Restauro de um Tremendão SL - O que fazer?

Started by Pedro Augusto, 31 de January de 2021, as 00:52:09

Previous topic - Next topic

Pedro Augusto

*
Iniciante
Agora só faltam o Neon e o LDR, e os fios por trás, e as ligações aos potenciômetros, aos jacks, às válvulas...

Matec

Hand MasterMind
QuoteAgora só faltam o Neon e o LDR, e os fios por trás, e as ligações aos potenciômetros, aos jacks, às válvulas...

(aplaus) (aplaus)

Viu? Tá indo rápido!

(rckt

silvioalvim

*
Iniciante
Aprendendo a jogar
Quote from: Pedro Augusto on 13 de March de 2021, as 23:12:01
Agora só faltam o Neon e o LDR, e os fios por trás, e as ligações aos potenciômetros, aos jacks, às válvulas...

Com tudo novinho assim fica bonitão, hehehehe. Parabéns, bom trabalho!
Em tempo: para protoboard eu também utilizo cabo de rede, como o colega disse em um tópico lá atrás. Têm funcionado bem, só tome cuidado para não quebrar pedacinhos dele dentro dos furinhos.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: silvioalvim on 14 de March de 2021, as 00:48:32
Têm funcionado bem, só tome cuidado para não quebrar pedacinhos dele dentro dos furinhos.

Um último recurso quando isso ocorre, é que é possível retirar o pedaço de fio ou mesmo sujeira que entra nos furos. Precisa descolar a fita adesiva de dupla face (quando tem) grudada embaixo da matriz e se consegue ver a fileiras de clipes metálicos. Com uma agulha é fácil levantar o clipe e retirar a sujeira, ou mesmo dar um aperto quando o clipe fica folgado e o contato frouxo.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

silvioalvim

*
Iniciante
Aprendendo a jogar
Quote from: xformer on 14 de March de 2021, as 15:32:39

Um último recurso quando isso ocorre, é que é possível retirar o pedaço de fio ou mesmo sujeira que entra nos furos. Precisa descolar a fita adesiva de dupla face (quando tem) grudada embaixo da matriz e se consegue ver a fileiras de clipes metálicos. Com uma agulha é fácil levantar o clipe e retirar a sujeira, ou mesmo dar um aperto quando o clipe fica folgado e o contato frouxo.

Verdade! Só precisei fazer isso uma vez, das outras vezes eu consegui retirar com uma pinça de ponta fina.

Pedro Augusto

*
Iniciante
Qual o melhor caminho a seguir agora? Devo partir para a placa do power?

Matec

Hand MasterMind
Quote from: Pedro Augusto on 22 de March de 2021, as 04:01:57
Qual o melhor caminho a seguir agora? Devo partir para a placa do power?
A placa da fonte? Sim. Troque os diodos por 1n4007. Eu costumo utilizar 2 em série no lugar de cada um antigo. Coisa minha. ;D

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Matec on 22 de March de 2021, as 05:22:38

A placa da fonte? Sim. Troque os diodos por 1n4007. Eu costumo utilizar 2 em série no lugar de cada um antigo. Coisa minha. ;D

Por quê ? 🤔 Traz alguma melhoria ?
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

Matec

Hand MasterMind
Quote from: bossman on 22 de March de 2021, as 18:46:38
Por quê ? 🤔 Traz alguma melhoria ?

Pra mim traz segurança. Já tive transformador de força queimado, porque um diodo entrou em curto.
:(

darkislanio

Colaborador
Electronic Mess
Ou então dois UF4007, mais silenciosos  :)
AI = data laundering

Pedro Augusto

*
Iniciante
Quote from: xformer on 13 de February de 2021, as 00:22:36
Meu pitaco:

Recentemente o Matec em outro tópico, recomendou uma alteração na fonte, que consiste em remover a ligação do center tap (tomada central) do secundário de alta tensão ao meio dos dois capacitores principais do filtro, para evitar que o capacitor de cima continue energizado mesmo com a chave de stand-by aberta. Além disso, troque a chave simples (SPST) de stand-by por uma dupla (DPST - dois pólos uma posição ou DPDT, o que achar) e coloque-a entre o secundário e a ponte retificadora, como abaixo:  

[spoiler]
[/spoiler]

Para os diodos da ponte, tente achar os UF4007 (UF = ultra fast), que são mais rápidos que os 1N4007 e geram menos ruído.

Se fizer citação desta mensagem, retire a imagem de dentro da citação.

Estou recuperando essa mensagem do xformer pois ela traz o esquema alterado de acordo com uma recomendação feita pelo Márcio.
Ele inclusive também recomendou o uso de diodos UF4007, como fez o darkislanio.

Quote from: Matec on 22 de March de 2021, as 05:22:38Troque os diodos por 1n4007. Eu costumo utilizar 2 em série no lugar de cada um antigo. Coisa minha. ;D

Eu usaria 8 diodos, então?

Matec

Hand MasterMind

Pedro Augusto

*
Iniciante
[spoiler][/spoiler]

Já estou com os diodos UF4007, os capacitores de 100uF/400V e 47uF/200V.

Ficaram faltando, porém, os capacitores de 22uF/500V. Eu poderia usar no lugar deles uns de 47uF/450V?

E o que é esse L (identificado como um lado de transformador) entre B1 e B2?

raphaelCoelho

Colaborador
Quote from: Pedro Augusto on 23 de March de 2021, as 03:30:02

Já estou com os diodos UF4007, os capacitores de 100uF/400V e 47uF/200V.

Ficaram faltando, porém, os capacitores de 22uF/500V. Eu poderia usar no lugar deles uns de 47uF/450V?

E o que é esse L (identificado como um lado de transformador) entre B1 e B2?

O L é o indutor, um transformador chamado choke. Algums amplificadores usam um resistor ai.

Capacitor de 22uF x 500V vai ser dificil, qualquer capacitor eletrolítico de 500V é dificil. Mas podes usar dois de 47uF x 350V ou mais em série e colocar resistores em paralelo com eles exatamente como no primeiro banco de capacitores da alta tensão deste esquema que tu postou na ultima mensagem.
Grande abraço, Raphael!

Pedro Augusto

*
Iniciante
Achei pra vender o Capacitor de 22uF/400V. Mas está longe dos 500V.

[spoiler][/spoiler]