Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 07:03:13


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fender Princeton 112 plus queimando transistores de saída.  (Lida 24906 vezes)
Ricardo Lauris
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 16

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« : 02 de Março de 2021, as 02:09:38 »

Boa noite pessoal, quero dizer que é uma satisfação imensa fazer parte desse site e ter o privilegio de tirar duvidas e interagir com todos. Bem, esse é minha primeira postagem, então vamos lá.
Estou com um Princeton 112 plus que veio com os transistores em curto, fiz uma breve analise nos componentes relacionados etapa de saída e além dos transistores encontrei um dos diodos zener (CR10/CR11 3V9 v) com fuga, fiz a substituição e liguei o amplificador na lâmpada série, a lâmpada acendeu ligeiramente, confesso que suspeitei um pouco do consumo do mesmo em repouso, porem prossegui com os teste, injetei um sinal de áudio e o amp funcionou sem distorções ou ruídos no áudio, mas quando desliguei a serie e liguei diretamente na tomada, o amp não funcionou por três minutos e queimaram novamente os transistores de  saída. Minha duvida é a seguinte, há possibilidade dos transistores (tip142/147) que comprei serem falsificados ou esse amplificador requer uma analise mais minuciosa para manutenção do mesmo, outro fato é que segundo a descrição do painel traseiro ele foi concebido para trabalhar em rede de 120v e em minha cidade a rede é de 127v, esse detalhe pode contribuir na queima prematura dos transístores de saída devido a esse diferença de 7v da rede?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 02 de Março de 2021, as 02:34:15 »

Poste o esquema. Há uma chance real desses TIP142 e 147 serem falsificados. Mas podemos primeiro eliminar outras possibilidades. A diferença de tensão desse valor não seria suficiente pra queimar a saída.
 Smiley
Registrado
Ricardo Lauris
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 16

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #2 : 02 de Março de 2021, as 02:52:21 »

Boa noite Matec, como faço para anexar o esquema?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #3 : 02 de Março de 2021, as 03:14:20 »

Boa noite Matec, como faço para anexar o esquema?

Leia aqui o tutorial:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9225.msg170870#msg170870
Registrado
Ricardo Lauris
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 16

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #4 : 02 de Março de 2021, as 03:41:34 »

Segue o link do esquema:

https://ibb.co/wcfdjtj

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 02 de Março de 2021, as 14:54:16 por xformer » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #5 : 02 de Março de 2021, as 04:21:42 »

Segue o link do esquema:




Não saiu nada. Poste fotos da "cara" desses transistores também, dá pra saber se forem falsos
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #6 : 02 de Março de 2021, as 05:10:08 »

Segue o link do esquema:

https://ibb.co/wcfdjtj

Corrigi a postagem.

Esse power tem a vantagem de ter poucos componentes pra serem trocados. E a desvantagem que se queimar o CI MC1436, não vai ser fácil encontrar outro verdadeiro. Espero que você tenha algum equipamento de testes aí, pra poder verificar o estado geral dos componentes.

 Smiley
« Última modificação: 02 de Março de 2021, as 07:50:28 por Matec » Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #7 : 02 de Março de 2021, as 05:54:12 »

Esse foi o primeiro amplificador de guitarra que "clonei", no final dos anos 90. Apareceu um original para conserto, tinham ligado ele em 220V. Aproveitei que ele estava aqui e clonei ele. Na época, não achei esse CI do power, que queimou. Como eu tinha uma revista que tinha um circuito de power com esses mesmos transistores de saída, acabou que adaptei no amplificador. Os amplificadores que eu fiz depois, clonados deste princeton 112 funcionaram que é uma beleza. O problema, é que em meados/final dos anos 2000, fui fazer outro e os transistores simplesmente não aguentavam. Isso uns 13/15 anos atrás. Então se naquela época, já era dificil conseguir esses tip's de boa qualidade, originais, imagina hoje?
Por outro lado, o pessoal aqui no fórum é muito bom em indicar bons fornecedores de componentes. Boa sorte!
Registrado

Grande abraço, Raphael!
Ricardo Lauris
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 16

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #8 : 02 de Março de 2021, as 13:47:38 »

Bom dia pessoal, obrigado por corrigir a postagem adicionando o link do esquema, eu tentei por varias vezes, mas o link não ficou visível, vou tentar colocar as fotos dos transistores para vocês analisarem.
Bom, na hipótese de não achar esses transistores originais existe alguma outra alternativa para colocar esse ampli para funcionar novamente, alguém saberia indicar alguma loja de confiança para a compra desses transistores, vi alguns desses transistores no ebay e se parecem bastante com os originais inclusive o encapsulamento. Esse problemas de componentes falsificados esta desanimador.
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #9 : 02 de Março de 2021, as 17:16:43 »

Eu tive problemas com TIP142/TIP147 no Marshall Valverstate VR65R (originais BDV64/BDV65). Só conseguir solucionar este defeito comprando TIPs na Farnell pois os que vendiam em Belém eram falsos. Se alguém souber de outra loja confiável me falem, pois parece que não temos mais Farnell aqui pelo Brasil há alguns anos e eu preciso de TIP142/TIP147 originais
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #10 : 02 de Março de 2021, as 20:44:07 »

Bom, se ninguém tiver algum fornecedor ou loja garantidos no país, sugiro ao Emanuel e ao Ricardo comprarem da farnell ou mouser e dividirem o custo do frete. É uma solução mais certeira (apesar de cara e demorada).

Ricardo, a solução pra este amplificador é os transistores originais. Já aproveita e pede esse CI do power junto, não deve ficar muito mais caro.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #11 : 02 de Março de 2021, as 22:36:33 »

Bom, se ninguém tiver algum fornecedor ou loja garantidos no país, sugiro ao Emanuel e ao Ricardo comprarem da farnell ou mouser e dividirem o custo do frete. É uma solução mais certeira (apesar de cara e demorada).

Ricardo, a solução pra este amplificador é os transistores originais. Já aproveita e pede esse CI do power junto, não deve ficar muito mais caro.

Na verdade eu procuro aqui no Brasil para compras rápidas pois eu já faço importações de grandes quantidades de 6 em 6 meses. Eu tenho ainda um par original desta peça em meu estoque, porém se alguém indicar fornecedor no Brasil eu agradeço.

Para o CI há inúmeras possibilidades de peças visto que é um amplificador operacional cumprindo a função do par diferencial na entrada do amplificador. A meteoro usa o simples TL061 ali.

Para os transistores Darlington da saída teria que modificar um pouco o circuito para usar 2 transistores bipolares no lugar de cada um.
« Última modificação: 02 de Março de 2021, as 22:45:03 por emanuelneto » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 03 de Março de 2021, as 00:24:15 »

Para o CI há inúmeras possibilidades de peças visto que é um amplificador operacional cumprindo a função do par diferencial na entrada do amplificador. A meteoro usa o simples TL061 ali.

Para os transistores Darlington da saída teria que modificar um pouco o circuito para usar 2 transistores bipolares no lugar de cada um.

Não é possível colocar o TL061 diretamente nesse amplificador no lugar do MC1436 porque a tensão de alimentação é maior do que o TL061 suporta. No esquema está marcado +25.8 V e -25.8 V para alimentar o amplificador operacional.  Teria que ser outro de alta tensão. Veja alguns candidatos:





Se a Meteoro usou o TL061, certamente ela diminuiu a tensão da fonte bipolar para o amplificador operacional, mas isso pode causar uma perda de potência, já que o sinal que vai para os transistores de potência será de amplitude menor, ou tem mais um estágio amplificador de tensão no meio.

Sobre os transistores, se esses TIPs 142 e 147 forem com encapsulamento TO-220, talvez os TIPS 102 e 107 possam aguentar pois são de 80 W (contra 90 W do TIP 142T/147T).  Já se forem de encapsulamento SOT-93 (de 125 W) vai ser mais difícil.

Sobre um possível lugar para comprar:
https://loja.newportcom.com.br/page/5/?s=TIP&product_cat=0&post_type=product

Eu compro na Newport mas indo pessoalmente lá, nunca comprei pela internet. Eles tem componentes de estoque velho e pode ser, com alguma sorte, que os TIPs deles ainda não tenham sido contaminados pelos falsificados chineses.

Se fizer citação desta mensagem, retire as imagens (tabelas) de dentro da citação.
« Última modificação: 03 de Março de 2021, as 00:51:23 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #13 : 03 de Março de 2021, as 01:18:01 »

Os tips originais são SOT93, é muito dificil conseguir algo equivalente. Lembro que na época tentei muito e não consegui. Acabei optando por usar outro amplificador, já com os transistores 2sa1943 e 2sc5200. Mas no caso desse fender, para manter a originalidade, caso não tenha na loja que o Xformer indicou, eu importaria. Já com o CI certo também.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #14 : 03 de Março de 2021, as 03:21:28 »


Não é possível colocar o TL061 diretamente nesse amplificador no lugar do MC1436 porque a tensão de alimentação é maior do que o TL061 suporta. No esquema está marcado +25.8 V e -25.8 V para alimentar o amplificador operacional.  Teria que ser outro de alta tensão. Veja alguns candidatos:

Se a Meteoro usou o TL061, certamente ela diminuiu a tensão da fonte bipolar para o amplificador operacional, mas isso pode causar uma perda de potência, já que o sinal que vai para os transistores de potência será de amplitude menor, ou tem mais um estágio amplificador de tensão no meio.


Baixei alguns esquemas da meteoro com TL071 e TL061, e realmente há bem mais estágios para amplificar e são alimentados com tensão bem menor, a maior parte deles com a própria tensão do pré (+15V e -15V)
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal