Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 04:13:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 10   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Staner jammer 21 + Pré Amplificador Handmades Canal Limpo  (Lida 44270 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #15 : 20 de Março de 2021, as 03:25:45 »

Vai por mim, o arrependimento de não poder deixar ele original de novo, se der vontade, será grande.


Isso é muito verdade ! Eu deixaria a placa intacta e guardada também
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #16 : 21 de Março de 2021, as 18:17:23 »

Pessoal, comecei com a ideia de montar o pré para ser um projeto de aprendizado, pois estive lendo mais que praticando.
Mas estou vendo que vou precisar aumentar o projeto, e não sei se esse aumento passa a complicar o aprendizado. Isso pergunto a vocês que têm experiência.

Em relação ao jammer21, se eu não usar as peças dele, elas ficarão guardadas até o dia que eu usá-las. Eu não tenho qualquer relação "afetiva" com esse cubo, ele apareceu em minha vida de forma secundária, acabou virando meu por falta de uso do antigo proprietário (meu irmão, que o usou para amplificar o som de uma bateria eletrônica - vendida há anos). Mas eu nunca usei ele de fato, pois sempre tive oportunidade de estar com um equipamento melhor. Está guardado esperando algum uso há uns 10 anos, e acho que ele só encontrou a possibilidade de ser usado agora, para servir de doador de peças.

Andei lendo sobre o TDA2050, parece ser um amplificador que pode oferecer uma boa sonoridade. Vou querer montar esse amplificador com o pré clean aqui do site, mas queria ter a certeza de que consigo montar os dois juntos (mas em placas separadas) utilizando o mesmo transformador que vem no jammer. Não sei a corrente que pode ser fornecida pelo transformador, mas as tensões que medi no secundário são 15, 0 e 15. Não sei identificar se na placa vem com algum regulador de tensão ou se eu precisaria de algum para montar esse projeto.

Vou separar os componentes indicados na página 4 do datasheet que o Kem postou e ver o que falta para adicionar ao pedido de peças que vou fazer em breve.
A única diferença do esquema apresentado na pág. 4 e o esquema que coloquei o print está em C1, que usa um capacitor de 22uF no lugar de 1uF.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Obrigado, pessoal!
« Última modificação: 21 de Março de 2021, as 18:30:29 por Pedro Augusto » Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #17 : 21 de Março de 2021, as 19:00:23 »

O pré consome muito pouca corrente se comparado ao power. Se o transformador já segurava o circuito original, com TDA2050 + pré, ele aguenta um power com o mesmo TDA e o preamp que escolheu.
O aumento no projeto será muito pequeno, já que, como deve ter notado, o circuito para usar um TDA2050 é bem simples. Eu sugiro montar em placa separada, para facilitar na hora de procurar algum erro no projeto. Monte o power, teste, depois monte o pré. O problema e usar o power original na placa original é a placa enorme que ficaria dentro do amp.
O que eu faria, pensando em aprendizagem? Faria três placas: fonte, pré e power.
Depois disso, se ficar bom, e quiser deixar com som matador, invista em um alto falante de guitarra bom. É a modificação, pelo menos a meu ver (ou ouvir) que mais surte efeito no resultado sonoro final.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #18 : 21 de Março de 2021, as 19:34:24 »

Placas separadas é o que há!
meu amplificador foi construido exatamente assim, fiz tudo modular, quando tocava com banda, ao invés de levar um monte de amplificadores extra, levava o meu 2x12 (com chassi copiado do Vox AC30) e mais uma placa de power completa com dissipador e outra placa de fonte, tudo usando cabos com terminais, só precisei substituir o power uma vez, mas foi coisa de 3 minutos, coisa de 6 parafusos e a troca estava pronta, por precaução, levava apenas um cubo pequeno com o mesmo pré para microfonar num caso de emergência.
fazendo a montagem em módulos a própria construção é mais simples, é muito mais fácil realizar manutenção e principalmente, muito melhor para efetuar modificações, se encontrar um power mais interessante, basta trocar um pelo outro sem mudar outras placas, se quiser trocar o pré, a mesma coisa.

Um plano que tenho a muito tempo e um dia ainda coloco em prática é montar um amplificador Solid State no estilo "cartucho", colocar um slot no chassi e montar vários Pré, cada um num cartucho, por exemplo, monto um pré estilo Marshall, um  pré do Jazz Chorus, um pré Fender e apenas escolho qual usar conectando o "cartucho" no chassi, que já teria o power e fonte fixos (os potenciômetros fariam parte do cartucho).
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #19 : 21 de Março de 2021, as 20:54:29 »

Vou fazer como estão indicando, uma placa para cada.

Sobre usar o pré como cartucho é uma ideia muito legal, mas não seria mais fácil fazer ligação entre eles por meio de cabo flat de várias vias?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #20 : 21 de Março de 2021, as 21:25:21 »

Pedro... Um "presentinho" pro seu projeto. Vamos ver se ajuda!
Eu tenho alguns layouts aqui que fiz por passatempo. Um deles era uma mistura dos Marshalls 5002 + VS30. O VS30 usa justamente o TDA2050 na saída, e já tem implementado no esquema o Line Out que você queria. Eu separei e deixei só a parte do TDA. Só não tinha implementado a saida de fone de ouvido.
E também tenho um monte de layouts de fontes. Acho que esse abaixo serve pra você. Ele usa uma ponte retificadora de 3A, o suficiente pro seu projeto. Como capacitores principais recomendo 2.220uF 35V + LM7815/7915 para a alimentar o pré.
Só confira junto ao esquema do VS30 se o layout não tem nenhum erro. Eu já conferi, mas as vezes passa algo.
Se te servir, e estiver sem erros, me fala que te passo os arquivos pra transferência.
A placa do TDA2050 tem 7,5 x 2,4cm e da fonte 5 x 5cm.
E pra deixar bem claro...

LAYOUTS NÃO TESTADOS!!!

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


« Última modificação: 23 de Abril de 2021, as 03:37:11 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #21 : 22 de Março de 2021, as 02:06:20 »

Muito obrigado, Ricardo! Isso que é presente.

Conferindo pelo datasheet do VS30, a placa me parece correta.

Vou fazer o pedido de placa de fenolite cobreada para repassar esses esquemas depois.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #22 : 22 de Março de 2021, as 02:09:35 »


Vou fazer o pedido de placa de fenolite cobreada para repassar esses esquemas depois.
Eu vou ver se posto aqui um PDF já pronto pra transferir. Terça ou quarta eu consigo.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #23 : 22 de Março de 2021, as 03:50:40 »

Estou querendo fazer um pedido na Altana Tubes, mas o frete de lá para cá é muito caro.
Caso eu faça o pedido, lá teria alguma coisa que eu não deveria perder a oportunidade de pegar agora? Por exemplo, as placas do TSW e do Baby Wonder.
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #24 : 22 de Março de 2021, as 07:05:04 »

Componente sempre é bom ter de reserva. Último pedido que fiz lá pedi também uns resistores, pots de 1M e 500k que são um pouco mais difíceis de achar, alguns capacitores, placas cobreadas e percloreto. Se quiser arriscar um pré valvulado futuramente, compra umas EF184 que são baratinhas e um soquete noval.
Planeja construir alguns pedais também? Lá também tem alguns transístores e integrados interessantes.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #25 : 22 de Março de 2021, as 16:23:39 »

Estou querendo fazer um pedido na Altana Tubes, mas o frete de lá para cá é muito caro.
Caso eu faça o pedido, lá teria alguma coisa que eu não deveria perder a oportunidade de pegar agora? Por exemplo, as placas do TSW e do Baby Wonder.
Não fosse essa pandemia eu já deixava a placa nova do HB-1 com o Eduardo. Assim ele já te mandava. Mas de qualquer forma, se você quiser mesmo, acho que consigo te mandar por carta registrada.
De resto é o que o darkislanio disse. Só acrescentaria o próprio TDA2050, que tem lá. Ai você deixa a placa do amplificador intocada.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #26 : 22 de Março de 2021, as 21:36:56 »

Componente sempre é bom ter de reserva. Último pedido que fiz lá pedi também uns resistores, pots de 1M e 500k que são um pouco mais difíceis de achar, alguns capacitores, placas cobreadas e percloreto. Se quiser arriscar um pré valvulado futuramente, compra umas EF184 que são baratinhas e um soquete noval.
Planeja construir alguns pedais também? Lá também tem alguns transístores e integrados interessantes.

Até tenho a pretensão de construir alguns pedais, mas estou querendo mais fazer projetos de pré e de amplificadores.
Procurei o regulador de tensão LM7815/7915, mas só tem de tensão mais baixa (12, 9, 6 e 5V).

Coloquei no carrinho:
Válvula EF184/6EJ7 Miniwatt, Válvula 25L6GT Dark Top, Válvula EL90/6AQ5A/6669 RCA, Válvula 6136/6AU6WA/EF94, Válvula ECC83S/12AX7 JJ Electronic, Soquete 7 pinos para placa de circuito GZS7-1B-Y, Soquete octal cerâmico para PCB GZC8-Y-2,  Soquete Cerâmico GZC9-A para placa (PCB), Placa de fibra de vidro face dupla 10x20cm, Dissipador TO220 15mm, Dissipador TO220 40mm, Dissipador TO220 30mm, Placa de circuito TSW HandMades, Placa de circuito Baby Wonder, Suekit CK10 Laboratório para placa de circuito impresso, Integrado TL072, Integrado TDA2050.

Não fosse essa pandemia eu já deixava a placa nova do HB-1 com o Eduardo. Assim ele já te mandava. Mas de qualquer forma, se você quiser mesmo, acho que consigo te mandar por carta registrada.
De resto é o que o darkislanio disse. Só acrescentaria o próprio TDA2050, que tem lá. Ai você deixa a placa do amplificador intocada.

Obrigado, Ricardo, mas não quero te fazer sair de casa para enviar a placa por correios agora. Não sei aí, mas por aqui a pandemia tá forte, estamos em lockdown. Vamos ver quando os hospitais estiverem fora do estado de colapso. Mas eu gostaria de garantir uma placa dessas do HB-1, me diga como faço para depositar ou transferir o valor dela, por favor.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #27 : 23 de Março de 2021, as 01:02:23 »

Eu poria um soquete de 12 pinos nesse carrinho também...  Anjo
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #28 : 23 de Março de 2021, as 02:12:16 »

Obrigado, Ricardo, mas não quero te fazer sair de casa para enviar a placa por correios agora. Não sei aí, mas por aqui a pandemia tá forte, estamos em lockdown. Vamos ver quando os hospitais estiverem fora do estado de colapso. Mas eu gostaria de garantir uma placa dessas do HB-1, me diga como faço para depositar ou transferir o valor dela, por favor.
Eu vou amanhã cedo nos correios. Me passa seu endereço por MP.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Pedro Augusto
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 195

Obrigado
-Dado: 49
-Recebido: 20



« Responder #29 : 23 de Março de 2021, as 02:29:09 »

Eu poria um soquete de 12 pinos nesse carrinho também...  Anjo

Qual seria a válvula?

Eu vou amanhã cedo nos correios. Me passa seu endereço por MP.

Te mandei a mensagem.
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 10   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal