Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 15:08:24


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fender 5e3 - Mod's Rob Robinette  (Lida 10702 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #15 : 16 de Agosto de 2020, as 03:31:41 »

Eu acho que com o ganho maior, gera uma flutuação  maior na tensão do ponto C da fonte. Isso se reflete nos estágios seguintes que também estão alimentados no mesmo ponto C, aumentando a flutuação e gerando a realimentação para a oscilação. Com o ganho menor da 12AY7 talvez não fosse sensível à flutuação da fonte C e não gerasse tanta realimentação.  Muitas vezes a simples substituição de uma válvula por outra não deve funcionar direito, sem um estudo prévio.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
rpacini
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 18

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 0


« Responder #16 : 16 de Agosto de 2020, as 03:48:41 »

Outra coisa que ficou diferente: você usou uma 12AT7 no lugar da 12AY7. A 12AT7 gera um ganho maior do que a 12AY7, no Load Line Plotter, sobe de 33x para 52x com a 12AT7.  Talvez você tenha que desacoplar a alimentação das duas válvulas 12AT7 e 12AX7 do estágio seguinte, que estão ligadas na fonte "C". Teria que colocar mais um filtro RC e criar a fonte "D" para a 12AT7.

Eu entendi quase tudo..rs   Não tenho esse nível todo de conhecimento em relação a projeto.

Realmente cheguei a ler alguma coisa do Eduardo sobre essas válvulas não serem substitutas direta.

Na página do do Rob, na parte do mod Lead Channel ele cita que essa modificação deve funcionar bem com uma 12ax7 na V1,então eu imaginei que com uma 12at7 funcionaria sem problema algum tendo metade do ganho de uma 12ax7.

Posso estar muito enganado, mas pra mim essa válvula está com problema. Você chegou a ver o vídeo?  Não acho normal a válvula se comportar com um microfone.

E não faz sentido (pra mim..rs) esse efeito somente em um canal, não se pode nem mexer a caixa direito que faz uma zueira louca.

Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #17 : 16 de Agosto de 2020, as 04:12:49 »

Acho que você tem válvulas microfônicas por ai...

https://www.youtube.com/watch?v=NAF42EwLzks
https://www.youtube.com/watch?v=QM2qWZYbInI

Assista esses videos e faz o mesmo teste pra ver
« Última modificação: 16 de Agosto de 2020, as 04:15:15 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
rpacini
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 18

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 0


« Responder #18 : 16 de Agosto de 2020, as 06:20:25 »

Acho que você tem válvulas microfônicas por ai...

https://www.youtube.com/watch?v=NAF42EwLzks
https://www.youtube.com/watch?v=QM2qWZYbInI

Assista esses videos e faz o mesmo teste pra ver

Sim ! É exatamente esse o problema...haha

Porém a minha está bem pior, eu só não bati na válvula no vídeo porque ela entra em piripaque e faz um estrondo absurdo. (Já tinha feito isso antes do vídeo)

Vou falar com o cara que comprei pra ver se ele troca ou o que faz.

De toda forma, ao menos por enquanto, ter trocado os cabos por blindados deu um ótimo resultado.
Registrado
rpacini
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 18

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 0


« Responder #19 : 26 de Agosto de 2020, as 22:40:21 »

Boa tarde colegas,

Atualizando:

O amplificador estava funcionando normalmente, tensões todas OK.

Até que anteontem estava tocando por algumas horas, e do nada abriu fusível. Fui comprar outro no outro dia e logo ao ligar abriu de novo. Achei estranho dei uma olha na resistência do primário e dito e feito, estava em curto.

Aproveitando que tive que desmontar tudo  Embarrassed por conta de ter deixado os parafusos que prendem o transformador atrás da placa (vou resolver isso...rs) e que para tirar a placa eu tive que dessoldar tudo, vou utilizar cabos blindados em toda a linha de áudio aterrando apenas uma das extremidades.


Chequei o circuito todo e não encontrei nada anormal, tudo relacionado a tensões estavam funcionando normalmente também. Isso só aconteceu quando eu passei mais horas (3h) tocando do que eu já tinha tocado com esse amplificador que tinha sido em média 1h e 30 até então.

Alguém faz ideia do que pode ter acontecido ? 

Aquecimento pode ter causado isso com alguma isolação mal feita internamente?

Vou levá-lo amanhã na loja que comprei, que por sorte tenho "fácil acesso" de moto.

Registrado
JB.Santos
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21



« Responder #20 : 27 de Agosto de 2020, as 00:22:54 »

E aquele problema com oscilação e/ou microfonia resolveu ? Era a 12At7 ?
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #21 : 27 de Agosto de 2020, as 01:17:38 »

Alguém faz ideia do que pode ter acontecido ?  

O transformador é da Líder ? Se for, então está tudo explicado. Enrolamento "à la louca", sem isolamento entre camadas e sem impregnação com verniz.  Veja no tópico "chinelagem" um transformador deles, aberto.
« Última modificação: 27 de Agosto de 2020, as 02:20:48 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
rpacini
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 18

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 0


« Responder #22 : 27 de Agosto de 2020, as 02:25:38 »

E aquele problema com oscilação e/ou microfonia resolveu ? Era a 12At7 ?

Oi JB, então.

Falei com a pessoa que comprei as válvulas e ela me enviou outra 12AT7 e uma 12AU7 para eu testar. Porém não chegaram ainda, acredito que por causa dos correios.

Assim que chegar e eu já tiver o transformador de novo eu consigo dar um retorno melhor.

Mas que ela é microfônica isso é, batendo levemente com qualquer objeto nela, ela reproduz o som no alto falante bem alto.

Alguém faz ideia do que pode ter acontecido ? 

O transformador é da Líder ? Se for, então está tudo explicado. Falta de verniz, enrolamento "à la louca" e sem isolamento entre camadas.  Veja no tópico "chinelagem" um transformador deles, aberto.

Oi Alexandre,

É da líder sim. Eu me lembro de ter lido a respeito da líder em outro tópico, não me recordo se era no 100buck ou onde foi que os transformadores deles eram confiáveis, pelo menos os de força, por eu estar sempre na Santa Ifigênia acabei optando por eles.

Não tinha conhecimento a respeito desta "chinelagem" vou ler mais tarde sobre.

Mas agora já foi. Pelo menos no que diz respeito das tensões estavam todas ok, amanhã eu levo lá para eles.
Registrado
rpacini
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 18

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 0


« Responder #23 : 08 de Outubro de 2020, as 04:25:22 »

Boa noite amigos,

Fiquei um tempão sem atualizar, mas é porque com a greve dos correios as válvulas ficaram 50 dias paradas.

Bom a respeito do transformador de força foi uma longa história com um final até então satisfatório. Mesmo que o post fique longo, gostaria de compartilhar o ocorrido pois neste caso acho muito importante.

- Eu entendo que toda empresa é suscetível a falhas e, desde que não sejam contínuas são aceitáveis. Como são resolvidas também é muito importante, visto o cenário atual que vivemos. (Apesar de que isso deve ser o mínimo a ser feito em respeito a quem lhe confiou o serviço).

- Meu transformador da Líder entrou em curto (ele testou na hora inclusive), levei para reparo com o Adriano e a princípio é aquela desconfiança de que eu fiz algo errado, muitas perguntas etc... Mas no fim ficou de abrir e ver o que aconteceu.

- Quando ele abriu, espantado me disse que não encontrou problema algum e que iria enrolar novamente e me entregar.

- Quando retirei ele e testei em casa, enrolaram uma parte do secundário de 355 0 355 errado, estava fornecendo 355 0 40v. Falei com ele, me pediu desculpas e disse que foi um erro de enrolamento.

- Aproveitando que eu estava com ele em mãos, pediu para eu medir o consumo de corrente, eu o fiz e mostrei que ficou em cima do especificado de 100ma.

- Retirei pela 3 vez e, dessa vez notei que ele impregnou o transformador de força com verniz (o de saída já veio desde o início).

- Agora está funcionando e tudo em ordem, apesar dos contratempos.


Também olhei pelo orifício.
 
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sobre o amplificador, ainda tenho alguns problemas:

Eu refiz toda a fiação com cabos blindados e aterrados em apenas um ponto.


Recebi outra 12AT7 (matsushita)


O problema de looping de buzz quando eu colocava no máximo e tocava qualquer corda parou. (acredito que era alguma coisa solta na 12at7 sylvania, pois quando eu chacoalhava ela faz barulhinho, então com a vibração do volume alto ela devia entrar em colapso)

Porém, continuo com um chiado estranho tipo de vitrola, sei lá, ele começa e aparentemente melhora um pouquinho depois que a válvula esquenta.
https://youtu.be/83T4DTWYaeg

Obs.: Considero adquirir uma 12Ay7, mas além de não achar quando acho custa um rim e no momento preciso dos 2 em funcionamento (tenho uma 12au7 guardada, mas ela tem consumo muito alto pelo que pesquisei).


Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #24 : 08 de Outubro de 2020, as 15:00:49 »

Olá.

Transformador com controle de qualidade 100%. Espero que o preço tenha compensado a incomodação.
« Última modificação: 08 de Outubro de 2020, as 16:01:18 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
JB.Santos
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21



« Responder #25 : 08 de Outubro de 2020, as 20:15:17 »


Porém, continuo com um chiado estranho tipo de vitrola, sei lá, ele começa e aparentemente melhora um pouquinho depois que a válvula esquenta.
https://youtu.be/83T4DTWYaeg




E com a guitarra desconectada muda alguma coisa ?

Já testou com o atenuador desligado e o master bem baixo ?

Faça um teste no Loop jumpeando o send e return com cabo de pedal ou cabo da guitarra e vê se muda alguma coisa.   


-----
Relendo o início deste tópico, agora que vi você usou uma válvula RCA e outra CBS ?

« Última modificação: 09 de Outubro de 2020, as 01:25:07 por JB.Santos » Registrado
rpacini
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 18

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 0


« Responder #26 : 09 de Outubro de 2020, as 03:06:12 »


Porém, continuo com um chiado estranho tipo de vitrola, sei lá, ele começa e aparentemente melhora um pouquinho depois que a válvula esquenta.
https://youtu.be/83T4DTWYaeg




E com a guitarra desconectada muda alguma coisa ?

Já testou com o atenuador desligado e o master bem baixo ?

Faça um teste no Loop jumpeando o send e return com cabo de pedal ou cabo da guitarra e vê se muda alguma coisa.   


-----
Relendo o início deste tópico, agora que vi você usou uma válvula RCA e outra CBS ?



Oi Jb,

Cheguei agora do serviço e fiz alguns testes.

Sem a guitarra também apresenta ruídos, volume master baixo também (lead e bright no máx), send return jumpeado também não mudou nada.

- Liguei com a sylvania 12at7 (não usei ela depois que remontei o amp), sem nada plugado, ela da inicio de microfonia e deixa o cubo todo sensível muito ruim mexer com ela. (Aquele problema de ser microfonica). Mas não apresenta o chiado de vitrola falhando.


Atenuador seria o high e o low ? Normalmente eu não uso o power switch e o feedback ligados, não por enquanto.

Sim, as 6v6 são de marcas diferentes.


Obs.: Liguei com a Miniwatt 12au7, nada plugado e com tudo no máximo tem o ronco e de vez em nunca algum chiadinho.

Bom, acho que é essas válvulas o problema.

Será que meu transformador suporta usar essa 12au7 por algum tempo, até que eu ache uma 12ay7 ?


-----
Olá.

Transformador com controle de qualidade 100%. Espero que o preço tenha compensado a incomodação.


Claro que não compensou, qualquer produto adquirido que apresente problemas não compensa. 

« Última modificação: 09 de Outubro de 2020, as 03:16:54 por rpacini » Registrado
JB.Santos
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21



« Responder #27 : 09 de Outubro de 2020, as 03:27:51 »

Olá

As 12ax7, 12At7, 12Au7 são intercambiáveis, pode testar.

Eu tenho uma 12Ay7 aqui, se você me passar o endereço envio pra você, depois de testar e der tudo certo, aí você me paga.

Estou desconfiado que as válvulas do power estão com problemas.

Sugiro usar válvulas novas e de fabricação recente, se for N.O.S as da Altana Tubes são mais confiáveis.

https://www.multcomercial.com.br/audio-parts/valvulas/6v6.html


Registrado
rpacini
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 18

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 0


« Responder #28 : 09 de Outubro de 2020, as 03:39:17 »

Olá

As 12ax7, 12At7, 12Au7 são intercambiáveis, pode testar.

Eu tenho uma 12Ay7 aqui, se você me passar o endereço envio pra você, depois de testar e der tudo certo, aí você me paga.

Estou desconfiado que as válvulas do power estão com problemas.

Sugiro usar válvulas novas e de fabricação recente, se for N.O.S as da Altana Tubes são mais confiáveis.

https://www.multcomercial.com.br/audio-parts/valvulas/6v6.html




Será mesmo que as 6v6 podem estar ruins, mesmo que após eu trocar as de pré os problemas "mudaram" e no caso da 12au7 bem dizer não tem.

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #29 : 09 de Outubro de 2020, as 16:33:02 »


As 12ax7, 12At7, 12Au7 são intercambiáveis, pode testar.


Só de pinagem e tensão e corrente de filamento são iguais.  O resto é tudo diferente, dissipação de placa, curvas características, etc.  Então uma não serve no lugar de outra.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal