Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Maio de 2024, as 18:34:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Megadrum - Módulo de Bateria Eletronica DIY  (Lida 24603 vezes)
MetronSoares
Visitante
« : 05 de Outubro de 2010, as 11:41:36 »

Galera eu to desenvolvendo um projeto que usa o atmega644/32/322 porem os firmwares são codificados com o bootloader próprio! o projeto é uma bateria eletronica, to quebrando cabeça a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum) a dias ja, e h j (moderador, peço que me suspenda do fórum) me disseram que eh possivel gravar ele numa mesa de gravação sem ter o bootloader.
será que alguem manja disso e pode me ajudar? metron.rick.soares@hotmail.com por favor me ajudem...


garto pessoal
« Última modificação: 06 de Novembro de 2010, as 21:52:02 por MetronSoares » Registrado
Renan
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 447

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 17



« Responder #1 : 08 de Outubro de 2010, as 12:13:56 »

Por favor poste links do projeto e maiores informações, ninguém conseguiria te ajudar sem saber do que se trata, amigo...
Registrado
fovb
Visitante
« Responder #2 : 08 de Outubro de 2010, as 12:36:56 »

Amigão, eu ja montei varios gravadores para uso próprio.

De uma olhada neste projeto, talvez te ajude:

http://www.captain.at/electronics/atmel-programmer/

Abraço.
Registrado
MetronSoares
Visitante
« Responder #3 : 09 de Outubro de 2010, as 03:09:40 »

Por favor poste links do projeto e maiores informações, ninguém conseguiria te ajudar sem saber do que se trata, amigo...

e a e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) amigão, obrigado por me lembrar....

www.megadrum.info o projeto ta la.... da uma olhada... eu tenho o projeto todo a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum), mas num sei como colocar... se alguem puder me ajudar...
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #4 : 11 de Outubro de 2010, as 17:35:23 »

cara, to querendo montar esse projeto, estou cada vez mais animado pra isso!

tem msn?

gravar o pic18f vai ser fácil... mas o atmel precisa do bootloader pra ser gravado? achei que era necessário só gravar ele e pronto?

o bootloader não é necessário apenas para se vc quiser "gravar" ele sem o gravador? ligando quase que diretamente no computador?
se for o caso é só montar o gravador, gravar ele com o firmware e bootloader e após isso atualizar pelo próprio programa, foi isso ou entendi errado?



Mensagem Mesclada
aliás, onde conseguiu os diodos BAT85? procurei e procurei e não encontrei, só num site mas não estava disponível e ainda custava quase 2 reais cada, sendo q são quase 70 no projeto
Registrado
igoraraujo
Visitante
« Responder #5 : 11 de Outubro de 2010, as 18:59:45 »

To doido pra ter um desses também   Sad
rs


Bruno, eu achei algumas opções de BAT85...
Esse tá R$ 0,15 ai na lista
http://www.quebarato.com.br/diodos__1cbb22.html

E esse tá R$ 0,11... precisei adicionar exceção no navegador pra poder entrar no site... site "não seguro"... talvez por causa do certificado pra https... mas mesmo assim, melhor comprar por telefone ou e-mail hehe
https://www.waltronica.com.br/ecommerce/descr_produto.asp?codprod=6328&setor=1

Foi uma busca rápida no google... de repente tem mais em conta...


Abraço!!!
Registrado
Renan
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 447

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 17



« Responder #6 : 12 de Outubro de 2010, as 18:54:19 »

mas o atmel precisa do bootloader pra ser gravado? achei que era necessário só gravar ele e pronto?

É o que eu ia perguntar... Que eu saiba, o firmware é a unica coisa necessária, o bootloader é pro caso de você querer atualiza-lo sem um gravador externo, tanto que no site eles até mostram o gravador... Mas não achei mais informações no site sobre isso. É coisa de tentar mesmo

Mensagem Mesclada
Olhando o esquema, fiquei me perguntando uma coisa...

PORQUE USAR UM PIC E UM AVR ?!?!
     Ok, olhando o esquema, parece que o PIC está ai como uma mera interface "TTL / USB" para comunicar o Mega32 com o PC, desconfio que o firmware seja pra isso, mas no caso de você ter um gravador a mão, eu achei besteira...
« Última modificação: 12 de Outubro de 2010, as 18:58:56 por Renan » Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #7 : 13 de Outubro de 2010, as 00:06:35 »

tava lendo, relendo, re-relendo... e eu to louco pra montar essa bateria

pelo visto, parece que havia um pessoal montando e vendendo o kit pela internet, isso com o projeto aberto para todos (algo como acontece aqui) e o criador decidiu encriptar o firmware do projeto, necessitando do bootloader próprio para gravar no microcontrolador, senão não grava...

uma pena.. o que dificulta muito para nós brasileiros.. .talvez até impedindo minha iniciativa de montar esse projeto.. infelizmente...
usar essas baterias digitais com vst no computador era um sonho meu

o pic 18f ta ali só para a interface usb, se não me engano, pelo menos o firmware dele não é encriptado, rs

resumindo, vc terá de comprar um atmel do criador do projeto se quiser usar esse projeto para evitar que o projeto caia na mão de maliciosos
« Última modificação: 13 de Outubro de 2010, as 00:45:53 por visioncb » Registrado
Renan
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 447

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 17



« Responder #8 : 13 de Outubro de 2010, as 12:34:25 »

Eles tem uma placa bem bacana também:


Talvez até compense comprar os 2 uCs pré gravados e a PCB, levando em conta que pelo menos o microcontrolador você vai ter de comprar.

Mensagem Mesclada
pelo visto, parece que havia um pessoal montando e vendendo o kit pela internet, isso com o projeto aberto para todos (algo como acontece aqui) e o criador decidiu encriptar o firmware do projeto, necessitando do bootloader próprio para gravar no microcontrolador, senão não grava...

Uma pergunta... se foi isso, porque o bootloader pode ser baixado pela net ? Tem certeza que é isso?
Talvez baixando o firmware do PIC e gravando o PIC e o bootloader no AVR, você consiga gravar o firmware do AVR pela USB.
« Última modificação: 13 de Outubro de 2010, as 12:36:17 por Renan » Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #9 : 13 de Outubro de 2010, as 13:48:03 »

Renan

Sim, mas é uma versão antiga, não encriptografada... e não podendo atualizar o firmware, bom... pelo menos funcionaria!

Essa placa ai é de um kit que fica beirando 300 reais se não me engano, fora o envio..
Mas já vem com todos os componentes
Registrado
igoraraujo
Visitante
« Responder #10 : 13 de Outubro de 2010, as 18:39:07 »

Se minhas leituras rápidas não enganaram, o valor do kit com TODOS os componentes, inclusive J10, USB, visor, teclado e até os piezos, ficam por 159 Euros (aprox R$ 370).
Sem a parte dos inputs fica por 119 Euros.
Importante lembrar, que esse kit é pra 56 entradas  Huh? Huh? Huh?

Pelo que entendi também, a versão nova foi criptografada, e as que não forem, não podem ser atualizadas... por causa do russo lá que tava se passando por Dmitri pra vender, e ele nem sabia...
Apesar de que já está tão completo, que talvez nem precise se preocupar em atualizar hehe  Cool

Tem um cara aqui no Brasil que é autorizado pelo próprio Dmitri a realizar a venda, o nome dele é Orlando Murilo. Isso está no fórum do Megadrum.

Depois vou tentar entrar em contato com ele e ver como funciona  Wink

Ah, anexo o documento da nova versão.

Abraço!!!
Registrado
Renan
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 447

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 17



« Responder #11 : 14 de Outubro de 2010, as 12:43:27 »

Creio que o preço é justo, um módulo de bateria eletrônica no Brasil custa pelo menos quatro vezes isso, e o unico trabalho que você teria seria fazer umas soldas e montar um rack de bateria, fazer uma placa dessas proporções single-sided seria meio complicado, e no Brasil você pagaria mais pelos componentes do que comprando junto com o kit, pelo menos eu penso assim... Acredito que não tenha muito o que inventar (ou re-inventar).
Ainda sim, se quiser fazer por conta própria, comprando os microcontroladores e etc, você pode monta-lo na versão antiga, certo ? Creio que funcione normalmente.

Sugestão: Mude o nome do tópico para "MegaDrum" ou coisa do tipo, pois tem um PIC e um AVR no projeto, e assim o título se tornaria mais objetivo para quem o lesse, levando em conta que o tópico trata do projeto "MegaDrum" e não do microcontrolador em si. Grato!
Registrado
MetronSoares
Visitante
« Responder #12 : 06 de Novembro de 2010, as 21:59:22 »

E a e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) galera... respondendo o pessoal e colocando mais algumas coisas...
Comprei o bem dito do Atmega... funfaram a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum), porem minha idéia era saber... se realmente para a gravação do firmware eu precisaria do bootloader... um amigo me disse que não... que eh para gravar com uma gravadora.. sem problema algum... bom vou tentar a k i (moderador, peço que me suspenda do fórum)... tambem ele me disse que consigo puxar o bootloader gravado do atmega... para copiar... ele me ajudará essa semana com isso...
outra coisa.. esse orlando a e w (moderador, peço que me suspenda do fórum)... eh furadinha... ja entrei em contato com ele... pensem que vai ficar baratinho como v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) falaram... 380 conto o kit... ele disse que se ele trazer pra vender... ele vai colocar o preço dele... esqueçam dele... se alguem quiser compra direto do dmitri ou synthex... que são os caras que fazem...
bom... se alguem tiver alguma dica sobre o bootloader... e a gravação do firmware... garanto que conseguindo fazer isso passo pra todo mundo que quiser...
Vision... to tentando falar com vc, mas vc num me responde.... me chama la... ok?

galera por enqto eh isso... vamos continuar nossa busca sobre a gravação do bem dito bootloader...

abraços
Registrado
Shinnu
Visitante
« Responder #13 : 08 de Novembro de 2010, as 08:36:26 »

Fala Metron, eu tenho aqui o tutorial velho de como gravar o bootloader, esse tutorial é do tempo que o firmware ainda não era bloqueado, nem tem mais no site, mas funciona direitinho. Minha Megadrum ficou parada logo após a gravação do bootloader, o lcd e os botões da interface funcionaram, mas nada alem disso :/
Eu to criando coragem pra refazer aquela plaquinha ingrata, queria mesmo era comprar pronta, mas se o cara que vende por aqui é furada e sem cartão internacional fica dificil, só se algum dos handmakers comprasse pra galera do fórum. Minha caixinha tá meio feia, mas depois eu boto fotos dela com alguns dos jacks.
Registrado
MARCOS THOR
Visitante
« Responder #14 : 08 de Novembro de 2010, as 17:15:07 »

olá! Ja faz um tempo que venho pensando em montar um módulo simples, mas com 2 canais, apenas para "triggar" os bumbos... Alguem tem alguma idéia?
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.066 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal