Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 20:35:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 12 13 [14] 15   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: transforme seu meteoro nitrous driver 15w em um marshall 15w  (Lida 99663 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #195 : 15 de Março de 2018, as 16:44:23 »

Nada é tão fácil.

Sim, trocar o transformador é um passo, teria também que verificar se os capacitores de fonte suportam a nova tensão. Se os diodos da fonte aguentam a nova exigência de corrente. E se o falante vai aguentar maior potência. Talvez tenham mais itens que eu não enumerei aqui.

Feitas as modificação necessárias, o amplificador pode funcionar à contento, (lembre-se que esse é um amplificador METEORO).  Cry 

 Smiley
Registrado
Marushio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 23

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 0



« Responder #196 : 15 de Março de 2018, as 17:50:51 »

Obrigado Matec pela resposta . O falante e de 60w (pelo menos é o queestá escrito nele) . Pretendo usar outro mais pra frente .  Agora a dúvida são desse outros componentes menores como os diodos do transformador e resistores . Meu conhecimento e básico e me viro razoavelme bem. Será que tem como alguém me ajudar nos valores de Troca desses componentes ? Acredito que eu tenha um transformador de 25v + 25 aqui em casa
« Última modificação: 15 de Março de 2018, as 19:05:53 por Marushio » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #197 : 15 de Março de 2018, as 18:20:25 »

Não esqueça de verificar se há limitação da tensão que alimenta os amplificadores operacionais.  Caso não haja, tem que providenciar.
Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #198 : 15 de Março de 2018, as 18:35:09 »

Obrigado Matec pela resposta . O falante e de 60w (pelo menos é o q está escrito nele . Pretendo usar outro mais pra frente .  Agora a dúvida são desse outros componentes menores como os diodos do transformador e resistores . Meu conhecimento e básico e me viro razoavelme bem. Será q tem como alguém me ajudar nos valores de Troca desses componentes ? Acredito que eu tenha um transformador de 25v + 25 aqui em casa

Corrija sua mensagem. Não é permitido o uso de internetês.  Releia as regras do fórum.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Marushio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 23

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 0



« Responder #199 : 15 de Março de 2018, as 19:08:04 »

Muito obrigado Alfredo. Dificulta um pouco a discussão por não poder postar esquemático da placa .

Bom dia e no aguardo
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #200 : 15 de Março de 2018, as 20:14:27 »

Realmente, pelo esquema, os capacitores de fonte são para 25v; como o amplificador vai passar a trabalhar com +36 e -36v os capacitores terão que ser para 50V(mais fácil de encontrar). A fonte do Pré-amplificador terá que ser redimensionada, para não queimar os Zeners.. Não sei como é o o dissipador de calor, mas de preferência deve ser aumentado ou substituído. No esquema não diz qual é o código da ponte de diodos. Ela deve suportar pelo menos 3A contínuos e 200v.

 Smiley

Registrado
Marushio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 23

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 0



« Responder #201 : 15 de Março de 2018, as 22:17:25 »

Matec mais uma vez obrigado .

Os diodos da posição d4 e d3 são 1N4744. Acredito que deverão ser trocados por 1n5408 (eles devem ser o que você mencionou acima de 3a e 200v)

Terei que trocar os dois capacitores 2200 25v da posicao c17 e c16 (presos por cola quente ) por dois capacitores de 2200 50v

Tentarei postar uma foto do dissipador (placa de alumínio em forma de U)

Como devo proceder para redimensionar a fonte do pré amplificador ? Poderia me explicar ?

Valeu mesmo pelas dicas 

-----

Segue as fotos

https://www.instagram.com/p/BgW3j2IFXhe/
https://www.instagram.com/p/BgW36u4lb5a/
https://www.instagram.com/p/BgW6flml2xY/

-----
Xformer , corrigido . Provavelmente aconteceu por causa da correção automática do Celular

Bom dia

Muito obrigado Alfredo. Dificulta um pouco a discussão por não poder postar esquemático da placa .

Bom dia e no aguardo

-----

Valeu o toque pelo detalhe. A coisa está andando

 Legal!


Muito obrigado Alfredo. Dificulta um pouco a discussão por não poder postar esquemático da placa .

Bom dia e no aguardo
« Última modificação: 15 de Março de 2018, as 23:03:14 por Marushio » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #202 : 15 de Março de 2018, as 23:24:11 »


Os diodos da posição d4 e d3 são 1N4744. Acredito que deverão ser trocados por 1n5408 (eles devem ser o que você mencionou acima de 3a e 200v)

Tentarei postar uma foto do dissipador (placa de alumínio em forma de U)

Como devo proceder para redimensionar a fonte do pré amplificador ? Poderia me explicar ?


Não não!

Os diodos D3 e D4 são os Zeners de 15V @ 1W não devem ser alterados. O que deve ser alterado são os resistores R22 e R23, que devem ter seus valores dobrados assim como sua dissipação. O mais fácil é comprar mais um par de resistores de 680 ohms por 3W e colocar em série com os que já estão lá (ou compre 4 resistores de 680 por 3W para ficarem todos iguais). Feito isso a fonte do pré já fica redimensionada.

A ponte de diodos que precisa ser verificada é a que aparece com referência "PR" no esquema.

Vai ter que trocar esse dissipador. O o pior problema desse aí é a falta de aletas, que aumentam a área  de dissipação de calor.

Esse aí já parece subdimensionado para 20W.  Huh?    Para 50 então...  Cry

Boa sorte.
Registrado
Marushio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 23

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 0



« Responder #203 : 16 de Março de 2018, as 00:23:52 »

Show de bola .

Achei o r22 e o r23 . Como sou bem chato vou comprar 4 novos no valor de 680 ohms por 3w e colocar em série como recomendado.

Achei o PR na placa. Ele e redondo com 4 pernas .

https://www.instagram.com/p/BgXCTocFFZK/
https://www.instagram.com/p/BgXCiqPlHT9/
https://www.instagram.com/p/BgXDJzxlWVk/

Vou procurar mais 1n5408 para trocar . Achei só 2 aqui por enquanto . Qualquer coisa compro amanhã.

Já soltei o dissipador em U. Eu estou vendo se alguma sucata minha serve . Até agora nada que consiga se adequar . Pelo visto mais um item para lista Smiley

Acho que tambem não tenho mais capacitor 2200 50v aqui também . Mais um pra lista de compra.
 

O transformador tambem ainda nao procurei . Como o datasheet do chip tda  diz que ele suporta até 25v esse deve dar. Tem alguma recomendação de amperagem do transformador? Mínimo/  máximo e recomendado? Como não achei ele ainda não tenho esses dados .




« Última modificação: 16 de Março de 2018, as 00:28:21 por Marushio » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #204 : 16 de Março de 2018, as 01:09:50 »

 Marushio

Creio que teremos que parar tudo e rever os planos.

O TDA2052 não é compatível com o TDA2030 ou TDA2050. O TDA2052 tem 7 pinos e os outros tem 5. Não acho que você queira fazer outra PCB para esse amplificador. A tensão de alimentação máxima do TDA2052 é de 25v DC e um transformador de 25+25vAC dá uma tensão de aproximadamente +35vDC e -35vDC, totalmente fora da atuação do TDA2052. Acho melhor você pensar melhor antes de fazer qualquer compra ou modificação.

 Embarrassed
Registrado
Marushio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 23

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 0



« Responder #205 : 16 de Março de 2018, as 01:42:02 »

Tenso. 

Mesmo assim muito obrigado por toda a ajuda  Bravo. Pelo visto não existe como expandir mais a potência desse aparelho de forma simples. Refazer a Placa envolve algo mais complexo e desinteressante no meu ver (aí já é refazer o amp e não tentar extrair o máximo dele com alterações ao que descaracteriza o tópico e a ideia de up barato).  Com o mod do início do tópico melhorou bastante a sonoridade do aparelho . Com o drive ligado ficou muito satisfatório.  Infelizmente no clean fica muito mais baixo. Acredito que ninguém conseguiu descobrir ainda como resolver esse problema.  Se o clean ficasse normal em vez de ficar tão baixo seria ótimo.

Vou somente trocar o r1 como falado anteriormente pra fechar o mod básico e ver se consigo um dissipador melhor para essa placa.

Obrigado a todos por todas as ajudas
« Última modificação: 16 de Março de 2018, as 01:53:05 por Marushio » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #206 : 16 de Março de 2018, as 02:35:39 »

Resolver o problema de igualar os níveis dos canais drive e cleam não é difícil não. Se você substituir o resistor R5 de 22k por um de valor entre 47k e 68k o nível do cleam aumenta o bastante. Se você quiser fazer um ajuste fino utilize um trimpot de 100k e ao encontrar o ajuste ideal meça a resistência e coloque um resistor  equivalente no lugar.

 Legal!
Registrado
Marushio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 23

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 0



« Responder #207 : 16 de Março de 2018, as 02:44:43 »

Sensacional !!!! Vou ver se tenho componentes aqui para fazer a brincadeira .

Se aproximar já é lucro. Aí vai ficar redondo Smiley

-----
Roqueiro

Bom dia a todos

 Roqueiro

Testei o que foi falado . Peguei 2 resistores de 120k e usei em paralelo (Não achei menor)  . A diferença continua grande a 60k . Vou providenciar um trimpot e ver no que dá.
« Última modificação: 16 de Março de 2018, as 14:47:33 por Marushio » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #208 : 16 de Março de 2018, as 14:32:30 »



Testei o que foi falado . Peguei 2 resistores de 120k e usei em paralelo (Não achei menor)  . A diferença continua grande a 60k . Vou providenciar um trimpot e ver no que dá.


Quanto ao nível do entre o clean e o drive, 60k já deveria resolver bem, mas como você disse não foi o suficiente, pode testar mesmo com 120k para ver se pelo menos fica bem alto.  Não se esqueça de retirar o resistor de 22k do circuito na hora de colocar o outro resistor.


« Última modificação: 16 de Março de 2018, as 14:50:08 por Matec » Registrado
Marushio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 23

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 0



« Responder #209 : 16 de Março de 2018, as 14:46:52 »

E o bendito Celular corrigindo . Vou mudar la

-----
Já tinha tentado com 120k e nao foi suficiente . A diferença ainda é grande :0

Comprei para o r1 o resistor 220k (4 unidades ) tentarei sozinho e se não resolver tentarei em paralelo

Cenas dos próximos capitulos

Aproveitarei pra trocar todos os potenciometros do aparelho
« Última modificação: 17 de Março de 2018, as 04:04:46 por Marushio » Registrado
Páginas:  1 ... 12 13 [14] 15   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal