Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Maio de 2024, as 08:54:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Peavey Bandit em curto  (Lida 4252 vezes)
DiegoSicka
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 2

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« : 05 de Outubro de 2020, as 04:47:31 »

Fala amigos, seguinte, depois que o eletricista fez o aterramento aqui de casa descobri que meu adaptador estava com o terra em curto com os outros terminais então quando liguei meu amplificador ele queimou alguns componentes, troquei um resistor que fritou, porém, o amp liga normal e funciona, mas quando eu ligo algum pedal nele ele, ele fica em curto, quando messo a tensão dos Jacks de saída está saindo a tensão de entrada do amp, 110v, descobri por que tomei uns choques quando peguei no cabo da guitarra e no pedal ao mesmo tempo, alguma dica do que possa ser?
« Última modificação: 05 de Outubro de 2020, as 04:49:42 por DiegoSicka » Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #1 : 05 de Outubro de 2020, as 20:27:21 »

É bem estranho, mas talvez seja o "death capacitor" que esteja jogando 110V na "entrada" do amplificador (chassis). Você leva choque ao tocar no chassis?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 834



« Responder #2 : 05 de Outubro de 2020, as 21:08:10 »

Fala amigos, seguinte, depois que o eletricista fez o aterramento aqui de casa descobri que meu adaptador estava com o terra em curto com os outros terminais então quando liguei meu amplificador ele queimou alguns componentes, troquei um resistor que fritou, porém, o amp liga normal e funciona, mas quando eu ligo algum pedal nele ele, ele fica em curto, quando messo a tensão dos Jacks de saída está saindo a tensão de entrada do amp, 110v, descobri por que tomei uns choques quando peguei no cabo da guitarra e no pedal ao mesmo tempo, alguma dica do que possa ser?

Não está bem claro o que aconteceu aí com o seu amplificador. Mas com certeza há perigo em lidar com ele. Para resolver isso, mais informações e fotos detalhadas da região da fonte serão importantes.
 Smiley
Registrado
RuyThonson
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 257

Obrigado
-Dado: 105
-Recebido: 62



« Responder #3 : 06 de Outubro de 2020, as 01:26:48 »

Esse aterramento foi bem feito?

É que por aqui em Natal já peguei muito "eletricista" fazendo "aterramento" ao ligar o neutro ao terra da tomada.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #4 : 06 de Outubro de 2020, as 02:42:46 »

Esse aterramento foi bem feito?

É que por aqui em Natal já peguei muito "eletricista" fazendo "aterramento" ao ligar o neutro ao terra da tomada.

Procure na norma NBR5410 por "esquema de aterramento TN-C".
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 59


« Responder #5 : 07 de Outubro de 2020, as 04:31:15 »

Bom, achei isso aqui:

"Esquema TN-C:
As funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor em toda a instalação, dessa forma este esquema mesmo sendo normalizado não é indicado em certas instalações, uma vez que o terra e o neutro são constituídos pelo mesmo condutor."

Esse assunto gera muita dúvida. Eu vi alguns eletricistas no youtube falando que deve ligar o neutro ao terra na caixa de disjuntores, mas sair em dois condutores diferentes. Para mim não fez sentido, já que estão conectados a um ponto comum, qual a finalidade de sair com dois cabos separados?

Registrado
RuyThonson
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 257

Obrigado
-Dado: 105
-Recebido: 62



« Responder #6 : 07 de Outubro de 2020, as 04:48:34 »

Duvida alguma, se fosse só juntar o neutro ao terra nem existiria o terra.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 834



« Responder #7 : 07 de Outubro de 2020, as 04:50:50 »

A função do aterramento é fazer a proteção do usuário. A função do neutro é conduzir energia.  Realmente esses condutores devem estar conectados em um único ponto que pode ficar na caixa dos disjuntores ou na caixa de entrada de energia.
Porém, como o neutro pode vir a conduzir altas correntes, ele não é recomendado para proteção. Basicamente fios separados fazem uma melhor proteção.

Agora, o problema ali deve ser outro....

 Angry
« Última modificação: 07 de Outubro de 2020, as 04:55:03 por Matec » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #8 : 07 de Outubro de 2020, as 16:09:38 »

Duvida alguma, se fosse só juntar o neutro ao terra nem existiria o terra.

Sistema TN-C, onde proteção ( terra ) e neutro se confundem no mesmo condutor.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
RuyThonson
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 257

Obrigado
-Dado: 105
-Recebido: 62



« Responder #9 : 07 de Outubro de 2020, as 17:14:50 »

Eu achei que minha afirmação estava bem clara, mas vejo que não.

Em momento algum eu falei de se fazer um aterramento TN-C, eu falei de ir na tomada e juntar neutro e terra. Isso não é TN-C, isso é gambiarra.

A duvida se deu pois segundo o autor do tópico(que sumiu) o problema ocorreu logo após se fazer o dito aterramento. Na minha vivência encontrei um studio assim, o cara apenas chegou e meteu um jump nas tomadas. Se isso se enquadra em TN-C eu aprendi errado e tenho que me reciclar urgentemente.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 834



« Responder #10 : 07 de Outubro de 2020, as 18:06:01 »

Eu achei que minha afirmação estava bem clara, mas vejo que não.

Em momento algum eu falei de se fazer um aterramento TN-C, eu falei de ir na tomada e juntar neutro e terra. Isso não é TN-C, isso é gambiarra.

A duvida se deu pois segundo o autor do tópico(que sumiu) o problema ocorreu logo após se fazer o dito aterramento. Na minha vivência encontrei um studio assim, o cara apenas chegou e meteu um jump nas tomadas. Se isso se enquadra em TN-C eu aprendi errado e tenho que me reciclar urgentemente.

Sobre o aterramento, eu concordo com você. Só jumpear o neutro ao terra na tomada é coisa bem pouco recomendável.

 Sobre o problema do amplificador. Talvez o problema seja dentro do amplificador, com alguma ligação errada ou em curto. Mas também pode ser uma dessas gambiarras de ligar os condutores na tomada, onde a fase pode ter sido ligada ao aterramento...   Batendo Cabeça
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #11 : 07 de Outubro de 2020, as 18:12:59 »

Eu achei que minha afirmação estava bem clara, mas vejo que não.

Em momento algum eu falei de se fazer um aterramento TN-C, eu falei de ir na tomada e juntar neutro e terra. Isso não é TN-C, isso é gambiarra.

A duvida se deu pois segundo o autor do tópico(que sumiu) o problema ocorreu logo após se fazer o dito aterramento. Na minha vivência encontrei um studio assim, o cara apenas chegou e meteu um jump nas tomadas. Se isso se enquadra em TN-C eu aprendi errado e tenho que me reciclar urgentemente.

Sim, isso é TN-C.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
RuyThonson
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 257

Obrigado
-Dado: 105
-Recebido: 62



« Responder #12 : 07 de Outubro de 2020, as 18:22:29 »

Sim, isso é TN-C.

Segundo eu li, não. Mas se ta funcionando pra você, perfeito. Abraço.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #13 : 07 de Outubro de 2020, as 18:39:34 »

Sim, sempre é bom aprender coisas novas e eliminar conceitos errados. Página 16 da NBR5410:



Veja que a ligação da carga mais à esquerda é feita em cinco pontos pois subentende-se ser uma carga trifásica desequilibrada ( a da direita é uma carga trifásica equilibrada; motor, por exemplo ).

Se a carga for monofásica, é necessário três pontos; os três pinos da tomada: Fase/Neutro/Terra ( neutro e terra interligados entre si ) ou Fase1/Fase2/Terra ( onde terra = neutro ).

Qual, então o problema do sistema TN-C ? É que, se for usado um disjuntor DR, ele não é acionado se houver fuga de corrente dentro do equipamento que está aterrado no neutro.

Lembrando, ainda, que o aterramento da rede elétrica só é eficiente na proteção contra choques elétricos provenientes de falta de isolação. Ruídos e interferências não são propriamente eliminados com o aterramento, mesmo porque a impedância do aterramento só é baixa para a frequência da rede - mesmo com condutor e haste de aterramento separados.
« Última modificação: 07 de Outubro de 2020, as 18:45:33 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
RuyThonson
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 257

Obrigado
-Dado: 105
-Recebido: 62



« Responder #14 : 07 de Outubro de 2020, as 19:15:00 »

Sim, sempre é bom aprender coisas novas e eliminar conceitos errados.

A.Sim, eu agradeço muito você estar tentando me ensinar algo, mas estou com impressão de que você não está entendendo o que escrevi.

Eu sei que existe um tipo de aterramento onde se unem terra e neutro, porém não foi esse caso. Se bem me lembro a sessão de cobre do fio tem que ser de de pelo menos 10mm, estou errado? Lá devia ser de 1,5 ou 2 mm... DR eu sei que não tinha.

Entende o que estou dizendo? Não houve norma... O cara lá cobrou 40 conto, meteu jump em umas 4 tomadas e foi embora.

Eu lembro que também haviam outras regras no TN-C, mas ja li faz muito tempo e não é minha área de atuação. Nem a instalação aqui de casa fui eu quem fiz.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal