Fender 5e3 - Mod's Rob Robinette

Started by rpacini, 15 de August de 2020, as 01:00:32

Previous topic - Next topic

JB.Santos

*
Iniciante
Olá Xformer

Você está certo possuem características diferentes mas, para amplificadores de guitarra e na posição V1, tenho testado sem problemas.

Como faço para incluir aqui uma planilha em Execel ?

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
No seu caso específico, você pode até trocar as válvulas e não dar problema (tem certeza disso ?), mas só por isso não dá pra generalizar.

Digamos que eu polarize uma 12AT7 assim:

Fica com a potência dissipada abaixo da máxima, tensão de polarização em -1.8Vdc.

Agora eu tiro a 12AT7 e coloco uma 12AX7:

A tensão de polarização muda para -0.8Vdc e a potência dissipada na placa agora está acima da máxima permitida.

Ou seja, neste caso não é bom trocar uma pela outra, e a amplificação fica diferente.

Para compartilhar um arquivo no fórum, você precisa armazenar o arquivo em um site de compartilhamento (tipo Mediafire ou a bosta do 4Shared) e informar o link na mensagem.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Matec

Hand MasterMind
Xformer
O exemplo é bom, mas a reta de carga dos exemplos é de 10k, e o resistor de placa do circuito é de 100k. Se você colocar retas de carga de 100kohms, a diferença não será tão grande assim, e a dissipação também não será excedida.

:)

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Eu dei um outro exemplo para demonstrar que não se pode generalizar e ir trocando válvula sem analisar e estudar o circuito. Do jeito que foi posto, os incautos vão pensar que sempre não haverá problema independentemente do circuito.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

Matec

Hand MasterMind
Quote from: xformer on 09 de October de 2020, as 19:16:51
Eu dei um outro exemplo para demonstrar que não se pode generalizar e ir trocando válvula sem analisar e estudar o circuito. Do jeito que foi posto, os incautos vão pensar que sempre não haverá problema independentemente do circuito.

Concordo com você. Existem muitos Sábios da Internet que dizem coisas que o pessoal acredita sem contestação. No caso desse tipo de troca de válvulas, com certeza existem problemas que vão surgir, como aumento da distorção e erros de polarização do estágio. No entanto isso ainda não danifica o componente, se for no circuito desse amplificador.
E também os problemas que eu citei acima, chegam a ser desejáveis para os músicos em geral.

A questão em si, era só de adequar os exemplos ao circuito mostrado no início do tópico.

:)

JB.Santos

*
Iniciante
Olá Xformer

Tenho usado essas planilhas abaixo para consulta e possíveis aplicações.
Gostaria que desse uma analisada nelas para saber se é confiável,  aponte erros e inconsistência.

Se não conseguir abrir os arquivos me avise que tento outro aplicativo.

https://www.dropbox.com/s/2pp0g45rwxsrar0/caracter%C3%ADsticas%20das%20v%C3%A1lvulas.xls?dl=0
https://www.dropbox.com/s/7t3l98glbubtx2x/valvequiv.xls?dl=0

Obrigado

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: JB.Santos on 09 de October de 2020, as 20:51:18
Gostaria que desse uma analisada nelas para saber se é confiável,  aponte erros e inconsistência.

Obviamente que eu não vou checar dado por dado de uma tabela grande dessas.  Mas atendo-se apenas às 3 mais comuns 12AT7, 12AU7 e 12AX7, os dados estão de acordo com os das datasheets das válvulas:

Já na tabela de equivalências eu achei estranho ela dizer que a 12AY7 substitui a 12AX7, mas o inverso não é verdadeiro:

As tabelas ajudam para uma busca e consulta rápida de alguns dados das válvulas, mas para uma melhor análise é melhor sempre estudar a datasheet.  Eu uso um programa chamado Tube Locator ou TDSL do Duncan, ele tem as mesmas informações dessas planilhas:

Se fizer citação desta mensagem, retire as imagens de dentro da citação.

Matec

Hand MasterMind
Quote from: JB.Santos on 09 de October de 2020, as 20:51:18

Tenho usado essas planilhas abaixo para consulta e possíveis aplicações.
Gostaria que desse uma analisada nelas para saber se é confiável,  aponte erros e inconsistência.

Com certeza tem inconsistências, assim como quem fez essa tabela...

;D ;D :D

JB.Santos

*
Iniciante
 :tup
Valeu Xformer

Obrigado pela analise.
As tabelas não fui eu quem fez, no rodapé da planilha Caracteristicas das Válvulas consta a LYNX Audio datada de 20.11.98.
Já a tabéla de equivalência não consta nenhuma autoria.

Vou desconsiderar o uso dessas tabelas e usar somente os datasheets originais.

[beer]

Matec

Hand MasterMind
Quote from: JB.Santos on 10 de October de 2020, as 00:32:34
As tabelas não fui eu quem fez, no rodapé da planilha Caracteristicas das Válvulas consta a LYNX Audio datada de 20.11.98.

Exatamente!! ;D

A.Sim

Handmaker
Lynx Audio...esses caras sumiram. O site está fora do ar. Alguém sabe o paradeiro do Dr. Guilherme ?
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !

Matec

Hand MasterMind
Quote from: A.Sim on 10 de October de 2020, as 00:59:59
Lynx Audio...esses caras sumiram. O site está fora do ar. Alguém sabe o paradeiro do Dr. Guilherme ?

Saudades? ;D :D :D :D

A.Sim

Handmaker
É que eles tinham algumas informações de valor no site, das quais não tenho cópia.
Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: A.Sim on 10 de October de 2020, as 02:14:10
É que eles tinham algumas informações de valor no site, das quais não tenho cópia.

Fui checar e o site tá fora do ar mesmo ! Tinha umas informações muito boas lá... uma pena
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

A.Sim

Handmaker
Transformadores Schatz