Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 23:12:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 10   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Staner jammer 21 + Pré Amplificador Handmades Canal Limpo  (Lida 44295 vezes)
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« : 18 de Março de 2021, as 00:09:25 »

Eu tenho um cubo de guitarra Staner jammer 21 que usa uma fonte simétrica (acho que é), aferi no multímetro 15 0 15.
O transformador serve tanto ao pré quanto ao amplificador, quero dizer, do secundário só saem esses 3 fios.
Eu consigo colocar esse pré do fórum pra funcionar no lugar do que vem no jammer, mas utilizando o amplificador que veio no jammer? Se não me falha a memória, ele tem um tda 2050.
« Última modificação: 19 de Março de 2021, as 03:29:37 por kem » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #1 : 18 de Março de 2021, as 02:23:26 »

Eu tenho um cubo de guitarra Staner jammer 21 que usa uma fonte simétrica (acho que é), aferi no multímetro 15 0 15.
O transformador serve tanto ao pré quanto ao amplificador, quero dizer, do secundário só saem esses 3 fios.
Eu consigo colocar esse pré do fórum pra funcionar no lugar do que vem no jammer, mas utilizando o amplificador que veio no jammer? Se não me falha a memória, ele tem um tda 2050.

Fotos e esquema são primordiais pra responder qualquer pergunta nesse sentido
« Última modificação: 19 de Março de 2021, as 03:29:53 por kem » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #2 : 18 de Março de 2021, as 02:27:22 »

Como disse o bossman, fotos ajudam, e muito.
Mas uma coisa pode ser adiantada. Se o power estiver em uma placa separada, essa empreitada vai ser bem fácil. Se estiver tudo na mesma placa, ai precisa ver foto, esquema, etc... Mas da sim pra fazer.
« Última modificação: 19 de Março de 2021, as 03:30:09 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #3 : 18 de Março de 2021, as 04:54:00 »

Desculpem a falta de fotos, só pude tirá-las agora.
Em relação ao esquema, vou continuar procurando, mas parece que a Staner não fornece para esse modelo.

Toda a placa
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Lado esquerdo
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Centro
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Lado direito
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Ninguém vai reparar no "fusível", né?
« Última modificação: 19 de Março de 2021, as 03:30:29 por kem » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #4 : 18 de Março de 2021, as 05:35:53 »


Ninguém vai reparar no "fusível", né?

Se você não fala eu nem ia reparar...  Cheesy
Bom, é um amplificador bem simples, um OpAmp só, deve ser algo no estilo do Marshall 8001/8010.
Tem como postar uma foto do painel? Mede também a tensão (em AC) dos fios verdes e o preto que estão soldados na placa (tensão entre os 2 verdes e de um dos verdes ao preto).
Bom... Agora EU acho que você tem 2 caminhos a seguir. Ou acha o ponto de entrada do Power e da um jeito de adaptar a placa do pré do fórum junto (complicado), ou faz uma plaquinha para o TDA, aproveitando seus componentes e acrescenta a do pré. Acho que essa opção vai deixar um trabalho mais limpo.

PS. Vê se compra um fusível...  Grin
« Última modificação: 19 de Março de 2021, as 03:30:44 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #5 : 18 de Março de 2021, as 14:20:29 »

Tem como postar uma foto do painel? Mede também a tensão (em AC) dos fios verdes e o preto que estão soldados na placa (tensão entre os 2 verdes e de um dos verdes ao preto).
Bom... Agora EU acho que você tem 2 caminhos a seguir. Ou acha o ponto de entrada do Power e da um jeito de adaptar a placa do pré do fórum junto (complicado), ou faz uma plaquinha para o TDA, aproveitando seus componentes e acrescenta a do pré. Acho que essa opção vai deixar um trabalho mais limpo.

PS. Vê se compra um fusível...  Grin

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Sobre a tensão AC nos fios verdes e o preto, eu aferi 15V do verde (em ambos) ao preto e 30V do verde ao verde.

Vou na segunda opção então, fazer a plaquinha para o TDA. O problema, para mim, é saber quais são os componentes necessários, mas acho que o datasheet desse TDA 2050 pode me trazer um norte.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

O pior é que eu tenho desse fusível guardado em uma das caixas que separei os componentes, mas não estava usando o cubo, ficou guardado no estúdio de um amigo por vários anos, aí nem me dignei a colocar. Só o peguei agora para ver se poderia sair algum projeto legal usando algumas partes dele, mas estou ciente que não posso esperar muita coisa desse falante de 8", mas a ideia é poder ligar esse pré à mesa de áudio do estúdio e testá-lo, quero ver se consigo surpreender com a qualidade alguém que trabalha diariamente com gravação.
« Última modificação: 19 de Março de 2021, as 03:29:21 por kem » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #6 : 18 de Março de 2021, as 16:18:42 »

Nesse datasheet abaixo tem layout (pag 4) para o TDA2050 alimentado com fonte simétrica.
Mas ainda vai precisar de uma placa pra fonte.

https://www.st.com/resource/en/datasheet/cd00000131.pdf

-----
...mas a ideia é poder ligar esse pré à mesa de áudio do estúdio e testá-lo, quero ver se consigo surpreender com a qualidade alguém que trabalha diariamente com gravação.
Talvez pra isso você precise de um simulador de gabinete / falante.
« Última modificação: 19 de Março de 2021, as 03:28:58 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #7 : 18 de Março de 2021, as 20:39:56 »

Obrigado novamente, Kem.

Vou fazer por partes, então. Primeiro irei montar o pré, depois o power (é isso?) e, depois de tudo funcionando, vou pesquisar o simulador de gabinete/falante para ligar à mesa de gravação.

Eu não tinha ideia de que precisaria desse simulador, achei que era só ligar o pré à mesa, sem nem passar pela etapa de amplificação (pelo tda2050, nesse caso).
« Última modificação: 19 de Março de 2021, as 03:28:44 por kem » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #8 : 18 de Março de 2021, as 20:59:13 »

Pedro... O amplificador está funcionando? Pra saber se você vai poder aproveitar as peças.
Tem que pensar na placa da fonte também.
« Última modificação: 19 de Março de 2021, as 03:28:27 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #9 : 18 de Março de 2021, as 22:09:13 »

Acabei de testá-lo, está funcionando, sim.

Comecei a separar os componentes. Estão faltando os capacitores de 22pF, 100pF e 470n. Devo fazer o pedido e já aproveito para pegar os eletrolíticos de 100uF "menores" que 100V.


Pergunto se devo criar um novo tópico para a montagem dele ou se continuo por esse mesmo.
« Última modificação: 19 de Março de 2021, as 03:28:10 por kem » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #10 : 18 de Março de 2021, as 22:31:25 »

Pergunto se devo criar um novo tópico para a montagem dele ou se continuo por esse mesmo.
Você que decide. Um tópico só sobre seu amplificador vai ter uma atenção mais específica. Eu posso mover todas as mensagens sobre seu amplificador (a partir dessa postagem: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3132.msg196989#msg196989 ) para um tópico novo se você preferir.
« Última modificação: 19 de Março de 2021, as 03:27:55 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #11 : 18 de Março de 2021, as 22:57:26 »

Kem, penso que, para manter a organização do fórum, seja melhor separar, já que vou ter muitas dúvidas que não estão diretamente relacionadas com o pré.
 Legal!
« Última modificação: 19 de Março de 2021, as 02:00:49 por kem » Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #12 : 19 de Março de 2021, as 20:14:35 »

Não seria melhor comprar logo todos os componentes para o power também? Se o amplificador está funcionando, melhor ter uma placa funcional guardada caso queira trazer o amplificador à sua forma original. E nem vai sair assim tão caro.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #13 : 19 de Março de 2021, as 20:38:00 »

Não seria melhor comprar logo todos os componentes para o power também? Se o amplificador está funcionando, melhor ter uma placa funcional guardada caso queira trazer o amplificador à sua forma original. E nem vai sair assim tão caro.
Eu estava pensando exatamente nisso, e acho que você tem razão. Talvez valha a pena retirar somente o TDA, ou nem isso se achar um original (é difícil mas acha). O resto é componente comum. Não vale o trabalho de remover.
Mas temos que ver a opinião do Pedro. De repente ele não quer remontar esse amplificador por nada desse mundo.  As vezes a gente pega uma birra de certos equipamentos...  Cheesy
« Última modificação: 19 de Março de 2021, as 20:43:19 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #14 : 20 de Março de 2021, as 02:27:47 »

Com o tempo, até mesmo de um equipamento que à época a gente odiava, a gente lembra com nostalgia. Meu primeiro amp é um com um TDA2030, dos mais baratos. Na época odiava, desmontei, modifiquei, estraguei o acabamento do chassi. Hoje tá lá na parede de minha oficina, o mais próximo do original possível, funcionando. Vez por outra ligo a guitarra nele.
Vai por mim, o arrependimento de não poder deixar ele original de novo, se der vontade, será grande.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Páginas:  [1] 2 3 ... 10   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.064 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal