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Autor Tópico: Consertar válvula com pino quebrado  (Lida 3355 vezes)
mkslwsk
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« : 03 de Julho de 2020, as 02:35:05 »

Olá a todos,
Estava ontem fazendo uma mudança no meu Laney CubHead e quando fui recolocar as válvulas notei que o pino 2 de uma das EL84 estava estranho, ele parecia estar mexendo. Achei que poderia estar um pouco torto e não quis força-lo no soquete, quando apenas o toquei com o dedo o mesmo caiu!

Tentei sem sucesso soldar o pino e vários tamanhos diferentes de fio de cobre no que restou da base do pino, mas como ele quebrou no meio do vidro está bem difícil.
Aparentemente a válvula não perdeu o vácuo por isso acho que se conseguir soldar algo no que restou do pino poderia ainda tirar um pouco mais de vida dela.

Queria saber se alguém já fez este tipo de reparo ou se tem alguma dica antes de ter que desembolsar um novo par de válvulas para a saída.

Provavelmente o amplificador ainda irá funcionar se eu ligar essa válvula sem o pino já que é a grade, porém não sei se isso vai fazer bem ao transformador de saída além de provavelmente ficar com alguns ruídos.

Vou tentar tirar umas fotos e atualizo aqui.

Obrigado

edit:
Consertar o título do tópico. O teclado do computador pelo jeito também precisará ser trocado  Toma na Cabeça
« Última modificação: 03 de Julho de 2020, as 05:35:25 por mkslwsk » Registrado
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« Responder #1 : 03 de Julho de 2020, as 02:51:05 »

Além do "constar" no título, pra constar, pino 2 da EL84 = G1.
É por onde o sinal de áudio "entra".
Pode comprar outra.
« Última modificação: 03 de Julho de 2020, as 17:04:12 por xformer » Registrado

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« Responder #2 : 03 de Julho de 2020, as 03:07:02 »

Essa EL84 já era, mesmo que não tenha perdido o vácuo é melhor trocar
« Última modificação: 03 de Julho de 2020, as 17:03:48 por xformer » Registrado
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« Responder #3 : 03 de Julho de 2020, as 05:46:04 »

Obrigado pela correção, e também pela má notícia  Embarrassed

Agora preciso decidir se vale a pena comprar um par casado ou se vou nas mais em conta e faço um ajuste individual do bias para cada válvula.
No 50W comprei um par casado (EL34) e apesar disso a dissipação de uma é quase 1W diferente da outra de qualquer forma.
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« Responder #4 : 04 de Julho de 2020, as 20:47:32 »

  Sou da opinião de que não custa tentar...

  Uma vez quebrei a perna dum ci ruim de achar. Não ficou nada pra fora. Eu peguei uma serrinha e cortei um pedaço do encapsulamento, depois soldei e sentei araldite. Funcionou bem.

  Claro que não vai funcionar pra você. Mas tenta de outro jeito... Se conseguir botar um pingo de solda e colar depois, ou cola condutiva, sei lá. Isso por esporte. Se precisa de algo confiável só comprando outra mesmo.
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« Responder #5 : 05 de Julho de 2020, as 02:53:21 »

Qual a marca dessa válvula que quebrou o pino ?
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« Responder #6 : 06 de Julho de 2020, as 03:42:06 »

Qual a marca dessa válvula que quebrou o pino ?
Ruby
São provavelmente as válvulas que vieram de fábrica neste amplificador. Todas, inclusive as 12ax7 do pré, possuem etiquetas e marcações muito similares o que me leva a crer que são um "jogo completo".

Seguem as fotos:



Depois fiquei pensando, ainda que conseguisse soldar o pino com o calor gerado na própria válvula a solda acabaria por derreter depois de alguns minutos.
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« Responder #7 : 06 de Julho de 2020, as 17:47:42 »

acho que o maior problema do pino "consertado" ainda seria o rompimento na hora de tirar do soquete...
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« Responder #8 : 07 de Julho de 2020, as 01:21:29 »

acho que o maior problema do pino "consertado" ainda seria o rompimento na hora de tirar do soquete...

Isto ! Mas se a válvula está perdida mesmo eu tentaria ao menos pra tentar usar o que resta de vida útil dela porque válvulas não estão baratas nesses dias de dólar mais caro da história
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« Responder #9 : 09 de Julho de 2020, as 05:38:59 »

Tentei de várias formas e realmente não teve jeito.
Acabei comprando um par de 6P14P já devidamente instaladas e soando muito bem!
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« Responder #10 : 09 de Julho de 2020, as 09:05:36 »

Essas 6P14P são aquelas válvulas vendidas como "reflector militares russas"? Você notou diferença de timbre para EL84? Nunca experimentei elas
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« Responder #11 : 09 de Julho de 2020, as 14:24:54 »

pensei numa possibilidade um pouco inusitada...

prender o pino que avulcionou no mandril da parafusadeira (ou furadeira, talvez maior velocidade seja mais interessante para este fim) e atritar os pinos até derreterem, depois de derretidos parar o giro e manter a posição até que esfrie...

acho que agora que tem um backup da válvula toda ação é valida mesmo que haja algum risco.
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« Responder #12 : 09 de Julho de 2020, as 15:47:29 »

Isso me lembra de um vídeo do Manual do Mundo onde o Iberê com a ajuda do Celso Cavalini tenta fazer fogo a partir do atrito do pauzinho girando numa madeira. É muito difícil.

Se esse fabricante Ruby usou a liga metálica certa (as que tem coeficiente de dilatação térmica semelhante à do vidro da válvula e assim mantém o selamento) para fazer os pinos da válvulas, o ponto de fusão é muito alto. Para a liga FerNiCo (ferro - níquel - cobalto) o ponto de fusão é de 1450°C.  Se a liga for CuNiFe (cobre - níquel - ferro) o ponto de fusão deve ser acima de 1000°C.

Se for fazer a tentativa, eu usaria uma Dremel, que tem rotação mais alta do que parafusadeira (pouca velocidade e muito torque) ou uma furadeira comum. Tem de torcer para que a vibração não rache ou crie microfissuras no vidro.
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« Responder #13 : 09 de Julho de 2020, as 17:03:44 »

pensei numa possibilidade um pouco inusitada...

prender o pino que avulcionou no mandril da parafusadeira (ou furadeira, talvez maior velocidade seja mais interessante para este fim) e atritar os pinos até derreterem, depois de derretidos parar o giro e manter a posição até que esfrie...

acho que agora que tem um backup da válvula toda ação é valida mesmo que haja algum risco.
Não tem como você chegar no ponto de fusão dessa forma, fora o perigo da valvula quebrar na mão e cortar ou voar algum estilhaço.
Não recomendo essa tentativa de forma alguma. Chance minima (pra não dizer zero) de dar certo e chance grande de causar acidentes.

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Tem de torcer para que a vibração não rache ou crie microfissuras no vidro.
Pra isso não ocorrer, ou pior, a valvula quebrar e voar caco pra tudo que é lado, o pino teria que estar 100% retificado (não está) e tanto válvula quanto dremel / pino teriam que ser mantidos 100% firmes (só com maquina).
Não tentem isso em casa...

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Quer tentar soldar um pino ai? Eu acho perda de tempo, mas já que esta tendo uma comoção pra tentar a coisa, vamos tentar de um método seguro.
Primeira coisa é não usar o pino original. Mas use ele pra ver se ele aceita solta de estanho. Se não aceitar, transforme a valvula em um chaveiro.
Se aceitar, pegue um fio de cobre que tenha uma espessura um pouco menor que a espessura do pino, enrole na ponta de ferro de solda de uns 60W deixando uma sobra um pouco maior do que precisa pra refazer o pino, coloque pasta de solda dentro do buraco do pino quebrado, derreta solda na ponta desse fio de cobre que esta enrolado no ferro de solda, e enfie ele no buraco da valvula até encostar no que restou do pino. Aguarde um tempo, corte o pino com um sobra mas mantendo ele no lugar e espere esfriar. Você vai ter um pino de cobre, mais mole, mas vai funcionar. Pra que, não sei...
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« Responder #14 : 09 de Julho de 2020, as 17:57:37 »

Eu, se tivesse uma máquina de corte a laser de boa potência, tentaria fazer a fusão do pino quebrado com o feixe de laser incidindo sobre a junta.
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