Cabeçote MARSHALL Origin 50H (Levantamento do esquema)

Started by bossman, 11 de October de 2022, as 18:41:45

Previous topic - Next topic

Ramsay

Colaborador
Estou suspenso por reincidência em internetês.
Pelas fotos vai ser impossível levantar o esquema, não que elas estejam ruins, até pelo contrário, mas, num circuito impresso liso sem nenhuma identificação de componentes fica muito difícil.
Acho que o único jeito é o bossman meter a mão na massa e levantar por si mesmo o esquema.

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Ramsay on 14 de October de 2022, as 21:39:04
Pelas fotos vai ser impossível levantar o esquema, não que elas estejam ruins, até pelo contrário, mas, num circuito impresso liso sem nenhuma identificação de componentes fica muito difícil.
Acho que o único jeito é o bossman meter a mão na massa e levantar por si mesmo o esquema.

Você não leu o tópico todo e não viu todas as fotos. Não é possível...
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

emanuelneto

Colaborador
Quote from: Matec on 14 de October de 2022, as 17:15:58
Queria ver o esquema desse amplificador. Alguém já tirou?
:anjo:
No fórum do facebook creio que alguém tenha o esquema, vou tentar entrar em contato

bossman

Administrator
DIY Freak
Continuando e finalizando a descrição dos componentes do "circuito impresso liso e sem nenhuma identificação dos componentes"

Matec

Hand MasterMind
Quote from: Ramsay on 14 de October de 2022, as 21:39:04

Você é muito pessimista!

Vou entrar na brincadeira só pra ver se dá ou não pra desenhar o esquema a partir de fotos...

Separei 2 fotos aqui pra poder começar.. cortei e girei pra ficar mais fácil de comparar...

Vamos ver no que dá... >d

:)

emanuelneto

Colaborador
Se eu arrumar um pouco mais de tempo também entro na disputa e vemos quem levanta o esquema primeiro (deathmet (deathmet (deathmet

Ramsay

Colaborador
Estou suspenso por reincidência em internetês.
Olhando melhor as fotos, ao contrário do que eu disse antes, dá pra tirar o esquema a partir delas.
Só o que dificulta é o fato do PCB ser de dupla face.
De toda forma desejo sorte aos que vão tentar a empreitada :tup :tup.

Matec

Hand MasterMind
 Nesses dias não pude dedicar muito tempo nesse esquema, mas já fiz alguma coisa. Só o princípio... :-\

Marshall Origin 50 Schematic p1:

[spoiler][/spoiler]

bossman

Administrator
DIY Freak
Grid stopper de 33k... diferentão !  :-)

Matec

Hand MasterMind
Quote from: bossman on 19 de October de 2022, as 16:41:42
Grid stopper de 33k... diferentão !  :-)

Na verdade é bem comum. Muitos amplificadores utilizam 2x 68k em paralelo. Principalmente os Fenders, e outros que tem entrada Hi e Lo no mesmo canal.

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Matec on 19 de October de 2022, as 19:27:41

Na verdade é bem comum. Muitos amplificadores utilizam 2x 68k em paralelo. Principalmente os Fenders, e outros que tem entrada Hi e Lo no mesmo canal.

O de 68k são os que mais eu tenho visto por ai. Agora esse lance de por em paralelo eu realmente não havia prestado a devida atenção

Matec

Hand MasterMind
Quote from: bossman on 19 de October de 2022, as 19:33:29
O de 68k são os que mais eu tenho visto por ai. Agora esse lance de por em paralelo eu realmente não havia prestado a devida atenção

Ao plugar na entrada Hi ele já chaveia para manter os 2 resistores de 68k em paralelo. Plugado na entrada Lo, os 2x 68k ficam em série, sendo um deles, aterrado.

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Matec on 19 de October de 2022, as 19:41:27
Ao plugar na entrada Hi ele já chaveia para manter os 2 resistores de 68k em paralelo. Plugado na entrada Lo, os 2x 68k ficam em série, sendo um deles, aterrado.

Ter apenas uma entrada simplificou no Origin ! A propósito, se quando não pode dedicar muito tempo já conseguiu todo o pré... Imagine quando tiver o tempo adequado !  :-)

Matec

Hand MasterMind
Continuando a com o "desafio"... Mais um trecho de engenharia reversa do Origin 50. A segunda 12ax7 e ligações.

;D

Marshall Origin 50 Schematic P2

[spoiler][/spoiler]

bossman

Administrator
DIY Freak
Que pré diferentão... valores um tanto quanto incomuns. Legal !!!  (brav)

-----

Postarei aqui algumas medições das válvulas de saída para que não se percam nos meus papéis que irão pro lixo. Esse amplificador dispõe de dois modos de redução de potência e o modo normal acionados por chave de nominados low, mid e high

Medições efetuadas com multímetro true RMS monitorando a tomada (223VAC) bem como efetuando as próprias medições nos pinos das válvulas EL34

Modo high
V4
3-420 V
4-414,4 V
5-(-36,9 V)

V5
3-420,9 V
4-414,5 V
5-(-36,8 V)

Resistor R3 59 mV

Modo mid
V4
3-406,5 V
4-138,7 V
5-(-7,76 V)

V5
3-408,5 V
4-139,4 V
5-(-7,76 V)

Resistor R3 95,4 mV

Modo low
V4
3-406 V
4-59 V
5-(-0,53 V)

V5
3-405,2 V
4-58,9 V
5-(-0,60 V)

Resistor R3 104 mV

[spoiler]Resumo da ópera... Use seu amplificador baixinho e troque suas válvulas rapidinho  :D  >>(:[/spoiler]