Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 15:18:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Transformador para amplificador de 50 W  (Lida 34065 vezes)
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #45 : 27 de Maio de 2021, as 05:31:53 »

Depende... você fala em 200W reais ou 200W com fator pinóquio ? 😂

Fator pinóquio  Grin

Mas tem mais coisas ai, já foi falado, mas.....

Como exemplo, esses dias eu consertei um fender blues jr, cujas válvulas de saída entraram em curto e levaram junto a placa onde os soquetes são soldados. Tirei a placa fora e usei soquetes cerâmicos. Ficou ótimo. Fui aferir o amplificador conforme o datasheet e consegui 15,5W com uma senóide "lisinha" na saída, usando uma carga resistiva de 8 ohms.
O mais impressionante, é o tamanho dos transformadores desses amplificadores.
Quanto ao marshall, medi um dsl 40 ou algo parecido, cuja potência informada nas especificações é 40W. Depois de feito o serviço nele, consegui 41 ou 42W com a mesma gig de medida. Os transformadores são igualmente pequenos.

Então acho que um jcm de 50W deve render os 50W e até mais quando clipa (o som que se quer, inclusive). Como disse o Alexandre, funciona, e dificilmente ele estará 100% do tempo no volume máximo. Por isso esses transformadores duram uma eternidade. 
Registrado

Grande abraço, Raphael!
FernandoCWB
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 43

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 11



« Responder #46 : 27 de Maio de 2021, as 14:07:50 »

Olá Pessoal,

Aproveitando o assunto "pinóquio" hehe, tomo a liberdade de levantar uma dúvida.
Estou pra iniciar a montagem do HTM1 e essa postagem do Xformer me chamou a atenção:
Veja o exemplo do JTM1, que é "marqueteado" como de 1 W de potência, mas na verdade, confessado pelo engenheiro da Marshall, é de apenas 1/4 W.

Colocando uma 12BH7 no lugar da 12AU7, alguém arrisca o ganho de potência?
Analisando os datasheets eu presumo 25% teórico.

Eu tenho algumas 12AU7, estava pensando em comprar uma 12BH7 e testar "ao vivo". 

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #47 : 27 de Maio de 2021, as 15:07:53 »

Olá Xformer

Para um amplificador de contrabaixo valvulado de 200W vai precisar de 400 VA somente para a etapa de potência ?

Provavelmente sim. Eu presumo que um valvulado de 200 W seja em classe B ou AB (e não classe A, senão precisaria de muito mais VA no transformador). Eu não achei algum esquema e especificação de fonte para amplificador valvulado de 200 W, mas achei uma fonte para amplificador transistorizado de 200 W:



Nesse, a exigência para o transformador de força é de 300 VA no caso de se querer 200 W (uma relação de 1.5/1 de VA para W) em carga de 4 ohms.  Eu acredito que um amplificador de estado sólido deve ser um pouco mais eficiente que um valvulado.

Se fizer citação desta mensagem, retire a imagem de dentro da citação.

-----
Aproveitando o assunto "pinóquio" hehe, tomo a liberdade de levantar uma dúvida.
Estou pra iniciar a montagem do HTM1 e essa postagem do Xformer me chamou a atenção:
Colocando uma 12BH7 no lugar da 12AU7, alguém arrisca o ganho de potência?
Analisando os datasheets eu presumo 25% teórico.

A sua suposição de 25 % a mais é baseada apenas na potência de dissipação da placa de cada válvula (3.5 W contra 2.75 W da 12AU7) ?  Você chegou a desenhar reta de carga nas curvas ou verificou como vai ficar a polarização da 12BH7 no lugar da 12AU7 ?
« Última modificação: 27 de Maio de 2021, as 15:23:19 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #48 : 02 de Junho de 2021, as 01:58:25 »

Xformer, boa noite.
Andei lendo novamente a tua postagem sobre o circuito montado com o transformador de 12V. Realmente, o consumo no secundário antes da retificação é praticamente o dobro.
Será pelo motivo dos secundários serem defasados em 180°?
Chegou a fazer essa mesma montagem, porém retificando em ponte? Assim teriamos certeza que em ponte é mais eficiente.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #49 : 02 de Junho de 2021, as 13:33:27 »

Eu não tenho um transformador de enrolamento único e de mesma potência em VA e tensão igual  pra fazer a comparação com a mesma carga.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #50 : 03 de Junho de 2021, as 01:47:08 »

Eu não tenho um transformador de enrolamento único e de mesma potência em VA e tensão igual  pra fazer a comparação com a mesma carga.

Entendi. Eu, infelizmente, não tenho instrumentos sificientes para medir. Quando aparecer algum mais, vou tentar fazer....
Registrado

Grande abraço, Raphael!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #51 : 03 de Junho de 2021, as 02:10:30 »

De instrumento, só precisa de um multímetro true rms que meça corrente alternada além de tensão alternada. Eu usei um wattímetro apenas no lado da rede elétrica, mas no secundário que é o que interessa, apenas o multímetro e um resistor adequado como carga é o necessário, além é lógico dos componentes de retificação e filtragem.

O multímetro precisa ser true rms porque as correntes no transformador não são senoidais e tem a forma de pulsos.



« Última modificação: 03 de Junho de 2021, as 02:22:15 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #52 : 14 de Junho de 2021, as 22:05:17 »

Xformer, boa noite.
Andei lendo novamente a tua postagem sobre o circuito montado com o transformador de 12V. Realmente, o consumo no secundário antes da retificação é praticamente o dobro.
Será pelo motivo dos secundários serem defasados em 180°?
Chegou a fazer essa mesma montagem, porém retificando em ponte? Assim teriamos certeza que em ponte é mais eficiente.

https://youtu.be/tiirlsWKNbQ

Raphael  veja este vídeo recente que faz todo o dimensionamento do transformador para retificação em ponte. Está em espanhol mas é bem compreensível.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #53 : 07 de Julho de 2021, as 16:49:30 »

https://youtu.be/tiirlsWKNbQ

Raphael  veja este vídeo recente que faz todo o dimensionamento do transformador para retificação em ponte. Está em espanhol mas é bem compreensível.

Muito bom o video. Obrigado Xformer.
Eu to num processo de automatização da bobinadeira aqui. Nos testes (acredito que vou gastar muito trabalho, tempo e material neles) quero fazer um trafinho de baixa tensão e corrente, com 2 secundários "iguais", com e sem CT. Ai pretendo no futuro, fazer alguns testes comparativos, no mesmo transformador...
Registrado

Grande abraço, Raphael!
Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal