Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 08:11:04


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Distância entre transformadores e capacitores da fonte.  (Lida 7369 vezes)
Jimi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 146

Obrigado
-Dado: 28
-Recebido: 3


« : 24 de Julho de 2021, as 03:12:02 »

Há uma distância correta entre esses componentes para evitar o ruído de 120 Hertz?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #1 : 24 de Julho de 2021, as 04:24:50 »

À principio, não há distância crítica para evitar ruídos de 120Hz em fontes. Nesse quesito, a fonte é quem gera o ruído de 120hz, o que é criado na retificação da rede de 60Hz. O importante, nesse caso, é não deixar que esse ruído alcance a linha de alimentação do pré amplificador, e pior, a linha de áudio do circuito.

 Smiley
Registrado
Jimi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 146

Obrigado
-Dado: 28
-Recebido: 3


« Responder #2 : 24 de Julho de 2021, as 04:50:01 »

À principio, não há distância crítica para evitar ruídos de 120Hz em fontes. Nesse quesito, a fonte é quem gera o ruído de 120hz, o que é criado na retificação da rede de 60Hz. O importante, nesse caso, é não deixar que esse ruído alcance a linha de alimentação do pré amplificador, e pior, a linha de áudio do circuito.


Tirei duas fotos de como planejo montar, só não sei como postar aqui.
« Última modificação: 24 de Julho de 2021, as 06:41:19 por kem » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #3 : 24 de Julho de 2021, as 06:42:25 »


Tirei duas fotos de como planejo montar, só não sei como postar aqui.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=9225.0
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Solenóide
Visitante
« Responder #4 : 24 de Julho de 2021, as 09:10:42 »

Matec matou a pau.

Observe os amplificadores clássicos, que por motivos óbvios tem o circuito de pré amplificador do lado oposto da fonte.

Além de ser mais funcional como um todo, por conta dos controles, evitam ruídos onde o sinal ainda é "pequeno", ou fraco, mais suscetível a ruídos.

Mas como o Matec disse, os ruídos provem da retificação, que dobra a frequência da rede de corrente alternada.

Com os devidos cuidados é possível evitar essa interação.

Boa sorte em sua montagem.

Poste fotos para nós, por favor, abraços.
« Última modificação: 24 de Julho de 2021, as 09:16:05 por Solenóide » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #5 : 24 de Julho de 2021, as 18:40:41 »

Os condutores que transportam a corrente AC a ser retificada devem ser os mais curtos possível (dentro do razoável, naturalmente; não é necessário levar essa regra ao extremo ). A razão se deve ao fato de que existe uma corrente impulsiva de alto valor de pico, e fios muito longos podem agir como antenas.

Da mesma forma, nunca usar o chassis como retorno da corrente AC retificada.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Jimi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 146

Obrigado
-Dado: 28
-Recebido: 3


« Responder #6 : 24 de Julho de 2021, as 20:06:11 »

Meu plano é pôr os capacitores no lugar dos slides inacabados, a retificadora onde está o soquete verde e as 6l6 nos lugares dos soquetes brancos. As demais válvulas e todos os potenciômetros ficarão do outro lado do chassis longe da fonte e da saída. Agora estou vendo por onde passar todos os cabos, ppois cuidado nunca é demais.



https://ibb.co/L04xWYS
https://ibb.co/2jJY4Fr
https://ibb.co/rkXbbNB
https://ibb.co/Rj4PQVf
https://ibb.co/Y8n46dc
https://ibb.co/qmFXgk8
« Última modificação: 24 de Julho de 2021, as 20:17:32 por Jimi » Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #7 : 24 de Julho de 2021, as 22:37:58 »

Os condutores que transportam a corrente AC a ser retificada devem ser os mais curtos possível (dentro do razoável, naturalmente; não é necessário levar essa regra ao extremo ). A razão se deve ao fato de que existe uma corrente impulsiva de alto valor de pico, e fios muito longos podem agir como antenas.

Da mesma forma, nunca usar o chassis como retorno da corrente AC retificada.

Se possível, explique essa questão do "chassi como retorno da corrente AC retificada", eu não consegui entender a que se refere, me faltou conhecimento, não consegui entender mesmo, e parece importante de ser observado.
pode ser que eu saiba o que é, mas não estou ligado o termo a prática.

obrigado.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #8 : 24 de Julho de 2021, as 23:16:16 »

Se possível, explique essa questão do "chassi como retorno da corrente AC retificada"

Em retificadores de onda completa a dois diodos não se deve aterrar o center tap no chassis, próximo ao transformador e, depois, mais adiante, aterrar o negativo do capacitor de filtro no chassis, fazendo com que o retorno da corrente entre o negativo do capacitor e o c.t. passe pelo chassis. O fio do c.t. deve ir ligado ao negativo do capacitor; a partir desse ponto, faz-se a ligação ao chassis.

Coisa semelhante deve ser feita quando o retificador é em ponte; nada de aterrar um dos lados do secundário de +B, o negativo da ponte e o negativo do capacitor de filtro em pontos diferentes do chassis, mesmo que próximos.
« Última modificação: 25 de Julho de 2021, as 02:53:13 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #9 : 24 de Julho de 2021, as 23:39:52 »

Meu plano é pôr os capacitores no lugar dos slides inacabados, a retificadora onde está o soquete verde e as 6l6 nos lugares dos soquetes brancos. As demais válvulas e todos os potenciômetros ficarão do outro lado do chassis longe da fonte e da saída. Agora estou vendo por onde passar todos os cabos, ppois cuidado nunca é demais.


Jimi, pelo que estou vendo sua preocupação com ruídos vai acabar causando mais ruídos.

Primeiro, o transformador de saída está muito próximo do transformador de saída. Há muito espaço no chassis para que você possa escolher uma posição menos problemática.

Outra coisa é a linha de válvulas de pré. O fato delas estarem tão pra frente vão causar pelo menos 3 problemas:

As válvulas pra frente obrigam que você coloque a placa pra trás.

Aí você tem uma fiação mais longa pra ligar os potenciômetros à placa, e que vão cruzar sobre as válvulas em estágios que podem fazer o circuito oscilar.

Fora o ruído do circuito dos filamentos ali próximo.

Tem também o problema na hora de trocar as válvulas. Elas estando no gabinete, não vai ser fácil trocar, já que o acesso fica mais difícil. E você não vai saber onde está o guia.

Tente fazer algo mais tradicional, que por isso mesmo é comprovadamente funcional, e que os problemas que podem ocorrer são conhecidos. As válvulas todas alinhadas na parte traseira do chassis sempre foi mais seguro.

 Smiley

Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #10 : 25 de Julho de 2021, as 02:18:10 »

Em retificadores de onda completa a dois diodos não se deve aterrar o center tap no chassis, próximo ao transformador e, depois, mais adiante, aterrar o negativo do capacitor de filtro no chassis, fazendo com que o retorno da corrente entre o negativo do capacitor e o c.t. passe pelo chassis. O fio do c.t. deve ir ligado ao negativo do capacitor; a partir desse ponto, faz-se a ligação ao chassis.

Coisa semelhante deve ser feita quando o retificador é em ponte; nada de aterrar um dos lados do secundário de +B, o negativo da ponte e o negativo do capacitor de filtro em pontos diferentes do chassis, mesmo que próximos.

Acho que acabei de descobrir uma fonte de HUM no amplificador SS que montei.
obrigado pela aula!
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Jimi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 146

Obrigado
-Dado: 28
-Recebido: 3


« Responder #11 : 25 de Julho de 2021, as 18:44:41 »

As válvulas de pré estão na parte de trás do chassi e os potenciômetros na frente. O transformador de saída eu consigo afastar cerca de 2cm do transformador de força. A placa é grande (15x30 cm), mais tarde posto fotos dela.  Não parece, mas não há espaço sobrando.

-----
https://ibb.co/gtkgdCG
https://ibb.co/sbx5mFZ
https://ibb.co/sPf0vkG

Ainda há muito o que organizar, mas é basicamente isto.
« Última modificação: 26 de Julho de 2021, as 04:52:47 por Jimi » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #12 : 26 de Julho de 2021, as 05:09:33 »

As válvulas de pré estão na parte de trás do chassi e os potenciômetros na frente. O transformador de saída eu consigo afastar cerca de 2cm do transformador de força. A placa é grande (15x30 cm), mais tarde posto fotos dela.  Não parece, mas não há espaço sobrando.

Quanto mais você explica, menos eu entendo. Pelas fotos que você postou antes, as válvulas de pré estavam numa linha do lado dianteiro do chassis , enquanto as de saída estavam na parte de trás. O que mudou agora?


Ainda há muito o que organizar, mas é basicamente isto.

Com certeza!  Grin

 Roll Eyes
Registrado
Jimi
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 146

Obrigado
-Dado: 28
-Recebido: 3


« Responder #13 : 26 de Julho de 2021, as 07:24:13 »

[
Quanto mais você explica, menos eu entendo. Pelas fotos que você postou antes, as válvulas de pré estavam numa linha do lado dianteiro do chassis , enquanto as de saída estavam na parte de trás. O que mudou agora?

É o contrário, as válvulas de pré estão atrás e as de saída na frente.

A propósito, há uma distância mínima entre os transformadores?
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal