiverem abertos farão barulho.
« Última modificação: 07 de Abril de 2020, as 13:38:08 por JB.Santos » Registrado
HAL9000
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #4 : 07 de Abril de 2020, as 14:30:17 »

Em qualquer situação o ruido permanece, as entradas estão aterradas quando não utilizadas.
Registrado
JB.Santos
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21



« Responder #5 : 07 de Abril de 2020, as 14:54:59 »

Este problema é recente ou já existia ?
Registrado
HAL9000
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #6 : 07 de Abril de 2020, as 15:10:22 »

Desde que foi montado. Desconfio que seja o valor do choke, foi me recomendado por ele utilizar um valor mais alto do que o especificado no projeto, inclusive essa informação foi confirmada em outro grupo, que quanto maior o valor em Henry, melhor. Começo a desconfiar que esse seja o problema, mas só teria certeza se tivesse um do valor correto para testar, porem isso no momento não é possível.
« Última modificação: 07 de Abril de 2020, as 17:12:13 por HAL9000 » Registrado
JB.Santos
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21



« Responder #7 : 07 de Abril de 2020, as 19:13:18 »

A fonte você montou desse jeito https://i.postimg.cc/2jZRXBLP/5-F6-A-Annotated-Fender-Schematic.jpg
com Choke e válvula retificadora ?
Registrado
HAL9000
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #8 : 07 de Abril de 2020, as 20:54:54 »

Seguindo esse diagrama, únicas diferenças foi nos valores dos capacitores um pouco maiores, na verdade foi utilizado uma associação em seria para cada um deles, e utilização de diodos para proteção na válvula retificadora.
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #9 : 07 de Abril de 2020, as 22:34:12 »

O meu ruído era exclusivamente de realimentação positiva, era como se eu chegasse um humbucker perto do alto falante e o ruído vinha alto e grave.
Quall o valor do capacitor que você alterou?
Quanto maior o capacitor, maior é o ripple de corrente na entrada do transformador, talvez seu indutor não seja grande o suficiente para deixar a corrente no modo contínuo com pouca carga, por isso é usado resistores de carga em locais específicos.
Registrado
HAL9000
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #10 : 08 de Abril de 2020, as 10:46:16 »

Mas esse ruido se assemelhava a um ripple de fonte?

Nos dois primeiros estágios de filtragem, antes do choke, foi utilizado dois eletrolíticos de 47uF cada em série, resultando em 23.5uF, não é muita coisa além dos 22uF que geralmente são utilizados naquele ponto.

 E o valor do indutor que coloquei é de 8 Henry, no diagrama original seria um de 4.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #11 : 08 de Abril de 2020, as 11:46:35 »

Mas esse ruido se assemelhava a um ripple de fonte?

Nos dois primeiros estágios de filtragem, antes do choke, foi utilizado dois eletrolíticos de 47uF cada em série, resultando em 23.5uF, não é muita coisa além dos 22uF que geralmente são utilizados naquele ponto.

 E o valor do indutor que coloquei é de 8 Henry, no diagrama original seria um de 4.

Imagino que você tem procurado o defeito de forma errada. Isso tudo que você disse pode ser: Erro na montagem do amplificador; Solda fria; Defeito em algum capacitor da fonte; Erro no aterramento; Falta de aterramento do circuito dos filamentos; Válvula com defeito; Etc....

Seja prático, envie fotos detalhadas de sua montagem.

 Smiley
Registrado
HAL9000
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #12 : 08 de Abril de 2020, as 12:07:01 »


Imagino que você tem procurado o defeito de forma errada. Isso tudo que você disse pode ser: Erro na montagem do amplificador; Solda fria; Defeito em algum capacitor da fonte; Erro no aterramento; Falta de aterramento do circuito dos filamentos; Válvula com defeito; Etc....

Seja prático, envie fotos detalhadas de sua montagem.

 Smiley

Infelizmente não está comigo no momento para poder tirar e enviar fotos, mas o aterramento já foi refeito de diversas maneiras, pra tentar solucionar. Os filamentos possuem CT (inclusive já pedi para o rapaz retirar esse CT e fazer aquele virtual ct com dois resistores de 100r, mas não sei se ele já fez o teste). As válvulas já form testadas em outro ampli que ele mesmo montou, e não apresentou ruido algum. já pedi para ele trocar os capacitores por via das dúvidas, mas ele insiste que como são novos, dificilmente estariam com problemas.

Poderia ser problema no transformador de alimentação?
« Última modificação: 08 de Abril de 2020, as 20:48:11 por HAL9000 » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #13 : 08 de Abril de 2020, as 12:43:08 »

Todos os componentes de um amplificador podem apresentar defeitos, o transformador pode também. Está ficando mais pra erro de montagem..... Roll Eyes
Registrado
HAL9000
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #14 : 08 de Abril de 2020, as 12:49:37 »

Todos os componentes de um amplificador podem apresentar defeitos, o transformador pode também. Está ficando mais pra erro de montagem..... Roll Eyes

Tenho uma foto aqui de quando ficou pronto, já tem algum tempo, confesso que a organização dessa montagem não me agradou muito.

Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal