Cabeçote MARSHALL Origin 50H (Levantamento do esquema)

Started by bossman, 11 de October de 2022, as 18:41:45

Previous topic - Next topic

bossman

Administrator
DIY Freak
Boa noite !

Senhores

Chegou até mim um desses amplificadores e após alguns testes com a guitarra achei ele beeem legal de som e com alguns recursos elogiáveis pra um amplificador dessa categoria como atenuador de potência e loop de efeitos

Procurei o esquema do dito cujo e o máximo que encontrei foram alguns rabiscos feitos a mão e que não se dá pra depositar muita confiança...

A pergunta é simples: Como eu estou com esse amplificador aqui e vai ficar aqui durante algum tempinho alguém ai estaria disposto a em conjunto levantarmos o esquema dele que ainda não está disponível na internet ? Já que ele está aqui eu posso virtualmente verificar qualquer detalhe que seja necessário

https://marshall.com/amps/products/amps/origin/origin50h

Abaixo uma foto da "encrenca" pra ver se alguém se anima a realizar a tarefa:

(Clique para ver em maior resolução)

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

emanuelneto

Colaborador
Eu gosto muito de levantar diagramas elétricos e poderia fazer isso aos finais de semana que não faço nada... porém precisaria de MUITAS fotos da placa.... e posso postar tanto o Diagrama Elétrico quanto layout feito em Sprint Layout se houver imagens de boa resolução

---
Vamos primeiro tentar reunir aqui o que encontramos disponível na net e depois montar o quebra cabeça ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

https://scontent.fbel11-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/272902120_2161417544009850_2560238093775956504_n.jpg?_nc_cat=110&ccb=1-7&_nc_sid=5cd70e&_nc_eui2=AeGKiQCcbVx22MWUOGm2Fgg0t1A6DE8jcIi3UDoMTyNwiBTm-a0XL7X_W0yPsKrXSIM&_nc_ohc=QgLtUnLGRM8AX8olSGQ&_nc_ht=scontent.fbel11-1.fna&oh=00_AT8DZ3uX1z37t0DId0VLSwW3JWDWVsu0_-1_1LFV3IhZ9w&oe=634A8BEC

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: emanuelneto on 11 de October de 2022, as 19:08:58
Eu gosto muito de levantar diagramas elétricos e poderia fazer isso aos finais de semana que não faço nada... porém precisaria de MUITAS fotos da placa.... e posso postar tanto o Diagrama Elétrico quanto layout feito em Sprint Layout se houver imagens de boa resolução

---
Vamos primeiro tentar reunir aqui o que encontramos disponível na net e depois montar o quebra cabeça ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Fotos da placa não serão o problema. Posso tirar quantas forem necessárias mas, mesmo assim sei que o olhar "in loco" será necessário em algumas partes bem como algumas possiveis medições com o aparelho ligado. Eu já tenho algumas fotos e só não postei porque não sei qual será a adesão ou não da empreitada

Por falar em reunir informações... essa imagem postada por você eu não havia visto ainda ! Legal !

emanuelneto

Colaborador
Mas o esquema deste pre está de acordo com a placa??? ... se você tiver os rabiscos que achou pela net, poste aqui também... vamos reunindo informações e em breve teremos um esquema completo

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: emanuelneto on 11 de October de 2022, as 21:01:55
Mas o esquema deste pre está de acordo com a placa??? ... se você tiver os rabiscos que achou pela net, poste aqui também... vamos reunindo informações e em breve teremos um esquema completo

Eu não sei ainda se está de acordo. Posto sim

-----

Esquema do Origin 20H

Acredito que o que deve mudar de uma versão para a outra é somente a seção de potência. O pré e o loop de efeitos devem ser os mesmos para ambas versões

Matec

Hand MasterMind
Quote from: bossman on 11 de October de 2022, as 18:41:45
Boa noite !

Senhores

Chegou até mim um desses amplificadores e após alguns testes com a guitarra achei ele beeem legal de som e com alguns recursos elogiáveis pra um amplificador dessa categoria como atenuador de potência e loop de efeitos

Procurei o esquema do dito cujo e o máximo que encontrei foram alguns rabiscos feitos a mão e que não se dá pra depositar muita confiança...

A pergunta é simples: Como eu estou com esse amplificador aqui e vai ficar aqui durante algum tempinho alguém ai estaria disposto a em conjunto levantarmos o esquema dele que ainda não está disponível na internet ? Já que ele está aqui eu posso virtualmente verificar qualquer detalhe que seja necessário

https://marshall.com/amps/products/amps/origin/origin50h

Abaixo uma foto da "encrenca" pra ver se alguém se anima a realizar a tarefa:

[spoiler]
[/spoiler]
(Clique para ver em maior resolução)

Bico tirar esse esquema!  >d

Qualquer um tira.  :D

Mas se você quiser mesmo tirar um esquema, tem que se esforçar mais. Tem que tirar fotos de ambos os lados das PCBs, e também fotos em que se vejam os valores dos componentes e suas referências. Aí facilita bastante. >>(:

:anjo:

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Matec on 11 de October de 2022, as 23:43:38
Bico tirar esse esquema!  >d

Qualquer um tira.  :D

Mas se você quiser mesmo tirar um esquema, tem que se esforçar mais. Tem que tirar fotos de ambos os lados das PCBs, e também fotos em que se vejam os valores dos componentes e suas referências. Aí facilita bastante. >>(:

A foto está com uma boa resolução quando se clica em cima e ela dá o zoom . Dá pra ver boa parte dos componentes bem como suas referências com riqueza de detalhes, não todos é claro...

Amanhã descarregarei mais algumas fotos que andei tirando agora a noite após a retirada da placa do lugar.  :)

Matec

Hand MasterMind
Quote from: bossman on 12 de October de 2022, as 01:35:48
A foto está com uma boa resolução quando se clica em cima e ela dá o zoom . Dá pra ver boa parte dos componentes bem como suas referências com riqueza de detalhes, não todos é claro...

Amanhã descarregarei mais algumas fotos que andei tirando agora a noite após a retirada da placa do lugar.  :)
É necessário que a foto seja com boa resolução. Mas tente, por exemplo, verificar os valores dos eletrolíticos com essa foto....
Além de boa resolução , as fotos também devem ter angulos variados.

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Matec on 12 de October de 2022, as 01:53:29
É necessário que a foto seja com boa resolução. Mas tente, por exemplo, verificar os valores dos eletrolíticos com essa foto....
Além de boa resolução , as fotos também devem ter angulos variados.

Claro, eu sei que não dá.... como escrevi lá em cima eu não postei tudo que eu posso porque, queria ver como seria a recepção da empreitada ao ver a primeira foto do plano geral da coisa. Fotos não serão o problema

Li num desses tópicos acerca desse amplificador que a tensão de HT é de 420V nas placas da EL-34. Preciso confirmar depois quando o amplificador for remontado

-----

Lista de componentes e suas referencias na placa principal. Consegui ler o valor e especificações de quase todos os componentes de modo que o que ficou faltando acho que não vai ser lá muito difícil de descobrir com a ajuda dos participantes aqui

As fotos são clicáveis e aptas ao zoom. Logo menos já venho com as fotos

kem

DIY Freak
Quote from: bossman on 12 de October de 2022, as 09:57:41
Li num desses tópicos acerca desse amplificador que a tensão de HT é de 420V nas placas da EL-34. Preciso confirmar depois quando o amplificador for remontado
Medir todas as tensões em DC e AC seria bem interessante...
I don't want to die young...
I want to diode!

bossman

Administrator
DIY Freak
Ei-las ! Se precisarem de mais estou aqui a postos pra fazer

-----

Quote from: kem on 12 de October de 2022, as 17:58:27
Medir todas as tensões em DC e AC seria bem interessante...

Com certeza ! Assim que remontar o cabeçote medirei

Matec

Hand MasterMind
Muito bom Filipe! :tup (rckt (aplaus) (aplaus)

Assim vocês podem tirar o esquema muito facilmente! (tongue

;D

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: Matec on 12 de October de 2022, as 19:06:33
Muito bom Filipe! :tup (rckt (aplaus) (aplaus)

Assim vocês podem tirar o esquema muito facilmente! (tongue

;D

Facilita bastante mas, ainda tem trabalho a fazer com as outras placas

-----

Quote from: emanuelneto on 11 de October de 2022, as 21:01:55

Acabo de verificar e me parece que sim ! Está de acordo as referências dos componentes batem 98% de acordo com as pesquisas  :anjo: ! A margem de erro de 2% ficam por conta do capacitor C102 onde eu verifiquei in loco e vi 220 pF e VR105 onde eu verifiquei 250K e no esquema diz 220K

Não analisei as ligações elétricas 100 por cento mas, me parecem bem congruentes com o que deu tempo de verificar na placa, acho que estamos no caminho certo

Matec

Hand MasterMind
Queria ver o esquema desse amplificador. Alguém já tirou?