Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 16:33:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Laney RBW100 com defeito na etapa de saída  (Lida 10443 vezes)
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« : 22 de Novembro de 2021, as 11:55:15 »

Olá amigos, estou com um amplificador Laney RBW100 com a etapa de saída queimada (foi adaptado uma placa TDA7294 por outro técnico porém quero restaurar original). Consultei o diagrama elétrico e constatei que o amplificador usa transistores TIP35C em configuração quase complementar. No datasheet do TIP35C informa uma corrente de coletor de 25A o que me fez desistir inicialmente de tentar colocar 2SC5200 no lugar pois ele só tem 15A de corrente de coletor. Será mesmo necessário colocar um transistor que suporte 25A de IC???  Usar toshibas 2SC5200 poderia funcionar como substituto???

OBS: Inicialmente não irei colocar os transistores TIP35C pois o técnico anterior já tentou e queimam, os vendidos em Belém são falsos.

Esquema elétrico
https://www.electronica-pt.com/esquema/audio/amplificadores-audio/laney/laney-rbw100-68149/
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #1 : 22 de Novembro de 2021, as 12:54:48 »

Provavelmente o problema não é nos transistores de saída, mas algo antes. Neste caso, não adianta colocar outros componentes mais parrudos. Tem que encontrar a causa.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #2 : 22 de Novembro de 2021, as 13:09:04 »

Provavelmente o problema não é nos transistores de saída, mas algo antes. Neste caso, não adianta colocar outros componentes mais parrudos. Tem que encontrar a causa.

Já chequei tudo antes, não há transistores com fuga, resistores e capacitores também estão bons. Há apenas trilhas/ilhas rompidas que posso solucionar facilmente com jumper
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #3 : 22 de Novembro de 2021, as 13:09:21 »

Não vejo maiores problemas em colocares os transistores citados, ainda mais pela garantia de serem transistores originais. Outro que podes tentar é o tip3055. Mas como o Hgamal falou, já aproveita e troca os outros, principalmente os drivers e o par complementar de entrada (eu trocaria todos, tem transistor com fuga que é difícil de medir).
Registrado

Grande abraço, Raphael!
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #4 : 22 de Novembro de 2021, as 13:42:59 »

Não vejo maiores problemas em colocares os transistores citados, ainda mais pela garantia de serem transistores originais. Outro que podes tentar é o tip3055. Mas como o Hgamal falou, já aproveita e troca os outros, principalmente os drivers e o par complementar de entrada (eu trocaria todos, tem transistor com fuga que é difícil de medir).

Tenho aqui um Hioki AS100D, dificilmente um transistor com fuga passaria por ele. Creio realmente que o técnico anterior usou transistores falsos pois pelo relato do cliente o amplificador saia da oficina funcionando, porém estava esquentando demais e queimava após 1 hora de uso. Como já citei antes, eu medir tudo ali e conferir junto ao diagrama elétrico pois é um amplificador que passou por outro técnico e foi adaptado um circuito de TDA7294 (ele rompeu umas trilhas isolando o circuito original). Há bastante trilha para refazer, porém tem solução
Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #5 : 22 de Novembro de 2021, as 14:55:40 »

Tenho aqui um Hioki AS100D, dificilmente um transistor com fuga passaria por ele. Creio realmente que o técnico anterior usou transistores falsos pois pelo relato do cliente o amplificador saia da oficina funcionando, porém estava esquentando demais e queimava após 1 hora de uso. Como já citei antes, eu medir tudo ali e conferir junto ao diagrama elétrico pois é um amplificador que passou por outro técnico e foi adaptado um circuito de TDA7294 (ele rompeu umas trilhas isolando o circuito original). Há bastante trilha para refazer, porém tem solução

Emanuel, troca as saídas então, e monitora. Possivelmente ele vai "funcionar" mais frio, aquecer menos com os transistores que tu sugeriu, pois além de terem uma potência máxima de trabalho maior, a área em contato com o dissipador também é maior.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #6 : 22 de Novembro de 2021, as 15:52:05 »

Emanuel, troca as saídas então, e monitora. Possivelmente ele vai "funcionar" mais frio, aquecer menos com os transistores que tu sugeriu, pois além de terem uma potência máxima de trabalho maior, a área em contato com o dissipador também é maior.

Seria o contrário não ? Ele sugeriu transistores com característica inferiores em controle de corrente máxima comparados aos originais do aparelho
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #7 : 22 de Novembro de 2021, as 18:38:31 »

A corrente de 25A tem a mínúscula chance de ser alcançada por um transístor em um amplificador de 100W. O que eu sempre vi é que esses TIP35 queimam só de olhar pra eles. Se você resolver colocar outro transístor, separe pelo menos um par casado, com um hfe alto. Pra não sobrecarregar o driver.. E não se esqueça de verificar a corrente de bias depois da troca.
Eu não curto muito essa arquitetura do amplificador de potência aí, parece um power do Meteoro rx100. Bom de queimar.   Bufando Bufando Bufando
« Última modificação: 22 de Novembro de 2021, as 20:06:53 por Matec » Registrado
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #8 : 23 de Novembro de 2021, as 11:43:36 »

Seria o contrário não ? Ele sugeriu transistores com característica inferiores em controle de corrente máxima comparados aos originais do aparelho

Acho que não, o 2sc5200 é mais "parrudo", apesar da Ic ser menor, ele dissipa uma potência maior.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #9 : 23 de Novembro de 2021, as 15:36:36 »

A minha dúvida era apenas em relação a corrente de coletor. Fiquei em dúvida se tal amplificador iria fazer circular uma corrente maior que 15A (limite do 2SC5200). Sobre a potência eu estava despreocupado.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #10 : 23 de Novembro de 2021, as 19:42:55 »

Sem entrar em grandes detalhes, imagina que uma carga de 8 ohms em 100 Watts, isto demanda de corrente máxima por volta de 3.6 A. (lei de ohm)

Isto é muito longe da corrente de 15A que o transistor pode aguentar. A potência dissipada no transistor depende da diferença de potencial entre o coletor e emissor (Vce) e da corrente que flui entre eles (Ice). Ele pode tolerar correntes altas apenas se se Vce for baixo. A potência dissipada no transistor é igual a Vce x Ice.

O que queima o transistor é a temperatura de junção elevada. Ela decorre da falta de capacidade de dissipação da mesma. Ou seja, se ele não estiver bem acondicionado termicamente, ele queimará simplesmente por que não conseguir colocar para fora toda a energia acumulada dentro dele. A ideia é manter a temperatura de junção dentro dos valores tolerados pelo componente.

Eu não acredito que no seu caso ele esteja queimando por uma questão de superação parâmetros máximos absolutos, mas sim por algum problema no circuito que coloca o transistor numa região de operação incorreta.

Se você não descobrir a causa disso, nem um transistor transistor com 100 A de corrente máxima suportará. Ele pode até demorar para queimar, mas vai!

A minha dúvida era apenas em relação a corrente de coletor. Fiquei em dúvida se tal amplificador iria fazer circular uma corrente maior que 15A (limite do 2SC5200). Sobre a potência eu estava despreocupado.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #11 : 24 de Novembro de 2021, as 08:28:16 »

Eu não curto muito essa arquitetura do amplificador de potência aí, parece um power do Meteoro rx100. Bom de queimar.   Bufando Bufando Bufando

Poderia logo conseguir o "fogo eterno" pra ele !   Cheesy  Toma na Cabeça

Ahhh e excelente post hgamal ! Explicou de forma sucinta e facilmente entendível
« Última modificação: 24 de Novembro de 2021, as 08:31:19 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
raphaelCoelho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 512

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 112



« Responder #12 : 24 de Novembro de 2021, as 11:04:56 »

Emanuel, coloca os 5200, vai resolver.
Hgamal, na primeira postagem o Emanuel explica o motivo dos tip35 queimarem, são falsos. Como ele diz que revisou TODO circuito, é só colocar bons transistores na saída.
Registrado

Grande abraço, Raphael!
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #13 : 24 de Novembro de 2021, as 20:47:21 »

Hgamal, na primeira postagem o Emanuel explica o motivo dos tip35 queimarem, são falsos. Como ele diz que revisou TODO circuito, é só colocar bons transistores na saída.

Ele disse que o técnico anterior havia substituído os transistores e que os encontrados em Belém são falsos.... Se todo o circuito foi revisado e não se descobriu o defeito que fez os TIP35 originais montados pela Laney queimarem (já que os outros componentes estão intactos), ainda têm se um problema latente, eu entendi que o Haroldo está tentando alertar exatamente sobre isso.

Além do mais, me confundiu um pequeno detalhe... O amplificador funciona com um 7294 adaptado e que vai ser substituído por não "ser original", mas trocar os TIP35 pelos 2SC5200 também não vai voltar o circuito ao estado original..... Além do mais a temperatura de junção de ambos é a mesma, existe uma diferença de 25°C na dissipação do coletor, favorecendo estes últimos.

Enfim, cada pessoa tem uma forma de pensar, o que deveria ser avaliado com cautela em todo esse contexto é: vale a pena o trabalho de retirar o 7294 que está funcionando, refazer trilhas e instalar transistores que vão continuar mantendo o circuito como não "original" sem encontrar os causadores do problema inicial? Além disso alguns amigos aqui já questionaram arquitetura do power... Se o caminho escolhido é esse, sucesso na empreitada! Cheesy

« Última modificação: 24 de Novembro de 2021, as 20:48:45 por Matheus Halme » Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #14 : 25 de Novembro de 2021, as 09:06:56 »

Enfim, cada pessoa tem uma forma de pensar, o que deveria ser avaliado com cautela em todo esse contexto é: vale a pena o trabalho de retirar o 7294 que está funcionando, refazer trilhas e instalar transistores que vão continuar mantendo o circuito como não "original" sem encontrar os causadores do problema inicial? Além disso alguns amigos aqui já questionaram arquitetura do power... Se o caminho escolhido é esse, sucesso na empreitada! Cheesy

O amplificador já está funcionado com 2SC5200 (porém eu vou substituir por novos assim que comprar com ganhos casados conforme orientação do Matec). Não haviam peças defeituosas do circuito original e sim MUITAS trilhas danificadas (por serem poucas peças, eu optei por testar uma a uma). Sobre o circuito com TDA7294, o cliente trouxe para mim o amplificador já com o TDA7294 queimado, a pequena placa adaptada fica praticamente solta, é muito mais vantajoso em minha opinião restaurar original com transistores originais disponíveis. Eu já tive problemas com este TIP35C há dois anos atrás encontrados aqui em Belém e nunca conseguir um que funcionasse, inclusive os próprios Toshibas 2SC5200/A1943 também aparecem falsificados EM QUASE TODAS AS LOJAS DE BELÉM com exceção de uma única eletrônica (porém o preço é bem mais caro, R$24,00 a unidade), e com poucas medições eu consigo detectar um toshiba falso.

Eu agradeço demais a grande aula que o hgamal deu aqui neste tópico, inclusive aprendi muito e aproveitei para revisar por usa segunda vez e refazer trilhas que não estavam boas.

Sou muito grato ao fórum e a vários participantes aqui, o hgamal, matec, Asim e muitos outros que será impossível enumerar o nome de todos. Entrei aqui em 2012 sem saber quase nada de eletrônica, e hoje aplico quase todo conhecimento que aprendi no dia a dia aqui neste fórum do que em cursos de eletrônica... já fiz 4 cursos voltados a área de reparos de equipamentos eletrônicos, e nada se compara ao que aprendi aqui com vocês
« Última modificação: 25 de Novembro de 2021, as 09:11:55 por emanuelneto » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal