Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 11:42:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Esquema ligação caixa 4x12, 3 entradas, 2x12 esquerda, 2x12 direita, 4x12.  (Lida 8763 vezes)
felipevsw
Visitante
« : 20 de Dezembro de 2021, as 10:39:54 »

Buenas pessoal,

Tenho alguns gabinetes 4x12, e em um deles que veio com uns falantes bem ruins eu queria colocar 2 falantes V30 e 2 G12T-75. Minha idéia é fazer 3 plugs de entrada na caixa, um plug para ligar apenas os 2 V30, outro plug para ligar apenas 2 G12T-75, e uma terceira entrada para ligar os 4 falantes ao mesmo tempo.

Alguém teria um esquema de ligação e uma recomendação de plugues que eu poderia pegar para isso dar certo?
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #1 : 20 de Dezembro de 2021, as 12:12:43 »

tem várias formas de ligar usando chaves DPDT e/ou conectores que possuem chaves e etc. Mas antes você tem que informar melhor as impedâncias de cada um dos falantes e o que você quer de impedância de saída.
Registrado
felipevsw
Visitante
« Responder #2 : 20 de Dezembro de 2021, as 12:41:23 »

Eu não comprei os falantes ainda, então posso pegar qualquer impedância pra fazer funcionar, até porque meus amps tem saídas de 4, 8 e 16 Ohm, então qualquer combinação seria possível. Minha idéia era pegar 16 Ohm os 4 falantes, daí daria pra fazer 2x12 em 8 Ohm quando ligado apenas 2 falantes, e quando ligado os 4 seria 16 Ohm. Mas isso não é regra, pode ser qualque combinação, desde que funcione.
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #3 : 20 de Dezembro de 2021, as 12:54:45 »

Realmente 4 falantes de 16 ohms é uma boa pedida, com uma chave você pode ter 4 ohms (8 ohms // 8 ohms) ou 16 como você já citou ligando em série. Eu usaria uma chave DPDT para ter essa versatilidade entre 4 e 16 ohms usando os 4 falantes. Use também aqueles conectores que tem chave, assim você consegue boas opções de ligações
Registrado
felipevsw
Visitante
« Responder #4 : 20 de Dezembro de 2021, as 17:07:51 »

Só faltou o mais importante, que foi o motivo por eu ter criado este tópico: o diagrama pra fazer as ligações  Grin
Registrado
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #5 : 21 de Dezembro de 2021, as 16:55:21 »

Só faltou o mais importante, que foi o motivo por eu ter criado este tópico: o diagrama pra fazer as ligações  Grin

 Procure

Se optar pelos falantes de 8 ohms, vai ter metade da impedância (4/8 ohms) seguindo o mesmo esquema.

Registrado
felipevsw
Visitante
« Responder #6 : 21 de Dezembro de 2021, as 16:59:47 »

Pelo visto este site já não tem mais relevância, já que toda resposta a qualquer pergunta é  Procure.

Fiquem à vontade de excluir meu usuário, já que o fórum não serve pra nada mesmo.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #7 : 21 de Dezembro de 2021, as 17:35:15 »

Pelo visto este site já não tem mais relevância, já que toda resposta a qualquer pergunta é  Procure.

Fiquem à vontade de excluir meu usuário, já que o fórum não serve pra nada mesmo.

Fico admirado com pessoas que entram aqui com a única intenção de que respondam uma única pergunta. E que se não fizerem isso o forum se torna sem relevância. Creio que milhares de pessoas já se beneficiaram das respostas desse Fórum. Talvez a "falta de relevância" esteja na pergunta.
 Smiley
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2021, as 17:37:16 por Matec » Registrado
Matheus Halme
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 69

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 18



« Responder #8 : 21 de Dezembro de 2021, as 20:10:32 »

Pelo visto este site já não tem mais relevância, já que toda resposta a qualquer pergunta é  Procure.

Fiquem à vontade de excluir meu usuário, já que o fórum não serve pra nada mesmo.

Eu fico assustado com a facilidade que as pessoas se ofendem atualmente.... diariamente vejo confusões no trânsito, no ambiente corporativo, nos bares etc. O Handmades é de longe o maior acervo de informações ligadas a eletrônica, diy, áudio e afins em nosso idioma, são páginas e mais páginas de discussões, ideias, grandes projetos e compartilhamento de conhecimento e experiências. Eu conheço o fórum a mais de uma década e não me canso de me surpreender com a quantidade e qualidade do conteúdo, mas para que tudo continue assim, temos algumas regras básicas de convivência e uma das primeiras e mais valiosas que aprendi aqui foi pesquisar! Esse simples ato resolve muita (mais muita) coisa quando estamos em busca do saber.... é aquela velha história de se dar o peixe ou ensinar a pescar...

Eu postei o esquema de ligação que gastei uns 20 segundos para encontrar num buscador pouco conhecido e utilizado, sabe?.... Enfim, longe de querer confusão, como maioria por aqui, prezo muito pelo compartilhamento de informações e ajuda mútua.

Fico admirado com pessoas que entram aqui com a única intenção de que respondam uma única pergunta. E que se não fizerem isso o forum se torna sem relevância. Creio que milhares de pessoas já se beneficiaram das respostas desse Fórum. Talvez a "falta de relevância" esteja na pergunta.
 Smiley

.


« Última modificação: 21 de Dezembro de 2021, as 20:11:17 por Matheus Halme » Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #9 : 22 de Dezembro de 2021, as 02:54:34 »

Eu sou muito grato ao fórum, pois mesmo eu tendo curso de eletrônica de 1997 da ETFPa, e feito muitos outros cursos ao longo do caminho inclusive recentes do Wagner Rambo e etc. O conhecimento que ganhei aqui trocando ideias com amigos é o que mais uso no dia a dia de bancada e trás o meu pão de cada dia..

Eu já abrir inúmeras vezes equipamentos de ex membros daqui do fórum que chegam para reparos, inclusive um deles é projeto DESENVOLVIDO AQUI NO GRUPO, e o mesmo vendia como mini head, apenas adicionou uma placa daqueles amplificadores made in china tpa3116d2 com pré-amp handmade canal limpo daqui, o mesmo ex membro em outras redes sociais "senta a lenha" neste fórum e isso me deixa triste ... vejo que as pessoas só replicam o que estes ex membros falam em outros grupos, mas são incapazes de agradecer por todo material e conhecimento que tem aqui...

Já tive discussões com participantes daqui, já me mandaram pesquisar pois minha dúvida já existia em outros tópicos e etc, e isso nunca me incomodou a ponto de sair do grupo.. eu acho esse grupo super organizado, com um conhecimento ímpar que não se encontra em lugar algum pela Internet. Frequento também outros fóruns, e lá a desorganização é pior, a falta de respeito entre integrantes é grande, pois rolam xingamentos, posicionamentos sem fundamento científico, apenas com "achirmos"... enfim, vou parar por aqui, perdão pelo português errado e texto enorme. Abraços a todos
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2021, as 02:58:21 por emanuelneto » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #10 : 22 de Dezembro de 2021, as 08:16:53 »

Talvez a "falta de relevância" esteja na pergunta.
 Smiley

Totalmente  Batendo Cabeça  Toma na Cabeça

-----
Eu já abrir inúmeras vezes equipamentos de ex membros daqui do fórum que chegam para reparos, inclusive um deles é projeto DESENVOLVIDO AQUI NO GRUPO, e o mesmo vendia como mini head, apenas adicionou uma placa daqueles amplificadores made in china tpa3116d2 com pré-amp handmade canal limpo daqui, o mesmo ex membro em outras redes sociais "senta a lenha" neste fórum e isso me deixa triste ... vejo que as pessoas só replicam o que estes ex membros falam em outros grupos, mas são incapazes de agradecer por todo material e conhecimento que tem aqui...

Ihhh tem vários... a lista vai longe
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2021, as 08:24:50 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal