Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 10:33:26


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Restauração Tremendão T3  (Lida 42527 vezes)
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #75 : 13 de Março de 2021, as 22:54:20 »

Valeu muito pelas informações Raphael, não sabia dessa das WA e WB... Tenho duas aqui e nunca imaginaria

Então tens duas 6n2p  Legal!

PS: Eu editei minha mensagem acima após a tua resposta.

-----
Bom, realmente a 6n2p parece ter um ganho menor que uma 12ax7. Porém a 6n2p-ev tem o ganho compativel com a 12ax7. Isso é uma coisa certeira, tanto é que a sovtek fabrica a 6n2p e 6n2p-ev com a pinagem da 12ax7 e chama essas válvulas de 12ax7WA e 12ax7WB.

https://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=867&t=Valvula-6N2P-EV-Reflector-6H2Pi-EB

https://en.m.wikipedia.org/wiki/6N2P

Opa, bom saber dessas coisas, sempre aprendo demais aqui. Obrigado, Raphael! (sumiu o link de dar obrigado no fórum  Roll Eyes)

Esse é o espírito da coisa. Eu to sempre aprendendo muito aqui no fórum também.
Percebi que o link "obrigado", em alguns tópicos não aparecem mais, em outros sim, achei que era algum "bug" que estava ocorrendo comigo, mas pelo visto, não....
« Última modificação: 13 de Março de 2021, as 22:57:24 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #76 : 13 de Março de 2021, as 23:36:20 »

Citar
Me prolonguei um pouco na resposta, mas se procurarmos mais, tem mais coisas pra achar, possivelmente o Matec está certo e eu só procurei qualidades  .

De toda forma, meu uso dessas válvulas está relatado acima, faltou dizer que não usei elas em amplificadores e pré amplificadores "de audio normais (estéreo, para reproduzir musicas)", usei para amplificadores de instrumentos, então, muito do que é dito, como diferenças entre triodos na mesma válvula, provavelmente não fará muita diferença.

Matec, se eu tivesse que escrever uma única palavra aqui pra ti, seria: Obrigado.
Tenho uma admiração muito grande pelo teu trabalho e pela tua facilidade de espalhar conhecimento. Fiz esse contra-ponto com a minha pouca experiência com as 6n2p as tuas mensagens com a intenção de aprender, e não para contrariar  Smiley


Raphael! Resposta perfeita! Completa, em termos de qualidade e detalhes.

Existe uma diferença entre o que eu faria, e o que eu posso dizer aqui no fórum. Se fosse meu amplificador, com minhas válvulas, eu já estaria comprando e adaptando no amplificador, para que elas funcionassem até melhor do que com as originais... Grin

Mas eu tenho por obrigação (na minha opinião) de só recomendar procedimentos seguros e conhecidos, já comprovados, e aceitos por todos. Eu sei de muitas saídas, atalhos e gambiarras que poderiam ser feitas com sucesso. Mas não é essa minha função aqui. Credibilidade é uma conquista árdua, mas se uma vez você pisa na bola, é um trabalho enorme retornar com isso. Não tenho nenhum problema com as 6n2p. Só não vou recomendar colocar no lugar das 12ax7.
 Legal! Legal! Legal!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #77 : 14 de Março de 2021, as 00:23:14 »

E não é fato que a bandida consome mais no filamento mesmo:



Nas duas fotos, é a mesma válvula. É que a corrente medida no multímetro variava entre 340 mA e 360 mA e eu não consegui tirar a foto no momento do 350 mA.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #78 : 14 de Março de 2021, as 01:05:16 »

Citar
Me prolonguei um pouco na resposta, mas se procurarmos mais, tem mais coisas pra achar, possivelmente o Matec está certo e eu só procurei qualidades  .

De toda forma, meu uso dessas válvulas está relatado acima, faltou dizer que não usei elas em amplificadores e pré amplificadores "de audio normais (estéreo, para reproduzir musicas)", usei para amplificadores de instrumentos, então, muito do que é dito, como diferenças entre triodos na mesma válvula, provavelmente não fará muita diferença.

Matec, se eu tivesse que escrever uma única palavra aqui pra ti, seria: Obrigado.
Tenho uma admiração muito grande pelo teu trabalho e pela tua facilidade de espalhar conhecimento. Fiz esse contra-ponto com a minha pouca experiência com as 6n2p as tuas mensagens com a intenção de aprender, e não para contrariar  Smiley


Raphael! Resposta perfeita! Completa, em termos de qualidade e detalhes.

Existe uma diferença entre o que eu faria, e o que eu posso dizer aqui no fórum. Se fosse meu amplificador, com minhas válvulas, eu já estaria comprando e adaptando no amplificador, para que elas funcionassem até melhor do que com as originais... Grin

Mas eu tenho por obrigação (na minha opinião) de só recomendar procedimentos seguros e conhecidos, já comprovados, e aceitos por todos. Eu sei de muitas saídas, atalhos e gambiarras que poderiam ser feitas com sucesso. Mas não é essa minha função aqui. Credibilidade é uma conquista árdua, mas se uma vez você pisa na bola, é um trabalho enorme retornar com isso. Não tenho nenhum problema com as 6n2p. Só não vou recomendar colocar no lugar das 12ax7.
 Legal! Legal! Legal!

Claro Matec, entendo perfeitamente, e acho que tens razão. Recomendar o 100% certeiro, provado e comprovado é o mais certo, sem dúvidas. Se a fábrica usava 12ax7, ela é a válvula correta.


-----
E não é fato que a bandida consome mais no filamento mesmo:

Nas duas fotos, é a mesma válvula. É que a corrente medida no multímetro variava entre 340 mA e 360 mA e eu não consegui tirar a foto no momento do 350 mA.

Xformer comprovou! Então tá mais que provado que ela é uma 6n2p, como o Eduardo fala no site da Altana, as diferenças devem ser além da pinagem, o próprio filamento que deve aceitar uma ligação em série!
« Última modificação: 14 de Março de 2021, as 01:09:31 por raphaelCoelho » Registrado

Grande abraço, Raphael!
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #79 : 07 de Abril de 2021, as 04:02:50 »

Olá pessoal! Depois de um longo período, voltamos à restauração.
Enfim: o T3 está funcionando! O problema da queda de volume e do vibrato falhando foram resolvidos, eram as válvulas. A 12AX7 do vibrato (V5) estava furada. Foi queimando o flash devagarzinho, por isso não foi notado no início. Uma vez substituída, som e efeitos ficaram bons.
Duas 6L6GC do power estavam queimadas.
Então chegaram as 5881A da China. O que era para ser um quarteto casado, infelizmente tinha uma maldita pulando a cerca...

# - Placa - Cátodo(1R)
1 - 398V - 22,5mA
2 - 398V - 25,0mA
3 - 398V - 17,5mA
4 - 398V - 41,0mA

Abri uma disputa, parece que vão me reembolsar um pouco mais que o valor de uma válvula. O problema é que ela subiu de preço lá também e nem vende sozinha mais.
Agora estou numa dúvida danada. Posso comprar um novo par, mas corro o risco de ter problema novamente quando chegar.
É complicado investir numa solução de bias individual? Se for simples talvez seja o melhor cenário, uma vez que as válvulas também podem envelhecer de forma diferente.
Alguém tem alguma sugestão para isso?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #80 : 07 de Abril de 2021, as 04:26:11 »

Pelas suas medições com o resistor de 1R tem duas 'desquitadas' ai...  Cheesy
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #81 : 07 de Abril de 2021, as 14:33:44 »

É complicado investir numa solução de bias individual? Se for simples talvez seja o melhor cenário, uma vez que as válvulas também podem envelhecer de forma diferente.
Alguém tem alguma sugestão para isso?

Para fazer o ajuste de bias para cada válvula (4) precisaria trocar a placa da fonte e colocar uma com 4 trimpots para ajustar cada tensão negativa que vai para as grades de controle. Há um outro tópico com o circuito e o layout dessa fonte para os tremendões.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #82 : 07 de Abril de 2021, as 16:32:44 »


# - Placa - Cátodo(1R)
1 - 398V - 22,5mA
2 - 398V - 25,0mA
3 - 398V - 17,5mA
4 - 398V - 41,0mA

Agora estou numa dúvida danada. Posso comprar um novo par, mas corro o risco de ter problema novamente quando chegar.
É complicado investir numa solução de bias individual? Se for simples talvez seja o melhor cenário, uma vez que as válvulas também podem envelhecer de forma diferente.
Alguém tem alguma sugestão para isso?

Lamentável esse problema de venderem gato por lebre. É algo que desanima mesmo.  Batendo Cabeça

Eu tenho a impressão que ajuste individual é como tapar o sol com peneira. Você consegue um ajuste no ponto quiescente, mas ninguém garante que com isso as válvulas trabalhem em conjunto. O principal que se espera é que as válvulas tenham características idênticas, em todos os pontos da curva. Se elas já estão descasadas, nada vai fazer com que cumpram essa condição.

No entanto. Nada impede que se tente instalar o ajuste individual como recurso.

 Smiley
Registrado
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #83 : 08 de Abril de 2021, as 00:53:07 »

Para fazer o ajuste de bias para cada válvula (4) precisaria trocar a placa da fonte e colocar uma com 4 trimpots para ajustar cada tensão negativa que vai para as grades de controle. Há um outro tópico com o circuito e o layout dessa fonte para os tremendões.

Achei esse tópico: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9515.0
Se for esse mesmo, vou ter que ler com muita calma desde o início, porque parece que teve bastante controvérsia, e pelo que li até agora, só contempla bias para cada par, não individual. Se tiver outro tópico com isso me indiquem por favor, porque pode ser que tenha outro título e eu não consegui encontrar na pesquisa.

Lamentável esse problema de venderem gato por lebre. É algo que desanima mesmo.  Batendo Cabeça
Nem me fale... coloquei altas expectativas nessa compra. Paciência, vamos tentar uma limonada bem gostosa.

Eu tenho a impressão que ajuste individual é como tapar o sol com peneira. Você consegue um ajuste no ponto quiescente, mas ninguém garante que com isso as válvulas trabalhem em conjunto. O principal que se espera é que as válvulas tenham características idênticas, em todos os pontos da curva. Se elas já estão descasadas, nada vai fazer com que cumpram essa condição.
Entendo e concordo também! E também penso que mesmo as válvulas casadas possam responder diferente em outros pontos da curva, acima do ponto quiescente. Talvez seja um dos fatores que influenciam no desgaste não-homogêneo após algum tempo de uso.

No entanto. Nada impede que se tente instalar o ajuste individual como recurso.
Sei que já fizeram essa discussão antes por aqui, se puder me indicar o tópico pode ser um bom ponto de partida. Mas ainda vou analisar se compensa gastar mais tempo e grana com isso.

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #84 : 08 de Abril de 2021, as 01:29:00 »

É esse tópico mesmo da fonte do Casacunha. Só que ele vai servir de base para o seu, já que você vai precisar duplicar o número de trimpots de ajuste de tensão de bias negativo.

O ajuste individual se justifica porque:
1 - Evita que haja um desbalanceamento de correntes no transformador de saída. Se você deixar as suas duas primeiras válvulas numa metade do primário, elas somam 47,5 mA e as outras duas somam 58,5 mA.  Assim há um excesso de 11 mA num sentido, o que magnetiza o núcleo num sentido. Isso pode ocasionar ruído de Hum se a fonte não for bem filtrada e faz com que haja um desperdício de potência no amplificador (imagine você tentar nadar contra a corrente num rio, para chegar a um lugar, você precisa gastar muito mais energia, o que não ocorre em águas calmas de uma piscina).

2 - Se você não consegue ajustar as válvulas para que dissipem a mesma potência, pode acontecer de que uma fique mais quente (a de 41 mA já tem 16 W sendo dissipados) enquanto que outra fique mais fria  (a de 17 mA dissipando 7 W). A ideia é que todas dissipem mais ou menos igual em repouso e quando tiver sinal. Mesmo que elas não variem igualmente, elas vão partir do mesmo ponto e a diferença não vai ser tão relevante.

3 - No seu caso você não tem nem como repartir o jogo de 4 válvulas em dois pares que somem mais ou menos a mesma corrente, a disparidade é muita.
« Última modificação: 08 de Abril de 2021, as 01:37:25 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #85 : 08 de Abril de 2021, as 01:57:09 »

Venda essas desiguais ou guarde-as pra um projeto de amplificador single ended
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #86 : 09 de Maio de 2021, as 00:30:14 »

Após um longo período, está pronto (espero). Comprei mais duas 5881 e essas vieram casadas, de forma que consegui equilibrar os pares de saída para o transformador de forma bem próxima. O som tá bem legal agora!

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Aproveito para agradecer aos colegas do fórum por todo o apoio recebido na empreitada. Muito obrigado a todos que contribuíram no tópico!
O mais legal disso tudo? A jornada, tudo que aprendi durante o processo.

Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #87 : 09 de Maio de 2021, as 00:43:20 »

Ficou sensacional 
Agora só falta um video dessa beleza falando!!!
Parabéns pelo empenho!
Registrado

Grande abraço, Raphael!
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #88 : 09 de Maio de 2021, as 02:00:21 »

Ficou muito bonito!
Você precisou fazer algo com o revestimento ou só limpeza mesmo?
Registrado
silvioalvim
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 109

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 9


Aprendendo a jogar


« Responder #89 : 09 de Maio de 2021, as 02:12:48 »

Ficou muito bonito!
Você precisou fazer algo com o revestimento ou só limpeza mesmo?

O revestimento é o original.
Escovinha de dente, água morna com sabão em barra neutro, e muita paciência.
Muito cuidado para não molhar a madeira, atenção a pequenos furinhos no revestimento, para não estufar esses aglomerados. Depois, secador de cabelo para os pontos críticos que possam ter molhado acidentalmente.
Registrado
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal