Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 09:05:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Placas da China: Cuidado ao comprar!  (Lida 8838 vezes)
PauloC81
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 13

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 0


« : 11 de Junho de 2022, as 18:02:58 »

Pessoal: dêem uma olhada

https://pt.aliexpress.com/item/1005002564114735.html

Primo Ali descobriu as 6F3... a placa tem algumas diferenças com o projeto do iAll, o triodo é polarizado diferente (100K no resistor de ânodo e 2.2k no de cátodo, sem desacoplamento por causa da presença de uma realimentação negativa fixa... direto no cátodo do triodo, é disponibilizada uma conexão pro secundário passando por um resistor de 18K); APARENTEMENTE a placa deveria tolerar qualquer par de ?CL82 ou ?BM8 ou equivalentes substituindo apenas a tensão de calefação de 6.3V pela apropriada, e ao invés do controle de volume entre a saída do capacitor de desacoplamento do triodo e a grade do pentodo temos um resistor fixo; ...

eu não saberia avaliar leiaute especialmente remotamente, mas quer me parecer esteja tudo lá. Obviamente tudo dobrado, pois estéreo; quer me parecer que em se desejando usar em mono bastaria... nem sequer plugar uma das válvulas?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #1 : 11 de Junho de 2022, as 21:35:23 »

Paulo, não entendi o que você quis dizer...
Achou legal ou não o amplificador a venda?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #2 : 11 de Junho de 2022, as 21:49:51 »

Também não consegui entender muita coisa dessa postagem..  Roll Eyes
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #3 : 11 de Junho de 2022, as 21:53:46 »

Pessoal: dêem uma olhada

https://pt.aliexpress.com/item/1005002564114735.html

Primo Ali descobriu as 6F3... a placa tem algumas diferenças com o projeto do iAll, o triodo é polarizado diferente (100K no resistor de ânodo e 2.2k no de cátodo, sem desacoplamento por causa da presença de uma realimentação negativa fixa... direto no cátodo do triodo, é disponibilizada uma conexão pro secundário passando por um resistor de 18K); APARENTEMENTE a placa deveria tolerar qualquer par de ?CL82 ou ?BM8 ou equivalentes substituindo apenas a tensão de calefação de 6.3V pela apropriada, e ao invés do controle de volume entre a saída do capacitor de desacoplamento do triodo e a grade do pentodo temos um resistor fixo; ...

eu não saberia avaliar leiaute especialmente remotamente, mas quer me parecer esteja tudo lá. Obviamente tudo dobrado, pois estéreo; quer me parecer que em se desejando usar em mono bastaria... nem sequer plugar uma das válvulas?

Eu dividi o Tópico, porque o assunto vai acabar saindo do contexto do IALL 3.5 aonde o PauloC81 postou inicialmente.

A princípio eu ia só ilustrar a postagem dele colocando o esquema do amplificador estéreo SE que está no anúncio acima.

Mas ao ver a placa, algo não batia. Os pinos da placa não batiam com os pinos da válvula anunciada. Fazendo aqui uma pesquisa, acabei por encontrar o problema. A placa NÃO É pra 6F3P, e sim pra 6F5P/ECL85! Toma na Cabeça

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Poxa erraram um dígito!  Huh?

Aí quem não souber, vai gastar na placa e na válvula errada, transformadores, nos componentes, na fonte, frete, etc. Vai colocar a válvula no soquete, ela vai acender, e nada vai acontecer  Batendo Cabeça.... Como é um projeto DIY, vai ficar na vontade... Cry

O que se pode fazer ? No mínimo é não ir comprando porque está barato. Aliás tá aí o primeiro indício de que pode ser problema... Shocked

E nem fazer compra de projetos sem pesquisar se realmente estão aprovados por quem montou. Angry

Sobre o esquema em si, é, mais um esquema padrão de amplificador com válvula dupla. Um power com baixo ganho pra sinais já com certo volume, o que difere do projeto IALL 3.5.

Esse é um brinquedo pra quem quiser começar um power valvulado sem gastar muito.... Roll Eyes




Paulo, não entendi o que você quis dizer...
Achou legal ou não o amplificador a venda?

Também não consegui entender muita coisa dessa postagem..  Roll Eyes

Que pessoal apressado! Nem me deu tempo de terminar a reposta.... Bufando

« Última modificação: 11 de Junho de 2022, as 22:20:52 por Matec » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #4 : 11 de Junho de 2022, as 22:30:06 »

Realmente nada a ver com o iAll... E essa plaquinha chinesa ai eu não sei não mas, me parece problema !
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #5 : 12 de Junho de 2022, as 01:31:51 »

Se a ideia era falar que era uma cópia do Iall, bem... Qualquer amplificador que use só uma ECL82 (e tem bastante pela Internet - desde pra guitarra até Hi-Fi) vai ser MUITO parecido. Não tem como fugir
O que diferencia um do outro são os detalhes, e esses detalhes são o que fazem a diferença entre soar mal e soar bem (como o Iall).

O Matec pra variar fazendo mágica em tirar esquema só com fotos do PCB.
Bom... Pra quem tem ECL85 sobrando em casa, me pareceu um brinquedinho interessante pra se tentar.
« Última modificação: 12 de Junho de 2022, as 01:37:08 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
PauloC81
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 13

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 0


« Responder #6 : 12 de Junho de 2022, as 08:20:42 »

 Huh?

Peço desculpas pela confusão, devia ter notado a pinagem diferente da válvula, foquei em componentes e com a válvula chamando "6F3" presumi errado a equivalência.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #7 : 12 de Junho de 2022, as 09:16:10 »


Bom... Pra quem tem ECL85 sobrando em casa, me pareceu um brinquedinho interessante pra se tentar.

A minha ressalva sobre o esquema/placa é o fato de não ter um resistor na grade Screen da seção de saída. Esse resistor é necessário pra evitar que haja um excesso de corrente aí, e a falta dele pode ser ruim pra válvula. Sad


Huh?

Peço desculpas pela confusão, devia ter notado a pinagem diferente da válvula, foquei em componentes e com a válvula chamando "6F3" presumi errado a equivalência.

Não tem problema Paulo. Quase ninguém notaria isso. Os responsáveis pelo produto é que deveriam prestar mais atenção.
Como o intuito do forum é divulgar informação verdadeira, foi útil a sua postagem. Legal!
« Última modificação: 12 de Junho de 2022, as 09:32:20 por Matec » Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #8 : 12 de Junho de 2022, as 18:26:28 »

A ECL85 é uma válvula cujo pentodo tem uma região de resistência negativa muito ampla e extensa. Disso advém o problema; o pentodo oscila quando o ponto instantâneo de operação passa por essa região. Para quem já viu acontecer, ao se observar um sinal senoidal sendo amplificado, parece haver uma "salsicha" em parte da senóide ( a "salsicha" é a oscilação da válvula ). Dependendo da gravidade do problema, a salsicha pode se mostrar como um "salsichão". Essa oscilação não se elimina nem usando os melhores transformadores Schatz...

Para se usar a ECL85 em áudio, é preciso polarizar a grade screen com uma tensão baixa o suficiente para evitar que a reta de carga cruze a região de resistência negativa.
« Última modificação: 12 de Junho de 2022, as 18:28:34 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #9 : 12 de Junho de 2022, as 21:14:11 »

Para se usar a ECL85 em áudio, é preciso polarizar a grade screen com uma tensão baixa o suficiente para evitar que a reta de carga cruze a região de resistência negativa.

No circuito proposto pelos chineses e desenhado pelo Matec já está baixa o suficiente ou ainda pode dar problema de oscilação ?
« Última modificação: 12 de Junho de 2022, as 21:53:38 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #10 : 13 de Junho de 2022, as 15:21:33 »

No circuito proposto pelos chineses e desenhado pelo Matec já está baixa o suficiente ou ainda pode dar problema de oscilação ?


No circuito em questão a tensão da screen está a mais alta que se poderia ter. Então no caso de uma ECL85 querer oscilar, ela vai com força. No caso da 6F5P. não achei gráficos suficientes pra ver se apresentam essa característica, mas como no proprio datasheet aparece como equivalente da ECL85, é possível que oscile também...  Sad
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #11 : 13 de Junho de 2022, as 17:46:09 »

No circuito proposto pelos chineses e desenhado pelo Matec já está baixa o suficiente ou ainda pode dar problema de oscilação ?

Eu certa vez determinei que a tensão ótima de screen estaria entre 50 V e 75 V.
Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 13 de Junho de 2022, as 17:56:20 »

Alexandre, a "salsicha" seria assim ?

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #13 : 13 de Junho de 2022, as 18:00:12 »

Eu certa vez determinei que a tensão ótima de screen estaria entre 50 V e 75 V.

Para que tipo de circuito e com quais tensões ? Seria um dado mais genérico, correto ?
« Última modificação: 13 de Junho de 2022, as 18:00:47 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.226

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #14 : 13 de Junho de 2022, as 19:05:14 »

Sim, a salsicha é isso aí, se bem que essa está mais para uma linguiça. Quando eu me deparei com o problema, era uma salsichinha dessas que usam para fazer o cachorro-quente do Rosário, bem definida sobre a linha da senóide.

A faixa de tensões informada serve para qualquer configuração ( SE ou PP ). Com esses valores, a curva Ip x Ep para Eg = 0 V passa mais próximo do ponto onde a reta de carga cruza o eixo das correntes, empurrando a região de resistência negativa para baixo e para longe da reta de carga.
« Última modificação: 13 de Junho de 2022, as 19:14:52 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal