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Autor Tópico: Diário de montagem: Fender Champ AA764 (12W)  (Lida 10337 vezes)
Matec
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« Responder #30 : 11 de Junho de 2020, as 00:54:34 »


Matec, existe uma tabela ou algum lugar pra consultar sobre o bias frio/normal/quente para a 6L6 e a EL34?
Pergunto isso porquê já quero tirar essas medidas com a 6L6 e a EL34 e vou ver se consigo uma maneira de instalar uma chave de bias pra poder selecionar o resistor de catodo entre elas.

Muito obrigado Matec.

Existe, chama-se Datasheet da Válvula. Cheesy

Essa expressão "Fria" que usei ao explanar sobre as possibilidades de polarização, não é nada técnica. Foi só uma maneira de falar.

Num amplificador valvulado SE, a válvula vai trabalhar em classe A. Como é uma configuração pouco eficiente, é costume deixar a válvula trabalhando próxima do seu limite, para se obter a máxima potência. No entanto, nada impede que se deixe a válvula com uma dissipação menor, exceto pela perda de potência, e consequente aumento de distorção para um mesmo volume.

Por isso, a preocupação maior que você Raphael deve ter, é que o limite não seja excedido.

 Legal!
« Última modificação: 11 de Junho de 2020, as 00:57:07 por Matec » Registrado
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« Responder #31 : 11 de Junho de 2020, as 01:27:01 »

E 28W de dissipação em uma 6L6, é um valor mediano, ou continua frio?
A sua é uma 6L6GC? Se for, ok. Se não, tá alto.
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« Responder #32 : 11 de Junho de 2020, as 02:23:51 »

Aqui tem uma tabela das correntes de bias para algumas válvulas: http://www.tedweber.com/webervst/tubes1/calcbias.htm

Bem legal Marcão, valeu! Muito barbada 



Matec, existe uma tabela ou algum lugar pra consultar sobre o bias frio/normal/quente para a 6L6 e a EL34?
Pergunto isso porquê já quero tirar essas medidas com a 6L6 e a EL34 e vou ver se consigo uma maneira de instalar uma chave de bias pra poder selecionar o resistor de catodo entre elas.

Muito obrigado Matec.

Existe, chama-se Datasheet da Válvula. Cheesy

Essa expressão "Fria" que usei ao explanar sobre as possibilidades de polarização, não é nada técnica. Foi só uma maneira de falar.

Num amplificador valvulado SE, a válvula vai trabalhar em classe A. Como é uma configuração pouco eficiente, é costume deixar a válvula trabalhando próxima do seu limite, para se obter a máxima potência. No entanto, nada impede que se deixe a válvula com uma dissipação menor, exceto pela perda de potência, e consequente aumento de distorção para um mesmo volume.

Por isso, a preocupação maior que você Raphael deve ter, é que o limite não seja excedido.

 Legal!


Sim, entendi. Pelo visto na faixa dos 90% do limite é o mais usual... Vou usar esse valor
E Matec, to pensando mesmo em deixar o resistor de 470R no screen, pelo que andei lendo, ajuda na vida útil da valvula.


E 28W de dissipação em uma 6L6, é um valor mediano, ou continua frio?
A sua é uma 6L6GC? Se for, ok. Se não, tá alto.


Sim, ela é uma 6L6GC. Aquela que tá velhinha hehehe. Mas eu vou usar ela enquanto vejo uma nova pra colocar no lugar, ou vou usando uma das EL34.
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« Responder #33 : 12 de Junho de 2020, as 06:59:07 »

Seguindo a montagem, me obriguei a fazer um transformador elevador com 10 taps, agora consegui tirar as medidas com os 220V.

(Essa medidas foram feitas com as válvulas, 6L6 e 6np2 no lugar, e com uma carga de 8ohms na saída)

Vrede = 220Vac
Vht = 310Vac
Vfilamentos = 6,45Vac

VA = 406Vdc
VB = 399Vdc
VC = 355Vdc
Vplaca ao terra = 392Vdc
Vresistor cat = 28,2Vdc
Vresistor scr = 0,6Vdc

O resistor do catodo agora é 390Rx5W, e o do screen 470Rx5W

Fazendo as contas:

Ires cat = Vres cat /resistor = 28,2/388 = 72,7mA
Iscr = Vres scr/resistor = 0,6/467 = 1,3mA
Iplaca = 72,7-1,3 = 71,4mA
Vplaca = VB-Vres cat = 392-28,2 = 363,8V
Potencia dissipada na placa = Vplaca * Iplaca = 26W

Pelo que pude ver, pra chegar nos 27W de dissipação, precisaria de um resistor de catodo menor que 390R, mas 26W tá de bom tamanho. Vou ver se consigo comprar um resistor de 390R por 10W, mesmo a potência dissipada no resistor sendo na faixa dos 2W, ele aquece.
Andei lendo bastante material e vou deixar o resistor do screen até o gabinete do amp estar pronto, então vou testar com e sem o resistor, mas acredito que vá manter ele pela segurança.

Na próxima semana vou atrás das madeiras e courvin pra fazer a caixa, o tecido ortofônico eu já tenho. Ainda estou pensando como vou fixar o chassis, mas acho que vai ser na tampa traseira, com 4 parafusos compridos atravessando o chassis, assim a face mais pesada (dos transformadores) ficará bem fixada.

Infelizmente a tela do meu osciloscópio se estragou (guardado alguns verões sobre o guarda roupas, não aguardou o calor), mas estou vendo outro pra poder medir a potência do amplificador antes de distorcer.

Até a próxima atualização!
« Última modificação: 12 de Junho de 2020, as 07:04:03 por raphaelCoelho » Registrado

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« Responder #34 : 21 de Julho de 2020, as 02:30:36 »

Bom pessoal, seguindo com a saga, a parte de madeira do gabinete está pronta, esperando apenas chegar o courvin e o tecido ortofônico. A idéia é que o acabamento fique parecido com este:



As partes já estão montadas, tem uma mão de tinta (bem grossa e depois lixada pra cobrir imperfeições), por enquanto está assim:



O falante a ser instalado é um celestion rocket 50 que comprei alguns anos atrás e ainda não tinha usado...
Logo que o material chegar e for progredindo vou postando os resultados e possíveis duvidas!
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« Responder #35 : 21 de Julho de 2020, as 03:39:05 »

Ta ficando bom... Parabéns.
Eu não tenho experiência nenhuma com o acabamento, então to curioso pra ver como fica.
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« Responder #36 : 26 de Julho de 2020, as 18:23:59 »

Essa semana chegou o courvin, realmente é complicado forrar sem uso de cantoneiras, sempre que fiz usei cantoneiras, que cobrem os cortes dos cantos, dessa vez não. Outra parte bem difícil é colar a parte da abertura pro painel do amplificador.
Agora é esperar chegar o tecido ortofônico e terminar a montagem.



Outra coisa que eu deveria ter feito, era ter pintado o gabinete, ao menos nos cantos, com uma tinta na cor do courvin, facilita pra esconder alguma marca, espaço, na cobertura
« Última modificação: 26 de Julho de 2020, as 18:26:15 por raphaelCoelho » Registrado

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« Responder #37 : 26 de Julho de 2020, as 23:38:31 »

E te prepara para o courvin encolher, fazendo aparecer as emendas.

Courvin, Vulcouro, Contact, filme de impressão de plotter, tudo porcaria do mesmo saco. Encolhe depois de algum tempo.
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« Responder #38 : 26 de Julho de 2020, as 23:40:18 »

E te prepara para o courvin encolher, fazendo aparecer as emendas.
Tem algo que possa ser feito pra evitar?
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« Responder #39 : 26 de Julho de 2020, as 23:40:39 »

Sim; não usar.
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« Responder #40 : 26 de Julho de 2020, as 23:41:17 »

Sim; não usar.
Qual a melhor opção?
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« Responder #41 : 26 de Julho de 2020, as 23:41:40 »

Não usar. Não há outra opção.
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« Responder #42 : 27 de Julho de 2020, as 00:15:06 »

Não usar. Não há outra opção.
Será?!? Deixar sem acabamento não dá.. pintura qualquer lascada e já era. Tweed custa uma fortuna. Acho que, apesar dessa limitação, courvin ainda é a melhor opção.
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« Responder #43 : 27 de Julho de 2020, as 01:21:22 »

Realmente ele encolhe, mas não é tão rápido. Aplicando ele com soprador térmico (nas juntas e dobras) eu ainda não vi encolher. Tenho aqui uma caixa que forrei já tem uns 5 ou 6 anos, ela ainda está perfeita. A madeira em si, foi toda acabada com uma tupia e uma fresa de arredondar bordas, as cantoneiras traseiras não eram das melhores (infelizmente, era o que tinha - ou o que se tem):



Lógico que essa caixa usa cantoneiras, esconde ao menos frontalmente a maior parte das dobras. Tive durantes muitos anos um fender blues jr, sem cantoneiras, que já comprei usado, e ele também estava perfeito e ainda está, já que vendi pra um amigo e seguido vejo o amplificador.

Mas já vi em equipamentos mais antigos, os venerados, a cobertura diminuir e aparecer as emendas. Mas Alexandre, entre não usar e usar uma cobertura que possivelmente leve anos pra aparecer uma emenda porque a cobertura encolheu, acho que é melhor usar, justamente por isso que os originais vem de fábrica assim. Tenho um cabeçote de baixo staner as170b dos anos 70, que a cobertura está velha, manchada, mas pra idade, perfeita. Tem que se lembrar que este tipo de equipamento não é feito pra ficar dentro de casa, pessoal carrega, transporta, toca em locais e situações distintas, sem cobertura, certamente seria mais frágil, ainda mais com o passar do tempo. Uma pintura também não teria a eficiência em proteção que uma forração tem, ainda mais que a maioria das madeiras usadas pra este fim sp compensados, aglomerados e mdf....

E pra completar, descobri hoje que ainda se encontra cola de contato com "tolueno" a tal substância que da dor de cabeça e "barato". Na época que todas as colas davam "barato" a colagem era muito melhor e mais firme. O lado ruim logicamente é a dor de cabeça, mas a qualidade da cola não tem comparação. Vou procurar no comércio local aqui pra ver se acho.
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« Responder #44 : 27 de Julho de 2020, as 01:48:27 »

Não usar. Não há outra opção.
Será?!? Deixar sem acabamento não dá.. pintura qualquer lascada e já era. Tweed custa uma fortuna. Acho que, apesar dessa limitação, courvin ainda é a melhor opção.

Se não quiser que encolha, a única solução é não usar. Não há outro material similar que não encolha. Se for PVC, vai encolher. Leva tempo, mas encolhe; não é de um dia para o outro. Aliás, talvez seja essa a razão do tal "tolex" importado ser tão caro; talvez ele seja um material com melhores propriedades que não encolha.

O negócio é conviver com o encolhimento ou a) colar com Superbonder b) colocar algo que cubra a emenda. Ah, tem outra; comprar o courvim e deixar ele encolher durante alguns anos antes de usar.

Quanto à cola com tolueno, é artigo comum nas lojas aqui, vulgarmente conhecida como "cola de sapateiro". Aliás, não conheço nenhuma cola dessas que use outro tipo de solvente.
« Última modificação: 27 de Julho de 2020, as 01:52:24 por A.Sim » Registrado

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