Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 16:49:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sintetizador Modular  (Lida 20370 vezes)
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #30 : 31 de Janeiro de 2021, as 00:20:11 »

Hoje conclui a construção do filtro da moog. Agora falta calibrar, para isso tenho uma dúvida: preciso de duas tensões (1V e 5V) para fazer os ajustes (conforme filtro moog no site:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Esses são os procedimentos a seguir:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Alguém sabe de um projeto simples de fonte variável para obter essas tensões? Será que uma fonte com o lm317 posso regular um trimpot para obter essas tensões?

Segue um pequeno vídeo dele modulando o sinal de um Atari Punk Console: https://youtu.be/go5oLpbF_BU

PS.: adicionei na primeira página desse tópico um tutorial para casar os transistores (tanto NPN quanto PNP).
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2021, as 01:02:33 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #31 : 31 de Janeiro de 2021, as 02:09:38 »

O chato é que pra usar o LM317 pra fornecer 1 V, vai precisar de mais uma fonte negativa e mais um ci de referência de tensão.  O LM317 na configuração mínima só consegue fornecer tensão de saída a partir de 1.25 V, então precisa do circuito auxiliar pra fazer a fonte que forneça 1 V. A ressalva é que você fica dependendo também da calibração certa do seu multímetro para ajustar a saída da fonte. Se o seu multímetro estiver descalibrado, não sei se vai haver problema no ajuste do seu circuito de filtro, já que você não terá certeza de que a saída do LM317 estará ajustada para 5 V e 1 V cravados.



O ideal era já ter uma fonte programável (e calibrada) do tipo que você seleciona a tensão desejada nos botões e aparece no display, mas elas são caras. Uma ideia mais barata e que não depende de calibração nem da fonte e nem do multímetro é usar um ci de referência de tensão.  Eu uso o AD584, que tem saída de 10 V, 7.5 V, 5 V e 2.5 V e tolerância a partir de 0.3 %.   Para obter 1 V poderia usar um amplificador operacional como buffer depois de um divisor resistivo com resistores de precisão, a partir de alguma das saídas do ci de referência.  Existem outros cis de referência de tensão:  TL431 (a partir de 2.5 V), LM336 (2.5 V), ADR02 (5 V), e outros.

Se fizer citação desta mensagem, retire a imagem de dentro da citação.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2021, as 02:34:18 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #32 : 31 de Janeiro de 2021, as 20:16:02 »

Eu uso o AD584, que tem saída de 10 V, 7.5 V, 5 V e 2.5 V e tolerância a partir de 0.3 %. Para obter 1 V poderia usar um amplificador operacional como buffer depois de um divisor resistivo com resistores de precisão, a partir de alguma das saídas do ci de referência.  Existem outros cis de referência de tensão:  TL431 (a partir de 2.5 V), LM336 (2.5 V), ADR02 (5 V), e outros.

Será que é necessária muita corrente para fazer esses testes? Poderia usar o AD584 e na saída de 2,5V inserir dois diodos 1n4007 em série e um resistor para obter 1V. Será que dá certo? Obrigado
Registrado

Guitar Craft
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #33 : 31 de Janeiro de 2021, as 22:16:26 »

Não, assim não funciona. A queda de tensão nos diodos é imprevisível e dependente da corrente que circula e também da temperatura.
Tem de usar resistores de precisão (ou pelo menos medir e selecionar resistores iguais) para montar um divisor resistivo e passar por um buffer.

Veja aqui um projeto para o que você precisa:
https://www.nutsvolts.com/magazine/article/build-a-variable-voltage-reference

Não precisa fazer com as subdivisões de décimos de volts, faça apenas com os valores de tensão inteiros, assim só precisa de um amplificador operacional. E use a referência de 10 V do AD584 (assim se conseguir 10 resistores de 1 kohms iguais, já é suficiente).

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #34 : 09 de Fevereiro de 2021, as 23:29:37 »

...use a referência de 10 V do AD584 (assim se conseguir 10 resistores de 1 kohms iguais, já é suficiente).

Essa solução é bem interessante! Obrigado!
Hoje chegaram os componentes que não encontrei onde resido (basicamente todos os circuitos integrados). Agora estou me entendendo com o datasheet do AD584. Basta eu jogar a tensão (15V) no pino 8 e ligar o pino 4 ao terra, que obtenho 10V no pino 1?

Vou tentar fazer um layout para essa fonte de tensão, mas antes terei que criar os componentes no software. Não encontrei na biblioteca do eagle e como acho difícil criar componentes nele, vou tentar com o proteus.
Registrado

Guitar Craft
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #35 : 10 de Fevereiro de 2021, as 00:57:46 »

Basta eu jogar a tensão (15V) no pino 8 e ligar o pino 4 ao terra, que obtenho 10V no pino 1?

Sim, simplesmente isso, por isso a facilidade de usar o AD584. Do último resistor dos dez resistores em série você retira o 1 V para ser bufferizado com o amplificador operacional. Agora se a impedância no ponto de entrada do filtro for alta, talvez nem precise do buffer.
Aproveita e faça a aferição do seu multímetro com os 10 Vdc que o AD584 fornece, assim você terá mais segurança ao medir as outras tensões e principalmente o 1 V e o 5 V necessários para a calibração do filtro.  Observe que do AD584 você consegue 5 V precisos apenas fazendo uma ligação entre o pino 1 e 2..



Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #36 : 13 de Fevereiro de 2021, as 03:35:45 »

Depois de aprender a mexer no proteus, montar a biblioteca do OPA551... construí a fonte de tensão e obtive as tensões para fazer as calibrações. Porém, o AD584 está esquentando muito - estou com receio dele queimar. Seguem os desenhos:




-----
Sobre os procedimentos de calibração do filtro moog do yusynth
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
, fui só até o primeiro passo:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

O que seria V/OCT Input? Pelo desenho é o T1 (trimpot 1). Quando injeto o 1V no V/OCT, só consigo tensões negativas pequenas na base de Q1. Outra dúvida: devo ligar o filtro Moog na alimentação simétrica também?
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2021, as 03:47:55 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #37 : 13 de Fevereiro de 2021, as 13:25:36 »

Se você olhar no esquema do outro filtro ao lado do Moog, a entrada V/Oct é apenas um resistor de 100 kohms ligado à base do transistor:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

É semelhante às entradas CV3 e CV2 do Moog.

Sobre a ligação da fonte, se tanto a placa de referência de tensão como a do filtro usam as mesmas tensões simétricas, pode usar uma fonte simétrica só para as duas.

O AD584 pode dissipar até 600 mW, mas não deveria esquentar muito. Ele pode fornecer até 10 mA na saída, como você fez um arranjo de 10 resistores de 1000 ohms em série ligados na saída de 10 V, a corrente consumida seria de 1 mA, ou 10 vezes menos do que a corrente máxima.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #38 : 14 de Fevereiro de 2021, as 21:23:20 »


O AD584 pode dissipar até 600 mW, mas não deveria esquentar muito. Ele pode fornecer até 10 mA na saída, como você fez um arranjo de 10 resistores de 1000 ohms em série ligados na saída de 10 V, a corrente consumida seria de 1 mA, ou 10 vezes menos do que a corrente máxima.

O esquema do filtro tem algumas diferenças do site Yusynth:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

No caso, aplicaria a tensão no pino 2 do pot control vai para o resistor de 100k e se conecta à base do BC557?


O AD584 pode dissipar até 600 mW, mas não deveria esquentar muito. Ele pode fornecer até 10 mA na saída, como você fez um arranjo de 10 resistores de 1000 ohms em série ligados na saída de 10 V, a corrente consumida seria de 1 mA, ou 10 vezes menos do que a corrente máxima.

Sobre o AD584, ao ligar a energia no circuito, esquenta bastante (tenho receio de queimar). Revisei o esquema e a montagem, mas não encontrei nada estranho. Seguem fotos da placa:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2021, as 21:27:57 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #39 : 14 de Fevereiro de 2021, as 22:04:04 »

No caso, aplicaria a tensão no pino 2 do pot control vai para o resistor de 100k e se conecta à base do BC557?

Não né ? Se você aplicar no cursor do potenciômetro e ele estiver aterrado, vai ferrar com o AD584 (se não for esse o motivo do aquecimento).
Eu dei a entender que era pra aplicar nas entradas CV2 ou CV3 que são exatamente iguais à entrada de V/Oct do outro filtro, entendendo que é mais fácil, mas parece que eu escrevo em grego.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2021, as 22:06:33 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #40 : 14 de Fevereiro de 2021, as 23:33:28 »

Tenha paciência meu caro, estou com meu filho recém nascido em casa e tenho pouco tempo para me dedicar. Não tinha entendido corretamente o que você escreveu. Abraço
Registrado

Guitar Craft
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #41 : 14 de Fevereiro de 2021, as 23:51:36 »

Então Alex eu sugiro que pare um pouco com a montagem do sintetizador e se dedique exclusivamente ao seu filho. Não fique dividindo atenção. Se por desatenção você queimar ou o sintetizador deixar de funcionar, não é problema algum.  Mas uma desatenção ou descuido com seu filho pode ser muito grave.  Pode notar sua desatenção ao você citar a mesma frase do meu texto duas vezes na outra postagem, sendo que uma citação não tem nada a ver com seu comentário.  Desligue daqui e dê atenção ao filhão. Além disso eu acho desrespeito a quem se propõe a ajudar, perdendo tempo entrando em site para ver esquema, estudando o esquema e dando sugestões, pra alguém que lê com desatenção.

Quando aparece uma notícia que um pai ou uma mãe deixou o filho no banco de trás de um carro no sol e foi fazer outra coisa, e a criança acaba morrendo eu não posso acreditar que exista gente tão idiota e desatenta no mundo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #42 : 15 de Fevereiro de 2021, as 00:14:49 »

Fique tranquilo que eu dou a atenção necessária ao meu filho, revezo com minha esposa para que eu possa tocar um pouco de guitarra ou mexer com eletrônica e ela possa tocar piano.
Minha intenção jamais foi ser desrespeitoso. Sempre me dediquei aqui no fórum, creio que antes de você inclusive, fiz layouts para os colegas, testei, 'comprei' ideias dos mais experientes e testei no intuito de ajudar os colegas do fórum que tanto me ajudam (por exemplo, quando o Eduardo propôs a montagem de um preamp com a EF184).
As pessoas podem cometer erros sabia? E não é por desrespeito, a pessoa pode estar se esforçando bastante inclusive. Um pouco de empatia não faz mal (não estou falando por mal ou para agredir).
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2021, as 00:18:21 por viagem_mental » Registrado

Guitar Craft
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #43 : 17 de Fevereiro de 2021, as 00:06:09 »

Voltando ao assunto do tópico. viagem_mental topei com este artigo por ai e lembrei do seu tópico, de repente pode ser de alguma ajuda:

http://www.keith-snook.info/wireless-world-magazine/Wireless-World-1973/Electronic%20sound%20Synthesizer.pdf
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal