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Autor Tópico: Fender 5e3 - Mod's Rob Robinette  (Lida 10869 vezes)
rpacini
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« : 15 de Agosto de 2020, as 01:00:32 »

Boa tarde meus amigos !

Eu até pensei em fazer um weekly report da montagem, mas como estava enrolado achei melhor montar primeiro e depois trazer os resultado e pedir ajuda. Eu estava muito na dúvida de qual amplificador montar, queria algo em torno de 10W e que tivesse muita informação de montagem e leiaute fácil. Encontrei esse site magnífico do Rob, com tudo mastigado.  Smiley

Um breve resumo antes:

- Sofri para achar boas peças, capacitores axiais, etc...
- Tive que comprar quase tudo separado, quase virei sócio dos correios e do posto de gasolina;
- Perdi muito tempo e dinheiro indo a Santa Ifigênia, comprei peças que não usei, peças que não gostei;
- É quase impossível achar uma alternativa ao Tweed, visitei várias lojas no Brás, na Bresser, e nada de nada (mais tempo e dinheiro). Desisti e comprei Courvin que me agradou;
- Descobri 2 excelentes lojas e gostaria de compartilhar caso precisem. Uma delas só com componentes da década de 60 ~70 (nada da china). O dono faleceu a um bom tempo e a filha que sempre trabalhou com ele assumiu a loja, e ela ainda tem um grande estoque de componentes, eles eram importador e exportador.
        *Isacomp da Santa, nela achei alguns axiais da siemens e da Rifa.
        *Eletropan no tatuapé é sensacional, nela você encontra capacitores da Philips Mustard, Tropical Fish, Constanta, e muito mais (ela tem centenas de cherry, mas esses eu acho que não estão bons medi uns 50 deles lá e acabei pegando o Mustard)
- Não sei porque eu projetei o gabinete com outras dimensões sendo que existe o projeto pronto na internet, depois que eu montei tudo que fiquei pensando como isso aconteceu Embarrassed


Considerações:

- Montei o amplificador com todos os mod's preferidos do Rob + o send return passivo:
https://robrobinette.com/RobRob_Deluxe.htm
- Os transformadores são da Líder pois para mim era de fácil acesso e sem frete.
Sendo:
0-120-220
330 355 0 330 355 (montei com as duas opções em uma chave seletora)
3,15 0 3,15
5 vac
50 vac (pensei no caso de precisar de ajuste individual de bias)

Válvulas:

- V1.........Silvania 12at7
- V2.........RCA 12ax7
- V3,V4....Bom, acho que foi a única parte que acertei muito (comprei 1 par vendido como sendo casado por emissão, sendo uma CBS e outra RCA) (Obs.: Cheguei a enviar um e-mail para o Rob e ele me respondeu dizendo que este circuito funcionava bem com válvulas não casadas)
- V5.........5Y3 RCA Brasil

Edit.: (que não acertei muito)

- Chassis um colega cortou no laser em inox 304L;
- A identificação eu fiz o desenho no Corel e sublimei;


Liguei ele hoje e para minha surpresa funcionou de primeira e o achei ele muito forte, mesmo sem aterramento na tomada eu acho que ele não apresenta ruído, só se aumentar os volumes mas eu acho que é normal.


Agora a ajuda que eu peço a vocês é para me ajudar a identificar se está tudo certo em relação as tensões e dentro do possível se está tudo em ordem a 6v6 (Eu li muito sobre a corrente de bias, mas no caso desse que tem bias fixo tem como ter uma ideia sem ter que colocar um resistor de 1ohm no catodo?)  Segue abaixo as tensões que eu medi (amp ligado e sem cabo conectado, potenciômetros no 1) elas estão bem certas com a que eu encontrei do esquema abaixo:

Tensões em 330v:

B1 = 340vdc
B2 = 299vdc
B3 = 223vdc

Filamento: 6.1vac
Retificadora: 4.73vac

V3 - entre pino 3 e 8 = 318vdc
V4 - entre pino 3 e 8 = 319vdc

Tensão em cima do resistor de catodo de 230ohm = 17.79vdc  (CT dos filamentos está ligado nele)



 


Agora segue as fotos da montagem, e me desculpem o tamanho do post.



















































« Última modificação: 15 de Agosto de 2020, as 01:04:36 por rpacini » Registrado
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« Responder #1 : 15 de Agosto de 2020, as 01:35:28 »

Bonita montagem! Parabéns!

Montei um bem parecido (eletricamente) a poucos dias.
As tensões parecem normais.

Para calcular a corrente de bias não é necessário neste caso adicionar nenhum resistor de 1ohm pois você já tem o resistor de 230Ohms! e inclusive já mediu a tensão nele! 17,79Vdc.

Lei de ohm, I = V/R = 77,35mA. para as duas válvulas pois elas compartilham o mesmo resistor.
Cada uma delas deverá estar conduzindo aproximadamente a metade desta corrente: 38,67mA e por consequência dissipando muito próximo de 12W.
Um pouco dessa corrente é conduzida pelo screen e não pela placa, então a dissipação de fato é um pouco menor.

De acordo com a própria calculadora do Rob você está bem perto do limite máximo de dissipação das válvulas: https://robrobinette.com/Tube_Bias_Calculator.htm

Talvez valha a pena subir um pouco o valor deste resistor (270Ohms quem sabe) para estar um pouco mais seguro.

Quanto a ligar o CT dos filamentos no resistor de Bias, só o que isso vai fazer é elevar o CT. Neste amplificador isso não é necessário, mas mal também não vai fazer.

Gostei muito da montagem do teu gabinete. Preciso aprender a fazer isso!!
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« Responder #2 : 15 de Agosto de 2020, as 01:57:46 »

 Legal!

Muito bom, montagem bonita, limpa e organizada.
Meus parabéns.

E o timbre, o que achou ? Gostou ?

Eu baixei esse APP do robnette no celular e é bem prático:
https://play.google.com/store/apps/details?id=appinventor.ai_robinette77.TubeBiasCalculator
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« Responder #3 : 15 de Agosto de 2020, as 02:04:08 »

Bonita montagem! Parabéns!

Montei um bem parecido (eletricamente) a poucos dias.
As tensões parecem normais.

Para calcular a corrente de bias não é necessário neste caso adicionar nenhum resistor de 1ohm pois você já tem o resistor de 230Ohms! e inclusive já mediu a tensão nele! 17,79Vdc.

Lei de ohm, I = V/R = 77,35mA. para as duas válvulas pois elas compartilham o mesmo resistor.
Cada uma delas deverá estar conduzindo aproximadamente a metade desta corrente: 38,67mA e por consequência dissipando muito próximo de 12W.
Um pouco dessa corrente é conduzida pelo screen e não pela placa, então a dissipação de fato é um pouco menor.



De acordo com a própria calculadora do Rob você está bem perto do limite máximo de dissipação das válvulas: https://robrobinette.com/Tube_Bias_Calculator.htm

Talvez valha a pena subir um pouco o valor deste resistor (270Ohms quem sabe) para estar um pouco mais seguro.

Quanto a ligar o CT dos filamentos no resistor de Bias, só o que isso vai fazer é elevar o CT. Neste amplificador isso não é necessário, mas mal também não vai fazer.

Gostei muito da montagem do teu gabinete. Preciso aprender a fazer isso!!


mkslwsk, cara quando tu citou de aumentar o valor do resistor para 270ohm me veio na cabeça que quando eu fui procurar o de 250 só tinha o de 230 (medido 224). Então acho que é isso.

Eu cheguei a fazer essa mesma conta, porém utilizei a calculadora pelo app dele mesmo. Só que como deu muito em cima da dissipação de placa, achei que podia estar fazendo alguma bobeira. (não me lembrava de ter usado outro valor de resistor)

Obrigado ! Deu um trampo de uns 2 dias para organizar tudo e muitos furos na mão, é muito apertado esse chassis...

-----
Legal!

Muito bom, montagem bonita, limpa e organizada.
Meus parabéns.

E o timbre, o que achou ? Gostou ?

Eu baixei esse APP do robnette no celular e é bem prático:
https://play.google.com/store/apps/details?id=appinventor.ai_robinette77.TubeBiasCalculator

Obrigado JB, eu curto demais montar amplificador então não ligo em "perder(que na verdade é ganhar) tempo" organizando as coisas.

Cara, o timbre é demais. Único problema é que eu estou aprendendo a tocar, no máximo um ou outro riff Embarrassed .

Vou fazer um vídeo para ter ideia do som e depois ver se encontro algum guitarrista para gravar algo profissional.

Ele ficou com muitas possibilidades de timbre com essas modificações, eu achei demais!

-----
Boa noite galera,

Atualizando....como nem tudo são flores.

Eu estava testando mais um pouco o amplificador, vou fazer um vídeo e subir no youtube. Ele está apitando o canal Bright (que não tem mod nenhum) quando eu aumento o volume ou o tone muito (não tinha visto isso porque não tinha aumentado o volume tanto), mesmo sem nada plugado.


O canal Lead está normal, pode colocar tudo no talo que não apita, nem com a guitarra plugada...

« Última modificação: 15 de Agosto de 2020, as 03:48:03 por rpacini » Registrado
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« Responder #4 : 15 de Agosto de 2020, as 05:19:08 »

rpacini, eu tive um problema bem semelhante no meu.
A minha montagem fiz com 3 furos e usei o 4o para o volumr master.
Se quiser ver como fiz as fotos estão aqui: https://photos.app.goo.gl/KFVJ2LW9RozrWWs9A

No fim descobri que a proximidade dos terminais do potenciometro com os terminais do jack de entrada do canal bright era onde o feedback positivo acontecia (acoplamento capacitivo) e gerava oscilações quando em altos volumes.

Você instalou volume master? Teste com o master bem baixo, abra bem o volume do canal que está oscilando e veja se acontece o problema.

Você instalou loop de efeitos? Se sim remova as válvulas de potência e veja se a oscilação acontece conectando a saída do loop em outro amplificador.

Se tiver algum fio de sinal vindo de qualquer lugar passando perto dos jacks de entrada, remova temporariamente o fio ou o jack de perto e veja se o problema acontece também.

Quanto ao resistor, coloque outro pequeno (mas de potência suficiente) em serie que já resolve.
Se quiser ver a reta de carga pra valores diferentes de resistores veja essa calculadora: https://www.vtadiy.com/loadline-calculators/loadline-calculator/
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« Responder #5 : 15 de Agosto de 2020, as 05:20:14 »

Ele apita mesmo com a chave de feedback desligada ?
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« Responder #6 : 15 de Agosto de 2020, as 05:45:25 »

O que o JB falou do feedback faz sentido também, se a oscilação acontece com o feedback ligado ele pode estar invertido (positivo em vez de negativo). Mas acredito que neste caso aconteceria nos 2 canais e em qualquer volume. Mas isso é fácil de testar também, basta usar o jack "return" colocando ali o sinal de algum outro pré-amplificador.

Olhando novamente as suas fotos e os esquemas do Rob, vi que você montou o send-return embaixo do bright-lead e não ao lado como no esquema dele. Isso faz com que o fio que vai até o return dê uma volta por todo o amplificador para voltar a grade da V2A.
Talvez possa estar exatamente aí a causa de tudo, e aí com os testes que te falei pra fazer antes pode ser que isso não ocorra pois a conexão será interrompida bem neste ponto.

Bom, o mais importante é conseguir delimitar em que parte do amplificador é mais provável que esteja ocorrendo o problema.
Isole o pré do power e veja se algum dos dois oscila isoladamente.
Depois experimente com estes pontos que te comentei antes e poste os resultados.
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« Responder #7 : 15 de Agosto de 2020, as 17:59:18 »

A oscilação pode ter ligação com o posicionamento dos fios, verifique com o amplificador ligado e mexendo neles com todo cuidado que você já deve saber que se deve tomar se a oscilação muda ou desaparece.

Em tempo. Excelente montagem ! Parabéns  Bravo
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« Responder #8 : 15 de Agosto de 2020, as 20:20:21 »

Ele apita mesmo com a chave de feedback desligada ?

Sim JB, eu sempre deixo na posição desligada.


O que o JB falou do feedback faz sentido também, se a oscilação acontece com o feedback ligado ele pode estar invertido (positivo em vez de negativo). Mas acredito que neste caso aconteceria nos 2 canais e em qualquer volume. Mas isso é fácil de testar também, basta usar o jack "return" colocando ali o sinal de algum outro pré-amplificador.

Olhando novamente as suas fotos e os esquemas do Rob, vi que você montou o send-return embaixo do bright-lead e não ao lado como no esquema dele. Isso faz com que o fio que vai até o return dê uma volta por todo o amplificador para voltar a grade da V2A.
Talvez possa estar exatamente aí a causa de tudo, e aí com os testes que te falei pra fazer antes pode ser que isso não ocorra pois a conexão será interrompida bem neste ponto.

Bom, o mais importante é conseguir delimitar em que parte do amplificador é mais provável que esteja ocorrendo o problema.
Isole o pré do power e veja se algum dos dois oscila isoladamente.
Depois experimente com estes pontos que te comentei antes e poste os resultados.



mkslwsk, eu entendi sua ideia só não sei como aplicá-la visto que eu não tenho nenhum outro pré nem pedal. Estou começando a fazer meu set agora e estudando por conta.

O que eu pensei em fazer agora seguindo seu raciocínio, seria usar um cabo blindado (aterrando um lado somente...rs) fazendo esta ligação da V2 até o return e depois até os potenciômetros.


A oscilação pode ter ligação com o posicionamento dos fios, verifique com o amplificador ligado e mexendo neles com todo cuidado que você já deve saber que se deve tomar se a oscilação muda ou desaparece.

Em tempo. Excelente montagem ! Parabéns  Bravo

Obrigado bossman,

Então, antes de trocar o cabo da V2 por um blindado vou fazer esse teste pois é muito válido!


Eu fiz o vídeo e eu acho que confundi apito com microfonia mas não tenho certeza disso. Vocês conseguem distinguir com toda certeza.

Segue:  https://youtu.be/-8UXaKyED7U   
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« Responder #9 : 15 de Agosto de 2020, as 20:44:26 »

Apito, microfonia, não importa o nome, são todos algum tipo de oscilação. E está acontecendo em ambos os canais, apesar de um deles ser mais baixo. Infelizmente você vai ter que repensar sua fiação, pois está muito sensível para aparecer o ruído.

Me parece que você aterrou um dos lados do secundário, mas não custa checar se esse aterramento está efetivo.

Sua montagem ficou com boa aparência, apesar disso.

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« Responder #10 : 15 de Agosto de 2020, as 23:15:43 »

Já tentou deixar o loop fora e ligar direto na V2 ?
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« Responder #11 : 16 de Agosto de 2020, as 00:11:54 »

Em dois esquemas que eu tenho aqui, o valor de C14 do controle de tom do canal Bright, é na casa dos 4.7nF (ou 5nF), enquanto que no esquema postado lá em cima está com valor de 47nF. Não sei qual valor foi usado na montagem, mas eu notei essa diferença.  Outra é no capacitor de acoplamento C2 (no esquema está 0.1uF ou 100nF)  que em um outro esquema eu vi ser de 22nF.
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« Responder #12 : 16 de Agosto de 2020, as 02:30:24 »

Boa noite !

Acabei de trocar os cabos por blindados, da V2 pino 2 que vai para o return e depois para os potenciômetros e também o do volume master que vai para o pino 7.  



Melhorou muito mesmo a questão de ruídos, mas não eliminou o problema por completo.


Eu não tenho tanto conhecimento em válvulas mas eu acho que encontrei o problema, a V1 está se comportando com um microfone justamente no canal Bright. No canal Lead, não apresenta o problema com tanta intensidade.

Se eu colocar o volume Bright no máximo e bater (meio fraco) com a mão na lateral da caixa , o amplificador faz um buzzz louco altíssimo, daí só abaixando o volume ou desligando.  

Vejam:

https://youtu.be/0NRenhNcSYA

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Em dois esquemas que eu tenho aqui, o valor de C14 do controle de tom do canal Bright, é na casa dos 4.7nF (ou 5nF), enquanto que no esquema postado lá em cima está com valor de 47nF. Não sei qual valor foi usado na montagem, mas eu notei essa diferença.  Outra é no capacitor de acoplamento C2 (no esquema está 0.1uF ou 100nF)  que em um outro esquema eu vi ser de 22nF.

Xformer, tudo bem !?

Eu só usei esse esquema para conferir as tensões, a montagem eu fiz de acordo com o do Robinette e segue esses que você comentou mesmo.
« Última modificação: 16 de Agosto de 2020, as 02:33:28 por rpacini » Registrado
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« Responder #13 : 16 de Agosto de 2020, as 03:13:03 »

Outra coisa que ficou diferente: você usou uma 12AT7 no lugar da 12AY7. A 12AT7 gera um ganho maior do que a 12AY7, no Load Line Plotter, sobe de 33x para 52x com a 12AT7.  Talvez você tenha que desacoplar a alimentação das duas válvulas 12AT7 e 12AX7 do estágio seguinte, que estão ligadas na fonte "C". Teria que colocar mais um filtro RC e criar a fonte "D" para a 12AT7.
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« Responder #14 : 16 de Agosto de 2020, as 03:24:28 »

Outra coisa que ficou diferente: você usou uma 12AT7 no lugar da 12AY7. A 12AT7 gera um ganho maior do que a 12AY7, no Load Line Plotter, sobe de 33x para 52x com a 12AT7.  Talvez você tenha que desacoplar a alimentação das duas válvulas 12AT7 e 12AX7 do estágio seguinte, que estão ligadas na fonte "C". Teria que colocar mais um filtro RC e criar a fonte "D" para a 12AT7.
Isso faz bastante sentido e é outra diferença do que eu montei pro 5e3.
https://robrobinette.com/Generic_Tube_Amp_Mods.htm#Dumble_Tweedle_Dee_Mods

Esse build usa apenas 12ax7 (6N2p no meu caso) e cria um estágio a mais na fonte.
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