Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 11:17:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Indicação de projetos com transistores de silício de baixo ganho  (Lida 3188 vezes)
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« : 12 de Agosto de 2022, as 16:51:41 »

Que projetos dar para montar com transistores de silício de baixo ganho (entre 80 a 130)Huh??

A única coisa que me vem a cabeça é fuzz face, porém já tenho um com BC183L e não queria montar outro  Cheesy Cheesy Cheesy . Conseguir separar um lote de 12 peças com ganho baixo entre variados BC's e 2N's, e foi bem difícil pois a maioria marca entre 300 a 800.


Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #1 : 12 de Agosto de 2022, as 17:17:01 »

Que projetos dar para montar com transistores de silício de baixo ganho (entre 80 a 130)Huh??

A única coisa que me vem a cabeça é fuzz face, porém já tenho um com BC183L e não queria montar outro  Cheesy Cheesy Cheesy . Conseguir separar um lote de 12 peças com ganho baixo entre variados BC's e 2N's, e foi bem difícil pois a maioria marca entre 300 a 800.


Tente alguns de potência tip 41c e outros. Me parece que os MPSA42 tem ganho bem baixo, assim como o PNP MPSA92
Registrado
emanuelneto
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 675

Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 82



« Responder #2 : 12 de Agosto de 2022, as 18:18:38 »

Tente alguns de potência tip 41c e outros. Me parece que os MPSA42 tem ganho bem baixo, assim como o PNP MPSA92

Conseguir bastantes BD139 e BD140 com ganho também entre 80 a 150
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 12 de Agosto de 2022, as 20:51:17 »

Normalmente os circuitos transistorizados de amplificação são projetados para operar sem depender do ganho de corrente do transistor utilizado. Por isso não vejo muito sentido em se fazer uma busca por um circuito com transistores de pouco ganho de corrente  (ou determinada faixa de ganho). Mesmo no fuzz face, já li escritos de que o ganho não importa, mas a corrente de fuga é que importa.

https://www.freestompboxes.org/viewtopic.php?t=458

Eu vejo importância em se saber o ganho de corrente para determinar a corrente de base (e respectivo resistor de base) num circuito driver para acionar uma carga no coletor, de modo que haja saturação do transistor e haja corrente de coletor suficiente para acionar a carga (ex. Lâmpada, relé, motor).
« Última modificação: 12 de Agosto de 2022, as 21:10:39 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #4 : 12 de Agosto de 2022, as 21:55:53 »

Normalmente os circuitos transistorizados de amplificação são projetados para operar sem depender do ganho de corrente do transistor utilizado. Por isso não vejo muito sentido em se fazer uma busca por um circuito com transistores de pouco ganho de corrente  (ou determinada faixa de ganho). Mesmo no fuzz face, já li escritos de que o ganho não importa, mas a corrente de fuga é que importa.

Estou com o circuito do fuzz face aqui montado de forma a poder trocar de tipos de transistores facilmente e é muito clara a mudança mas, como não tenho pares de transistores idênticos em ganho e diferindo somente na corrente de fuga não posso afirmar com cem por cento de certeza no entanto eu tenho a opnião que as duas coisas fazem mudar, tanto o ganho como a fuga.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #5 : 13 de Agosto de 2022, as 01:37:56 »

Eu montei e vendi para algumas bandas (há décadas atrás) pedais do tipo fuzz face com 2 transistores de germânio que era o que havia na época.

Mas, confesso que sempre preferi o som de fuzz com transistores de silício que surgiram anos depois.

Há uns 5 anos atrás eu resolvi dar uma chance ao germânio comprando um pedal EHX Big Muff Pi Germanium 4, mas, o som não me agradou, tanto que não faz parte do meu pedalboard e está encostado no fundo de uma gaveta.

É tudo uma questão de gosto. Tem gente que adora aquele som rasgado do germânio, mas, eu particularmente curto mais o som liso do silício.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2022, as 01:54:15 por Ramsay » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal