Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 08:14:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 38 39 [40] 41   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como enrolar transformadores  (Lida 312402 vezes)
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #585 : 04 de Junho de 2020, as 22:57:08 »

Terminado um kit Marshall 50W, feito a pedido do meu amigo Bruno:

Registrado

Grande abraço, Raphael!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #586 : 05 de Outubro de 2020, as 17:16:53 »

Bom dia.
Nesses tempos acabei por comprar uma antiga bobinadora, para fazer alguns experimentos que me interessam.

Por curiosidade, ao perguntar ao antigo dono qual o método de cálculo que ele utilizava, ele me mandou um link de uma calculadora online.

Essa calculadora foi desenvolvida por ele mesmo, baseada no Livro do Martignoni.
Me parece bem funcional, boa para cálculos de pequenos transformadores de força.

https://www.wvaccaro.com/utilidades/calculo-de-transformadores/calculo-de-transformadores.php

Aproveitem.

 Smiley

Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #587 : 05 de Outubro de 2020, as 20:36:00 »

Olá, Matec:

Podes dizer qual a marca e modelo da bobinadeira ?

Com relação à página indicada, já achei algumas pérolas:

"PROJETOS DE TRANSFORMADORES - Cálculo de Transformadores Monofásicos até 30 kVA - Núcleos EI"

A pergunta é: como o cidadão pretende refrigerar os transformadores acima de 2 kVA ...

"CHAPAS DE GRÃO ORIENTADO - Chapas "GO" são usados somente quando o núcleo for feito com tiras, pois nos formatos EI ou F o circuito magnético tem quatro direções, das quais somente uma segue a orientação granular. Não se usa "GO" para núcleos que não sejam formados somente por tiras. "

Convém apresentá-lo às chapas EI produzidas pela Tessin em GO. Apesar de não aproveitarem integralmente as propriedades do material, laminações EI feitas em GO permitem reduzir bastante as perdas de um transformador. Nas lâminas EI o fluxo atravessa a lâmina na direção preferencial ( direção da laminação ) em todos os trechos exceto aqueles que ligam a perna central às pernas laterais na travessa do "E". Como esses trechos são curtos, a perda maior que acontece ali é mais do que compensada pela perda muito menor que acontece no restante da lâmina e o resultado final é bastante vantajoso quando comparado a uma mesma lâmina em GNO, apesar de que um núcleo toroidal ou C permitiriam aproveitar melhor o material.

E assim o pessoal vai fazendo escola.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2020, as 20:53:38 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #588 : 05 de Outubro de 2020, as 20:51:43 »

Olá Alexandre.

Eu comprei desse senhor uma bobinadeira Goller MT



Sobre o Link que passei, gostaria apenas de saber se o cálculo através dessa calculadora, é razoavelmente correto.

 Undecided
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #589 : 05 de Outubro de 2020, as 20:54:44 »

Olá, Matec:

Exxxxcelente máquina. Convém desmontá-la e regulá-la; essa máquina permite enrolar até fio 44 sem dificuldade. Essas máquinas costumam ser usadas até a exaustão e como são bastante antigas, é possível que haja folgas nos mancais e rolamentos precisando ser substituídos. No Ebaman eu postei o manual da Goller GT que é a versão profissional da MT.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2020, as 20:58:15 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #590 : 05 de Outubro de 2020, as 21:00:19 »

Sim pretendo desmontar, mais para frente. A maquina está boa, as engrenagens da caixa Norton estão íntegras. Só tem um problema no flip-flop mecânico, que ás vezes falha. Terei que ver isso com cuidado, para evitar algum dano mais sério.


 Cool
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #591 : 06 de Outubro de 2020, as 00:04:58 »

Por curiosidade, como é um "flip-flop" mecânico ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #592 : 06 de Outubro de 2020, as 05:33:26 »

Por curiosidade, como é um "flip-flop" mecânico ?
Posso estar enganado, mas creio que seja o circuito do fim de curso (provavelmente com micros) que reverte a rotação da rosca sem fim, guia do fio.
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #593 : 06 de Outubro de 2020, as 17:09:05 »

Nó tópico da reforma da bobinadeira G. Vozáry tem a foto de um flip-flop mecânico.

Na verdade, estritamente falando, é um Schmitt-trigger.

De fato, eu tenho uma foto melhor:



A peça retangular que aparece em primeiro plano é o "click" que faz o basculamento abrupto da peça que está sob a barrinha de latão, sob o comando da haste onde os batentes de fim-de-curso estão afixados.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2020, as 17:33:30 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #594 : 07 de Outubro de 2020, as 19:23:29 »

Sinto que teremos em breve um novo fabricante de transformadores no Handmades!

Tongue
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #595 : 07 de Outubro de 2020, as 20:00:13 »

Sinto que teremos em breve um novo fabricante de transformadores no Handmades!

Tongue

Acho que não tenho o "perfil" adequado para isso. Cheesy Cheesy

No entanto vou precisar "gastar" um grande quantidade de fios esmaltados que comprei no pacote... Anjo
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #596 : 12 de Outubro de 2020, as 20:22:53 »

Olá, Matec:

Neste site http://www.813am.qsl.br/index.php?option=com_content&view=article&id=24&Itemid=77 há um programa mais completo para cálculo de transformadores.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #597 : 12 de Outubro de 2020, as 20:37:06 »

Olá, Matec:

Neste site http://www.813am.qsl.br/index.php?option=com_content&view=article&id=24&Itemid=77 há um programa mais completo para cálculo de transformadores.

Olá A.Sim.

Conheço esse programa faz tempo.

Mas obrigado.

 Legal!
Registrado
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 17



« Responder #598 : 23 de Agosto de 2021, as 16:03:36 »

 Ola pessoal tudo bem? Dando uma olhada no Youtube hoje, o mesmo me recomendou esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=GEFHJSRapk8 onde o rapaz enrola transformador de força e de saída. Já conheciam esse canal? Tem mais vídeos sobre amplificadores no canal https://www.youtube.com/user/vendascrow/videos.
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #599 : 23 de Agosto de 2021, as 16:40:13 »

Ola pessoal tudo bem? Dando uma olhada no Youtube hoje, o mesmo me recomendou esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=GEFHJSRapk8 onde o rapaz enrola transformador de força e de saída. Já conheciam esse canal? Tem mais vídeos sobre amplificadores no canal https://www.youtube.com/user/vendascrow/videos.

Funciona bem para quem não tem muita exigência, porém nos transformadores de áudio eu prefiro fazer pelo método "interleaving" (dividir as espiras do primário e secundário e intercalar), assim diminuímos "um pouco" a capacitância parasita e melhoramos a resposta em alta frequência.
Registrado
Páginas:  1 ... 38 39 [40] 41   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal