Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 19:44:12


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto de Amplificador de Potência  (Lida 22154 vezes)
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #15 : 05 de Setembro de 2021, as 05:42:08 »

Olá pessoal
Estou bem propenso a usar o TDA7265 que o Doug sugeriu. A placa é menor, usa apenas um C.I. e isso ajuda bastante no espaço que tenho.
Li no datasheet que ele suporta uma voltagem máxima de de 25 volts.
Pensei em usar um transformador de 18+18, será que posso usar tranquilamente ou depois da retificação vai chegar muito próximo do valor limite?

Veja que +/-25v já está no limite absoluto do CI. De acordo com o datasheet você consegue o rendimento total do chip com apenas +/-20v (25+25 watts), o que você consegue com um transformador de 15+15 volts AC.

Edit 1
Mas pensando bem, talvez seja possível usar o 18+18 volts. Se contarmos com as perdas, pode ser que fique abaixo dos 25 volts DC.

Edit 2
Isso tudo que foi dito acima foi considerando que você vai usar caixas de 8 ohms. Se for usar em 4 ohms, a potência máxima do chip pode ser alcançada com +/- 16 volts DC (transformador 12+12 volts AC, desconsiderando as perdas).
« Última modificação: 05 de Setembro de 2021, as 05:51:29 por jplavareda » Registrado

Belo Horizonte - MG
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #16 : 05 de Setembro de 2021, as 20:20:29 »

Veja que +/-25v já está no limite absoluto do CI. De acordo com o datasheet você consegue o rendimento total do chip com apenas +/-20v (25+25 watts), o que você consegue com um transformador de 15+15 volts AC.

Edit 1
Mas pensando bem, talvez seja possível usar o 18+18 volts. Se contarmos com as perdas, pode ser que fique abaixo dos 25 volts DC.

Edit 2
Isso tudo que foi dito acima foi considerando que você vai usar caixas de 8 ohms. Se for usar em 4 ohms, a potência máxima do chip pode ser alcançada com +/- 16 volts DC (transformador 12+12 volts AC, desconsiderando as perdas).
Meus falantes no momento são de 4 ohms, mas pretendo trocar as caixas por outras de melhor qualidade. Dei uma olhada na internet e a maiorias das caixas que vi são de 6 e 8 ohms.

Será que se eu colocar um transformador de 15+15 e usar com meus falantes atuais de 4 ohms vai dar ruim? Provavelmente eu não vou usar o amplificador no máximo (nem posso  Anjo )

Outra coisa, acho que 25 watts é bem suficiente né? Estava olhando no site Audiorama os receivers mais populares dos anos 70 e 80 e a maioria deles tem mais ou menos essa potencia, alguns até bem menos.
Registrado
rmlazzari
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #17 : 19 de Outubro de 2021, as 18:03:46 »

Meus falantes no momento são de 4 ohms, mas pretendo trocar as caixas por outras de melhor qualidade. Dei uma olhada na internet e a maiorias das caixas que vi são de 6 e 8 ohms.

Será que se eu colocar um transformador de 15+15 e usar com meus falantes atuais de 4 ohms vai dar ruim? Provavelmente eu não vou usar o amplificador no máximo (nem posso  Anjo )

Outra coisa, acho que 25 watts é bem suficiente né? Estava olhando no site Audiorama os receivers mais populares dos anos 70 e 80 e a maioria deles tem mais ou menos essa potencia, alguns até bem menos.

Murbachjean, a questão dos watts também tem me intrigado, principalmente pelo surgimento de autofalantes de pequenas dimensões, coisa de 2 ou 3 pol., mas que indicam suportarem até, sei lá... uns 15w. Mais watts nem sempre produzem mais volume. Tenho a impressão de que o que importa, para o volume de som que o autofalante produzirá, é também o diâmetro do cone: quanto maior, mais volume de ar ele consegue mover. Ainda não encontrei nenhuma evidência "científica" disso mas como sou iniciante, mero hobista - um aposentado à cata do que fazer, rs... - alguém deve ter medido isso aí. Uma coisa que tenho encontrado pela Internet é a importância da sensibilidade do autofalante.

Lembro de ter tido, faz tempo, um toca-discos Philips (547, se não me engano) que prometia 20w de saída mas que enchia uma sala de som com folga, a ponto do vizinho reclamar.

Sobre a impedância, tenho impressão de que é algo relacionado mais ao circuito amplificador e menos ao volume ou à qualidade do som. E falando de qualidade, um ponto importante é o THD do amplificador, o quanto ele produz de distorção. Também tenho visto THD-N, o quanto produz de distorção e de ruído. Nunca usei o TDA7265 mas o THD nele especificado é bem parecido com esses mini amplificadores chineses (PAM8610, TDA3116 etc.), uns 10% com volume aberto, e isso é bastante. Já usei o TDA2616 e o LM3886 e a diferença, principalmente do segundo, é bem grande. Dá para ajustar a tensão a aplicar no LM3886 de modo que ele produza algo perto desses 20w, 25w que você falou, inclusive ajustando-o para casar com autofalantes de 4, 6 ou 8 ohm.

Tem uma planilha do fabricante desse chip que calcula, entre outras coisas, o ganho, a saída e o dissipador do LM3886 em função da tensão e de certos resistores. Ajustei para 20w@6ohm mas você pode mudar como quiser. Tá aqui: https://mega.nz/file/EQgGhT5A#-U_STNfpO9QtsPYfZ8Ineap3k6_UA3yt8zbmA22_9aI

Qualquer coisa, 'tamos aí.
Registrado
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #18 : 22 de Dezembro de 2021, as 07:24:06 »

Olá pessoal.
Depois de um longo tempo esperando chegar componentes, transformador e por ultimo a placa, hoje dou por terminado o projeto do Power Amp.
Pesquisei bastante e resolvi usar o LM3886, fácil aplicação e uma excelente qualidade de áudio. Optei por comprar a placa já pronta com fonte inclusa e também proteção de saída de alto falante.

Durante a montagem final eu me arrependi de ter pego essa placa com a fonte inclusa, apareceram alguns ruídos provenientes do transformador e da rede elétrica, dessa forma tive que acrescentar alguns componentes na fonte que tinha apenas a ponte retificadora e os capacitores de 10000uF. Adicionei quatro capacitores de 10nF em paralelo com a ponte e também dois de 100nF em paralelo com os capacitores de 10000uF.
Afastei a placa do transformador, tive muito cuidado com o aterramento e por ultimo coloquei uma placa de alumínio isolando o transformador. O resultado foi ótimo, os ruídos praticamente sumiram, consigo ficar de boa quanto a isso.
Agradeço a todos que me ajudaram.

Essas são as fotos da montagem, espero que gostem.








Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #19 : 22 de Dezembro de 2021, as 08:38:23 »

Não consigo palavras pra descrever o quão belo eu achei que ficou  !
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #20 : 22 de Dezembro de 2021, as 09:16:04 »

Não consigo palavras pra descrever o quão belo eu achei que ficou  !
Poxa vida, ouvir isso de você é surreal, muito obrigado  Legal!
Estou com outros projetos em andamento, mas não está fácil para comprar componentes. Tenho que pagar uns para comprar outros.  Roll Eyes
Registrado
Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« Responder #21 : 22 de Dezembro de 2021, as 09:18:23 »

 Huh? caracoles
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #22 : 22 de Dezembro de 2021, as 10:57:32 »

Esse amplificador tá com um acabamento perfeito, eu adorei esse VU, e o layout interno. Parabéns.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #23 : 22 de Dezembro de 2021, as 13:55:53 »

Ficou bem bonito mesmo. Com destaque para os dois VUs.  Só não entendi porque que os furos na tampa superior não ficaram posicionados sobre o dissipador de calor.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #24 : 22 de Dezembro de 2021, as 14:10:53 »

Era para ficar, mas tive que inverter a posição da placa para afastar do transformador. Acho que não vai precisar fazer furos novos, o dissipador não esquenta muito.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #25 : 22 de Dezembro de 2021, as 16:21:00 »

Tem uma receita boa de como fazer esses furos arrefecimento com precisão? Não vale dizer que com uma mesa de posicionamento linear XY dá!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #26 : 22 de Dezembro de 2021, as 17:21:33 »

Na verdade foi um sofrimento. Fiz toda a marcação no lápis mesmo, 1 cm de distância um do outro, fiz a marcação com um pulsão e comecei fazer os furos com uma broca fina e depois fui aumentando. Foi um trabalho gigantesco, a placa é de uma alumínio relativamente macio então fica muitas rebarbas, aí foi lima e lixa até ficar bom. Os furos fiz com broca de 5mm
Esses dias comecei um projeto praticamente igual esse só que menor, para um Preamp, não teve escapatória, tive que furar de novo outra placa.  Cheesy
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #27 : 22 de Dezembro de 2021, as 18:05:46 »

Na próxima tentativa, use uma broca de centro para fazer, pelo menos, o furo inicial.

https://www.copafer.com.br/broca-de-centro-4-00-mm-x-10-mm-din-333a-a200-dormer-p1073870

Dá para ver "daqui" que os furos estão desalinhados. A broca de centro não é barata, mas vale cada centavo investido.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2021, as 18:07:16 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #28 : 22 de Dezembro de 2021, as 18:42:43 »

Sim realmente alguns ficaram desalinhados. Mas não vejo grande problema já que é para uso próprio.

Para fazer os pedais eu uso um broca escalonada parecida como esta:
https://www.damofix.com.br/broca-escalonada-4-20-mm

Mas como falei essa placa de alumínio é mole e a escalonada não funciona bem. Broca para aço com fio bom corta como manteiga.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #29 : 22 de Dezembro de 2021, as 20:12:48 »

Um punção já dá conta de marcar e centralizar para a broca não correr do local desejado
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.057 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal