felipevsw

Guest
Buenas pessoal,

Tenho alguns gabinetes 4x12, e em um deles que veio com uns falantes bem ruins eu queria colocar 2 falantes V30 e 2 G12T-75. Minha idéia é fazer 3 plugs de entrada na caixa, um plug para ligar apenas os 2 V30, outro plug para ligar apenas 2 G12T-75, e uma terceira entrada para ligar os 4 falantes ao mesmo tempo.

Alguém teria um esquema de ligação e uma recomendação de plugues que eu poderia pegar para isso dar certo?

emanuelneto

Colaborador
tem várias formas de ligar usando chaves DPDT e/ou conectores que possuem chaves e etc. Mas antes você tem que informar melhor as impedâncias de cada um dos falantes e o que você quer de impedância de saída.

felipevsw

Guest
Eu não comprei os falantes ainda, então posso pegar qualquer impedância pra fazer funcionar, até porque meus amps tem saídas de 4, 8 e 16 Ohm, então qualquer combinação seria possível. Minha idéia era pegar 16 Ohm os 4 falantes, daí daria pra fazer 2x12 em 8 Ohm quando ligado apenas 2 falantes, e quando ligado os 4 seria 16 Ohm. Mas isso não é regra, pode ser qualque combinação, desde que funcione.

emanuelneto

Colaborador
Realmente 4 falantes de 16 ohms é uma boa pedida, com uma chave você pode ter 4 ohms (8 ohms // 8 ohms) ou 16 como você já citou ligando em série. Eu usaria uma chave DPDT para ter essa versatilidade entre 4 e 16 ohms usando os 4 falantes. Use também aqueles conectores que tem chave, assim você consegue boas opções de ligações

felipevsw

Guest
Só faltou o mais importante, que foi o motivo por eu ter criado este tópico: o diagrama pra fazer as ligações  ;D

Matheus Halme

*
Iniciante
Quote from: felipevsw on 20 de December de 2021, as 17:07:51
Só faltou o mais importante, que foi o motivo por eu ter criado este tópico: o diagrama pra fazer as ligações  ;D

(google_it)

Se optar pelos falantes de 8 ohms, vai ter metade da impedância (4/8 ohms) seguindo o mesmo esquema.

felipevsw

Guest
Pelo visto este site já não tem mais relevância, já que toda resposta a qualquer pergunta é  (google_it).

Fiquem à vontade de excluir meu usuário, já que o fórum não serve pra nada mesmo.

Matec

Hand MasterMind
Quote from: felipevsw on 21 de December de 2021, as 16:59:47
Pelo visto este site já não tem mais relevância, já que toda resposta a qualquer pergunta é  (google_it).

Fiquem à vontade de excluir meu usuário, já que o fórum não serve pra nada mesmo.

Fico admirado com pessoas que entram aqui com a única intenção de que respondam uma única pergunta. E que se não fizerem isso o forum se torna sem relevância. Creio que milhares de pessoas já se beneficiaram das respostas desse Fórum. Talvez a "falta de relevância" esteja na pergunta.
:)

Matheus Halme

*
Iniciante
Quote from: felipevsw on 21 de December de 2021, as 16:59:47

Eu fico assustado com a facilidade que as pessoas se ofendem atualmente.... diariamente vejo confusões no trânsito, no ambiente corporativo, nos bares etc. O Handmades é de longe o maior acervo de informações ligadas a eletrônica, diy, áudio e afins em nosso idioma, são páginas e mais páginas de discussões, ideias, grandes projetos e compartilhamento de conhecimento e experiências. Eu conheço o fórum a mais de uma década e não me canso de me surpreender com a quantidade e qualidade do conteúdo, mas para que tudo continue assim, temos algumas regras básicas de convivência e uma das primeiras e mais valiosas que aprendi aqui foi pesquisar! Esse simples ato resolve muita (mais muita) coisa quando estamos em busca do saber.... é aquela velha história de se dar o peixe ou ensinar a pescar...

Eu postei o esquema de ligação que gastei uns 20 segundos para encontrar num buscador pouco conhecido e utilizado, sabe?.... Enfim, longe de querer confusão, como maioria por aqui, prezo muito pelo compartilhamento de informações e ajuda mútua.

Quote from: Matec on 21 de December de 2021, as 17:35:15
Fico admirado com pessoas que entram aqui com a única intenção de que respondam uma única pergunta. E que se não fizerem isso o forum se torna sem relevância. Creio que milhares de pessoas já se beneficiaram das respostas desse Fórum. Talvez a "falta de relevância" esteja na pergunta.

.

emanuelneto

Colaborador
Eu sou muito grato ao fórum, pois mesmo eu tendo curso de eletrônica de 1997 da ETFPa, e feito muitos outros cursos ao longo do caminho inclusive recentes do Wagner Rambo e etc. O conhecimento que ganhei aqui trocando ideias com amigos é o que mais uso no dia a dia de bancada e trás o meu pão de cada dia..

Eu já abrir inúmeras vezes equipamentos de ex membros daqui do fórum que chegam para reparos, inclusive um deles é projeto DESENVOLVIDO AQUI NO GRUPO, e o mesmo vendia como mini head, apenas adicionou uma placa daqueles amplificadores made in china tpa3116d2 com pré-amp handmade canal limpo daqui, o mesmo ex membro em outras redes sociais "senta a lenha" neste fórum e isso me deixa triste ... vejo que as pessoas só replicam o que estes ex membros falam em outros grupos, mas são incapazes de agradecer por todo material e conhecimento que tem aqui...

Já tive discussões com participantes daqui, já me mandaram pesquisar pois minha dúvida já existia em outros tópicos e etc, e isso nunca me incomodou a ponto de sair do grupo.. eu acho esse grupo super organizado, com um conhecimento ímpar que não se encontra em lugar algum pela Internet. Frequento também outros fóruns, e lá a desorganização é pior, a falta de respeito entre integrantes é grande, pois rolam xingamentos, posicionamentos sem fundamento científico, apenas com "achirmos"... enfim, vou parar por aqui, perdão pelo português errado e texto enorme. Abraços a todos

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Matec on 21 de December de 2021, as 17:35:15
Talvez a "falta de relevância" esteja na pergunta.

Totalmente  )>|  >>(:

-----

Quote from: emanuelneto on 22 de December de 2021, as 02:54:34
Eu já abrir inúmeras vezes equipamentos de ex membros daqui do fórum que chegam para reparos, inclusive um deles é projeto DESENVOLVIDO AQUI NO GRUPO, e o mesmo vendia como mini head, apenas adicionou uma placa daqueles amplificadores made in china tpa3116d2 com pré-amp handmade canal limpo daqui, o mesmo ex membro em outras redes sociais "senta a lenha" neste fórum e isso me deixa triste ... vejo que as pessoas só replicam o que estes ex membros falam em outros grupos, mas são incapazes de agradecer por todo material e conhecimento que tem aqui...

Ihhh tem vários... a lista vai longe
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof