Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 07:59:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Comprei transformador de audio errado. E agora? 6v6 hi-fi  (Lida 4441 vezes)
gugarn
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 252

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 223



« : 21 de Fevereiro de 2022, as 22:22:31 »

Olá Amigos,

Estou precisando da ajuda de vocês: estou montando um amplificador stereo hi-fi SE com um par de 6v6. Para isso, estou seguindo o projeto disponível em https://www.cascadetubes.com/the-6v6-lacewood-amp/

No entanto, por erro de comunicação, os transformadores que encomendei chegaram sem o UL tap.

Agora estou sem saber o que fazer: altero o projeto para pentodo? triodo? ou devolvo os transformadores para refazê-lo?

O fornecedor dos transformadores me falou que levaria um tempo para conseguir me entregar um novo transformador, estou de férias doido para montar neste período.

Perguntei ao projetista do amplificador e ele me falou que poderia rodar em pentodo com 250v no screen, mas não sabia o impacto que isso poderia trazer. Ele tem um excelente trabalho de tuning da 6v6 em UL: https://www.cascadetubes.com/optimization-of-the-6v6-se-ul-amp/

Por isso, gostaria de ouvir a opinião de vocês. O que vocês me sugerem? Se eu ligar em pentodo esse circuito como está terei algum problema? Sugerem algum valor de resistência? Qual impacto na potência? E se for triodo? Alguma mod vocês me sugeririam, ou melhor mesmo é devolver e esperar por um novo par de transformadores (e arcar com os custos)?

Fico grato por qualquer ajuda!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 22 de Fevereiro de 2022, as 08:58:55 »

O negócio é usar as 6V6 em modo triodo para poder usar os transformadores sem tomada de ultra linear.  Vai ter menos potência na saída mas menor distorção que em modo pentodo/tetrodo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #2 : 22 de Fevereiro de 2022, as 20:05:31 »

O colega já conhece a Schatz ?

Quanto à sua pergunta, ligue a screen no +B através de um resistor de 1 kohm enquanto o Sr. Lobo ( o transformador novo ) não vem...

Depois há quem ache chato, cansativo e desnecessário aquele monte de emails que eu troco com o cliente até pôr o pedido em produção, mas é justamente para que esse tipo de problema não aconteça.

Sem contar aqueles que querem comprar por whatsapp...
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2022, as 20:08:16 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #3 : 23 de Fevereiro de 2022, as 15:28:08 »

Acho que ta fácil para experimentar os 2 jeitos. A vantagem do modo pentodo/tetrodo é a maior potência, e a vantagem do modo triodo é a menor distorção.
Eu nunca vi um teste sobre isso, mas tenho a curiosidade em saber se no modo pentodo, utilizando um volume similar ao conseguido com o modo triodo, se a distorção baixa no mesmo nível ou não.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
gugarn
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 252

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 223



« Responder #4 : 23 de Fevereiro de 2022, as 17:40:53 »

Muito obrigado a todos pelas dicas. Conversando com o fornecedor ele acabou aceitando refazer o transformador, pois entendeu ser uma falha de comunicação. Eu havia mandado o projeto, o transformador de referência, tudo... Mas ainda assim houve uma falha. Enviei ontem e vou aguardar o retorno dele corrigido.

Durante esse tempo, acabei estudando e estava quase caminhando para usá-lo em triodo. Estava receoso de ficar com potência muito baixa, mas me parecia a melhor alternativa. Em breve postarei aqui o resultado final.

Claro que conheço a Shartz. Estou iniciando agora em amplificadores. Minha segunda montagem. A primeira foi um amplificador de guitarra (Ax84) e utilizeu transformadores importados da Hammond comprados em uma viagem. Essa agora de fato encomendei. Certamente em montagens futuras conversaremos!



« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2022, as 17:41:26 por gugarn » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #5 : 23 de Fevereiro de 2022, as 19:52:38 »

Renato, é histórica a disputa triodo x pentodo. Um é mais linear do que o outro; um dá mais potência que o outro. A verdade é que se os pentodos produzissem tanta distorção a ponto disso ser notável de modo franco, não se teria amplificadores usando pentodos porque... ninguém iria usá-los ! E nós sabemos que isso não acontece.

O que se pode notar com facilidade é que um amplificador a pentodo, sem UL ou realimentação, reforça o grave na frequência de ressonância do alto-falante por falta de amortecimento, produzindo aquele "som de barril". Mas dizer que o resultado final é ruim, é meio que exagero.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 23 de Fevereiro de 2022, as 20:15:01 »

Mas vai ser difícil achar algum amplificador com saída em pentodo ou tetrodo para hi-fi como é o caso em tela. Pra guitarra até vai, porque provavelmente até se queira distorção e o máximo de potência que puder obter, mas pra tocar música  ou é ultra linear ou triodo.

Eu enxergo a saída pentodo como fonte de corrente, portanto na frequência de ressonância (pico da impedância) do alto falante, a fonte de corrente vai gerar mais potência, o que dá esse efeito nos graves.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.222

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 352



WWW
« Responder #7 : 23 de Fevereiro de 2022, as 21:07:53 »

Os amplificadores mais simples são pentodos em SE sem realimentação. Muito rádio e eletrola é assim. E o som não é ruim, lembrando que a maior parte da "ruindade" vem por conta do transformador pequeno sem resposta em graves, nem em agudos por causa da falta de entrelaçamento.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal