Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2024, as 05:47:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Criação de center tap virtual: Quais são as benesses e malefícios ?  (Lida 2117 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« : 13 de Maio de 2020, as 17:10:08 »

Boa tarde

Senhores, estou terminando de realizar o reparo do meu amplificador valvulado clone de JCM800 baseado nesse esquema aqui: https://mhuss.com/MyJCM/JCM800_2204.pdf

Sim eu sei que tem bastante coisa errada e esse esquema não bate 100% com os originais mas, o amplificador funcionou e bem no meu ponto de vista por 12 anos de uso moderado.

O problema é que alguma coisa ou alguém pos um defeito nele que levou a queima dos dois transformadores e eu tive de mandar fabricar dois novos para repor. Já estão instalados e funcionando porém o transformador de força veio sem o CT no enrolamento de filamentos e ao ligar o amplificador veio um ruído horrível de 60/120 Hz que aumentava junto com o master volume ou o volume do pré

Pesquisei e descobri a solução dos resistores de 100 Ohms indo ao terra. Funcionou ! Os ruídos cessaram quase que completamente ! Mas também li em alguns fóruns gringos que se uma das válvulas de saída entrar em curto e perder a isolação placa/filamento essa válvula defeituosa leva todas as outras junto devido a referência nova ser agora a alta tensão! Por isso gostaria de discutir se o transformador com center tap nesse enrolamento é imprescindível ou se não preciso temer o uso desses resistores de 100 ohms... E qual potência devem suportar esses resistores? Li casos onde eles agiam como fusíveis ao acontecer das válvulas de saída entrarem em curto

Enfim, quero bater um papo sobre esse assunto que acho que ainda não rolou por aqui

Obrigado
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #1 : 13 de Maio de 2020, as 17:41:11 »

Boss... não entendi...
Essa ligação dos resistores é comum. Não sei se corre esse risco mesmo (pra mim não faz sentido, mas...), mas se correr deve ser pouca a probabilidade de acontecer.
A potência nesses resistores é 0,4W. Resistores de 1W dão conta (eu colocaria 2W).
« Última modificação: 13 de Maio de 2020, as 17:44:22 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
JB.Santos
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21



« Responder #2 : 13 de Maio de 2020, as 17:55:31 »

 Embarrassed Undecided Huh?...

Placa/filamento ou catodo/filamento ?
De acordo com datasheet não exceder a classificação Vhk (máx) da válvula.

http://www.valvewizard.co.uk/heater.html
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #3 : 13 de Maio de 2020, as 18:48:41 »

Boss, pura encanação sua, se houver um defeito assim,  lógico que o amplificador não vai funcionar direito. E lógico, que você vai consertar isso antes dele estragar mais.
Sobre a referência, já soube de ligações  dos filamentos com tensão igual à metade da tensão da fonte, sem grandes problemas ( Eu acho isso um total exagero....).
 
Smiley
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #4 : 13 de Maio de 2020, as 18:49:01 »

Seria mais fácil de analisar com a referencia ao artigo no fórum gringo.

O que não entendo muito bem é a diferença. Com center tap conectado ao terra ou resistor ou resistores conectados ao terra, se alta tensão contaminar os filamentos, via a um curto triplo (filamento+catodo+placa ou filamento+grade2+catodo) o terra será acessível de qualquer maneira, seja ele via resistor, filamento ou ainda um dos braços do enrolamento de alimentação dos filamentos.

De qualquer maneira, válvulas em curto são um problema grande mesmo.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #5 : 13 de Maio de 2020, as 22:26:31 »

Embarrassed :- Huh?...

Placa/filamento ou catodo/filamento ?
De acordo com datasheet não exceder a classificação Vhk (máx) da válvula.

http://www.valvewizard.co.uk/heater.html

Sim eu quis dizer catodo filamento, falha minha

-----
Boss... não entendi...
Essa ligação dos resistores é comum. Não sei se corre esse risco mesmo (pra mim não faz sentido, mas...), mas se correr deve ser pouca a probabilidade de acontecer.
A potência nesses resistores é 0,4W. Resistores de 1W dão conta (eu colocaria 2W).

kem leia essa postagem abaixo:

Problem is that for some power tube failure modes, HT current finds a path to 0V via the heater resistors; most any tech will have come across buzzy amps where the heater balancing resistors have blown. When the power tube short happens and the heater resistors blow, the entire heater line is pulled up to HT voltage, which has the potential to damage the heater to cathode insulation of every tube in the amp.
Hence I prefer to use beefy 3 to 5 watt wirewound heater balancing resistors, which tend to hold up during such shorts until a fuse pops, thereby protecting the other tubes.


depois essa:

"Blown heater fuses stop the heater current, but wouldn't stop the HT current that would be pulling the heater circuit voltage up. The heaters all could be cold, but the shorted tube (eg anode to heater short) could result in damage to the h-k insulation of all the other tubes."


Trechos retirados dessa thread: https://el34world.com/Forum/index.php?topic=24187.0

-----
Boss, pura encanação sua, se houver um defeito assim,  lógico que o amplificador não vai funcionar direito. E lógico, que você vai consertar isso antes dele estragar mais.
Sobre a referência, já soube de ligações  dos filamentos com tensão igual à metade da tensão da fonte, sem grandes problemas ( Eu acho isso um total exagero....).
 
Smiley

Ainda bem que é encanação hahaha assim me sinto mais seguro  Grin. Agora sobre ligar o filamentos com metade da tensão da fonte eu sinceramente não captei a ideia...

-----
Seria mais fácil de analisar com a referencia ao artigo no fórum gringo.

O que não entendo muito bem é a diferença. Com center tap conectado ao terra ou resistor ou resistores conectados ao terra, se alta tensão contaminar os filamentos, via a um curto triplo (filamento+catodo+placa ou filamento+grade2+catodo) o terra será acessível de qualquer maneira, seja ele via resistor, filamento ou ainda um dos braços do enrolamento de alimentação dos filamentos.

De qualquer maneira, válvulas em curto são um problema grande mesmo.

É verdade Haroldo não havia parado pra pensar direito sobre isso e faz todo sentido ! Com resistor ou não o problema caso aconteça é dos grandes !
« Última modificação: 13 de Maio de 2020, as 23:10:17 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal