Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 12:17:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 8 9 [10]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Staner jammer 21 + Pré Amplificador Handmades Canal Limpo  (Lida 44455 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #135 : 26 de Abril de 2021, as 02:36:13 »

Tente soldar o capacitor nesse lugar. E puxa um fio direto da ilha.

Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #136 : 26 de Abril de 2021, as 20:38:31 »

Refiz as ligações da placa da fonte, revisei as trilhas da placa do amplificador (estilete e solda), testei ligando as duas e saiu som, limpo.
Depois acrescentei o pré e o som saiu sem ruído e com bastante volume. Teria conseguido o resultado que eu queria, fora o fato de o potenciômetro de agudos graves não estar trabalhando e o de graves agudos estar funcionando como volume.
Decidi colocar tudo dentro do chassis, organizando com o cuidado de não desfazer qualquer ligação.
Resultado: não sai som, o falante não responde nem quando encosto o dedo nos terminais do jack de saída.  Batendo Cabeça
Vou revisar as ligações novamente. Sei que a fonte está funcionando corretamente, pelo que aferi com o multímetro. Desconfio da placa do amplificador, já que não está saindo nem ruído do falante.
« Última modificação: 26 de Abril de 2021, as 22:02:48 por Pedro Augusto » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #137 : 26 de Abril de 2021, as 21:12:16 »

Refiz as ligações da placa da fonte, revisei as trilhas da placa do amplificador (estilete e solda), testei ligando as duas e saiu som, limpo.
Depois acrescentei o pré e o som saiu sem ruído e com bastante volume. Teria conseguido o resultado que eu queria, fora o fato de o potenciômetro de agudos não estar trabalhando e o de graves estar funcionando como volume.
Decidi colocar tudo dentro do chassis, organizando com o cuidado de não desfazer qualquer ligação.
Resultado: não sai som, o falante não responde nem quando encosto o dedo nos terminais do jack de saída.  Batendo Cabeça
Vou revisar as ligações novamente. Sei que a fonte está funcionando corretamente, pelo que aferi com o multímetro. Desconfio da placa do amplificador, já que não está saindo nem ruído do falante.

Um dos pesadelos das montagens: depois de tudo funcionando, pára quase sem motivo...


 Cheesy Cheesy Cheesy Evil

« Última modificação: 28 de Abril de 2021, as 04:35:31 por Matec » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #138 : 26 de Abril de 2021, as 21:21:02 »

Desconfio da placa do amplificador, já que não está saindo nem ruído do falante.
Lembrou de isolar o TDA né?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #139 : 26 de Abril de 2021, as 22:01:08 »

Tenho até vergonha de falar Era um dos fios do falante que soltou da garra jacaré...
Montei tudo e fechei. Por fora está como original.
Eu estava confundido os potenciômetros. É o de grave que não está atuando e o de agudos, quando no mínimo, zera o volume (não sei se faz parte do projeto).

Cheesy Cheesy Cheesy Evil

 Huh?

Lembrou de isolar o TDA né?

Sim! Só não vou mostrar o serviço com fita isolante nos cantos do dissipador.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #140 : 26 de Abril de 2021, as 22:07:55 »

Citar
Tenho até vergonha de falar Era um dos fios do falante que soltou da garra jacaré...
Montei tudo e fechei. Por fora está como original.
Huh?   

Cheesy Cheesy Cheesy


Citar
Eu estava confundido os potenciômetros. É o de grave que não está atuando e o de agudos, quando no mínimo, zera o volume (não sei se faz parte do projeto).

Porque você não manda fotos dessa parte da placa? De repente, acontece de alguém descobrir o problema..

 Undecided
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #141 : 27 de Abril de 2021, as 00:41:25 »


Lembrou de isolar o TDA né?

Sim! Só não vou mostrar o serviço com fita isolante nos cantos do dissipador.

Ele quis dizer isolar o circuito integrado do dissipador, com a lâmina de mica ou pedaço de silpad (isolante de silicone) com as respectivas buchas plásticas para o parafuso e porca (senão não adianta colocar a mica, pois o parafuso faz o contato elétrico entre o dissipador e a carcaça do circuito integrado). Não esqueça também de passar uma fina camada de pasta térmica entre o dissipador e a mica e o circuito integrado e a mica pra melhorar a condução de calor para o dissipador. Sem a pasta, ficam imperfeições microscópicas entre as superfícies de contato, e o ar que vai ficar no meio, é isolante térmico.  Tudo isso é precaução para que o circuito integrado não esquente muito e fique desligando quando estiver funcionando.

Se não colocou a lâmina de mica (ou outro isolante elétrico) entre o circuito integrado e o dissipador (pelo menos passe a pasta térmica) então o dissipador não deve ter contato com alguma parte do chassi que esteja aterrada.  Fita isolante (as porcarias chinesas de hoje) começa a soltar com o calor e faz meleca.  Eu usaria nesse caso um pouco de fita de teflon, que é resistente ao calor e isolante elétrico. Mas passar ou enrolar o dissipador com fita vai prejudicar a transferência de calor do dissipador para o ambiente externo. 

O objetivo sempre é manter o circuito integrado o mais frio possível, facilitando ao máximo que o calor gerado nele seja transferido e dissipado para o ambiente.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #142 : 27 de Abril de 2021, as 04:34:44 »

Porque você não manda fotos dessa parte da placa? De repente, acontece de alguém descobrir o problema..

 Undecided

Boa. Vou fazer isso.  Cheesy

Ele quis dizer isolar o circuito integrado do dissipador, com a lâmina de mica ou pedaço de silpad (isolante de silicone) com as respectivas buchas plásticas para o parafuso e porca (senão não adianta colocar a mica, pois o parafuso faz o contato elétrico entre o dissipador e a carcaça do circuito integrado). Não esqueça também de passar uma fina camada de pasta térmica entre o dissipador e a mica e o circuito integrado e a mica pra melhorar a condução de calor para o dissipador. Sem a pasta, ficam imperfeições microscópicas entre as superfícies de contato, e o ar que vai ficar no meio, é isolante térmico.  Tudo isso é precaução para que o circuito integrado não esquente muito e fique desligando quando estiver funcionando.

Se não colocou a lâmina de mica (ou outro isolante elétrico) entre o circuito integrado e o dissipador (pelo menos passe a pasta térmica) então o dissipador não deve ter contato com alguma parte do chassi que esteja aterrada.  Fita isolante (as porcarias chinesas de hoje) começa a soltar com o calor e faz meleca.  Eu usaria nesse caso um pouco de fita de teflon, que é resistente ao calor e isolante elétrico. Mas passar ou enrolar o dissipador com fita vai prejudicar a transferência de calor do dissipador para o ambiente externo. 

O objetivo sempre é manter o circuito integrado o mais frio possível, facilitando ao máximo que o calor gerado nele seja transferido e dissipado para o ambiente.

Não tenho lâmina de mica, então isolei os cantos do dissipador com fita isolante (3M é porcaria?).
Eu fiz de um jeito provisório, mas que eu consigo levar de um canto para outro e testar o amplificador.
Vou atrás de deixar tudo de forma segura para ficar definitivo, mas eu ainda não sei como faço para fixar as placas no chassis.
Quando fixar as placas, colocarei um outro dissipador de calor no TDA, fixo nele por parafuso, mas suspenso, sem encostar em algo. Só não estou seguro de que o tamanho dele seja suficiente.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #143 : 27 de Abril de 2021, as 05:06:47 »

A fita da 3M é boa, mas mesmo assim não é feita pra ser colada num dissipador de calor, que com o calor vai começar a descolar (a menos que tenha usado bastante e enrolado muitas voltas, o que prejudica o trabalho de dissipação de calor dele).

Para prender as placas ao chassi, existem muitas maneiras: espaçadores de nylon, espaçadores de metal, só parafusos e porcas, espaçadores em L, em U. Depende se quer isolação da placa ao chassi ou que haja um aterramento, qual o espaçamento desejado, se a placa vai ficar em pé ou deitada, etc.







https://www.essentracomponents.com.br/set-ap/06_Espacadores-para-Placas-de-Circuito.pdf

Você pode até fazer em casa, com tubos de canetas velhas cortadas com serra e passar parafusos nos tubinhos e prender com porca.

O tamanho do dissipador também é calculado, não é um negócio chutado. Dependendo da potência dissipada pelo circuito integrado e a temperatura máxima que ele pode aguentar sem queimar ou fundir (ou na melhor das hipóteses, se desligar sozinho), se determina qual o valor máximo da  "resistência térmica do dissipador".
« Última modificação: 27 de Abril de 2021, as 05:10:00 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #144 : 27 de Abril de 2021, as 16:29:06 »

Você pode até fazer em casa, com tubos de canetas velhas cortadas com serra e passar parafusos nos tubinhos e prender com porca.
Funciona muito bem como espaçador. Mas só tem que atentar que o parafuso/porca ficam em contato com dissipador/chassis. O CI tem que estar isolado do dissipador.
Se for comprar, o ideal é mica/isolador + bucha de plástico. O contato do chassis com o dissipador ajuda na dissipação do calor.
Se a ideia é montar mais de alguns projetos, compre no ML ou mesmo Aliexpress um pacote com 10 ou mesmo 100. Não é caro.


« Última modificação: 27 de Abril de 2021, as 17:25:15 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 ... 8 9 [10]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal